Baffle para Giannini Valiant - ajuda material

Autor Mensagem
jackie morrison.
Veterano
# out/17


Bom dia amigos, tenho um valvulado giannini valiant e comprei um falante de 12 polegadas para ele, gostaria de saber qual o material que devo usar pra fazer o baffle, que seja resistente e que eu nao precise fazer nada mais tarde, desde já agradeço!

Matec
Membro
# out/17
· votar


Compensado de 1,5cm. Pode ser de virola mesmo

jackie morrison.
Veterano
# out/17
· votar


alguem sabe que material a giannini usava nesses amolificadores antigos?

Ismah
Veterano
# out/17
· votar


O que tu quer dizer por baffle?

jackie morrison.
Veterano
# out/17
· votar


a parte da frente do amp que fica o falante, que é construido com algum tipo de madeira.

macaco veio
Veterano
# out/17
· votar


alguem sabe que material a giannini usava nesses amolificadores antigos?
Eu sei, era o material mais barato e vagabundo que ela pudesse encontrar, alguns eram um aglomerado tão ruim que acho que eles mesmos é que prensavam restos de serragem na propria gianinni, alguns simplesmente se esfarelavam só com um pouco de humidade no ar.
Na minha opinião esse tampo da frente deve ser de um material mais rígido pois é como se fosse uma extensão do cone do alto falante, se for macio demais tende a absorver e amortecer o som, desse modo penso que uma folha de eucatex (que é bem rígido) é melhor que uma folha de compensado que é muito macio. Digo isso porque tive (ainda tenho) caixas de som caseiro que a caixa toda era de plastico (caixa grande e sem emendas), só o tampo traseiro era de madeira e quando punha o falante o som se ampliava legal. Tive também um som Ficher (anos 60) que as caixas eram de plastico mas o tampo frontal era de uma madeira muito rígida, o som do meu Ficher era fenomenal. Todas eram importadas pois o Brasil naquela época não tinha industria de plastico que conseguisse fazer esse tipo de caixa (ainda não tem). Mas é uma boa pergunta e deve haver alguma resposta (e que seja correta) em algum site por ai.

jackie morrison.
Veterano
# out/17
· votar


Obrigado pela dica, acho que vou usar compensado de copaiba, é bem rigido e achei barato por aqui, um amigo disse que é melhor do que o mdf.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/17
· votar


jackie morrison.
Cara, eu tive um amp desses e o material da caixa era aglomerado de baixa qualidade.
Recomendo firmemente que vc faça para seu bom amp uma nova caixa em tábua de pinho maciço nas partes externas (envernizado fica lindo!) e compensado naval de 20mm no "baffle", prendendo firmemente o AF.
Abç

Ramsay
Veterano
# out/17
· votar


Cara, eu tive um amp desses e o material da caixa era aglomerado de baixa qualidade.
Recomendo firmemente que vc faça para seu bom amp uma nova caixa em tábua de pinho maciço nas partes externas (envernizado fica lindo!) e compensado naval de 20mm no "baffle", prendendo firmemente o AF.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Ele até pode fazer isso, mas, vai ficar bem caro, uma vez que o Valiant tem curvas no design.
jackie morrison.
Quanto a usar compensado de copaiba, só o Bertola pode informar se ele serve ou não para o "baffle".

Ismah
Veterano
# out/17
· votar


Absorver a vibração não é tão ruim, quanto ressonar... Veio parar na minha mão um monitor pra manutenção, que soltavam os parafusos (!) de tanto que o "baffle" ressonava... Fizeram-no com uma chapa de uns 10 mm no máximo...

Eu não faria de pinho... Pra ser rígido, fica pesado, o que não convém...
No máximo um pinus da vida, mas esse mofa bem fácil, então tem que lixar, selar e pintar MUITO bem...
Compensado naval é uma boa ideia... A espessura é atrelada a potência,

Além disso, cola e parafusos... Mas se puder perfilar os vértices. de modo que se encaixem e se travem, é interessante, ma$$$...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/17
· votar


Ramsay
De que curvas você está falando?
Se falas das bordas, eu faço isso com pé nas costas...
Ismah
No máximo um pinus da vida, mas esse mofa bem fácil, então tem que lixar, selar e pintar MUITO bem...
Isso é óbvio! Constrói-se a caixa com pinus, lixa-se e sela-se muito bem, sem pintar pois o objetivo é que a madeira seja o acabamento.
https://www.google.com.br/search?biw=1600&bih=779&tbm=isch&sa=1&q=wood +enclousure+to+guitar+amplifier&oq=wood+enclousure+to+guitar+amplifier &gs_l=psy-ab.12...87254.105478.0.107364.45.45.0.0.0.0.148.5138.0j42.43 .0....0...1.1.64.psy-ab..2.25.3111.0..0j0i67k1j0i30k1j0i19k1j0i30i19k1 j0i5i30i19k1j0i8i30i19k1j0i8i13i30i19k1j0i13i30i19k1j0i8i13i30k1.93.Tt CaOdaNNr0#imgrc=bIqprT_ypuxdOM:

Ismah
Veterano
# out/17
· votar


É Bertola, é óbvio pra gente...

QUem manda MUITO bem nisso é o Andy Serrano da Serrano Amps...

jackie morrison.
Veterano
# out/17
· votar


Obrigado pela ajuda!
Mauricio Luiz Bertola
Queria muito fazer em pinho, mas a grana não deixa hehe, apesar de tudo o gabinete do meu amp está muito bem conservado, pelas dicas de vcs vou tentar fazer pelo menos em compensado naval, que parece ser o mais indicado, por não ter tb problemas com umidade.

Mauricio Luiz Bertola
o que vc achava do som do valiant? é um som na linha dos fenders? o meu vou trocar o falante por um de 12/16 ohms da wgs, quero melhora-lo!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/17
· votar


jackie morrison.
Sim, principalmente se for convertido para o uso com válvulas 6L6 (há que ajustar o bias).
Cara, pinho (pinus) vc arruma muito fácil, até de graça em sobra de marcenaria... Não sai mais caro que em compensado naval não.
Agora, se o gabinete está legal, vá fazendo a caixa e troque quando se fizer necessário.
Abç

Ismah
Veterano
# out/17
· votar


Pera Bertola...
PINHO pra mim é uma coisa, uma madeira nobre, dura e pesada "bagarai", inclusive árvore de corte proibido atualmente... Paguei 70 conto numa tábua de 35 x 90 x 1,5 cm, só pra ter o cheiro no fundo do case.
PINUS é outra, uma madeira macia, muito barata. Cerca de 125 reais o m² das de 20mm.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/17
· votar


Ismah
PINHO pra mim é uma coisa, uma madeira nobre, dura e pesada "bagarai", inclusive árvore de corte proibido
O nome técnico dessa madeira a que você se refere é ARAUCÁRIA (Araucaria angustifolia).
Pinho/Pinus ( Pinus elliottii) é outra madeira, que é usada em caixas diversas, que vc pode ver até na feira...
Abç

jackie morrison.
Veterano
# out/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
O bias do valiant é fixo, como seria mais ou menos pra fazer essa modificação? o gabinete dele tá em excelente estado, vou conservar como está por enquanto, quando houver necessidade vou lembrar da sua dica de fazer o gabinete com pinho!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/17
· votar


jackie morrison.
como seria mais ou menos pra fazer essa modificação?
O macaco veio e o matec são MUITO melhores que eu para responder à essa questão...
Mas, adiantando, faça uma busca no FCC sobre "Giannini Valiant" e veja lá que tem os mods... Em tempo: Não são todas as séries de Valiants em que essa mudança de válvula pode ser feita...
Abç

jackie morrison.
Veterano
# out/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado! vou amadurecer a ideia dos mods, mas por enquanto vou trocar o falante e curtir ele! hehe. abraço!

Ismah
Veterano
# out/17
· votar


Eu comprei meu 100B com ideia de fazer a mudança do BIAS, não achei necessidade. Sugiro que toque primeiro.

Matec
Membro
# out/17 · Editado por: Matec
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado Bertola, mas sabemos que você manda bem em eletrônica, só que é muito modesto.

Sobre o Valiant eu não sei muita coisa. Só sei que é um amplificador de Baixa potência que a Giannini produziu por algum tempo. À princípio só conheço o que funciona com 2 x 6V6GTA, que fornece uns 14W de bom som valvulado, "Fender Like".

Edit (A polarização é por resistor de cátodo que é conhecido por BIAS Automático).

Eu falei bobagem :( O BIAS é mesmo fixo, só que pode ser facilmente convertido para ajustável.

Eu não conheço detalhes sobre os Mods para 6L6 e não sei se algum saiu com elas de fábrica. Utilizar 6L6 no lugar das 6V6 sobrecarrega um pouco o circuito, e se o pessoal consegue isso, é por conta dos ótimos transformadores que aguentam bravamente essa sobrecarga. Desconheço também os detalhes sobre as vantagens desse Upgrade, qual o valor da nova Tensão de controle de Bias e qual o ganho de potência. Vou ter que pesquisar assim como todos vocês.

\o/

jackie morrison.
Veterano
# out/17
· votar


Tenho outra duvida li que o valiant seria inspirado no fender princeton sem reverb, porém o princeton quando aumenta o volume ele tem uma saturação bem bacana! no valiant fica um som meio grave e rechado! pode ser os falantes? ainda n fiz a troca do falante então n sei como vai ficar!

Mauricio Luiz Bertola
com o falante de 12 e em alto volume a saturação do seu valiant era bacana?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/17
· votar


Matec
Cara, essa informação consta de um tópico antigo aqui no FCC em que o carlos adolphs escreveu:
Paulo, sua observação procede, mas no caso do Valiant, a Giannini fez os trafos com reserva de potência, pois o de saída aguenta a corrente de placa adicional das 6L6, e o de força, também.Note-se que nesse caso em particular, as 6L6 trabalharão com tensão de placa menor e o bias em torno de -32V.O enrolamento de filamento suporta a corrente(3A) e o de alta também(180mA).Como o trafo de saída tem cerca de 8K PP e a 6L6 vai trabalhar com 360V em placa, isso pela curva vai dar em torno de 23,5W, com corrente máx de 90 mA( apenas 15 mA a mais que as 6V6)
Eu não fiz essa modificação no meu, a única coisa que fiz foi mudar os falantezinhos originais para um Selenium 12CV3, que é um falante inadequado para guitarra (mas eu tinha um em casa...). O SPL aumentou.
Abçs

Matec
Membro
# out/17 · Editado por: Matec
· votar


Olá Mauricio Luiz Bertola

Eu já havia chegado lá. E também vi o carlos adolphs falando que esse era um mod que o pessoal fazia, mas por conta própria, pois todos os Valiants só saíram de fábrica com 6V6.

Tópico

Garotada, só corrigindo um erro, a Giannini só fabricou o Valiant com 6V6, o pessoal aqui da área é que turbinava os bichos, colocando as 6L6 e aproveitando os trafos.Depois de postar pra vcs fiquei na dúvida, pois trabalhei em diversos Valiant com 6L6.Consultei um guru meu(hoje com 80 anos) que fazia a modificação e ele me explicou que faziam isso com os novos, tiravam da loja e modificavam.As especificações de modificação estão valendo, sendo que usa-se o esquema do Fender 5E5A para o power.Falha nossa( é o Alzheimer chegando...)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/17
· votar


Matec
Isso!
O interessante é que eu não sei se o resultado era legal e confiável, mas, em teoria me parece possível usar as 6L6 neles, que vão ficar no limite da voltagem (mais baixa) da placa se ligar no 220v.
Abç

Buja
Veterano
# out/17
· votar


Baffle

Eu conheco um bom medidor de baffle. Policial usa muito isso nas blitz.
Bafflemetro!!! rsrs
.
.
.
.
.
.
foi mal, nao resisti a piadinha ruim

macaco veio
Veterano
# out/17
· votar


Essa modificação compensa só se tiver que por válvulas novas pois as 6V6 que naquela época eram mais baratas que as 6L6, hoje são muito mais caras pela raridade de se encontrar, e a 6L6 por ser a mais usada nos amplificadores é a mais barata que tem (é mais barata que uma 12ax7 ou uma EL84, o pessoal é que aproveita e vende ela cara no Brasil). E ai tem que adaptar um potenciometro pro bias e talvez mudar o valor de um ou outro resistor no circuito da válvula inversora. O tecnico tem que saber o que que está fazendo. Os trafos aguentam mas aquele problema de sempre de trafos antigos para 110V da época funcionando em 127V e fazendo as válvulas sofrerem nos filamentos.

jackie morrison.
Veterano
# nov/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ou outro por favor me tire uma duvida, troquei o falante e coloquei o de 12/16ohms e ficou muito melhor! mas hj resolvi depois de tocar uns 30 minutos colocar a mão atras do amp e ele estava superquente mesmo! isso é normal por favor fiquei meio grilado pq estava muito quente, pode estar com algo errado?

Ismah
Veterano
# nov/17
· votar


As válvulas esquentam, e o amp esquenta, mas há um limite para isso...
Se está usando em 127 V, pode ser que o amp esteja com primário para 110 V, e isso coloque uma tensão muito alta...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/17
· votar


jackie morrison.
Sim, é.
Se o primário está como o Ismah falou então....
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Baffle para Giannini Valiant - ajuda material