Autor |
Mensagem |
Ramsay Veterano |
# dez/15
· votar
Tchê, como eu havia dito, o ajuste do Bias foi sugerido pelo proprio Acedo. Segundo ele, é justamente para aumentar a vida útil principalmente, mas ele disse que poderia ter uma piora no som caso somente trocasse a KT88 sem ajustar.
andeeer Pois é, pode até parecer arrogância da minha parte, mas, o que o Acedo falou sobre o ajuste de bias não procede, simples assim.
Eu sou formado em eletrônica há muito tempo e te afirmo com certeza que amps single-ended (com apenas uma válvula de potência) não precisam de ajuste de bias, porque eles utilizam auto-polarização através de um resistor ligado no catodo da válvula (no seu caso a KT88).
O único propósito do trimpot ligado na KT88 é o de reduzir o ruído "humm" do amp e não o de fazer ajuste de bias.
Quanto ao outro trimpot ligado nas 12AX7, não sei ao certo qual é a função, mas, talvez seja para ajustar a voltagem de funcionamento dessas válvulas que consomem muito pouca corrente.
|
Ismah Veterano |
# dez/15
· votar
Ramsay
Mas nada impediria de não se usar BIAS auto ajustável certo?
|
Ramsay Veterano |
# dez/15
· votar
Ismah Até pode, mas, pra isso, o catodo da válvula de potência teria que estar ligado a terra e seria necessário um circuito de bias formado por diversos capacitores e resistores. Isso, até aumenta a potência de saída do amp single-ended, em uns 20/30 %, mas, na prática quase nenhum fabricante utiliza essa opção,porque diminui em muito o SAG que se espera de um amp valvulado old fashion.
|
Ismah Veterano |
# dez/15
· votar
Vai que o cara é mais louco que pensamos rsrsrs
|
Ismah Veterano |
# dez/15
· votar
Vai que o cara é mais louco que pensamos rsrsrs
|
ogner Veterano
|
# dez/15
· votar
Ramsay Ismah Carai, que diabos!!! Agora vou ter q mandar meu amp pro acedo olhar!! Vai que ele fica melhor ainda!? :)
Malditos trimpots!!!
¬¬
|
andeeer Membro Novato |
# dez/15
· votar
Ramsay Ismah
Opa!! então caras, eu não manjo!!! mas se vocês que manjam dizem, está dito!!!
ogner Se fizer isso, posta o feedback!!!
Enfim, apesar dos pesares, duvidas e etc, to tri feliz com meu a290!!! é literalmente música pros meus ouvidos XD
Ismah
Bah galo veio, ta pertinho!! apesar que Caxias tb tem uma patota de musico bom pra caraio!!
Abraços
|
marfu Membro |
# nov/17
· votar
bom... so pra complementar o post. O 290, usa bias ajustavel, com fonte de -50vdc. Catodo aterrado.
|