Regulagem de Bias

Autor Mensagem
Beatlemaniac
Veterano
# fev/05 · Editado por: Beatlemaniac


ow galera vcs poderiam me esclarecer algumas duvidas ?
- quando a valvula tah veia, ai troca ela, eh necessario fazer regulagem de bias nela ? mesmo sendo do mesmo modelo e marca ? alguns dizem q sim e outros naum. no site da tubeamps diz q naum eh necessario fazer essa operacao com valvulas da mesma marca e modelo
- a regulagem de bias se faz em todos os amplificadores ou eh soh em ampli AB?? amplificadores classe A necessitam de regulagem ?
- esse tipo de regulagem soh pode ser feito por quem entende do assunto ou qualquer um com o aparelho adequado e segiundo certas regras pode fazer isso ?
vlw ae

Beatlemaniac
Veterano
# fev/05
· votar


macaco veio
vc eh de belo horizonte neh ?
se voce aparecer ae dexa seu e-mail ae. se eu conseguir comprar um amp valvulado vc poderia fazer a manutenção pra mim ?

macaco veio
Veterano
# fev/05
· votar


faço numa boa , papaig2 tantantan ig ponto com ponto br
(substitui o tantantan)
no meu ponto de vista e segundo o tempo que toquei na minha época de baile, se voce tem um bias regulado com valvulas nova, com o tempo de uso a valvula desgasta e necessitaria uma nova regulagem, mas então troca-se a valvulas por novas iguais e de mesma marca, então o bias ja estava regulado anteriormente e volta tudo ao normal. lembro que muitas vezes apos muito uso uma ou outra valvula começava a envermelhar a placa, ai aumentava-se o bias fazendo mais negativo e essa mesma valvula durava mais um tempo por isso concluo que o desgaste faria a necessidade de nova regulagem mas que não deveria ser feito para não atrapalhar a regulagem de quando está nova, por isso penso (e sempre faço assim), dou uma margem de folga mais negativa para ter um meio termo de desgaste.

enigmabox
Veterano
# fev/05 · Editado por: enigmabox
· votar


macaco veio
Se me permite, posso te mandar um email, pois tenho uma duvida em relação a transformadores e sustain?
Obrigado

macaco veio
Veterano
# fev/05
· votar


pode mandar email, eu respondo todos sempre tentando ajudar.

Beatlemaniac
Veterano
# fev/05
· votar


alguem mais pode responder a essas questoes ae q eu citei ?

enigmabox
Veterano
# fev/05 · Editado por: enigmabox
· votar


Beatlemaniac
Em circuitos valvulados e também em transistorizados darlington, AB, etc
quando o componente se desgasta, principalmente a valvula, vai perdendo a emissão de eletrons e no transistor o fator "beta" cai. Por exemplo, seu amplificador tem uma valvula X que aguenta até 100mA mas o bias tá ajustado para 40mA. Com o tempo a valvula vai perdendo essa emissão de eletrons entre os elementos e vai caindo o consumo de 40mA para 25mA, por exemplo. Assim se vc colocar uma valvula nova com as mesmas caracteristicas da valvula X, teoricamente o Bias não precisaria ser ajustado, pórque a corrente de repouso voltaria proximo dos 40mA. Mas para isso funcionar, acho que tem que usar valvula de mesmo fabricante e mesmo modelo, pois cada fabricante produz uma valvula com uma curva de resposta diferente. Não adianta ter um equipo com uma valvula EL34 RCA e substituir-la por uma EL34L JJ, pois são duas valvulas com caracteristicas diferentes, pois contem tamanhos diferentes dos elementos internos e as vezes o espaçamento entre os elementos é diferente. O maximo que pode acontecer substituindo a valvula velha pela nova,é que o consumo pode subir alguns mA ou diminuir dentro da tolerancia da valvula. Mesmo usando valvulas de lotes diferentes pode dar diferença no ajuste do BIAS.
Outra coisa, não se pode utilizar um par de valvulas diferentes ou uma valvula nova e uma velha no push-pull, pois uma poderá conduzir mais que a outra ou apresentar respostas diferentes.
O Bias deve ser ajustados em amplificadores classe A, AB e B. Em amplificadores classe C , D, etc usados em RF não há ajuste, pois não há BIAS.
Quem tem equipamentos de RF, por exemplo, transmissor de RF valvulado, a coisa é pior, pois além de fazer a "neutralização", tem que ajustar o Bias para cada valvula.
No minimo para se ajustar o Bias, a pessoa tem que saber como funciona um multimetro, saber as caracteristicas da valvula, pontos de medição e estar conciente que dentro de um amplificador a valvula e alguns transistorizados há alta tensão.

Tú é fã dos Beatles mesmo ou só botou o nick com este nome???
Acho que tenho e conheço quase todas as musicas dos Fab Four...

Beatlemaniac
Veterano
# fev/05
· votar


enigmabox
poxa cara obrigado pela explicação

Tú é fã dos Beatles mesmo ou só botou o nick com este nome???
sou o fã de carteirinha numero -1 cara. nossa soh fanatico por eles, uso o mesmo corte de cabelo, ate as costeletas do john lennon ( heheehhe q bagaça). o meu nick eh o reflexo disso. citar o nome dos beatles em vão eh pecado mortal hehehehehe

Beatlemaniac
Veterano
# fev/05
· votar


e olha q eu so tenho 16 anos ehehehehhehe

Beatlemaniac
Veterano
# fev/05
· votar


enigmabox
bom entaum no final das contas, suponha q eu esteja com um Marshall e uma das valvulas do power queima e a outra parece estar enfraquecendo, e esse amp esteja equipado com Sovtek EL84 no power. Eu teria q trocar todas as valvulas do amp por se tratar de um AB (push-pull) ? e se eu trocar as valvulas necessarias pelos mesmos Sovtek EL84 seria necessario regular o Bias ??

enigmabox
Veterano
# fev/05 · Editado por: enigmabox
· votar


Beatlemaniac
Também escuto Beatles a um bom tempo, acho que uns 15 anos..hehehe
Além de outras bandas...é claro!!!


Não importa a classe de operação seja A,AB, B, C, D etc O recomendado é trocar todas se trabalham em par ou quarteto, pois se uma já queimou é sinal que as outras estão indo pro mesmo caminho.
Por exemplo, se vc colocou um par de EL84 novas hoje, calcule 3000hs(exemplo), quando chegar perto desta quantidade de horas, as valvulas estarão enfraquecidas e começarão a apresentar defeito. Valvula é parecida com a lâmpada, tem vida util em horas.

As valvulas do pré/eq e estagio de saída com 1 valvula:
Pode ser trocado provisóriamente somente a que queimou, mas algum estagio de preamplificação, defasamento ou equalização poderá apresentar mais rendimento que o outro.
Outra dica para saber se a valvula está bem usada ou não, verifique aquela metalização interna da valvula, impregnada no vidro. Quando a valvula está bem usada está metalização vai sumindo.
Outra forma é ver se há algum pó branco dentro da válvula indicando que o filamento está bem gasto e a mica isoladora está se desfazendo.
Acho que se vc substituir a valvula por outra de mesmo fabricante e modelo, não haverá necessidade de regular o Bias, como te disse anteriormente, poderá haver uma pequena diferença do valor de corrente de repouso, mas ficará bem proximo do valor ajustado anteriormente. Isto será comprovado somente se a valvula for de boa qualidade.
Observe que algumas válvulas apresentam letra depois do codigo, por ex: EL34, EL34L, 12AXT, 12AX7A, etc
Com transistor ocorre a mesma coisa, se vc substitui por um de mesmo fabricante e mesmo modelo, observando letra após o codigo, não tem problema. Digo que já reparei varios amplificadores de PA, com potencia de 500WRMS a 2000WRMS e nunca tive problemas. Sabendo que qualquer erro de substituição nestes tipos de amplificadores, vai ser um torra torra de doer o bolso!!!!

Beatlemaniac
Veterano
# fev/05 · Editado por: Beatlemaniac
· votar


enigmabox
ow cara valeu ae se ta me esclarecendo muita coisa. bom e quais marcas de valvulas vc considera de qualidade ? as q eu conheço saum
- Sovtek
- JJ Tesla (essa eh a chinesa neh ?)
- Groove tubes

e vc recomenda algum site pra eu ler mais sobre amplis vavulados, um site bem didatico ?

outra coisa, vc sabe q valvulas equipam e de q classe eh o amplificador valvulados Laney LC15R ??

enigmabox
Veterano
# fev/05 · Editado por: enigmabox
· votar


Beatlemaniac
Sovtek, Svetlana e Electro Harmonic são russas, me disseram que as melhores são Sovtek.
JJ Tesla é feita na Republica Eslovaquia é uma das melhores e mais caras atualmente.
Grooves não conheço.
Das antigas ou NOS, prefiro as RCA e GE
Site bem didatico é dificil a maioria tá em ingles, depois te passo algum site.
Esta resposta vou ficar te devendo do Laney, quando souber te digo.

cacildo poncio
Veterano
# fev/05
· votar


Beatlemaniac
metendo um pouco a colher.......as groove tubes são válvulas chinesas selecionadas, com silk GT e forte marketing.

b0fh
Veterano
# fev/05
· votar


groove tubes não presta

pegue as JJ/tesla, não são chinesas, são tcheco-eslovacas, e muito boas... todos os modelos de válvulas deles são decentes (mas não tem KT66, infelizmente). são verdadeiros tanques de guerra e tem um som bacana.

sovtek eh resistente também, mas o som é pior.. mas são mais baratas

Beatlemaniac
Veterano
# fev/05
· votar


cacildo poncio
b0fh
cacildo metendo a colher nada cara eh mto bom q vc e o bofh postem ai
ate estranhei q demorou tanto pra vcs aparecerem, geralmente a parte tecnica de amps vcs postam na hora hehehehe

Beatlemaniac
Veterano
# fev/05
· votar


enigmabox
Das antigas ou NOS, prefiro as RCA e GE
o q vc quis deizer com antigas ou nos ? se vc quis dizer velho, eu soh tenho 16 anos ehheehhehe num soh tiuzão naum

enigmabox
Veterano
# fev/05
· votar


Beatlemaniac
O pessoal apelida New Old Stock(NOS) ou seja valvulas novas ainda em estoque para venda. Podem ser encontradas as RCA, GE, Philips, Ibrape, Miniwatt, etc.
Prefiro as RCA e GE por serem mais robustas.

Beatlemaniac
Veterano
# fev/05
· votar


enigmabox
ah bom agora tah explicado, eu fiz confusão aki heheheheheh

SecoBlues
Veterano
# abr/05
· votar


E as groove tubes exclusivas da fender, são boas?

Toki
Veterano
# abr/05
· votar


Sou totalmente novo no mundo dos valvulados, mas numa coisa posso contribuir.
Não sei quanto à resistência e durabilidade, mas quanto ao som mesmo, das 6L6, eu gostei mais das Svetlana do que as Sovtek.
Mas, pode ser questão de gosto. Achei as Svetlanas mais vivas e fortes, porém, são mais caras... :-(

b0fh
Veterano
# abr/05
· votar


Toki
bah olha a comparação rsss...
sovtek == LIXO

svetlana e JJ/Tesla são boas mesmo. eu prefiro a JJ, me parece mais bem feita.

Toki
Veterano
# abr/05
· votar


b0fh
É que o cara ali em cima enigmabox disse q achava que as Sovteks eram as melhores. Apenas postei a minha opinião pra tentar ajudá-lo.

Sobre as Svetlanas e as JJ´s, são justamente essas que estou pra decidir qual colocar no meu futuro novo ampli (hand made).
As de pré serão as 12AX7 da JJ, e as de power 6L6 de JJ ou Svetlana.
A sua preferência com as JJ são apenas pela aparência? Ou tem algum fundamento ou diferença sobre a qualidade? Pode me ajudar na questão de durabilidade e qualidade do som?
Obrigado...

Michael Vlcek
Veterano
# abr/05
· votar


JJ é estridente, hein!
cuidado
tenho um clone do JCM 800 de 50w, com duas E34L da JJ no power, e caiu bem.
mas tem q ver se no seu amp nao vai soar estridente..
isso tb depende muito do falante..

falow

Toki
Veterano
# abr/05
· votar


Michael Vlcek
Humm... se for mais pro lado dos estridentes (estilo Marshall mesmo), acho que vou preferir as Svetlanas mesmo, que num outro ampli me deu um som cheio, "gordo" e mas bem vivo.
Os falantes (2 x 12") serão os Eminence V128...
O que acha?

beto crazy
Veterano
# abr/05
· votar


sem querer meter a colher. (desculpa a falta de educação ) mas já que o assunto é válvula , alguem aí sabe onde posso encontrar aqui em sampa válvulas 12AX7 ou ECC83 por menos de R$100?

Toki
Veterano
# abr/05
· votar


b0fh
Michael Vlcek

up!

Toki
Veterano
# abr/05
· votar


b0fh
Michael Vlcek


again...

adriano_carvalho
Veterano
# jul/05
· votar


SecoBlues

As valvulas originais da Fender são as piores que existe, na verdade são chinesas da pior qualidade, eles apenas escrevem o nome Fender lá!

Queria perguntar ao cacildo poncio , tenho um Deluxe Reverb com as seguintes valvulas, 4 12ax7a , 2 12at7 , 2 6v6gt e 1 5ar4, todas as pequenas são originais, pretendo trocar as 6v6 e a retificadora 5ar4, pois comprei ele faz algumas semanas, e as do power são diferentes(não casadas) e tambem a retificadora, como faço a regulagem de bias? que ferramentas necessito? pretendo comprar valvulas JJ Tesla, pois achei elas por um bom preço em site americano! desde já, obrigado!

cibonato
Veterano
# jul/05
· votar


b0fh, porque as Sovtek sao um lixo?

Miguel D.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Regulagem de Bias