Ruido em Acedo 290

    Autor Mensagem
    Head 2
    Veterano
    # fev/18


    Boa noite a todos. Gostaria de agradecer mais uma vez pelas precisas informações prestadas no fórum. Nos últimos dias tenho me debruçado sobre o trabalho de encontrar um amplificador valvulado que me atenda (será meu primeiro!) e li centenas de tópicos aqui, os quais me levaram até o excelente Acedo 290. Contudo, ao escutar o vídeo do próprio acedo tocando o amp com uma Gibson SG percebi um hum (bastante alto) sobretudo no minuto 3:15 do vídeo. Fica bastante claro ao escutar com fones de ouvido. Alguém poderia me esclarecer se esse ruído é normal? Grato ;)

    LeandroP
    Moderador
    # fev/18
    · votar


    Head 2

    É normal sim. E no caso este ruído aparece no canal que tem o ganho mais alto. Seria como um ruído normal de um pedal hi-gain, por exemplo.

    Head 2
    Veterano
    # fev/18 · Editado por: Head 2
    · votar


    LeandroP

    Imaginei que fosse inerente ao amp mesmo! Mas confesso que desanimei um pouco, achei BEM alto! Será que foi só impressão no vídeo? Digo, no dia a dia chega a ser algo incomodo ou acostuma-se?

    makumbator
    Moderador
    # fev/18
    · votar


    Head 2

    Parece muito alto pois o mic está na boca do falante (é como se seu ouvido estivesse posicionado ali). O ruído aparece mesmo nesse caso. No todo de uma banda isso nem aparece (e em uma gravação pode-se mutar os trechos sem música e com ruído para melhorar ainda mais).

    Head 2
    Veterano
    # fev/18
    · votar


    makumbator

    Grato pelo esclarecimento! Aproveitando o tópico, os dois canais de distorção desse amp vem da saturação das válvulas do pré, correto? Dei uma pesquisada na válvula do power, é uma KT88. Li que ela é difícil de saturar. Seria possível tirar distorção de power nesse amp? Ou as válvulas do pré inevitavelmente sempre saturariam antes dela?

    LeandroP
    Moderador
    # fev/18 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Li que ela é difícil de saturar. Seria possível tirar distorção de power nesse amp?

    Se você aumentar o volume da potência, ela vai saturar, mesmo que seja esta válvula KT88. E se quiser saturar ainda mais, então você pode injetar mais ganho através de pré amplificadores específicos pra este fim. Ou seja, ou o próprio pré do amplificador (os canais de distorção) ou com auxilio de pedais.

    O legal deste modelo é o circuito single-ended, que entrega um sinal mais puro da sua guitarra. Por conta disso você não obtém uma boa potência, mas um som com uma qualidade melhor (que também é muito relativo). Já o circuito do tipo push-pull utiliza as válvulas em pares casados, pra aumentar a potência. Por exemplo, uma válvula EL84 oferece +/- 7,5 watts. Um amplificador de 30watts vai utilizar dois pares desta válvula num circuito push-pull. Contudo, não se obtém a mesma pureza dos circuitos single-ended. Esta válvula KT88 sozinha consegue te oferecer 20watts com um bom headroom.

    EDIT: Peço que me corrijam caso tenha escrito aqui alguma bobagem. Digo isso em um nível de usuário (experiência), não de técnico no assunto.

    Head 2
    Veterano
    # fev/18
    · votar


    Certo! Obrigado pelas informações gente! ;)

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/18
    · votar


    Head 2
    Cara, com um amp desses e mais alguns pedaiszinhos (2 ou 3), e uma boa guitarra, tu não precisará de mais nada, nem mesmo para tocar "ao vivo"...
    Abç

    LeandroP
    Moderador
    # fev/18
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Se ele optar por uma versão com loop e reverb de mola, tá bonito!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/18
    · votar


    LeandroP
    Nem acho loop necessário não...
    Reverb sim.
    Abç

    LeandroP
    Moderador
    # fev/18
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    O meu não tem loop, é apenas um canal. Mas com dois ou mais canais acho legal um loop pra ligar os efeitos (chorus, delay) depois do canal de drive.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/18
    · votar


    LeandroP
    Huumm...
    Se vc ligar nesse amp um wah, umchorus (ou um phaser) e um delay, todos true by-pass, não precisa de loop não...
    Abç

    LeandroP
    Moderador
    # fev/18
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Se eu ligar esses pedais na entrada do ampli e usar o canal sujo, pode "dar ruim" em alguns efeitos, como chorus, delay, que pessoalmente só uso depois do drive/distortion

    macaco veio
    Veterano
    # fev/18
    · votar


    Head 2
    isto tudo ai é distorção de pre, e muito provavelmente tenha diodos junto com as válvulas pra dar essa distorção toda. Note que so tem duas 12AX7 pra dar essa distorção toda. Se estivesse saturando a KT88 teria mais compressão nas notas e no entanto as notas são todas estaladas secas. Não vejo nada demais nesse SE, ate o suposto clean ta chrunchado (mesmo com um mid scoop cortando os medios todo o que da pra sentir no ouvido, era pra sair limpinho), não ta clean puro. Não consegui ouvir ruido hum, mas se tiver quando muda pra alguma outra equalização é sinal que sacrificaram no esquema deixando passar batido em troca de um ganho a mais (passou do limite aceitavel de ruido).

    marfu
    Membro
    # fev/18
    · votar


    Head 2
    isto tudo ai é distorção de pre, e muito provavelmente tenha diodos junto com as válvulas pra dar essa distorção toda. Note que so tem duas 12AX7 pra dar essa distorção toda. Se estivesse saturando a KT88 teria mais compressão nas notas e no entanto as notas são todas estaladas secas. Não vejo nada demais nesse SE, ate o suposto clean ta chrunchado (mesmo com um mid scoop cortando os medios todo o que da pra sentir no ouvido, era pra sair limpinho), não ta clean puro. Não consegui ouvir ruido hum, mas se tiver quando muda pra alguma outra equalização é sinal que sacrificaram no esquema deixando passar batido em troca de um ganho a mais (passou do limite aceitavel de ruido).


    O drive deste amp é obtido com a inserção de 01 triodo no circuito.
    A comutação é por rele.

    henriquelhrf2
    Veterano
    # mar/18
    · votar


    Esse amp praticamente nao tem som limpo. Tive um em maos por uns dias. Testem antes de comprar.

    StratovariaCaster
    Membro Novato
    # mar/18
    · votar


    henriquelhrf2
    Estranho é que parece que o clean dele ta sempre no crunch mesmo

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ruido em Acedo 290