amp adequado e forma de ligar caixas sub grave

    Autor Mensagem
    jhons
    Membro Novato
    # out/16


    bom dia blz galera, preciso uma ajudinha trabalho com audio em igreja e estou montando 1 par de Subwoofers/ Subgrave pra reforco com os P,A q ja tenho, em fim....DUVIDA

    TENHO DUAS CAIXAS PASSIVAS COM SUB- 18"

    IMPEDANCIA 8OHMS
    SENSIBILIDADE SPL- 130dB /1M
    POTENCIA 400W/1200W
    RESP FREQ. 35HZ ATE 3KHZ
    .................................................
    QUERO LIGAR NUM AMP. NAPOLI
    IMPED. MIN. 4OHMS
    PROMETE rms p/canal: 540Rms / 4ohms e 270RMS EM 8oHMS se eu ligas as duas caixas em paralelo vou ter o total d apm(540) disponivel na soma das duas?

    Ismah
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Nesses momentos é que nasce fé em mim...

    Che... Seja mais claro ao dizer o que tu quer, não entendi bulhufas...

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    se vc ligar em paralelo, pelo que vc tá falando o amp vai te dar 540w
    a potência da caixa, vc deu dois valores, 400w e 1200w. então não tem como saber se pode ligar ou não. Se a potência das caixas for de 400w, vc pode queimar os alto falantes ligando em paralelo, visto que a potência do amp é de 540w em 4ohms

    Ismah
    Veterano
    # out/16
    · votar


    acabaramosnicks

    vc pode queimar os alto falantes ligando em paralelo, visto que a potência do amp é de 540w em 4ohms

    Como assim rapaz? Vai 270W pra cada falante... Eles vão é passar "fome"...

    jhons
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    opa, a sim, desculpa ai pessoal,Se ficou confuso, sou iniciante aqui, srrs

    entao as caixas diz Power 400w - (max)1200w)
    lembrando (8 OHMOS

    MINHA DUVIDA, É:
    DEVO LIGAR CADA CANAL DO AMP, EM UM CAIXA?
    OU POSSO JUNTAR OS DOIS CANAIS E LIGAR EM UMA, E PUXAR PRa OUTRA?

    os dados do fabricante do amp

    AMPLIFICADOR DE POTENCIA NAPOLI MODELO: NPL-Q-1600 de 8000W (2X4000W)
    NPL-Q-1600
    POTÊNCIA DE SAÍDA: 2X4000 a 4OHMS
    SAÍDA MÁXIMA POR CANAL - 4h 800W
    SAÍDA RMS POR CANAL - 4homs 400W
    MÁXIMO SAÍDA POR CANAL - 8homs 540W
    SAÍDA RMS POR CANAL - 8homs 270W

    OBRIGADO D NVO

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    pode ligar as duas em paralelo em apenas uma das saídas, daí a potencia entregaria 400w, e a potência da caixa é 400w, como está em paralelo é 200w pra cada AF. tranquilo. Mesmo em pico, os AF's "passam fome" como disse o Ismah

    Se ligar uma caixa em um canal e a outra caixa em outro canal dá certo também, e o sistema todo trabalha com mais folga ainda. Seriam 270w do canal em um AF de 400w, de boa...

    resumo: pode ligar as duas caixas em paralelo em uma saída só que não tem problema, ou pode ligar uma caixa para cada saída que dá certo também.

    Ismah
    Veterano
    # out/16 · Editado por: Ismah
    · votar


    DEVO LIGAR CADA CANAL DO AMP, EM UM CAIXA?

    É uma hipótese.

    POSSO JUNTAR OS DOIS CANAIS E LIGAR EM UMA, E PUXAR PRa OUTRA?

    É outra hipótese... Te permitiria operar em estéreo (não muito últil)

    acabaramosnicks

    Folga não, isso já são férias... hehe
    Teria quase 9dB de headroom, dá pra pendurar muita coisa ali...

    jhons
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    obrigado pessoal, vlw msm, pelas informacoes, vou ligar amanha cedo e depois digo como ficou hehe, obg. todos ae

    jhons
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    Pessoal preciso, ajuda ai , trabalho com audio na minha igreja, sei pouco sobre audio profisional, estou lendo e estudando muito,mas la vai...

    COMO FACO O CABO PRA LIGAR 1-UM cabo de sinal da mesa nas IN"s L e R - DO AMPLIFICADOR , "JUNTOS", quero mandar so um cabo d sinal, e entrar nos dois da potencia

    TEmos uma mesa digital otima, PRESOSNUS STUDIOLIVE 24.4.2 CANAIS,
    ja temos
    2 p.a ativos ligados (em L do master)
    2 retornos ativos ligados em uma saida aux. (de monitoracao msm)
    blz,. .POREM COMPRAMOS UM PAR DE SUBGRAVES PASSIVOS
    e um amplificador, TUDO FEITO E ADEQUADO ( CX AMP. AMP/CX)

    fIzemos os cabos liguei tudo, mas o cabo de sinal q sai da mesa para o amplificador vai pelo MULTICaBO, saindo da mesa de DUAS saida aux (de monitoracao msm) P10 MONO ate a ponta d MEDUSA (XLR BAL) vai pra potencia,entra nos dois canais, e depois para OS SUB-grave- fato!!! deu muito xiado, ruidos, sai som, mas QUERO LIGAR os subs na saida R da mesa q esta livre, dica ai como faco a ponta do cabo pra melhorar o sinal e o controle de todos os instrumentos q irao pra o sub ( 6 mic da bateria, mais 6 instrumentos ligado via DI

    Ismah
    Veterano
    # out/16
    · votar


    jhons
    mandar so um cabo d sinal, e entrar nos dois da potencia

    Não faz... Se usa dois cabos.

    2 retornos ativos ligados em uma saida aux.

    Eu mandaria duas auxiliares para poder diversificar o que é feito ali.

    QUERO LIGAR os subs na saida R da mesa q esta livre, dica ai como faco a ponta do cabo pra melhorar o sinal e o controle de todos os instrumentos q irao pra o sub

    Não faça isso. Mande uma via auxiliar se quiser fazer isso, mas não mande L para as altas, e R para as baixas.

    Esse sub passivo, tem algo que filtre os agudos, e médios, deixando passar só os graves para ele?

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    Esse sub passivo, tem algo que filtre os agudos, e médios, deixando passar só os graves para ele?
    essa pergunta vale 2.0 pontinhos hehehe
    muito importante saber disso antes de ligar em qualquer coisa.

    sua portência é de dois canais certo? vc tem dois subs, certo? vc só tem uma saida da mesa disponível, certo? use um canal só e ligue os subs em série ou paralelo, ao invés de ligar um em cada canal

    novamente, verifique os filtros. Normalmente todos esses equipamentos aí abrangem muitas frequências. Quando vc manda um sub reproduzir frequências que ele não foi feito para reproduzir, o som fica uma merda, talvez a falta de filtros seja a causa do problema "deu muito xiado, ruidos, " que vc citou.

    Já que vc está lendo e pesquisando a respeito, procure saber sobre:
    - Filtro passa alta
    - Filtro passa baixo
    - Filtro passa faixa
    - Como utilizar esses filtros

    jhons
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    [i]Mande uma via auxiliar se quiser fazer isso, mas não mande L para as altas, e R para as baixas.



    via aux. eu ja liguei, em dois canais,q permite q eu mad eum EQ. so pra eles, posso escolher o que" e Quanto mandar" de cda canal etc... porem, o controle nao fico legal, por exemplo os volumes, ficaram num Knob e nao nos faders, nao d pra por num sub grupo...

    jhons
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    Esse sub passivo, tem algo que filtre os agudos, e médios, deixando passar só os graves para ele?

    nao , eles nao tem nada, porem vou filtrar Isertando um Equalizador, tenhio filtro passa altas, gate compressor emfim, se precisar vou por crossover

    Ismah
    Veterano
    # out/16
    · votar


    acabaramosnicks
    use um canal só e ligue os subs em série ou paralelo, ao invés de ligar um em cada canal

    Poderia dissertar por que optaria por isso?

    Quando vc manda um sub reproduzir frequências que ele não foi feito para reproduzir, o som fica uma merda

    Normalmente a suspensão acústica em que ele tá nem deixa reproduzir.
    E muita atenção, pois pode levar a queima! A bobina vai aquecendo com a corrente que circula por ela, e como não há movimento suficiente do cone (que é o que refrigera a bobina no gap), vira uma torradeira literalmente.

    Ismah
    Veterano
    # out/16
    · votar


    jhons
    se precisar vou por crossover

    Está pensando em usar matrix da console e usar um HPF dela?
    (conheço, mas nunca tive para operar e fuçar com tempo essa console)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a amp adequado e forma de ligar caixas sub grave