Bias do Tremendão SL

Autor Mensagem
AugustoPedrone
Veterano
# mar/05
· votar


Marcelao50
Desculpe, a tensão -40/45 doi medida do potênciometro de ajuste de 10 k e a grade.....
Como carga coloquei 2 resistores de 5 ohm /200W que tinha na faculdade. Nessa tensão de saída eu não chego perto nem de um meteoro atomic...


Calma que estamos no caminho...

Veja que vc tem que medir a corrente de placa para ajustar o bias, e não a tensão de grade. De qualquer forma, o efeito de um bias errado aparece no osciloscópio, sob forma de distorção de crossover quando a senoide assume valores próximos de 0. Já um bias muito "nervoso" faz as placas das válvulas avermelharem.

Realemente vc está com pouca tensão de saída. Imagino as seguintes hipóteses:

1) Tensão +V baixa nos momentos de alto consumo. Isso pode ser causado por baixa filtragem, diodos ruins ou mesmo um transformador que não aguente o tranco., Faça esses testes que fez monitorando a tensão da fonte (a que vai para o tap do trafo) e veja se existe uma queda significativa quando vc coloca sinal.

2) Relação de espiras errada no seu transformador. Suponha que, por erro de alguém (de quem enrolou, de quem montou, etc) vc esteja usando um tap de 2 ohms no seu transformador. Esses 11 volts que mediu dariam perto de 60 watts sobre 2 ohms. Existe um tópico de como medir a impedância de trafos de saída aqui no fórum, dá uma olhada e verifica o seu.

3) Se puder, veja as formas de onda nas grades das válvulas de saída no momento em que vc tem os tais 11 volts com distorção na carga. pode ser que sua inversora não esteja boa e não consiga excitar bem as válvulas de potência. A regra é que a válvula excitadora tem que ser capaz de entragar tensão bem maior que a necessária para o power, pois é isso que permite a distorção das válvulas de saída.

Vai lá e posta aqui depois. Abraços.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Bias do Tremendão SL