| Autor | Mensagem | 
| Ramsay Veterano
 | # dez/15 · votar

Tchê, como eu havia dito, o ajuste do Bias foi sugerido pelo proprio Acedo. Segundo ele, é justamente para aumentar a vida útil principalmente, mas ele disse que poderia ter uma piora no som caso somente trocasse a KT88 sem ajustar.

andeeer
 Pois é, pode até parecer arrogância da minha parte, mas, o que o Acedo falou sobre o ajuste de bias não procede, simples assim.

Eu sou formado em eletrônica há muito tempo e te afirmo com certeza que amps single-ended (com apenas uma válvula de potência) não precisam de ajuste de bias, porque eles utilizam auto-polarização através de um resistor ligado no catodo da válvula (no seu caso a KT88).

O único propósito do trimpot ligado na KT88 é o de reduzir o ruído "humm" do amp e não o de fazer ajuste de bias.

Quanto ao outro trimpot ligado nas 12AX7, não sei ao certo qual é a função, mas, talvez seja para ajustar a voltagem de funcionamento dessas válvulas que consomem muito pouca corrente.

| 
| Ismah Veterano
 | # dez/15 · votar

Ramsay

Mas nada impediria de não se usar BIAS auto ajustável certo?

| 
| Ramsay Veterano
 | # dez/15 · votar

Ismah
 Até pode, mas, pra isso, o catodo da válvula de potência teria que estar ligado a terra e seria necessário um circuito de bias formado por diversos capacitores e resistores.
 Isso, até aumenta a potência de saída do amp single-ended, em uns 20/30 %, mas, na prática quase nenhum fabricante utiliza essa opção,porque diminui em muito o SAG que se espera de um amp valvulado old fashion.

| 
| Ismah Veterano
 | # dez/15 · votar

Vai que o cara é mais louco que pensamos rsrsrs

| 
| Ismah Veterano
 | # dez/15 · votar

Vai que o cara é mais louco que pensamos rsrsrs

| 
| ogner Veterano

| # dez/15 · votar

Ramsay
 Ismah
 Carai, que diabos!!! Agora vou ter q mandar meu amp pro acedo olhar!! Vai que ele fica melhor ainda!? :)

Malditos trimpots!!!

¬¬

| 
| andeeer Membro Novato
 | # dez/15 · votar

Ramsay
 Ismah

Opa!! então caras, eu não manjo!!! mas se vocês que manjam dizem, está dito!!!

ogner
 Se fizer isso, posta o feedback!!!

Enfim, apesar dos pesares, duvidas e etc, to tri feliz com meu a290!!!
 é literalmente música pros meus ouvidos XD

Ismah

Bah galo veio, ta pertinho!! apesar que Caxias tb tem uma patota de musico bom pra caraio!!

Abraços

| 
| marfu Membro
 | # nov/17 · votar

bom... so pra complementar o post.
 O 290, usa bias ajustavel, com fonte de -50vdc.
 Catodo aterrado.

|