Som ambiente para escolas

    Autor Mensagem
    john m c
    Veterano
    # abr/16


    (utilizei a busca e não encontrei o que precisava)
    olá.
    Tenho uma escola de educação infantil, e toda vez que algum pai chega, precisamos correr e chamar os respectivos alunos.
    Decidimos então, (aliás, convenci minha mãe que isso é algo necessário, FINALMENTE) que precisamos de um sistema com microfone na secretaria, e uma caixa de som em cada sala e em um ambiente externo (no total 5 ambientes).
    Possuímos um microfone semi profissional, e uma caixa amplificada multi uso.
    porém, acho que não é um bom negócio utilizar esse microfone, pq vai estragar.
    enfim, busco algumas dicas de que materiais utilizar, como fazer as instalações e tudo mais, levando em conta que pretendemos gastar no máximo até uns 500R$.

    Vlw

    Matec
    Membro
    # abr/16
    · votar


    Dependendo do número de ambientes a serem inclusos no seu sistema o valor deve ser muito maior do que vc está falando.

    Além do microfone, terá que ter um equipamento de amplificação compatível com o número de caixas que vc vai colocar (pelo menos uma para cada ambiente), a fiação a ser passada, etc. Inclua também a mão de obra da instalação.

    Faça uma pesquisa para ver o que é realmente necessário para o seu caso.

    Abs

    john m c
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Faça uma pesquisa para ver o que é realmente necessário para o seu caso.

    estive pensando também na possibilidade de usar som em apenas um ambiente, o que diminuiria o número de falantes, e facilitaria a instalação, que poderia ser feita por mim mesmo, ou até mesmo ir aumentando aos poucos.
    uma mesa de som daquelas mais simples resolveria o problema da amplificação?

    Ismah
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    john m c

    Antes de algo técnico, acredita mesmo que a criança vai vir para sua sala ou portaria quando for chamada?

    john m c
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Antes de algo técnico, acredita mesmo que a criança vai vir para sua sala ou portaria quando for chamada?

    a criança não. mas o professor responsável por ela sim.

    boblau
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    john m c

    pensando um pouquinho fora da casinha:

    será que um grupo no WhatsApp específico para este fim não funcionaria melhor?

    Quem está na portaria chama o professor ou o aluno pelo WhatsApp e resolve sem precisar fica uma barulheira de alto falantes.

    Vc faz um plano e um treinamento específico com os envolvidos.

    Eu pensei nisso, porque quando vou buscar meu filho na escola, eu chamo ele pelo WhatsApp.

    john m c
    Veterano
    # abr/16 · Editado por: john m c
    · votar


    Acredito que isso não funcionaria aqui, pois criaria distrações, e essas distrações podem apresentar riscos as crianças.

    Um sinal sonoro como o que planejamos seria mais facil de ser interpretado. E evitaria alguns problemas

    boblau
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Bom, se é assim, comece passando a fiação para uma caixa de som para cada ambiente que deseja o sinal, desde que a distância até o amplificador não seja maior que uns 10-15 metros. Compre cabos de duas cores. Não use os conduítes das tomadas de energia.

    Depois um amplificador simples de baixa potência que tenha entrada de um microfone pelo menos.

    Um microfone simples.

    Caixas de som para quantos forem os ambientes.

    Um cuidado é casar as impedâncias das caixas com o amplificador. Nada muito difícil de ser feito, se todas forem de impedância igual e comparadas em pares de 2, 4 ou 8.

    Não acredito que vá sair menos de R$ 500,00 para 5 ambientes.

    Faça uma cotação e passe aqui o que vc encontrou que a galera te ajuda na compra, ligação, etc.

    john m c
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    ok.

    Assim que eu começar a montar o conjunto vou atualizando o tópico.

    Foi de grande ajuda!!!

    Ismah
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    john m c

    Devem existir motivos para o pai não se dirigir a sala, mas... enfim...

    Entendo que o que tu precisa é uma entrada e chaves que mandem esse áudio para caixas diversas, espalhadas uma em cada ambiente.

    - Um microfone para as chamadas
    - Pré-amp linear
    - Chaves tácteis para chavear entre salas A, B, C, D, E, F... Dois capacitores para isolar a chave e evitar click's. Elas ligam diretamente a saída do pré na caixa.
    - Caixas satélite amplificadas para cada ambiente como a Sa-620t Hayonik
    - Ou passivas como as BSA CLW6 com amp externo

    Custo? 2mil pra começar.

    Iversonfr
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    john m c

    Fica tranquilo que você não é o primeiro a precisar disso e inclusive vendem kits prontos pra facilitar sua vida.

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-703127784-kit-6-caixa-som-ambie nte-e-1-amplificador-e-setorizador-_JM

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-694471493-kit-sonorizaco-ambien te-frahm-slim1000-6-caixas-som-orion-_JM

    Só procurar que tem mais. O primeiro acho legal pois consegue controlar os volumes separados, seria bom pro que você quer. É pouca coisa a mais do que você quer gastar e resolve bem.

    john m c
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Devem existir motivos para o pai não se dirigir a sala, mas... enfim...

    São mais de 60 pais, que vêm buscar seus filhos ao mesmo tempo, Consegue imaginar o tumulto se cada pai fosse até a sala buscar seu filho?
    É isso que estamos tentando evitar.

    Só procurar que tem mais. O primeiro acho legal pois consegue controlar os volumes separados, seria bom pro que você quer. É pouca coisa a mais do que você quer gastar e resolve bem.


    Interessante, estava procurando algo assim mesmo.
    Mas, fiz as contas aqui, e eu acho que só duas caixas servem pra mim, já que as salas são bem próximas e minha mãe já disse que não quer controle individual de som. (apesar de eu achar uma ótima ideia.)

    Iversonfr
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Ismah
    Custo? 2mil pra começar.

    Nossa Ismah, mais uma vez você dando certeza do que não conhece, igual do plug on/off de XLR. Dois mil reais pra sequer começar a montar isso? E ainda pelo que entendi você quer que ele solde um circuito DIY com chaves tácteis e capacitores. Daqui a pouco vão falar que ele precisa de um Beta58 e monitores ativos porque senão não presta.

    Sejamos práticos e coerentes gente, é coisa simples que ele precisa. Ele só quer chamar o professor ou aluno sem ter que ir na sala, qualquer caixa e sistema simples resolve. Não entendo essa necessidade de ter que ter opinião sobre tudo o tempo todo, até com coisas que não conhece.

    john m c
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Pessoal, segundo os kits que o Iversonfr passou, o amplificador possui 30w de potencia, e cada caixa 50w, isso influencia em algo?

    Ismah
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Iversonfr

    Bicho... Se tu pesquisasse saberia que cada caixa ou arandela custa de 150 a 250 reais, 5 delas custam de 750 a 1250 reais, cabos, conectores amps, microfone, pré, mão de obra... não saem de graça! E tem cidade que eletricista é caro, porque não tem.

    Quanto a minha suposta necessidade de opinar sobre tudo, na minha terra se chama vontade de ajudar.

    Ismah
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    john m c

    Na prática significa que o falante vai passar fome. Não tenho ideia do volume que um grupo de crianças em algazarra faz, mas PODE não bastar.

    john m c
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Ismah
    Na prática significa que o falante vai passar fome. Não tenho ideia do volume que um grupo de crianças em algazarra faz, mas PODE não bastar.


    em outras palavras, significa que cada caixa iria receber apenas 30w, ou o conjunto todo?

    Ismah
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Pra ser sincero não havia visitado os links, até o momento.
    Não há como saber, mas imagino que independente que não seja, já que o objetivo do segundo kit parece ser sonorizar o mesmo ambiente, e não ambientes diferentes. O primeiro parece mais interessante e confiável. Em nenhum dos casos as informações são precisas, anúncios são confusos etc...

    No teu caso específico, o problema é maior porque na articulação da fala, temos diferenças gigantes de volume alto e baixo, o que faz 100W parecem 1W de música, quando se aplica voz. E temos que cobrir "um bando de babuínos bobocas balbuciando em bando" (Minerva McGonagall - Harry Potter)... Vou consultar os universitários aqui, e ver o que me sugerem.

    É só essa minha preocupação ao te indicar um aparelho qualquer.

    john m c
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    A espessura do fio influencia em algo?

    Ismah
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Influencia na impedância, e no custo. A corrente que o fio terá de conduzir depende a impedância da caixa e da potência aplicada, com base nisso e no comprimento do fio, se calcula a espessura.

    A conta é A = √(P/Z), ou seja, Corrente (A) é igual, a raíz da potência (P) do amp, dividida pela impedância (Z) da caixa.

    Sabendo a corrente que fluirá pelo fio qualquer lugar saberá te indicar a espessura adequada, e tem essa tabelinha que poderá seguir.

    Acredito que na pior hipótese (operar a 2ohms)
    1,0mm² deverá bastar para até 100W @ 2ohms e 30m.
    1,5mm² deverão bastar para até 200W @ 2ohms e 30m.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Som ambiente para escolas