Qual amp (para guitarra) é adequado para o meu som?

    Autor Mensagem
    Forza
    Veterano
    # ago/11


    Boa tarde!
    Eu e o pessoal da banda vamos para o Paraguai no final de agosto pra renovar os equipamento. Infelizmente não posso comprar um valvulado aqui: a grana é da banda e lá meus amps pretendidos não passam de 1000 reais.

    Estou de olho no Fender FM 212r, que, com as taxas, vai me sair poucos reais a menos que milão. Mas não sei se é o mais indicado até a faixa do primeiro milhar.

    A banda tem tocado em lugares que comportam até 500 pessoas e meu Staner GS120 não tá mais aguentando (berra estridente demais quando passo da metade do volume).

    Precisamos de um amp que suporte isso (mesmo que seja necessário microfonar) e que me proporcione um clean bem bacana, pois tocamos tipo Eric Clapton e alguns clássicos do blues, mas também chegamos o Metallica e Black Sabbath. Então precisa ser versátil.

    As principais considerações, são, portanto:

    - Até R$ 2000,00 aqui no Brasil (porque, no Paragua, sai, no máx. até R$ 1000,00 com as taxas);

    - Marcas Fender, Meteoro (todos os que testei no Brasil não se adaptaram), Behringer, Marshall, Orange e Laney - são os disponíveis nas lojas que nos indicaram;

    - Clean dos melhores, pois uso muito, mas que aguente bem os efeitos;

    - Precisa aguentar e falar bem em shows para cerca de 300 pessoas em média. Não deve dar microfonia ou perder qualidade quando com o volume no talo;

    Ah! Meu equipo é:

    Guitarras - Les Paul Customizada (corpo maciço em mogno e captadores Seymour Duncan (Alnico Pro 2 e '59 SH-1); e Supersonic (aquele modelo da Giannini) customizada e com caps Fender 69' Strat;

    Pedais: Boss BD2, Boss DD7, Boss CH1, Boss TR2 e, SIM!, Zoom 505II pra afinar.

    Atualmente uso o Stanerzão Véio de Guerra GS120. E sou o único guitarrista (é um trio, a banda).

    Valeu desde já!

    Geist
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Todos por aqui falam bem do Laney LV100.. veja se gosta dele.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Forza
    Cara, o Fender FM212R é um amp mui potente e alto, não apenas por conta de sua potência (100WRMS), mas também por possuir 2 falantes de 12pol. Ademais, tem um belo timbre limpo, o que é ótimo, pois vc pode usar bons pedais de distorção, overdrive e fuzz.
    Um dos guitarristas que tocou comigo (em outra banda que não a atual), teve um, e no show (banda com 2 guitarristas e que tocava alto!), nem chegou ao 5 com ele...
    Quanto a "perder qualidade com volume no talo", isso não existe, pois TODO amp perde qualidade com o volume "no talo", principalmente se transistorizado (os valvulados apresentam outro tipo de distorção).
    Abç

    Vitor Bossa
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Forza

    Boa noite cara
    Um amp com dois falantes de 12' te agradaria mais pra tocar em locais grandes, já que proporcionam mais pressão sonora. O Fender 212 é um ótimo amp, o drive dele pro estilo que você vai tocar até rola sim, mas também tem outros amps como o Laney LV300 Twin e tem também o Peavey Vypyr 75 que pode ser uma mão na roda pra você.

    Abraços e boa sorte!

    Leomju
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Forza
    Fender Frontman!

    francisacdc
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Forza
    Sou defensor do Frontman, ótimo amp pelo preço dele, e mais cmg aceitou pedais handmades mt bem.

    LipeGuitarrero
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Sou defensor do Frontman e do Laney LV, vale a pena testar os dois lado a lado e fazer a decisão final na hora.

    Bruno.pa
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Tenho um frontman 212 R. Comprei recentemente ( tive antes um Crate GX 80, sou fã dos transistorizados).

    O canal Clean do Fender , como sempre comentam, é bem cristalino típico da Fender e som forte e alto mesmo, ótimo pra shows e ensaios. Agora no meu caso, como uso uma guitarra fender americana Standart com captadores trocados (Texas Special), tive que dar aquela regulada básica pra tirar os agudos excessivos. Mesma coisa quando uso com pedaleira. Vi muitos vídeos dele na net e acho que a moçada não regula legal. Talvez por falta de experiência mesmo.

    Já o canal Drive não utilizo. Não só pela questão do timbre do drive que não acho bacana mas também porque o canal drive corta as frequências mais graves, então, ai seria necessário um equalizador. Agora, é uma questão de gosto. Tem gente que gosta do som distorcido dele. No meu caso uso sempre o canal clean com um overdrive da Pod Hd 500.

    Na questão custo x benefício ( vide que os valvulados são sempre mais caros a não ser um handmade mais ai demoram pra entregar), acho uma boa aquisição.

    Forza
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Geist
    Mauricio Luiz Bertola
    Vitor Bossa
    Leomju
    francisacdc
    LipeGuitarrero
    Bruno.pa

    Muito obrigado pelas opiniões. Antes de ir ao Paraguai, testei vários amplificadores em algumas lojas e o Fender FM 212R só perdeu pra alguns valvulados (nem todos!). Com a minha guitarra, realmente tem um som maravilhoso.

    Mas, infelizmente, quando cheguei lá na Cidade de Leste, em NENHUMA loja havia o Frontman. Eis que encontrei um Bugera BC30, valvuladão, cheio de coisas boas. Passei o lero no vendedor e consegui por um preço ótimo. Cheguei ontem de viagem e já testei com a minha guitarra e meus pedais. Resultado? Timbres (vários, tamanha a versatilidade do amp) incríveis, muita presença e potência. Uma das melhores aquisições que já fiz em termos de equipamento.

    Novamente, muito obrigado pelos "palpites".
    Abraços!

    tavinho.darr
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Desculpe ressuscitar esse tópico, mas poderia nos falar mais a respeito do Bugera BC30, tipo o preço que você pagou, onde encontrou, e o que achou dele, principalmente da durabilidade, a questão da frequência 50Hz.

    Também estou indo para o Paraguai esse mês e gostaria de saber mais sobre esse amp, estava realmente pensando em pegar o Frontman 212r, mas pelo que você disse não tem mais por lá...

    Forza
    Veterano
    # set/11
    · votar


    tavinho.darr
    Cara, eu estou MUITO contente com a aquisição. Em breve farei um review mais completo, mas por enquanto já respondo suas perguntas.

    O preço era $850, mas eu chorei MUITO pro cara e levei por $650. DESCONTÃO. Ah! Passei pela alfândega com nota de $400 pra pagar menos imposto. E os caras nem chiaram.

    Encontrei na Tropical Music, que é uma loja perto da ponte, ali na San Blás mesmo. A loja é ruinzinha, mas se consegue uma e outra coisa boa lá. Os caras fazem cara de bunda quando você pede desconto, mas no final dão.

    Não tive problema com a frequência. Aliás, havia me esquecido disso, mas parece que o meu atua em 60Hz.

    Comentei aqui sobre o que prevejo sobre a durabilidade, mas repito: é muito robusto, muuuito bem acabo e, com tanto componente de qualidade, acho que não vai me dar dor de cabeça, viu?

    Tenho usado com volume no talo e protetor auricular pra testar a presença. E, se a guitarra for bacana, o clean é tão bom quanto os dos Fender. Quanto aos drives, nem tô usando meu Blues Driver mais, de tão bom que é o Canal 2 do amp.

    Enfim, resumindo, é um baita amp. Estou muito feliz com a aquisição. O pessoal da banda babou também. Agora, só quando tiver mais grana, adquiro um Fender Twin, que lá ia me sair por $2800 mais ou menos.

    SE quiser um valvulado cujo custo/benefício é realmente alto, vale a pena investir $150 a mais nesse Bugera, viu? ;)

    Abraços e, qualquer coisa sobre Paraguai, manda aí!

    Forza
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Olha aí um ótimo review sobre o BC30: http://www.ultimate-guitar.com/reviews/guitar_amplifiers/bugera/bc30-2 12/index.html

    Concordo bastante com o cara.

    tpgslash
    Veterano
    # set/11
    · votar


    eu gosto bastante do clean dos marshall mas é um amp mto caro
    cabe a você escolher o que melhor te agrada

    tpgslash
    Veterano
    # set/11
    · votar


    tu não viu os preços dos marshall la?

    Forza
    Veterano
    # set/11
    · votar


    tpgslash
    Vi, mas só encontrei Marshall da linha MG. Os de 100 e tal.
    Também não tenho muito problema com os Marshall, mas, como têm preços semelhantes ao FM 212, eu iria de Fender mesmo. É mais presença, timbre e potência.

    Depende, é claro, do que você toca.

    tavinho.darr
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Forza, chapa muito obrigado mesmo! Estou em uma dúvida cruel, aliás criei até um tópicotópico.

    Se puder me dizer o tipo de som que você toca, e me falar se ele se dá bem com pedais e etc. eu agradeceria mais um pouco da sua gentileza!

    E também gostaria de saber o que mais você viu por lá em amp's e guitars.

    Forza
    Veterano
    # set/11
    · votar


    tavinho.darr
    Cara, eu toco de tudo um pouco, mas mais jazz, blues e rock. Vou até um Black Label Society.

    Os pedais Boss que tenho se saíram maravilhosamente bem até agora. Eu ia até vender o BD2 devido à qualidade dos drives do canal 2, mas brinquei um pouco com o pedal ontem à noite e descobri uns timbres mais vintage que me agradaram muito. Mandei uns licks country e curti a definição.

    Lá não tem tanta opção quanto a amps, viu? Vi uns Laney - mas não gostei dos amps, nem os da linha LV -, uns Orange, outros Fender... tem os chinas, também, mas não vale a pena comprar pelo preço. Pena que os Orange e Fender sejam muito mais caros, porque são excelentes. Mesmo assim, teria que pensar muito (é muito mais dinheiro). Marshall só os pequenos (abaixo de 100w da linha MG. O único MG100FX que encontrei estava com a lateral estourada e saia pelo preço do FM212r.

    Aconselho as seguintes lojas:
    Musical Center (o site é mais bacana que a loja, mesmo desatualizado. Eles só tinham amps pequenos lá na semana passada. Nada de Marshall MG250DFX ou MG100FX ou qualquer Fender acima de 65w transistor)

    MusicStore (atendimento horrível e preços mais elevados, mas com muita coisa boa. Lá que encontrei vários Laney, os Orange e o Fender Twin)

    World Music (loja confusa, mas às vezes se consegue uma pechincha. Tem Line6 e Meteoro adoidado lá, mas quase nada legal de outras marcas)

    Audio Music (loja estranha e movimentada, mas se consegue uma ou outra coisa boa lá. Vale a pena visitar, mas pode sair com nada)

    Tropical Music (foi lá que comprei a Bugera. É uma loja bem tosquinha, mas eles tem umas coisas boas e baratas)

    Os sites são desatualizados (de quase todas) e é difícil responderem e-mails. Tente ligar ou via messenger.

    Forza
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Ah! Não vi nada de guitarras, mas o Paraguai é o paraíso dos pedais Boss e Seymour Duncan. Haha

    tavinho.darr
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Forza - Obrigado novamente, acho que vou ir lá mesmo então, estava pensando em desistir e comprar por aqui, mas pelo que falou até vale a pena o esforço e o risco...

    Quanto a guitarras eu realmente tenho medo de que sejam falsificadas, já que se existem Gibson da China, porque não poderiam ter outras falsificações também? É um risco...

    Abraço!

    Forza
    Veterano
    # set/11
    · votar


    tavinho.darr
    Pra mim valeu, cara. Hoje tivemos um ensaio mais longo e deu pra ouvir bem o amp. Usei só uns 20% do Master + uns 20% do Volume (ganho) dos canais. E o som ficou fantástico. Nunca imaginei tanta presença nos solos: a guitarra finalmente sobressai. Usei bastante o BD2 (em riffs mais hard), o CE5 e o DD7. Fantástico. O baterista babava no som.

    Acho que, se for na loja certa (e, lá, a garantida é a Music Store), não tem erro. Tem coisa respeitável lá. ;)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual amp (para guitarra) é adequado para o meu som?