Destruindo um Valiant e começando do zero, ao gosto do cliente!

Autor Mensagem
kelson
Veterano
# nov/06 · Editado por: kelson


A poucos dias um amigo meu luthier xegou pra mim com um valiant.. só o cicuito no chassis e falou que adorou o som e nao sei oque e nao conseguia o timbre nem com os pods da vida..
tirando que o cara é maluco e ligou o amp no seu estado caquetico vide fotoalbum, o cara estava usando apenas uma 6l6 em um amp PP, pensei até que o trafo de saida fosse embora, mas não tá inteiro e já reformado, o choque tava todo remendado, e acabei tbm de reforma-lo, ambos estáo perfeitos. quanto ao trafo de força está com os fios ok, só ressecados pelo tempo, mas isolamento intácto e funcionamento perfeito.

medições do trafo de força

primario: 110v, 220v e neutro
secundario: HT-CT-BIAS-HT - FIL-CT-FIL
HT¹>CT = 360V (a 110v)
HT²>CT = 360V (a 110v)
BIAS>CT = 44v (a 110v, axei baixo)
FIL>CT<FIL = 3,5V-3,5V (7,4V ponta a ponta)
*coloquei referencia a 110v, pq meu multimetro estava mostrando o HT com um ponto (ex.: 36.0V), daí liguei o trafo no 220v, o HT deu 180v normal no multimetro, dai verifiquei que estava ok o trafo e meu multimetro louco. os demais pontos de medição estavam oks, então se caso fosse o 110v em curto não dariam os valores apresentados.

No caso do trafo de saida, injetei 1,2V no secundario, que conta no esquema ser de 16ohms.
O resultado foi:
Primario:
Ponta¹>CT = 16v
Ponta²>CT = 16v
Ponta1>Ponta² = 33v

Zp/Zs=(Vp/Vs)²=(Np/Ns)²
não consegui xegar a um valor proximo ao passado por mim pelo carlos adolph de 6600ohsm em relação a 16ohms no secundario, o mais proximo foi quando calculei de placa a placa dando praticamente o dobro, no que seria 12100ohms (assim penso eu que dividindo por 2 seria quase 6050 ohms de impendancia).

fotoalbum:
http://ax84kel.myphotoalbum.com/view_album.php?set_albumName=album03

Quanto ao circuito,
estava bastante mexido e remoido, com algumas gambiarras.
o vibrato(tremolo nao funcionava) alguns fios estavam velhos e kebradiços., além do LDR e neon estarem com as pernas quebradas o pré funcionava bem. a fonte tinha um dos capacitores vazando, e, um substituo tesla. o power foi modificado pra se usar EL34, o bias alterado, estando diferente do original, os diodos da fonte alterados, e um resistor de 47K paralelos aos de 220k do dias. não sei pq isso, nunca vih.
todo o circuito precisa ser refeito e repessando, então vamos ao que interessa.

Meu amigo quer fazer um cabeçote com isso, aproveitando os trafos chassis reformado, soquetes, valvulas, trafos, etc, tudo que dê pra ser reaproveitado. O projeto em questão há de ser discutido, porém ele quer usar EL34 na saida.
As perguntas que ficam é, no caso alcançar a impendancia das EL34 com o secundario de 8ohms (valor menor refleti impendancia menor, sendo que, seria por volta de 3200 ohms) a quantos Watts de potencia o AG4007 aguentaria pra se usar as EL34. vendo que não é um trafo de grande porte.
O trafo de força, nos filamentos tem corrente necessaria pra sustentar os 1,5A de cada EL34?
Não consegui informações solidas do trafo de força, somente das medições feitas.
Quanto ao filamento alto, a ideia é colocar um resistor em cada ponta de 1ohms/10W indo pros outros filamentos pra ver se dá uma baixada, vai eskentar.. mas axo ki funciona.
Sugestões?

_BLACKMORE_
Veterano
# nov/06
· votar


isso eh coisa pra quem toma tarja preta!! haha

AugustoPedrone
Veterano
# nov/06
· votar


O Valiant foi a primeira idéia da Giannini para voltar ao mercado de valvulados, e depois passou para o Tremendão 3 especial da Expo.

O Valiant usava 2 x 6V6 na saída (por isso o valor de bias "baixo" que vc encontrou) e entregava perto de 20 watts na saída.

Não acho boa idéia arriscar as EL34...pq não as primas EL84 ??? Tem um consumo de filamento compatível e não precisaria modificar as impedâncias do trafo de saída.

Augusto Pedrone, carioca agora morando em São Paulo.

_BLACKMORE_
Veterano
# nov/06
· votar


AugustoPedrone

Augusto Pedrone, carioca agora morando em São Paulo.

agora aquela breja sai!!!
abrax!

kelson
Veterano
# nov/06 · Editado por: kelson
· votar


AugustoPedrone
Eu também acho bixo, o engraçado é que quem mexeu tinha mudado pra usar EL34, pelo menos os pinos 1 e 8 estavam aterrados.
alias eskeci de mencionar sobre o tensão de entrada do trafo.. aki em casa é 127v, por isso a ideia de resistores para abaixar os filamentos pra nao precisar mexer no trafo..
Tem melhores informaçoes sobre o FG4005? preciso de saber as cargas do HT e dos filamentos pra poder pensar em algo, em um circuito.
Segundo o carlos tiveram 2 versoes do Valiant, tenho que ver a qual versao esse é compativel, do lado do numero de serie tem escrito "68" será o ano?
acho que as 6v6´s encaixariam melhor.

to como referencia esse esquema aqui
http://img209.imageshack.us/img209/4608/valiantkv7.jpg

_BLACKMORE_
ainda bem ki nao tomo! ahoehoeaho

Schenker
Veterano
# nov/06
· votar


AugustoPedrone


catso!! e agora?? quem vai cuidar das minhas belezinhas sonoras????

espero que sua estada em Sampa seja maravilhosa meu amigo, gostará de morar aí, é uma cidade BEM legal . . .

forte abraço e sucesso meu brother!!!

G.

AugustoPedrone
Veterano
# nov/06
· votar


Schenker

Vou estar no RJ periodicamente, com uma oficina em Laranjeiras...tudo se dá um jeito :)

Abração.

carlos adolphs
Veterano
# nov/06
· votar


[b]kelson[/]
Essa versão que vc tem é a com 6L6, refaz a conta da relação de espiras(13.3:1).No datasheet vc verá que as 6l6 com 360v na placa e -22,5 na 1ª grade, 270v na segunda, 6600 PP, dá 26,5 W, que é compatível com o que vc tem.As voltagens do trafo estão maiores por causa dos 127v.Na tua casa em algum lugar deve haver 220V, liga lá e mede o trafo de força novamente.Ele deve dar os 6,3v no filamento, bias de 38V(vc vai usar 22,5 neste caso) e alta de 310V aproximadamente.Um abraço!

kelson
Veterano
# nov/06
· votar


carlos adolphs
Obrigado carlos, axo que vou fazer isso mesmo, recupera-lo ao som das 6l6 mesmo, to só com uma hitachi aqui, vou ver se arrumo outras pra fazer uns testes. na conta com 13,3 ta dando impendancia final a 16ohms 2830, axei um valor muito baixo nao? ou estou fazendo errado?
Zp/16=(16v/1,2)²
Zp=176,89.16
Zp=2830

no caso dos 220v pra testar o trafo só se ligar os 2 padroes heaoahe mas eu já sabia disso, por isso o resistor pra abaixar os filamentos. Se o trafo fosse meu eu me aventurava a rancar algumas espiras, mas o trafo esta muito bom e é um sacrilégio abrir a criança.
Valeu cara.

AugustoPedrone
Veterano
# nov/06
· votar


kelson
Se o trafo fosse meu eu me aventurava a rancar algumas espiras, mas o trafo esta muito bom e é um sacrilégio abrir a criança.

Em alguns trafos de 3 fios (0-110-220) vale mais abrir e acrescentar espiras no primário para convertê-lo para 127 volts.

Já os trafos de 0-110 / 0 -110 trabalham colocando em paralelo ou em série o primário para fazer o 110/220. Nesse caso complica, pois uma única chave não poderia mais fazer 127/220.

E aprendi mais uma,...Valiante com 6L6 !!! Se colocasse a 6V6 ele funcionaria igual carlos adolphs ?

kelson
Veterano
# nov/06 · Editado por: kelson
· votar


AugustoPedrone
o 4005 é enrolamento direto, 0-110-220, porem nao rola abrir e perder o isolamento, o papel ta ressecado e dá uma dó ver o willkason escrito ali ir sumindo.. dai axo melhor deixar queto, usar um estabilizador de 115v.. talvez..

AugustoPedrone
Veterano
# nov/06
· votar


kelson

Entendo, é realmente uma peça nacional muito bem construída. Mas confesso que sou meio iconoclastra :)

Abração e bons trabalhos.

kelson
Veterano
# nov/06
· votar


AugustoPedrone
poh to puto, reformando o choke, acabei de kebrar a carcaça dele.. merda, tive ki pegar de um trafinho 9+9 ki tinha aki em casa.. afff..
bem, to desenhando um eskema aqui. bem, o pré, os 2 primeiros estagios vao ser o original do valiant, seguindo de uma 12ax7 com seguidor de catodo (sem capacitor de bypass), o dono nao quer o tremolo, e tonestack final(chave de fat), loop passivo, inversora, e saida PP25W com 6l6.. a 340V de placa. estava olhando uns eskemas com saida 6l6 porém nao axei outro eskema de 6l6 nessa potencia para comparação. uso a do valiant ou modifico algo?
outra coisa, na inversora do valiant tem um capacitor de 0.022k/630v, deixo ele ou uso 47pF como em alguns fenders, ou nao deixo nada?
o bias desejo fazer independente..
a fonte, filtro capacitor choque capacitor, com quedas de tensao e capacitor/resistor de filtragem em mais 3 seções, seguidor de catodo e primeiros estagios..
obrigado a todos.

carlos adolphs
Veterano
# nov/06
· votar


AugustoPedrone
Funciona sim Pedrone!Só que as 6V6 avermelhavam por nada nesse circuito, então colocaram 6L6.
kelson
E com 2830x2(PP)dá 5660, que é aproximadamente o valor de fábrica( as nossas contas tem algum erro com certeza, mas está bem aproximado).

kelson
Veterano
# nov/06
· votar


carlos adolphs
ta fartando algo, pode ser erro de leitura do meu "merdimetro" hahahaha
mas bem, tá proximo! abraços

carlos adolphs
Veterano
# nov/06
· votar


kelson
Como base, pode usar o esquema do Fender 5E5A.Um abraço!

kelson
Veterano
# nov/06
· votar


carlos adolphs
olha as outras crianças que chegaram, to refazendo a fiação, organizando e trocando as gambiarras que o dono fez.
http://ax84kel.myphotoalbum.com/view_album.php?set_albumName=album04

carlos adolphs
Veterano
# nov/06
· votar


kelson
Vai trabalhar feito um louco!!!Vai ver só que timbrão tem o Super!Um abraço!

carlos adolphs
Veterano
# nov/06
· votar


AugustoPedrone
kelson
Garotada, só corrigindo um erro, a Giannini só fabricou o Valiant com 6V6, o pessoal aqui da área é que turbinava os bichos, colocando as 6L6 e aproveitando os trafos.Depois de postar pra vcs fiquei na dúvida, pois trabalhei em diversos Valiant com 6L6.Consultei um guru meu(hoje com 80 anos) que fazia a modificação e ele me explicou que faziam isso com os novos, tiravam da loja e modificavam.As especificações de modificação estão valendo, sendo que usa-se o esquema do Fender 5E5A para o power.Falha nossa( é o Alzheimer chegando...)

kelson
Veterano
# nov/06 · Editado por: kelson
· votar


carlos adolphs
O super o cara ta doido pra vender ele, mas precisa de corrigir muita zona ki ta lá.. to mexendo no 50B q é o amp de gig dele.. refazendo akela zona da fonte q ele, amardilha de curto akilo. se ele nao tivesse pedindo tao caro e eu tivesse $$ comprava na hora. hahah o album abriu?
eu axei estranho, que, medindo as voltagens do duovox 50B, deu de HT ponta>CT 189vAC em um e 196vAC no outro, isso a 125v de rede eletrica, filamentos a 6,9vAC.. axei baixo pra um PP desse porte.
bias enrolamento próprio a 70VAC e trafo modelo 5066

vou mexer no super TS só semana que vem quando der uma aliviada.. pq o bixo é bruto!

carlos adolphs
Veterano
# nov/06
· votar


kelson
É isso mesmo, dá uma olhada no esquema.A retificação é em ponte e o centro do trafo é ligado entre os dois eletrolíticos de entrada.Então vc soma os dois valores de alta, vai dar quase 360(385 com tua rede).Usa ponta a ponta.Na coletânea que vc tirou o esquema do Valiant tem o 50G.Um abraço!

kelson
Veterano
# nov/06
· votar


carlos adolphs
eu vih, eu já sabia pq conhecia os thundersounds normais e esse esquema de fonte, mas aqui, sugere que eu tire o stand by e coloque uma dpdt pra tirar a voltagem ki fica ociosa ou deixar a ligação normal q deixa passar uns 250v?

sobre o super axei esse esquema mais parecido.. mas ta ruim de ver os componentes
http://www.charlestonarea.com/Fender_Super_Reverb/FenderSchematics/sup erbassmancfa7002.gif

carlos adolphs
Veterano
# nov/06
· votar


kelson
Na coletânea tem o Thor Baixo também, eu acho...Mas o esquema é o mesmo desse Fender.Deixa a standby como tá(ela não deve deixar passar nada, se passar tá com fuga).

kelson
Veterano
# nov/06 · Editado por: kelson
· votar


carlos adolphs
o engraçado é q a retificação no super thundersound é com apenas 2 diodos..

outra nova cara, arrumei um transformador de um jcm900 ki falaram ki tava bixado, fiz algumas medições e axei ki ele tava legal.. liguei 1,2v no primario dele e tive respostas muito boas com as contas quase exatas de impedancia no secundario.. e tava com duvida se 1750 pra 4xel34 seria pra placa a placa, ou placa ct.. só pra saber ao certo os taps do secundario.. abraços carlos

carlos adolphs
Veterano
# nov/06
· votar


kelson
O trafo do Super é com alta com derivação central, que vai a massa(onda completa).O trafo do Jcm900 tem 1900 ohms PP.

kelson
Veterano
# nov/06
· votar


carlos adolphs
brigado como sempre carlos!

o valiant ta com o chassis repintado, os trafos reformados, logo logo tudo parafusado e começo a fazer a fiação elétrica.. ta ficando lindo!!!
logo coloco fotos

kelson
Veterano
# dez/06
· votar


kero uma camera de verdade.. up!

http://img168.imageshack.us/img168/5336/valiantfoto1tu0.jpg
http://img84.imageshack.us/img84/6732/valiantfoto2yu8.jpg
http://img136.imageshack.us/img136/7346/valiantfoto3jw3.jpg

_BLACKMORE_
Veterano
# dez/06
· votar


kelson

poxa bixo .. nem vi a msg qdo tu mandou ontem ... estava destruído !!!
dormi debraçado na mesa do PC !! esses pedais estão de consumindo as energias!

kelson
Veterano
# dez/06
· votar


_BLACKMORE_
to com uma dudiva aqui, qual inversor de fase?
bem o original (split-load) é mais calmo.. menos ganho.. som característico.. já o outro, usado em outros amps (long-tailed pair) tem mais ganho, e pode-se adicionar um "presence", entao.. carlos, na intenção de ter um som indo de um clean até um leve overdrive usando a valvula do tremolo, qual inversor de fase cairia melhor?

_BLACKMORE_
Veterano
# dez/06
· votar


kelson

bixo ... eu acho q tu deve colocar uma chave invertendo a fase escolhida .. .tipo dae o dono do amp escolhe a melhor opção !!

abrax!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Destruindo um Valiant e começando do zero, ao gosto do cliente!