Como ajustar bias em amp. com fixed bias

    Autor Mensagem
    Filipe Reis
    Veterano
    # jul/06 · Editado por: Filipe Reis


    Pessoal queria saber como faço pra ajustar o bias do meu amp. pq ele é fixed bias (um bassman handmade diga-se de passagem) pergunto isso pq ele está com uma de suas válvulas esquentando mais do q a outra.Detalhe ele não está com resistores de 5% de tolerância naqueles de 220k, eu acho q pode ser isso! (ah e o controle de graves dele não funciona direito tb eu giro de um lado até o outro e não altera em nada o som).É vamos ver oq os mestres da amplificação dizem (carlos adolphs, macaco veio, cacildo poncio, renato gomes, affcl,etc. vixi são tantos).Valeu.

    Filipe Reis
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    link para o esquema (pra quem puder me ajudar....)

    http://www.ampwares.com/ffg/schem/bassman_5f6-a_schem.gif

    carlos adolphs
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Filipe Reis
    Buenas, Felipe.Primeiro de tudo, meça a voltagem presente nos pinos 5 de cada válvula de saída.Deve ser -48V.Se estiver alterada, avise, para continuarmos a pesquisa.Meça também as voltagens dos pinos 3 e 4( placa e 2ª grade), relatando aqui.Um abraço!

    SergioTrindade
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    O valor da tensão na grade, por si, não indica nada conclusivo.
    A função da regulagem de bias é fazer com que a corrente dissipada seja adequada e, se possível, balanceada entre as válvulas.
    No caso da 6L6 GC, a potência máxima dissipada na placa é de 30W e mais 5 W dissipada pela grade screen.
    No procedimento de praxe, têm-se que o ideal para uma durabilidade razoável e melhor timbre é regular para as válvulas operarem com uma tensão de repouso a 70% do máximo, no caso uns 21W “por válvula”.
    Para fazer isso é necessário apenas o entendimento da lei de ohm e o conceito de potência:
    V=R*I e P=V*I
    O ajuste pode ser feito de várias maneiras, uma delas é substituir, na fonte de bias, o resistor de 51k (ou seria 56K) por um potenciômetro de precisão de 47K (ou 50K) em paralelo com um resistor de 27K.
    Para saber a corrente dissipada você pode remover o aterramento do cátodo (pino 8 da 6L6CG) e fazer assa ligação por meio de resistores de 1ohm /1W 1%.
    Assim com o amp ligado (depois de esquentar por uns 15 minutos) meça a tensão em cada pino 8 em relação ao chassi.
    Essa tensão (V) é a que transpõe o resistor de 1 ohm, logo a corrente (I) que passa por ele é de I=V/R= V/1= V.
    Ou seja, cada milivolt medido equivale (nesse caso) a um miliampere que passa pela válvula.

    Essa corrente for 75mA (v=0,075V), descontando-se uns 5mA normalmente dissipados pela grade 3 temos 70mA (0,07A) dissipado pela placa.
    O Segundo passo é medir a voltagem da placa.
    Se a tensão na placa (pino 3) for, por exemplo, 300V, temos uma potência de P=V*I = 300V*0,07A= 21W, que é um valor ideal que procurávamos, caso contrario, é só ir ajustando no trimpot. E refazendo as duas medidas.
    Esse procedimento é feito separadamente em cada válvula.
    Se não tiver um multímetro de precisão que meça em centésimos de volt, use resistores de 10R ao invés de 1R, corrigindo adequadamente o cálculo, na razão I=V/R=V/10 ou seja a corrente total dissipada será a tensão no pino 8 dividido por 10.
    A potência da placa será, então, a tensão da placa vezes
    Va*[(Vk/10)-0,05)], sendo Va=tensão da placa e Vk a tensão do cátodo.
    Esses resistores podem até ficar direto no amp pois não alteram praticamente em nada o som, sobretudo se for de 1 ohm.
    Para balancear a corrente dissipada em cada válvula, é melhor fazer alimentação de bias individual bala cada uma, regulando cada válvula em um trimpot separado.
    Isso é muito melhor e mais barato que comprar válvulas casadas por dois motivos:
    Após algumas horas de uso as válvulas podem descasar.
    O transformador de saída não é um sistema perfeitamente simétrico podendo gerar comportamento assimétrico mesmo que as válvulas sejam perfeitamente iguais.
    A assimetria no trabalho das válvulas gera distorção crossover, pois desencaixa os semi-ciclos amplificados por cada uma delas.

    UserFCC
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Waaall... Não entendi nada ou quase nada, mesmo assim fiquei MUITO feliz em ver um "Membro Novato" com esse nível de informação e predisposição para ajudar os tapados de plantão, como eu e tantos outros.

    Atitude NOTA 10! TKS!

    Filipe Reis
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Valeu Carlos Adolphs e Sérgio . Carlos vc não vai acreditar cara mas eu fui fazer as medições e olha só oq aconteceu eu tava medindo os pinos 5,4, e 3 das válvulas de saída que deram os seguintes resultados

    V1-pino5= -49 volts, pino4=432 volts , pino3=433 volts

    V2-pino5=-49 volts, pino4=002 volts (???) , pino3= 433 (oscilando para 434)

    só pelo valor do pino 4 de V2 eu já desconfiei de algo errado e então resolvi checar o resistor q vai nele um resistor de 470 R, desoldei e medi e adivinhe!!! Resistor aberto!!! e assim descobri q o amp. só estava trabalhando com uma válvula de saída procurei um resistor substituto e coloquei, e refiz as medições e então foram estas:

    V1-pino5= -49 volts, pino4=427 volts , pino3=425 volts

    V2-pino5=-50 ~ -49 volts, pino4=425 volts (hehehe, estava aqui o erro) , pino3= 426

    E então o gran finale deixei o amp. no stand by por uns 5 mins. e liguei e ele funcionou maravilhosamente melhor até o controle de graves q não atuava passou a atuar!Matei (matamos por que se não fosse por vc e o sérgio acho q não tinha resolvido)dois coelhos com uma cajadada só.Valeu mesmo cara, acho q agora ele tá funcionando certim.Er quer dizer fora a primeira válvula q é uma 12ay7 q não se acha em local algum então pus uma 12au7 isso diminui o ganhp final do amp. certo??????

    Filipe Reis
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Ah esqueci de relatar tb q o trafo de saída reaproveitado de um thunder sound! vibrava ao tocar as cordas da guitarra e com esse concerto ele simplismente parou!

    Filipe Reis
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Ah e se por acaso eu for tentar fazer esse ajuste do sérigioai eu tenho q estar com os volumes fechados né?

    marcelogatinho
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Filipe Reis

    Parabens Reis;)

    carlos adolphs
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Filipe Reis
    Parabéns, Felipe, é aquilo que sempre digo aqui, pesquisa racional da pane.Começa com as medidas, pra saber como andam as coisas.Geralmente se mata de cara!Vc fácilmente descobriu.Assim se aprende.A 12AY7 é a 12AX7, com menos ruido e um pouco menos de ganho.Pra quebrar o galho, seria melhor a 12AT7, que tem ganho parecido.A 12AU7 tem ganho 20, a 12AX7 100, e a 12AT7 70.A 12AY7 tem em torno de 70 também, mas com as características de corrente da 12AX7.Os Ajustes de bias, eu faço com corrente de repouso(sem sinal),
    não sei o Sérgio, mas creio que também seja.Um abraço!

    Filipe Reis
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Valeu Carlos!Mas me diga uma coisa eu tô com um ganho mt. baixo então usando essa 12au7 como primeira válvula né?Eu posso botar a 12ax7 mas ai eu transformo ele num JTM 45 já q uma de suas caracteristicas é justamente o uso dessa válvula incomum (12ay7) né?

    SergioTrindade
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Isso mesmo, para corrente de repouso o ajuste é feito com o volume no mínimo.
    Há quem ajuste injetando sinal fixo de alguns milivolts a 1kHz com todos os controles no máximo (ou na metade no caso de alguns amps Fender).
    Isso ocorre nos amps de linha para que (no momento da manutenção) o cara tenha uma noção completa do comportamento pré-amplificador também, nesses casos, a corrente ideal é próxima do valor máximo que consta no datasheet da válvula e não de 70%.

    carlos adolphs
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Filipe Reis
    Mais ou menos isso, Felipe.A 12AX7 fica bem aí , também.Um abraço!

    Filipe Reis
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Valeu então carlos e sérgio!té a próxima.

    AugustoPedrone
    Veterano
    # ago/06 · Editado por: AugustoPedrone
    · votar


    Filipe Reis
    e liguei e ele funcionou maravilhosamente melhor até o controle de graves q não atuava passou a atuar


    Este relato mostra a importância do balanceamento DC das válvulas de saída para a resposta de graves do transformador.

    No caso do Filipe, ele estava com o trafo totalmente desbalanceado, com corrente fluindo só em uma válvula. Então achava ele que o "controle de graves não funcionava".

    Ao equilibrar o sistema, os graves vieram, pois o transformador de saída teve as correntes de repouso de placa se anulando magneticamente. Daí a resposta de graves do sistema se normalizou.

    Uma etapa de saída com válvulas balanceadas em repouso maximiza a eficiência do transformador nos graves.

    Abraços.

    AugustoPedrone
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    carlos adolphs
    Buenas, Felipe.Primeiro de tudo, meça a voltagem presente nos pinos 5 de cada válvula de saída.Deve ser -48V.Se estiver alterada, avise, para continuarmos a pesquisa.Meça também as voltagens dos pinos 3 e 4( placa e 2ª grade), relatando aqui.

    Seus cabelos brancos atestam sua experiência, Mestre !

    Abraços.

    carlos adolphs
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    AugustoPedrone
    Que é isso...Tô desenferrujando ainda, depois de tanto tempo fora do mercado.Mas foi uma alegria encontrar vcs aqui do fórum, poder falar dos valvulados...Uma terapia!Um forte abraço!

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    SergioTrindade

    então neste caso do tópico, será necessária uma pequena modificação no circuito do BIAS do amp, o que eu pergunto, e no caso de amp com fixed bias o qual seria necessário apenas troca das válvulas, esse ajuste é necessário, mas e se não for feito?

    pergunto pq não acredito que uma assistência tecnica autorizada iria modificar o esquema original de um amp ... e mesmo que a assistência o faça não seria visto como "gambiarra" por leigos?? ou por outros autorizados?

    abrax!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como ajustar bias em amp. com fixed bias