Por que os hand mades nacionais nao tem clones/projetos baseados em Valvulados Hi Gain?

Autor Mensagem
Buja
Veterano
# jun/16
· votar


Ismah
A referencia de high gain é sim dos valvulados. Claro, a referencia da grande maioria dos timbres de guitarra que temos vai vir de um valvulado, seja por causa do timbre da epoca onde transistor, se existia, era bosta, ou porque realmente toda banda que se preze tocava com um valvuladão e as gravações eram microfonadas.

Quero expor, e tambem tirar duvidas, sobre se um factral, kempel, helix da vida simulando um mesa + 4x12 + triple wreck plugado num excelente amp transistor flat nao faria o mesmo ou melhor que o mesa original valvuladao.

Mas, se eu abrir o dialogo todo aqui, foge completamente do proposito do topico. O que eu queria mesmo dizer é que o high gain hoje pode ser composto tao bem ou até melhor com uma boa simulacao e um amp com a resposta o mais flat possivel.

Vejo tantas gravações high gain absurdamente bem feitas, usando somente uma pedaleira comum e normal pra nós, gravado num pc i3 com reaper, com toda a degradação do youtube e fones de ouvido de 10 conto.

Hoje em dia seria mesmo necessario a aquisição ou producao de um amp valvulado que praticamente copie um triple rectifier pra tocar fielmente um metallica?

Por isso penso que os fabricantes nacionais nao pensam em criar ou clonar um amp like a soldano, engl, mesmo um laney ironheart, ja que o high gain, da pra se conseguir bem, e muito bem, com uma gt10 da vida.

Agora se conseguir aquele timbrao quente, vivo, estalado, que bate fundo no timpano, de um autentico 65 twin reverb, e que nao custe 7k doletas, ai sim, nao é tarea mole. O fabricante que faz e consegue, tem poucas mas garantidas vendas!

MMI
Veterano
# jun/16
· votar


Buja

se trata de guitarras e nao de carros antigos ou de armamento.

Mas não tem diferença. Isso é brincadeira de gente grande, mistura investimento e paixão, num mercado totalmente diferente do normal. A diferença é que ao contrário desses dois citados, existe um livre trânsito nas fronteiras, guitarras você põe no case e viaja sem muita papelada e explicações. Dá para "lavar dinheiro", fazer "caixa 2" inclusive.

Ismah

Colecionadores é outra vibe, no mundo dos "tocadores" ele é exceção então.

Não é. Ele tem muita coisa, talvez pela quantidade e fama seja exceção. Mas como ele tem o Slash, Kirk Hammet, Brian Ray, Joe Perry, Ace Frehley, David Gilmour...

JoeCruzGuitar
Veterano
# jun/16
· votar


O Bona esta com 4 59s, pelo menos da ultima vez que vi eram a -> Skinner, Spot, Magellan e Batman.

É muita coisa, o cara deve faturar muito bem com as tours. Acho um puta lance legal, pelo menos são guitarras que estão sendo tocadas, geralmente elas ficam guardadas na sala climatizada de algum endinheirado.

Enfim, só postei pq é um assunto que curto, mas nem saquei pq um topico sobre higain nacional foi parar nas bursts do cara, mas essa é a graça de foruns.

Em relação aos valvulados higain -> Alien Evolution ou Monster.

The Man Who Sold The World
Veterano
# jun/16
· votar


Buja
som de valvula pra alguns estilos musicais não tem nem como competir, mas reconheço que pra outros estilos musicais mais novos, a tecnologia atual consegue suprir qualquer necessidade, com uma fractal para efeitos, roland jazz chorus pra som limpo? não tem nem o que dizer
ao mesmo tempo que não conseguiria imaginar o dimebag darrell usando um valvulado, não imagino o joe bonamassa usando um transistor
acredito que o "timbre de blues" ficou caracterizado pelas valvulas, se é melhor ou pior? não sei, é diferente
ai entramos no aspecto mais desgraçado do guitarrista, o saudosismo
que junta: a questão de marca que falamos, não aceitação de novas tecnologias, os instrumentos vintage, etc, etc etc

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# jun/16
· votar


The Man Who Sold The World

"acredito que o "timbre de blues" ficou caracterizado pelas valvulas"

Então bro, mas diz a lenda que ninguém menos que ele, BB King, cansou de usar amps transistorizados...

Curioso, mas outro dia conversando com um amigo que é engenheiro elétrico mas não saca patavinas de instrumentos/equipamentos, comentei com ele que meu sonho era adquirir um amplificador valvuladão.

Ele virou pra mim e disse: "Válvula? Pra que você vai querer tocar com uma velharia, uma tecnologia antiquada dessas"?

Abç

Buja
Veterano
# jun/16 · Editado por: Buja
· votar


Felipe Stathopoulos
É o que eu disse. Nao que o valvulado seja ruim, muito pelo contrario, pra nos é um sonho, mas quem quer hoje eu valvuladão, ta querendo tirar o timbre que está no valvuladao, timbre esse que foi tocado laaaa naquela epoca, anos 60, 70 etc.
O timbre está ali. Nas valvulas fritando, no amp fervendo.

Mas hoje, nao vejo nenhum motivo de não se conseguir fazer um excelente metal, com um timbraço, com uma zoom g5, ou me 80.
Naqueeeeela epoca nao tinha tecnologia pra isso. Hoje tem, e de sobra.
Da pra fazer um excelente high gain com um iphone.

Então, pra que os fabricantes nacionais vao fazer um amp high gain que é caro pra kaceta pra tentar competir com um americano ou britanico, sendo que no fritar dos ovos mesmo, o guitarrista que quer ter um valvuladao high gain ta querendo mesmo é o jcm ou algum rectifier, pra preencher seu ego, e nao por causa do timbre?

Ja o cara quer quer um valvulado e procura um fabricante nacional, nao ta nem ai pra marca em si. Tanto faz se é TMiranda, Acedo, Alien, Pedrone, Sollo, etc. O cara quer o timbre do clean mais limpo e cristanico com muito headroom, que bate ou até supera o valvulado nos primordios do clapton.
Esse cara nao quer high gain. Esse cara quer no maximo uma chuchada, mas da valvula. Ele quer ver sua semi-acustica tremer na perna dele quando repousa numa nota de tensao. Ele quer bater um Mizao e o timbre entrar fundo no timpano dele e fazer os pelo do braço arrepiar tudo.
Esse quer o valvulado e merece isso de fato.

Agora montar o circuito do jcm so com componentes tops, fazer um acabamento top, tentar vender barato pra guitarrista que na verdade quer é o jcm original, é, (me desculpe), ser otario.
Da pra pegar um valvulado qualquer, socar no talo, meter 1 pedalzao de drive + 1 delay e tocar até Gorgoroth.
Ou entao compra a M de um amp Engl e faz a mesma coisa.
Ta sem grana, compra um roland 40, bota no preset do extreme, e manda bala.
Juro que até o mais experiente nao vai sacar a diferença final na mix, se foi um mesa original com 10 pedais wampler pra cima, se for um fractral, ou se foi somente um guitar rig com uma interface honesta.

Lelo Mig
Membro
# jun/16
· votar


The Man Who Sold The World

"acredito que o "timbre de blues" ficou caracterizado pelas valvulas"

Cara, guitarrista é uma raça dukaraleo prá propagar merda, falar besteira e se achar expert formado em áudio na NASA...há muita viagem, muita lenda nestes conceitos propagados à exaustão, baseados no empirismo e sem fundamento científico algum.

BB King, "A Referência" em Blues, cansou de usar Gibson L5 e Roland jazz Chorus, ambos SS.

SergioTrindade
Veterano
# jun/16
· votar


Lelo Mig
"Cara, guitarrista é uma raça dukaraleo prá propagar merda, falar besteira e se achar expert formado em áudio na NASA...há muita viagem, muita lenda nestes conceitos propagados à exaustão, baseados no empirismo e sem fundamento científico algum."

Obrigado por postar sua opinião cientificamente fundamentada, é muito esclarecedora para nós que não temos experiência, mas tente fazer isso sem perder o senso de civilidade.

Lelo Mig
Membro
# jun/16 · Editado por: Lelo Mig
· votar


SergioTrindade

Cara EU sou guitarrista, e consequentemente quando digo "guitarristas" estou me incluindo.

Será que um pouco de humor e de ironia, são tão ofensivos assim? É muito melindre num fórum frequentado por "teoricamente adultos"... mas, se sentiu-se pessoalmente ofendido, minha publicas desculpas, não foi a intenção.

Fui!

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# jun/16
· votar


Buja

É isso aí bro.

Eu confesso que tenho uma GAS duca de vender as calças e chamar um Rect ou um Diezel.

Mas quando paro pra pensar realmente não sei se vale a pena, no meu caso.

Abç

SergioTrindade
Veterano
# jun/16
· votar


Lelo Mig[b][/b]
Não me senti ofendido, sô
Mesmo porque o comentário não foi sobre minha opinião.
Apenas retribui um pouco da ironia e do bom humor, pois não entendi o fundamento.
B.B. King tocava blues e era muito bem projetado industria fonográfica, mas isso não faz dele um fundamento técnico primordial para a escolha de equipamento.
Onde quer que ele esteja, certamente está com seu tweed 5F6-A, rindo dessa discussão.
Concordo com você, existem excelentes amplificadores transistorizados, inclusive o L5. Mas, ao que me consta não é Gibson, mas sim da Lab Series.
Gibson L5 que eu conheço é uma guitarra, não um amp.

The Man Who Sold The World
Veterano
# jun/16 · Editado por: The Man Who Sold The World
· votar


Lelo Mig
eu não disse que eu penso assim
o que eu disse é, o saudosismo do guitarrista, faz ele querer ter um timbre igual o do les paul na decada de 50, e querer recriar esse timbre a qualquer custo
o guitarrista de blues, sente que o timbre de blues está na valvula, gasta 50 mil num fender bassman e acha que qualquer guitarra que ele ligar no amp vai soar igual a guita do chuck berry
não me senti ofendido pelo seu comentario, pq eu não penso assim, sou mente aberta pra qualquer tipo de equipamento, só acho que te faltou interpretar um pouco mais o que eu disse, de repente tu não leu a parte qe eu falei sobre o saudosismo, que é o que muitas vezes acaba com a industria de instrumentos e perifericos para a musica

Lelo Mig
Membro
# jun/16 · Editado por: Lelo Mig
· votar


SergioTrindade

"Mas, ao que me consta não é Gibson, mas sim da Lab Series."

Você esta correto, me equivoquei. Não existe Gibson L5 amp. Acho que a imagem da Lucille na cabeça, me induziu ao erro. Obrigado!

"existem excelentes amplificadores transistorizados"

A ironia em minha colocação, nem foi em defesa dos transistorizados (ainda que goste de alguns). Mas no sentido de que muito poucos teóricos de Youtube, seriam capazes de perceber a diferença de B.B King com seu L5 ou com seu Tweed.... ainda que a diferença seja gritante, percebe?

Alguns de nós vêm de uma "safra" onde se tocava de Sonata, Phelpa, Giannini, Palmer e etc.... galgando equipos e palcos, e com experiência aprendendo. Tocando, ouvindo e conversando com os "consertadores" conhecedores de fato, em suas oficinas com pilhas de equipos desmontados.

Hoje, têm muita gente que nunca saiu do quarto, e não sabe soldar um foi em outro, discurssando sobre válvulas, reverb de molas, microfones de fita e etc...

Mas, uma coisa é fato... eu implico com isso, ironizo muitas vezes e, sem dúvida, acabo sendo repetitivo... reconheço.

Abraço!

The Man Who Sold The World

Eu não acho que você pense assim... apenas aproveitei a deixa em seu comentário.

Mas, reconheço que redigi mal... não ficou muito clara minha intenção!

The Man Who Sold The World
Veterano
# jun/16
· votar


Lelo Mig
treino é treino, jogo é jogo
a quantidade de guitarristas que papagaia que valvulado é melhor que transistor sem nem ter tocado em um valvulado bom ou num transistor bom é enorme (infelizmente o FCC ajuda nisso)
outro dia eu vi o tom keifer ligando uma gibson 1959 num fender mustang, e ai? o timbre dele ficou incrivel
cara, uma coisa que eu aprendi é: nunca leve em consideração o que te falam sobre os equipamentos, lembro de quando falavam sobre os falantes de 12"
mas diversos albuns foram gravados com um fender champ tweed, então..

Ismah
Veterano
# jun/16
· votar


MMI
Colecionadores é outra vibe, no mundo dos "tocadores" ele é exceção então.

Não é. Ele tem muita coisa, talvez pela quantidade e fama seja exceção. Mas como ele tem o Slash, Kirk Hammet, Brian Ray, Joe Perry, Ace Frehley, David Gilmour...


Não sou conhecedor dessa área, mas ainda assim, a lista é pequena... Quantos outros milhões de guitarristas existem? Todavia, a maior parte dos músicos acumula instrumentos ao longo da carreira, raramente tem só um...

Buja
Quero expor, e tambem tirar duvidas, sobre se um factral, kempel, helix da vida simulando um mesa + 4x12 + triple wreck plugado num excelente amp transistor flat nao faria o mesmo ou melhor que o mesa original valvuladao.

Cara isso é totalmente subjetivo... Na moral mesmo, tu sabe diferenciar de ouvido se é Marshall ou Fender? E se é LP ou SG? Eu não sempre...
Porque Hendrix tirava um drive foda pra caralho com singles, e Slash sempre preferiu Humbuckers? Quem tem drive melhor? Que argumento objetivo prova isso?

O que eu queria mesmo dizer é que o high gain hoje pode ser composto tao bem ou até melhor com uma boa simulacao e um amp com a resposta o mais flat possivel.

Perfeito, mas o que é um timbre high gain? Como conceituar isso? Estabelecer um parâmetro para algo subjetvo?

Vejo tantas gravações high gain absurdamente bem feitas, usando somente uma pedaleira comum e normal pra nós, gravado num pc i3 com reaper, com toda a degradação do youtube e fones de ouvido de 10 conto.


Prova que temos boas simulações, e que isso é prático... Nada mais...
Agora se tu pode ter o amp, porque simular? Essa colocação é a mesma coisa que dizer que uma bronha é o mesmo que traçar uma mulher... Provavelmente nos dois tu chega no mesmo destino... Novamente a discussão de Analog vs Digital...



Hoje em dia seria mesmo necessario a aquisição ou producao de um amp valvulado que praticamente copie um triple rectifier pra tocar fielmente um metallica?

Necessário é subordinado ao objetivo. Lembra? Bronha ou mulher?

Por isso penso que os fabricantes nacionais nao pensam em criar ou clonar um amp like a soldano, engl, mesmo um laney ironheart, ja que o high gain, da pra se conseguir bem, e muito bem, com uma gt10 da vida. Agora se conseguir aquele timbrao quente, vivo, estalado, que bate fundo no timpano, de um autentico 65 twin reverb, e que nao custe 7k doletas, ai sim, nao é tarea mole. O fabricante que faz e consegue, tem poucas mas garantidas vendas!

Pra mim e os colegas foristas tu mente, mas pra ti mesmo eu sei que não tem como... Diferencia a simulação do original... É? rsrsrs

Da pra fazer um excelente high gain com um iphone.

Então, pra que os fabricantes nacionais vao fazer um amp high gain que é caro pra kaceta pra tentar competir com um americano ou britanico, sendo que no fritar dos ovos mesmo, o guitarrista que quer ter um valvuladao high gain ta querendo mesmo é o jcm ou algum rectifier, pra preencher seu ego, e nao por causa do timbre?


E porque dos demais precisa amp? Tudo dá para se fazer simulado e ficar bom... Mas porque bronha se tu gosta de mulher?

Lelo Mig
guitarrista é uma raça dukaraleo prá propagar merda, falar besteira e se achar expert formado em áudio na NASA...há muita viagem, muita lenda nestes conceitos propagados à exaustão, baseados no empirismo e sem fundamento científico algum.

No audio o número é exponencialmente maior...

Hoje, têm muita gente que nunca saiu do quarto, e não sabe soldar um foi em outro, discurssando sobre válvulas, reverb de molas, microfones de fita e etc..
The Man Who Sold The World
lembro de quando falavam sobre os falantes de 12"

A frequência mais baixa/grave que um cone de AF reproduz "linearmente", está ligada ao seu diâmetro.

Sendo F = 344 / λ

- 344 é a velocidade em m/s, do som no ar a 20ºC
- λ (lambda) é o comprimento de onda

Em um cone de 12", ou 30,48cm...

F = 344 / 0,3048 = 1128,6Hz

Numa variação de 3dB de linearidade, se chega até 1/4 λ = diâmetro do cone.

F = 344 / 0,3048*4 = 282,1Hz

A nota mais frequência mais grave, fundamental da mizona de uma guitarra afinada em Standart E, é 80 e poucos hertz, o primeiro harmônico está em 160 e poucos só... Numa música em que a nota mais grave for um D, a freq mais baixa será por volta de 140Hz,,,

Vamos falar de caixas...?

Open back se comportam como baffle finitos (placas quadradas) onde a freq mais baixa emitida linearmente, é igual a medida do lado do quadrado. Ondas mais longas se cancelam mecanicamente, não interessa o falante de 4" ou 21".Geralmente de guitarra são sintonizadas em 160Hz...

Closed back se comportam como suspenção acústica, bass reflex do tipo seladas, ou dutadas (quando tem um furo)... Segue um vídeo pra concluir... Tem uma explicação de cornetas também...



HortaRates
Membro
# jun/16 · Editado por: HortaRates
· votar


Ismah
Po Ismah, curto suas postagens e você fala muita coisa legal e divulga muita informação interessante aqui no forum... mas essa comparação de simulação x valvulado com bronha x mulher foi de cair o c* da bunda. Mais nada a ver impossível.

Agora se tu pode ter o amp, porque simular?
Bom, não posso te responder porque definitivamente não posso ter o amp. Mas por que não pergunta pro Kiko?
https://www.youtube.com/watch?v=VDaEy1G-tag

Cara é indiscutivelmente virtuose, toca numa das maiores bandas de metal do mundo, pode ter o equip que quiser. E toca com simulador.

Ismah
Veterano
# jun/16
· votar


HortaRates



não posso te responder porque definitivamente não posso ter o amp. Mas por que não pergunta pro Kiko?

O mais óbvio: porque ele quer. Mas também, pelo motivo que toda banda na estrada poderia usar uma pedaleira: praticidade... Onde antes precisariam desembolsar alguns milhares de reais por show, com transporte, carriers/carregadores e roadies, diárias destes, manutenção por danos, taxas por excesso nos voos, seguro viagem e tudo mais, ali usam dois ou três roadies e são felizes... Essa é a realidade de um show performático como o deles. Agora num show como o ACDC a coisa é meio like anos 80.. A performance ainda é a música antes da banda, etc...

essa comparação de simulação x valvulado com bronha x mulher foi de cair o c* da bunda

A ideia era esse choque mesmo... Pois da mesma forma a briga de digital vs analógico é "mais nada a ver impossível".

JulianoF.
Membro Novato
# jun/16 · Editado por: JulianoF.
· votar


MMI
Mas como ele tem o Slash, Kirk Hammet, Brian Ray, Joe Perry, Ace Frehley, David Gilmour...
Inclusive o Kirk Hammet é o atual dono da LP 59 que foi do Peter Green e do Gary Moore. E é a única guitarra que eu vi imagens dele usando ao vivo, nos últimos.. 20+ anos, que não está equipada com EMGs.


Em relação ao assunto do tópico, acho que já foi mais que discutido. É uma questão de custo e mercadológica.

Minha dúvida é um pouco diferente. Boa parte dos sons high-gain, a distorção vem do pré-amp. Porque os fabricantes nacionais, não fazem pedais/racks de pré-amp, high gain?
Sei que a 56inc fazia (ou ainda faz?) e tinha modelos baseados no Recto e no 5150. Um camarada com quem eu tocava tinha um, e era uma sonzeira.
Mas poderia ter mais opções, imho. Até para que tem grava em casa, e não quer vender a alma para pagar as multas de condominio. hehe.

Cristhyano
Veterano
# jun/16 · Editado por: Cristhyano
· votar


Farei 30 anos daqui dois meses e continuo ouvindo black, death e thrash.

Uma coisa que a galera não sabe é que muita banda dessas utilizaram e ainda utilizam amps não valvulados.

Chuck Schuldiner usava um Marshall Valvestate 8100.

A idéia de escolher um simulador ao invez do amp original, pelo menos pra mim, é que simulador te da uma gama ampla de amps e não um amp só e o custo benefício disso é monstro.

Hoje em dia muita banda tem um puta paredão de amps no palco, mas ta sendo microfonado outra coisa por trás daquilo. Outra coisa muito menos impressionante diga-se. Vi isso em fotos de sets do Immortal e Slayer.

Não duvido que isso aconteça também com muita banda "vintage".


PS: talvez haja uma confusão por minha parte, mas por simulação eu quero dizer software foda de simulação e uma boa interface instrumento > computador.

krixzy
Veterano
# jun/16
· votar


Olha o que encontrei, não sabia que tinha todo esse timbre:



Calime
Veterano
# jun/16
· votar


krixzy

Tem uns vídeos de outro brow fazendo nessa linha aí tbm. O Mini8 funciona mto bem. Fico imaginando um de 100w.....

vo ver se acho os videos aqui...

The Man Who Sold The World
Veterano
# jun/16
· votar


Calime
100w? haahhahaha oloco, vai tocar no maracanã?

Calime
Veterano
# jun/16
· votar




Calime
Veterano
# jun/16 · Editado por: Calime
· votar


The Man Who Sold The World

Já tive valve de 120 watts man....de outro fabricante. A galera dos Metáu é ignorante, kkkkkkk


O Felipe(manager da Sollo) inclusive tá com projeto de 100 watts.

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# jun/16
· votar


Legal pacaray...

krixzy
Veterano
# jun/16
· votar


Calime
Muito show, preciso criar vergonha na cara e comprar um amp, já faz uns anos que toco apenas com vst's kkkkk...

Calime
Veterano
# jun/16 · Editado por: Calime
· votar


krixzy

Hj não uso mais valve. Uso um combo 2x12 Crate gt 120 SS de 120 watts tbm, que fala mto bem. Consegui aliar praticidade(logística), custo e qualidade sonora satisfatória. Mesmo sabendo que não é o ápice do timbre, esse amp+POD HD 500 no loop me fazem mto feliz.

Del-Rei
Veterano
# jun/16
· votar


Calime
The Man Who Sold The World
Pra galera que curte clean mega hyper cristalino, quanto maior a potência, melhor. Mas fora isso, acho uma baita desnecessidade. Pra galera que é profissional e toca em grandes palcos já é exagero (até porque tudo acaba sendo microfonado), imagina pra quem toca em locais fechados ou no quarto...

Um aceno de longe!!!

Calime
Veterano
# jun/16 · Editado por: Calime
· votar


Del-Rei

Kra, pra mim isso tem mto a ver com o tipo de som que vc toca, e com o tamanho e acústica do local que vc toca. Já vi gente tocando blues de boa com amp de 10 watts e tirando timbrão, sendo ouvido mesmo sem microfonar o amp. Acústica legal do local somado ao estilo que o kra toca.

No meu caso, toco um som high gain, em locais médios, com acústica e PA meia boca, não dá pra confiar tanto na microfonação. O batera que toca comigo tem uma mão pesada do caramba, se colocar um amp meia boca, com a caixa meia boca, vc ninguém vai conseguir escutar sua guitar. Pra começo de conversa, tem que ser de 80 watts pr acima mesmo (no caso de guitarra). Dependendo do local e PA, as vezes(raramente) uso a pedaleira em linha, tbm fica legal. Em um show maior, com melhor estrutura, pra mim nada melhor que uma simulação ligada em linha, gosto MUITO dessa praticidade. Enfim, cada caso é um caso.

Buja
Veterano
# jun/16
· votar


Del-Rei
Eu, particularmente, acho que uma analise sob olhar frio, mostra que um ampão dessas potencias é desnecessario em quase 100% das situacoes. Como voce disse, no palco pequeno, nao gasta tanta potencia, mesmo no hyper clean.
No palco e publico de medio a grande (medio eu digo umas 5 mil pessoas), tudo é microfonado. No quarto então, ninguem é louco de passar do volume 1.
So de assoprar no knob de volume ja vai de zero a ensurdecedor.

Nos normalmente tocamos pra publico de umas 500 pessoas com amp de 50w SS e nao da pra abrir o volume. Se fosse 50w valve, duvido que daria pra usar alem do 3 ou 4, chegar ao ponto de excitar as valvulas sem usar a chave que atenua a potencia.
Imagina amp de 100w valve. Que doidera! Acho que da pra tocar num aeroporto e afabar o som de todas as decolagens.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Por que os hand mades nacionais nao tem clones/projetos baseados em Valvulados Hi Gain?