Trocando valvulas do Valiant

    Autor Mensagem
    gustavo3d
    Veterano
    # jul/05


    ola pessoa... tenho um giannini valiant.. e vou ter q faze uma substituição de valvulas de power.. gostaria de saber se posso por valvulas de outro modelo.. pois o meu usa duas 6V6.. e andei lendo q as 6L6 tem um som mais limpo e tal.. alguem pode me explica melhor como funciona isso??

    valeu pessoal

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    gustavo3d
    Poder colocar 6L6 até pode, mas vc terá que regular o bias, mas o trafo continuará a fornecer a mesma voltagem de placa, assim teu amp não terá um aumento de potência sensível.
    Mas isso é o que sei, pois tem gente aqui no fórum que pode te explicar tecnicamente melhor o que acontece.
    Abç

    baruch_kata
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    gustavo3d
    Não, o amp é feito para funcionar com 6V6, teria que passar por adaptações que podem ser muito grandes dependendo como é seu amp...
    O que pode ser feito é colocar outro transformador para os filamentos e ajustar o bias.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    baruch_kata
    Pódicrê.
    gustavo3d
    Outra coisa que eu recomendaría é trocar esses 3 falantes de 8pol. por um de 12pol. (eu fiz isso em um Valiant que eu tinha e melhorou muito!).
    Abç

    gustavo3d
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    tipo.. meu amplificador se nao me engano tem bias fixo nao eh??.. mai segunte.. nao quero troca as valvulas pra aumenta potencia.. so quero um som mais limpo... pq assim ele distorce ja no volume 6 +-... queria saber se posso usar outra valvula sem trocar nada so pra conseguir esse som...

    e valeu ai ao pessoal q ta dando uns toques ai.. :D

    ow mauricio... qual falante de 12" eu posso por?

    b0fh
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    eu não trocaria as 6v6 por 6L6 não, acho o timbre da 6v6 matador.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    gustavo3d
    Cara, as válvulas 6V6 tem esse som comprimido mesmo, é caracteristico delas (a Bonnie Rait adora). Procure comprar umas 6v6 novas de boa qualidade (JJ Tesla, Svetlana) que o som melhora, talvez tuas válvulas de pré também estejam velhas.... Dê uma experimentada também no som do amp com as 6L6 (arrume umas emprestado), coloque-as e veja como o amp vai reagir, mas não use por muito tempo.
    Creio que o b0fh pode te responder melhor se há algum problema nisso (colocar as 6L6 como experiência).
    Quanto ao falante, parece que na Torau (em Sampa) tão vendendo uns Eminence a preços ridículos. O b0fh também pode te responder essa.
    Abç

    b0fh
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    olha, botar 6L6 no valiant até vira, mas não vai te dar muito headroom se a tensão B+ dele for muito baixa (meça ela e poste aqui, se puder)... A 6L6 trabalha bem com 450 no B+, se for muito baixo tipo 350, não vai melhorar muito o headroom não. Sem falar (de novo, haha) que eu acho o timbre da 6v6 bem mais legal.

    Um problema que pode dar nessa mudança é que a 6L6 puxa simplesmente o dobro (900mA) de corrente de filamento que a 6v6... isso pode dar vários problemas, tipo torrar o trafo de força (que vai trabalhar forçando o HT (a 6L6 tem que puxar bem mais corrente na placa que a 6V6 pra te dar headroom) e também forçando o enrolamento de filamentos). Além disso, forçar o enrolamento de filamentos pode fazer a tensão arriar muito abaixo dos 6.3v, o que vai acabar matando prematuramente todas as válvulas).

    O lance é fazer a mudança em bancada, medindo as tensões pra ver se tá tudo nos conformes, e verificar se o trafo de força não 'frita' (tipo, tem que ser possível 'deixar a mão' em cima dele, se ficar quente demais pra deixar a mão não vai dar certo a troca).

    quanto ao falante, entra no site 'www.torau.com.br', pega o telefone e liga lá. O preço dos caras nos falantes da eminence costuma ser muito bom.

    cheers

    gustavo3d
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    certo entendi... mais o bofh.. eh normal entao as 6V6 distorcerem assim??
    tipo.. distorce mais fica uma distorçao meio chocha, estranha sei la.. vc tem alguma coisa gravada ai com 6V6 pra eu comparar?... talvez sejam minhas valvulas q tao ruins mesmo.. dai nem preciso fazer nada disso ai.. :/ foda nao ter material pra testa..

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    b0fh
    Falou e disse!
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Trocando valvulas do Valiant