Dicas para regulagem de som para violão em ambiente pra 600 pessoas

    Autor Mensagem
    paulofbraga
    Veterano
    # mar/08


    Caros colegas,

    Desculpem as besteiras ou impropriedades, mas é que não entendo quase nada desse aspecto mais técnico de som...

    É o seguinte, me reuno em uma Igreja (mais ou menos 600 pessoas) em que dividimos em uma caixa acústica SP4, o retorno do violão e do teclado (parece que essa caixa tem uma corneta tb, segundo quem comprou, pra realçar os agudos). Ligamos os instrumentos (o violão e o teclado) em um equalizador e o equalizador nessa SP4.


    No entanto violonistas sempre reclamam que o som do violão não se destaca e se perde no meio dos outros instrumentos (teclado, baixo, guitarra e percussão).

    Pra resolver essa situação, primeiramente pensei em adquirir um amplificador pro violão, mas me disseram que talvez fosse melhor montar uma caixa e ligar o violão diretamente na mesa que controla o som geral do espaço.

    Essa realmente seria a melhor opção? Se sim, quais dicas vcs poderiam me dar pra montar a caixa? Quais falantes, potência etc...


    Agradeço demais galera, pois queria mto resolver esse problema...


    Abraços,

    Paulo

    Zero Zen
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    paulofbraga

    Esta solução que vocês utilizam é bastante "econômica" para dizer o mínimo.

    Principalmente quando se sabe que as "Igrejas" enriquecem a olhos vistos.

    Em uma abordagem bem simples, eu diria que você tem duas situações importantes e diversas soluções.

    1a. Se você quer ouvir a si mesmo no palco, você pode depender de um amplificador para o seu violão ou do retorno da mesa ou P.A.

    2a. Se você quer ser ouvido no ambiente, principalmente se ele for grande, você precisa recorrer à Mesa ou o P.A.

    Esclareço que a Mesa ou P.A. (Public Address) é o equipamento que endereça o som à platéia.

    Assim, pondo de lado o Amplificador para o Violão, ligando seu instrumento diretamente na Mesa de Som, você fica vinculado às regulagens do operador de áudio ou aquelas pré estabelecidas na mesa de mixagem.

    Nestes casos, pode ocorrer de você não ser ouvido pela platéia e nem mesmo conseguir ouvir a si próprio no palco.

    Você apenas pode exigir do operador de áudio mais retorno para o palco e depois da apresentação, relatar-lhe o ocorrido, ou seja, que lhe disseram que o violão está com volume muito baixo para a platéia.

    Porém, com amplificação própria no palco, pelo menos você poderá ouvir a si próprio, independente do operador de áudio/Mesa/P.A., simplesmente aumentando o volume do amplificador do violão, ou aproximando-se mais dele.

    Com o amplificador exclusivo você resolve o problema no palco, mas ainda dependerá do operador de aúdio ou da utilização da Mesa e do P.A. para fornecer o som para a platéia.

    paulofbraga
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Zero zen,

    Valeu pela ajuda. A questão nem é de dinheiro, já que o som só está ruim pois ninguém lá entende mto do assunto...

    Entendi bem a sua explicação. Quanto ao violão, qual seria a melhor solução: um amplificador ou uma caixa de retorno ligada no PA? (Li alguns tópicos em que as pessoas aconselham a ligar o violão no PA...)

    Se optar pela caixa de retorno, quais opções de montagem vcs indicam (Falantes, potência etc)

    paulofbraga
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Caixa de retorno ligada no PA = ligar em linha (aos poucos vou aprendendo os termos..rsrs)

    Zero Zen
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: Zero Zen
    · votar


    paulofbraga

    Se o problema não é dinheiro, arranje um bom amplificador para violão. Existem diversas marcas no mercado. Pelo menos você garante que vai se ouvir no palco.

    Como eu disse anteriormente, ligar direto na Mesa é uma opção, por certo a mais econômica. Porém torna você dependente da Mesa e do operador para ouvir a si mesmo. É sempre um problema.

    Quanto ao chamado retorno, no meu tempo eram apenas algumas das caixas que iam para o público, direcionadas para o palco, de forma que o vocalista pudesse ouvir a si próprio.

    Hoje em dia elas podem ter amplificação e equalização específica para não criar microfonias.

    A amplificação para espetáculos é um universo bastante amplo.

    As possibilidades são tantas e os equipamentos são tão variados, de acordo com os ambientes e as necessidades, com existência ou não de operador durante as apresentações, que eu não me sinto qualificado para dar palpites ou sugestões mais sérias.

    O melhor que você faz é procurar aqui no forum informações sobre: Amplificadores para violão, Amplificação de palco para violão e assuntos correlatos.

    Você vai encontrar muita informação e poderá filtrar o que mais lhe interessar.

    Ou mesmo, quando tiver oportunidade de assistir um show, observar e conversar com os operadores. É uma boa escola.

    Boa sorte.

    Zero Zen
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    paulofbraga

    Para que não passe batido.

    Você sempre precisará usar a Mesa/P.A. para levar o som do violão para a platéia, pois o amp de palco não é suficiente para isso.

    Mas com ele você pode colher o som para mesa da saída direta do ampli (quase todos tem), de um microfone próximo do ampli, ou mesmo de um pedal ABY ou um Direct Box, colocados após o violão e antes do amplificador, que divide o sinal em dois, enviando um para o seu amp e enviando outro para a mesa.

    Os volumes para o público são responsabilidade do operador da Mesa, que mixa os sinais dos diversos instrumentos e voz.

    Se ele está te sabotando, chega junto e dá uns cascudos nele. hehehe

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dicas para regulagem de som para violão em ambiente pra 600 pessoas