acabaramosnicks Membro Novato |
# nov/20
· votar
The Man Who Sold The World tenho um amp que veio dos EUA e acabou queimando uma 12ax7 com menos de um ano de uso, o técnico ja foi logo me aconselhando a dar uma geral no BIAS e alterar algumas tensões por conta da nossa eletrica, ele disse que esse ampli em questão, acaba tendo tensões mto elevadas em alguns pontos
se foi isso que queimou a 12ax7 inversora? não sei, mas nada pode ser 100% descartado, ele me disse que o projeto do amp tbm pode ocasionar isso
Ah, sim. Essa diferença de tensão pra mais é relevante (sobretensão). Teoricamente, a fonte do amp tem que suportar certas variações sem dar pau, agora se vc já está trabalhando com uma diferença na tensão normal pra cima e ela variar pra cima como relatado pelo del rei, não só a chance de dar problema aumenta, como alguns componentes podem sofrer desgaste precoce.
Pense que em muitos circuitos as tensões dependem muito de um transformador, e este é um componente burro, ele simplesmente pega uma tensão e aumenta numa determinada proporção. Se ele pegar a tensão de 120v e transformar em tipo 300v ou mais, que muitas vezes é uma tensão usada em el34, ele triplica a tensão, então esses 7v de diferença na entrada resultam em 21v na saída, isso quando a rede não varia pra cima. Numa brincadeira dessas, uma válvula que deveria trabalhar mais fria fica quente, outra que trabalharia quente esquenta mais do que ela suporta, um resistor de carga esquenta mais do que deveria e altera seu valor, e as vezes até um capacitor da fonte vai pro saco.
|
Del-Rei Veterano |
# nov/20
· votar
Sub_Zero Pois é. Acho que a ideia dessas outras marcas que fazem produtos baseados em amps Marshall é sempre tem algo diferenciado. Soar igual acho que seria desnecessário, não faria muito sentido mesmo.
No caso do Friedman e Marshall, o que percebo que chama mais atenção em situações reais do dia a dia, é que Marshall é muito ruidoso. Até porque, em volumes baixos ele soa "ok". E quando você joga o master lá pro 5 em diante é que vem aquele timbre que estamos acostumados a ouvir. Só que isso é extremamente alto. E a partir daí é um som com aquele "hummm"considerável. Meu sweet spot nesse amp é pelo 6... E 8 pra um pouco mais de ganho. Só que é bem ruidoso.
Bem diferente dos Friedman, que além de serem silenciosos mesmo em altos volumes, eles conseguem soar ridiculamente bem mesmo em volume baixo.
Um aceno de longe!!!
|