Montagem de Valvulados

Autor Mensagem
MSchmidt
Veterano
# mai/04 · Editado por: MSchmidt
· votar


cacildo poncio


Cara! eu tava navegando ontem na net e encontrei um site interessante: www.amptone.com. Tem muita coisa lá, mas minha dúvida é a seguinte: tem um artigo nesse site que diz que a distorção de power amps valvulados é muito melhor q a distorção de pré amps valvulados. A distorção de power amps é mais suave e dinâmica (segundo o site) enquanto que a distorção do pré é mais irritante...

Tu pode explicar prá galera aí o porque disso???

Valeu[b][/b]

cacildo poncio
Veterano
# mai/04
· votar


MSchmidt
isso é muito subjetivo, há muitas controvérsias, prós e contras, teoria etc...etc....blá.......blá......blá.....

pra você saturar um power de um valvulado de 100w, você tem que usar (dependendo do lugar) protetor auditivo!!!! nos testes de meus amps, eu uso, ou fico com apito nos ouvidos a semana toda!!! !o)

em minha opinião, é uma das melhores, mas o incomodo é usar (por exemplo um ampli de 100w como citado) em lugares pequenos e fechados.....

a alternativa é usar amps de baixa "watagem"
tem que sair.....depois explico mais......

abraço,

MSchmidt
Veterano
# mai/04
· votar


cacildo poncio

Mas a saturação das válvulas é a única responsável pela distorção? Quero dizer, prá ter uma distorção boa, o que devo fazer é saturar as válvulas de pré ou power?

silvio_rp
Veterano
# mai/04
· votar


MSchmidt
power... essas sao as principais responsaveis pelas distorções mais lindas da história!!

cacildo poncio
Veterano
# mai/04
· votar


silvio_rp
idem....
MSchmidt

MSchmidt
Veterano
# mai/04
· votar


cacildo poncio
silvio_rp


Valeu, galera.
Acho que então vou tentar montar um amp pequeno, tipo 10W.

Mudando um puco de assunto, já faz algum tempo que fiz um curso sobre projetos de construção de caixas acústicas com um engenheiro da Selenium. Eu tenho o curso em cd, se o pessoal quizer posso mandar prá alguém aí prá postar em algum lugar prá galera baixar. O q acham?

Fernando Bello
Veterano
# jun/04
· votar


MSchmidt
Mudando um puco de assunto, já faz algum tempo que fiz um curso sobre projetos de construção de caixas acústicas com um engenheiro da Selenium. Eu tenho o curso em cd, se o pessoal quizer posso mandar prá alguém aí prá postar em algum lugar prá galera baixar. O q acham?[i][/i]

Do caralho. Isso é compartilhar sabedoria, o que falta no nosso país...

Fernando Bello
Veterano
# jun/04
· votar


Pessoal:

Estou com uma dúvida em relação ao aterramento do circuito. É melhor dividir os aterramentos, não é?
Nesse caso é melhor usar o chassi para aterrar o sinal e um aterramento separado para as voltagens maiores, ou o contrário? Isso realmente diminuiria o risco de interferência no sinal?

MSchmidt
Veterano
# jun/04
· votar


Fernando Bello

Então preciso enviar prá alguém aí. Talvez o MKazan ou o cacildo. Aguém se habilita?

kaskudo
Veterano
# jun/04
· votar


Fernando Bello
todos os aterramentos devem ser feitos no chassis. um ponto para alimentação e outro p/ sinal. o gabinete deve ser recoberto na área interior com papel alumínio, formando a "tampa" do chassis.

Fernando Bello
Veterano
# jun/04
· votar


kaskudo
Eu tenho várias caixas de fonte de computador usadas, que já são todas fechadas. Só são um pouco pequenas. Será que não interfere no som, tipo chiado, ruidos, "hum's"?

Fernando Bello
Veterano
# jun/04
· votar


MSchmidt
Eu adoraria, mas não manjo de fazer sites...

kaskudo
Veterano
# jun/04
· votar


Fernando Bello
qual vai ser o uso delas?

Fernando Bello
Veterano
# jun/04 · Editado por: Fernando Bello
· votar


kaskudo
Fazer os chassis, eu pensei. Já tem o espaço até para encaixar a ventuinha...
Eu pensei até em colocar a ventuínha ao contrário, para puxar o ar quente para fora do circuito, mas tenho medo de causar interferência.

kaskudo
Veterano
# jun/04
· votar


Fernando Bello
eu acho muito pequena, mas com criatividade se consegue de tudo... outro dia vi numa loja de 1,99, umas formas de pão, sÃo feitas de alumínio, e do tamanho e formato perfeitos p/ um chassis...

no tonepad tem um artigo de um cara que fez um chassisa partir de um gabinete de pc!

cacildo poncio
Veterano
# jun/04
· votar


Fernando Bello
kaskudo
fiz um pedal com duas 12ax, usando uma caixa de fonte, ficou muito bom, mas planeje bem o projeto, pois fiz as pressas, e uma valvula ficou bem no cangote de um trafo, produzindo um pouco de hum.....
sobre o aterramanto, é o que o kaskudo disse, prefira a ligação em star-ground, é considerada a melhor, e claro um cabo de alimentação com três vias...se quiser envio links depois....

abraço,

cacildo poncio
Veterano
# jun/04
· votar


kaskudo
e aquela vitrola sua, o amp é single?

kaskudo
Passoka
estou quebrando a cabeça montando um 6v6 single, mas o máximo que consigo é o som com um iiiiiiiiiiiiiiirrrrrrrrrrrr oscilando, regulando, até que consigo um som bem satisfatorio, tenho quase certeza que é tensão demais em sua placa, tá jogando por volta de 380v placa.
mas estava olhando um outro esquema aqui, e o amp joga 410v nas placas!!!!!!!!! só que em push-pull.
outra coisa que intriga, é quando me aproximo da 6v6, ela produz mais ruido (oscilação), desconfio também do tamanho do chassis; 20x10x5.
problema de aterramento tenho certeza que não, pois fiz as ligações de terra todas em star-ground.

abraço,

Fernando Bello
Veterano
# jun/04
· votar


cacildo poncio
Star-ground seria jogar tudo no chassi?
Que material eu uso pra fazer uma boa montagem ponto-a-ponto?

cacildo poncio
Veterano
# jun/04
· votar


Fernando Bello
o star-ground, consiste em ligar todas as conecções com terra (inclusive do cabo de alimentação), em um ponto só no chassis, no neg. do capacitor da fonte, mas nunca misturar neg. de sinal com neg. de potencia, ai você pergunta: "se consiste em ligar tudo num ponto só, como não misturar os neg. de sinal?" é simples, no circuito, primeiro você junta todos os neg. ou terra de sinal, em um só fio, e não misturar entre estes de sinais um de alimentação ou potência, sacou? depois, tudo que for potencia ligar diretamente ao ponto.
os pots. você pode soldar um fio na carcaça deles e aterrar também, mas isola-los do chassis, ou terá loops de hum

este procedimento torna quase zero o hum ou completamente, eu achava besteira isso, "pô se o chassis é um condutor, tanto faz ligar aqui ou ali....." mas eles geram "loops de frequências" entre estes pontos, depois que passei à fazer isso, notei a diferença. já viu um chassis de um duovox? ou tremendão? aquilo é um mar de pontos de terra, espalhados pelo chassis!!!!!!!!

ligação ptp,

tem duas (pelo que conheço):
a real (o primordio); que consiste em ligar os componentes direto no soquete, as vezes se ultilizando de ponte de terminais, e deixando-os bem próximos um ao outro. bem difícil, e fácil de errar conecções, o aspecto fica uma salada!!!! mas com nenhuma capacitancia.

e a falsa, é a mesma coisa, só que os componentes ficam dispostos em um tagboard, um ao lado do outro, soldado em terminais "turrets" onde se soldam os fios, é um pouco mais prático, nenhuma capacitancia, ou quase, e o aspecto, dependendo do projeto, fica bem legal. é a que ultilizo.
tem também aquela técnica dos fenders, tremendões e duovox, é como se fosse um falso mas ao invés de turrets, ultiliza "ilhóses"

abraço,

cacildo poncio
Veterano
# jun/04
· votar


cacildo poncio
ahhh, na falta de turrets, eu adaptei fio de cobre cortado em pedacinhos, fora a paciencia esgotada, terá as pontas dos dedos toda esfoladas..hehe

kaskudo
Veterano
# jun/04 · Editado por: kaskudo
· votar


cacildo poncio
e aquela vitrola sua, o amp é single

deve ser push-pull, pois são 2 6v6...

qto ao 6v6 single, uma dica: envolva as válvulas de pré em papel aluminio, amarre com um fio rígido descascado e aterre. outra coisa que já observei: circuitos de potência muito próximos dos soquetes das valvulas de pré induzem à oscilaçÃo. experimente afastar as válvulas de pré...

eu nÃo tenho certeza, mas circuitos single usam realimentaçÃo negativa? nÃo seria esse o caso? (resistor do sec. do trafo de saída à grade da valv. de potencia?)

BJ_1
Veterano
# jun/04
· votar


alguem sabe medir a corrente de um transformador de força ele é 15+15 mas eu naum consigo descubrir a sua amperagem
ajuda ai por favor...
abraços

cacildo poncio
Veterano
# jun/04
· votar


kaskudo
valeu cara, matei a charada, era o secundário da saída, inverti, e funcionou sem nenhum pio.....

realimentação? no caso seria o "presence"? ele não tem alimentação negativa, só o catodo é ligado ao ground, e um resistor antes para regular a corrente de placa.

seu amp é um pp.

abraço,

cacildo poncio
Veterano
# jun/04
· votar


BJ_1
faz um seguinte, pegue um multímetro que dê pra testar corrente, desligue um dos secundários, e ligue o múltimetro em série; sec------|---||||---|---circuito, o multimetro no meio.

regule a escala para maior amperagem, e vá reduzindo, de preferência, desligue o circuito nas mudanças de valor.

nunca ligue o multimetro em paralelo, pois o trafo entrará em curto. meu primeiro multimetro que ganhei, fui direto na tomada pra medir a amperagem, deu um estouro!!!!!, que nunca mais me meti à besta de testar coisas sem antes aprender.....

abraço,

GreatKingRat
Veterano
# jun/04
· votar


Olá pessoal, sou tambem um aficionado por valvulados e estou montando um ax84 p1, gostaria de dividir com vcs o resultado de minhas pesquisas sobre audio valvulado mais especificamente na área de amplis low-fi e vintage.

MSchmidt
Veterano
# jun/04
· votar


GreatKingRat
Beleza velho, larga aí prá colaborar, valeu mesmo...

cacildo poncio
Onde encontro essas "tagboards" c/ esses "turrets" prá montagem do ampli? Já vi fotos de ckt com esses trecos e vi que ficou bem organizado, bem diferente das pontes de terminais.

Valeu...

kaskudo
Veterano
# jun/04
· votar


MSchmidt
eu utilizei lhoses, com bons resultados... a placa eu tive que comprar uma e corroer todo o cobre!

MSchmidt
Veterano
# jun/04
· votar


kaskudo

Poderia explicar melhor? Vc compra uma placa virgem e desenha seu ckt pra depois corroer, como é comum em qquer projeto eletrônico ou tem um método diferente de fazer as lhoses? Aliás, q são lhoses?

Valeu...

kaskudo
Veterano
# jun/04
· votar


MSchmidt
eu corroí TODO o cobre da placa, só ficou o fenolite mesmo. ilhoses sÃo aqueles anéis de metal que tem, por exemplo nos tênis, aonde passam o cadarço. vc fura a placa, coloca o ilhós (tem um alicate especial, mas com um martelo e um parafuso grande resolve) e solda o componente. Vc encontra em lojas de aviamentos e é baratíssimo.

GreatKingRat
Veterano
# jun/04
· votar


Sobre o wiring tenho a dizer que estou usando terminais em ponte (ponto a ponto verdadeiro) sobre uma placa de fenolite sem corrosão, o cobre dela aterrado melhorando assim a relação de ruídos, quando estiver pronto, criarei um site com fotos de meu amplificador pronto, bem como as etapas de confecção, e fotos de meus pedais q eu também fiz.


----------------------------------
Falantes:
Os falantes indicados para o uso em amplis de guitarra são low-fi (baixa fidelidade, falantes de alta fidelidade dão um som mais morto pois guitarra ñ é hi-fi pois lidamos diretamente com saturações tonais e distorções), prefiram falantes de cone seco (sem suspenção e demais frescuras), falantes com ímã de Alnico (um metal feito a partir de uma liga entre ALumínio NIquel e CObalto) tem um som mais "quente", (leiam sobre os falantes celestion G12 "Bulldog" usados nos Vox ac30) falantes com magneto de Alnico são dificeis de achar e relativamente caros, procurem algum modelo nacional (eu ñ conheço nenhum modelo nacional, mas deve haver), se alguem encontrar algum falante de Alnico legal, digo, bem construido a um preço justo, por favor deixem informações aqui para que outros companheiros tenham acesso a tal informação, quem mora em Sampa por exemplo, quando passar perto da Sta. Ifigênia dem uma olhada e caso se encontrar fale conosco, eu tmb procuro um falante desses e ñ acho.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Montagem de Valvulados