(Vídeo) Marshall JCM800 20W (Studio Classic) - Demo

Autor Mensagem
Del-Rei
Veterano
# ago/20


Fala, pípou... Gravei um sonzinho com esse amp...
Pequeno, mas tem os timbres clássicos do rock! \o/



Um aceno de longe!!!

Del-Rei
Veterano
# out/20
· votar


Com o Master no 9, atenuado com o Captor (-20dB)... LOL



Um aceno de longe!!!

Del-Rei
Veterano
# nov/20
· votar


Mais um, rs... Pra mim mesmo, hehe.



Um aceno de longe!!!

Fernando
Veterano
# nov/20
· votar


Timbres excelentes, cara! Que wah usou no último? Você comprou esse amp aqui no Br ou pegou de fora?

Fernando
Veterano
# nov/20 · Editado por: Fernando
· votar


[duplicado]

Del-Rei
Veterano
# nov/20
· votar


Fernando
Fala, Fernando.
Tudo bem, cara?

Obrigado pelo comentário, rs.
Usei um Crybaby GCB95, aquele mais basicão mesmo, rs.
Cara, peguei o amp numa oportunidade no ML. Às vezes pintam boas coisas online....

Um aceno de longe!!!

Ramsay
Veterano
# nov/20
· votar


Del-Rei
Belos sons e parabéns pelo Marshall de 20W.
Quais são as válvulas de potência que ele utiliza?

Velvete
Veterano
# nov/20 · Editado por: Velvete
· votar


Del-Rei


Estou de olho nos vídeos do YouTube! Coisa fina!

Esse atenuador da two tones dá pra tocar em casa com volume bacana ? Tem um modelo com IR que parece bem legal ($549 Bidens... rs)

As comparações entre esse JCM 800 e o modelo SV (plexi) não parecem tão distantes em termos de drive, mas eu sempre acho que os JCM 800 são muito ardidos e gripados.

Del-Rei
Veterano
# nov/20
· votar


Fernando
Só complementando, esqueci... Cara, o wah foi modificado pelo Eugênio, da EFX, há muitos anos atrás, lá por 2010 ou antes... Não lembro exatamente.
Ele colocou uma chavinha que deixa o som mais fechadinho, meio "woh". Eu sempre achei o esse GCB meio estridente...

Ramsay
Obrigado, cara.
São 2 EL34 no power.
Curioso que esses mini amps da Marshall são os primeiros que vejo com EL34.
Geralmente os low watt são EL84, né?


Velvete
Opa! Valeu, cara.
Esse meu atenua -20dB. E eu ainda uso o isobox junto, e gravando com o Master no 10 vaza som no volume de uma TV ligada. Mas dá pra gravar na madruga, e eu moro em apto.

Se usar só o atenuador, ainda vai ficar meio alto se você morar em apto e estiver usando amp de 100W. De toda forma, na real nem acho que o sweet spot dos amps seja com o Master no 10. Pra mim, é algo ali no 7... Mas nessa última gravação coloquei no 10 pra ter maior quantidade de ganho possível, embora isso gere uma resposta de graves meio chata, perde até um pouco de definição... E como eu não queria usar pedal pra empurrar, teve que ser atochando tudo.

Esse Captor mais recente atenua em -38dB, acho, que é praticamente o dobro do meu. Ter opção de IR embutido é bom pra quem usa o Captor em shows, com som em linha... Mas acho que microfonar continua sendo a melhor opção.

Pra quem toca em casa, plugando o Captor no computador, não faz muito sentido comprar essa versão mais cara, já que pode-se usar o IR via plugin no próprio computer...

Esses IR's da vida, eu nunca curti. Não consigo tirar som decente disso. Até comprei aqueles IR's da OwnHammer, mas nunca consigo um som que me soe mais orgânico do que microfonar falante. Tem gente que tira altos sons de IR, mas acho que precisa de muito tempo ajustando... Se precisar de mais de 30min ajustando som, perco até o tesão de tocar... Sou mais oldschool, do tipo plug n play, sabe?

Posso estar enganado, mas acho que entre esses dois (SC vs SV), acho que o JCM tem mais ganho. Talvez pouca coisa. Não tenho experiência com um Plexi de verdade, mas pelo que vejo no Youtube, suspeito que o JCM seja mais "ardido" mesmo, enquanto o Plexi parece ter mais harmônicos, notas mais definidas, sei lá... Posso estar enganado, rsrs. Mas só colocando lado a lado mesmo.

Um aceno de longe!!!

Velvete
Veterano
# nov/20 · Editado por: Velvete
· votar


Del-Rei

Eu moro em apto e o Pedrone Overdone em 5w já faz um estrago! Inicialmente gostaria de atenuar a própria caixa. Depois vou ver o que seriam esses IRs

A versão mais simples do captor permite usar IR através de interface e pc e a mais recente funciona como interface, é isso? Vc baixa o IR e usa direto em linha?

Del-Rei
Veterano
# nov/20
· votar


Velvete
A versão mais simples do captor permite usar IR através de interface e pc e a mais recente funciona como interface, é isso? Vc baixa o IR e usa direto em linha?

Pelo pouco que vi, é isso mesmo. O modelo mais novo te dá independência pra usar sem precisar de um computador conectado, porque já faz internamente todo o processamento.

IR é impulse response. É uma tecnologia desenvolvida pra melhorar a qualidade do som digital, na qual você tem arquivos com respostas "extraídas" de gabinetes e falantes reais, através de um arquivo WAV. É mais ou menos como o Kemper faz com os amps.

Aí você usa o seu Pedrone conectado a um gabinete virtual específico representado por um IR. Pelos meus testes, IR dá um resultado melhor do que os gabinetes virtuais normais. Mas ainda assim, nunca consegui fazer soarem tão orgânicos quanto um som real... Sempre fica um rastro digital...

Um aceno de longe!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/20
· votar


Del-Rei
Arrebentou!!!
Abç

Velvete
Veterano
# nov/20
· votar


Del-Rei

Excelente explicação

Eu já havia lido algo parecido. Na verdade, estava dizendo que precisava usar a tecnologia para “ver” como seria na prática.

Eu pensei num isobox pra atenuar mas teria que comprar bons microfones e me livrar da caixa... Creio que esse ambiente virtual seja um caminho sem volta mas não necessariamente 100% do setup.

Del-Rei
Veterano
# nov/20
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Valeu, Bertola!
\o/

Velvete
Um mic estilo SM57 já resolve.
Se puder arrumar outros, é por capricho mesmo.

"Se livrar da caixa" que você diz, seria o gabinete?
Mas aí você está considerando seus equipamentos exclusivamente pra tocar em casa? Se for tocar com banda não rola levar iso... Tem até gente que encara, mas não acho que valha o esforço.

E se for pra manter o equipo exclusivamente doméstico, nem precisa de gabinete mesmo. O iso resolve. Quando não quiser ligar o computer pra usar o amp microfonado, basta abrir a tampa do iso que fica como um gabinete normal.

Um aceno de longe!!!

Velvete
Veterano
# nov/20
· votar


Del-Rei


Caixa = gabinete

Quero manter o gabinete para tocar em shows (pandemia?) e precisava de uma opção em casa para volumes adequados. A ideia do captor + IR seria para manter o amplificador ao invés de usar tudo virtual (vst).

Considerando manter o gabinete, penso que ter também um isobox seria muita coisa.

Del-Rei
Veterano
# nov/20
· votar


Velvete
É, se só dá pra manter 1 dos 2 e eventualmente precisar fazer shows, tem que ser o gabinete mesmo.

Posso estar sendo exagerado, mas honestamente eu não compraria o Captor só pra poder usar IR não. Se quiser pelo atenuador, pode até ser...

Um aceno de longe!!!

Drinho
Veterano
# nov/20
· votar


Del-Rei

Aí sim hein!

Igualzinho o slash

acabaramosnicks
Membro Novato
# nov/20
· votar


Velvete
Se o problema é só volume, o que resolveu pra mim foi mexer no volume do ultimo pedal no loop

Les Strato
Veterano
# nov/20
· votar


Bah que somzera !

Pirei nesses novos cabeçotes de 20w da marshall, tanto o Plexi quanto o JCM, tava muito pilhado em descolar um, mas o dolar a quase 6$ tá quebrando as pernas no momento.

Velvete
Veterano
# nov/20
· votar


acabaramosnicks


Colocou um pedal de drive ligado no loop com volume mais baixo ?

acabaramosnicks
Membro Novato
# nov/20
· votar


Velvete
Pode ser qualquer um que tenha controle de volume na saída. Como eu tenho um EQ que fica sempre no loop, é ele que eu uso pra segurar o volume quando quero tocar baixinho.
Se vc já tem efeitos no loop, use o volume do ultimo pedal, o que manda sinal pro return.

Del-Rei
Veterano
# nov/20 · Editado por: Del-Rei
· votar


Drinho
Igualzinho o slash

Rsrsrs... Nem tanto, nem tanto... Mas obrigado pelo elogio! \o/

Les Strato
Cara, os preços estão surreais mesmo... Tenho olhado no ML, tem um mini Plexi por 16 mil... Mas já vi até por 18... Com esse dindin dá pra comprar um de 100W e ainda sobra...

Eu não entendo essa política de preço aqui. Toda linha Studio custa o mesmo valor, mas aqui o mini Jubilee dá pra encontrar entre 4K e 5K, enquanto os outros chegam a custar mais que o triplo.
Me pergunto se alguém paga esses valores....

acabaramosnicks
Cara, posso estar bem equivocado... Mas acho que isso tem o mesmo efeito que abaixar o Master, não? Pelo menos nos meus testes, nunca notei diferença de timbre em si...

Teoricamente, o que dá o bom e velho som de válvula, é a saturação do power. Se você diminui o sinal antes do power (no loop), compensar essa diminuição no power não vai saturar a válvula do power, mesmo o knob estando mais aberto...

Esse esquema pode servir pra amps que não tenham MV, aí você adiciona o ganho do pedal e diminui o volume.... Estou equivocado?

Um aceno de longe!!!

acabaramosnicks
Membro Novato
# nov/20
· votar


Del-Rei
O que vc falou está correto. É que quando vc vai tocar baixinho, vc já não vai sentir aquele timbre foda de qualquer forma, mesmo usando um atenuador ou load box.

Porque então não usar o Master volume?
As vezes o Master é sensível demais, e quão mais baixo vc quiser tocar, mais difícil é pra regular o volume. Adicionando mais um controle de volume em série torna mais fácil de chegar num volume razoável - se você se contentar em não saturar o power, claro.

No meu caso, eu tenho a liberdade de abrir o volume quando quiser, mas as vezes eu simplesmente não quero, seja por estar cansado, seja por não querer cansar o ouvido naquele momento. Daí eu uso o volume de saída do pedal de EQ, que fica no final da cadeia do loop junto com o Master.

Ah, mais um adendo. Quando eu busco especificamente Power saturado, dependendo do contexto eu ligo os falantes do gabinete em série (16ohms) e mudo a saída do ampli pra 8 ohms, daí ele satura bem mais cedo.

Outro esquema que funciona bem pra saturar o Power em volumes mais baixos é ligar o ampli 220v na rede 127v. O timbre fica diferente, mas ele satura cedo e com volume bem mais baixo.

Eu estou pra modificar meu ampli e adicionar uma chave pentrodo/triodo, mas tô arrastando esse mod faz um tempo já hehehe

Del-Rei
Veterano
# nov/20
· votar


acabaramosnicks
As vezes o Master é sensível demais

Cara isso é muita verdade.
Em determinadas posições de knob, o volume dá um salto.

Essa parte de ligar no 127V... Não corre o risco de algo não funcionar devidamente? Menos corrente do que deveria. O próprio ajuste de bias, que interfere no timbre do amp... Digo isso porque uma fez fiz o tal teste do "brown sound" do VH reduzindo a tensão pra 90V.... De cara, perde bem volume. Mas algumas pessoas comentaram que eu deveria ter ajustado o bias à nova voltagem... Mas sou bem leigo nisso.

Um aceno de longe!!!

acabaramosnicks
Membro Novato
# nov/20
· votar


Essa parte de ligar no 127V... Não corre o risco de algo não funcionar devidamente? Menos corrente do que deveria. O próprio ajuste de bias, que interfere no timbre do amp... Digo isso porque uma fez fiz o tal teste do "brown sound" do VH reduzindo a tensão pra 90V.... De cara, perde bem volume. Mas algumas pessoas comentaram que eu deveria ter ajustado o bias à nova voltagem... Mas sou bem leigo nisso.

Realmente, o bias fica errado quando vc liga na tensão errada. Pra quem vai fazer isso direto, é altamente recomendado ajustar o bias pra funcionar corretamente na tensão pretendida, mas pra quem vai fazer isso de vez em quando, não vira.

O que acontece com o bias "errado" é que o ampli fica menos linear e menos simétrico, a resposta de frequência fica diferente do projeto original e, no caso de distorcer, ele distorce um semi-ciclo da onda mais do que o outro. Veja que são coisas que não são necessariamente ruins, mas geralmente vc compra um ampli específico por causa do som específico dele, então vc quer que ele trabalhe conforme foi projetado.

No caso de sub-tensão, eu acredito que nada de perigoso pode acontecer ao ampli, mas como ele está trabalhando fora da especificação do projeto, tudo é possível. No caso de circuitos mais "burros" como provavelmente é o caso do seu marshall (presumo), a chance de o que eu falei neste ultimo parágrafo estar correto é maior.

Obs: eu sou técnico de eletrônica, mas tenho conhecimento limitado nesta área específica, então posso estar falando besteira

LeandroP
Moderador
# nov/20
· votar


Del-Rei

Sonzera!
Parabends!

Del-Rei
Veterano
# nov/20
· votar


acabaramosnicks
Entendi.
Essa parte de alterar a impedância dos falantes pra mudar o som, também já li. Mas nunca testei. Do jeito que sou zé ruela nessas coisas, certamente iria fazer merda... Acho que eu deveria ter feito segundo grau técnico de eletrônica ao invés de me especializar em pingue-pongue....

LeandroP
Parabends

Brigaduuuuu! <3

Um aceno de longe!!!

The Man Who Sold The World
Veterano
# nov/20 · Editado por: The Man Who Sold The World
· votar


acabaramosnicks
eu tenho um amp que veio dos EUA e acabou queimando uma 12ax7 com menos de um ano de uso, o técnico ja foi logo me aconselhando a dar uma geral no BIAS e alterar algumas tensões por conta da nossa eletrica, ele disse que esse ampli em questão, acaba tendo tensões mto elevadas em alguns pontos

se foi isso que queimou a 12ax7 inversora? não sei, mas nada pode ser 100% descartado, ele me disse que o projeto do amp tbm pode ocasionar isso

ah o ampli é um fender blues deluxe e antes que me perguntem eu realmente não entendo nada de eletronica, só estou dizendo o que eu lembro que o tecnico me falou

Del-Rei
Veterano
# nov/20
· votar


The Man Who Sold The World
Entendo zero disso, cara.
Entretanto, sempre ouço pessoas dizendo que amps 120V aguentam bem nossa rede aqui. A minha é 127V. Me preocupa mesmo é a variação da rede, porque algumas vezes chega a marcar 133V....

Um aceno de longe!!!

Del-Rei
Veterano
# nov/20
· votar


Comparação rápida...
Com outro amp de 20W... Hehehe.



Um aceno de longe!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a (Vídeo) Marshall JCM800 20W (Studio Classic) - Demo