Problema acedo 290 [Utilizei a busca]

Autor Mensagem
andeeer
Membro Novato
# nov/15
· votar


Ismah
Numere os pinos pelo datasheet da KT88.

Não te compreendi direito... Seria pela posição no conector?

Notei que na base da KT88 tem um "vinco" que tem um encaixe a prova de erros.

Ismah
Veterano
# nov/15 · Editado por: Ismah
· votar


Pois então, esse vinco te dá o norte pra numerar os pinos no soquete.

Segue o link do datasheet da KT88 (está na página 5)

http://www.r-type.org/pdfs/kt88.pdf

andeeer
Membro Novato
# nov/15
· votar


Ismah
Pois então, esse vinco te dá o norte pra numerar os pinos no soquete.

Segue o link do datasheet da KT88 (está na página 5)

http://www.r-type.org/pdfs/kt88.pdf


Cara... No socket tem esse mesmo vinco.. Quando tirei e coloquei a valvula, sempre coloquei nesta posição.

O socket pode estar errado será?

andeeer
Membro Novato
# nov/15
· votar


Ismah

Foto do socket
Da pra ver o encaixe que falei.. Sempre coloquei a valvula neste pino.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# nov/15
· votar


andeeer
Acho melhor não mexer nesses trimpots. deixa assim, troque as válvulas, saíram da fabrica ajustados. Não acredito que seja obrigatório o ajuste a cada troca de válvulas,em nenhum amp. Entre em contato com o Paulo Acedo e pergunte a respeito.

andeeer
Membro Novato
# nov/15
· votar


Luiz_RibeiroSP
Acho melhor não mexer nesses trimpots. deixa assim, troque as válvulas, saíram da fabrica ajustados. Não acredito que seja obrigatório o ajuste a cada troca de válvulas,em nenhum amp. Entre em contato com o Paulo Acedo e pergunte a respeito.

Cara, foi exatamente o que eu fiz, a recomendação do ajuste foi do proprio Paulo. Da uma lida na pág 1.

As valvulas já comprei, só morrendo aguardando a espera :(

Abraço

MauricioBahia
Moderador
# dez/15
· votar


Acho melhor não mexer nesses trimpots. deixa assim, troque as válvulas, saíram da fabrica ajustados. Não acredito que seja obrigatório o ajuste a cada troca de válvulas,em nenhum amp. Entre em contato com o Paulo Acedo e pergunte a respeito.

(2)

andeeer
Membro Novato
# dez/15
· votar


MauricioBahia

A idéia é não mexer mesmo. A menos que seja necessário e descomplicado...

Ismah
Veterano
# dez/15
· votar


andeeer

Infelizmente o que te sugeri já é complicado. rs
Ia pedir pra vc rotear em qual pino esses trimpots estão ligados.
O Bias não é tão complicado, mas um pouco complexo, envolve contas e tal... Deixa assim que é melhor :P

ogner
Veterano
# dez/15
· votar


Ismah
Ia pedir pra vc rotear em qual pino esses trimpots estão ligados.
O Bias não é tão complicado, mas um pouco complexo, envolve contas e tal... Deixa assim que é melhor :P

Deixa so eu desmontar o meu com calma que conversamos!! Se for possivel fazer o ajuste somente com um multimetro, quero tentar!! hehehehehe!!!

andeeer
Membro Novato
# dez/15
· votar


Ismah
Consigo identificar sem problemas. Mas vou conseguir só no final de semana.
Estou viajando pra BH a trabalho...

ogner
Se conseguir passa a info a diante!!

Abraço

Ismah
Veterano
# dez/15 · Editado por: Ismah
· votar


ogner

Dá pra fazer. Tutorial abaixo... (também fiquei sabendo que existem classe A, com regulagem de BIAS).

http://valvulados.com/conteudo/regulagem_bias.html

andeeer

Deixa pro Tio Óg, que é mais experiente. Até porque aí ele já me informa o que quero saber.
Não quero o peso de vc desregular o amp, ou pior tomar um cagaço da tensão de placa (+B). rsrs

andeeer
Membro Novato
# dez/15
· votar


Ismah
Sou quase técnico em eletrônica tchê!

Enfim, chegou a valvula agora a tarde. e eu acabo de chegar de BH.

Vou colocar a nova KT88 e rezar pra funcionar!!!

ogner
OG! Aguardo os testes da regulagem rsrsrs

Abraços e desejem-me sorte!

andeeer
Membro Novato
# dez/15
· votar


Ismah
ogner
Its alive!!!!!

troquei a KT88 logo que liguei ele já ligou todas as valvulas.

Pensa numa criança feliz!!!

Resta agora saber a respeito da regulagem de bias......

Vo esperar o Óg ver isso antes de fechar o topico!

OBS.: já comprei 1 kt88 e 2 12ax7 pra deixar de reserva. não quero ficar mais uma semana sem amp.

Abraços!!!

MauricioBahia
Moderador
# dez/15
· votar


andeeer

Boa!

Ismah
Veterano
# dez/15
· votar


andeeer

Let's go man! \o/\o/

Não tome como desprezo, mas ser quase técnico em eletrônica não ajuda, já que os cursos raramente falam de válvulas, sem ser historicamente, e antecessora do transistor.

ogner
Veterano
# dez/15
· votar


andeeer
Boa!! Imaginei q funcionaria!!

Po, vc "quase tecnico" ta melhor q eu, sou apenas um "fuçador curioso", hehehehe! Estou bem sem tempo, mas pretendo saber mais e ver sobre o bias do 290 sim!

andeeer
Membro Novato
# dez/15
· votar


Ismah
Tenho mais é receio de meter a mão em algo que não conheço e acabar estragando rsrsrs vou tratar de estudar mais sobre o assunto. O que tu disse é bem verdade. Em 2 anos de técnico, só "ouvi" falar em valvulas.

Aliás, outra coisa que não se ensina mais a fazer é soldar. Agora é Protoboard pra tudo!

ogner
Tchê, pior é que até o diploma eu tenho. E formado na melhor escola técnica do RS...
Digo quase técnico porque quando fiz o curso (uns 8 anos atrás) era um piá de bosta que não queria nada da vida.. so estudava pra tirar nota suficiente pra passar. Nunca exerci profissão de eletrônico de fato, apesar de hoje trabalhar com manutenção de máquinas, nos dias atuais é só "troca peça" e já eras.

Mesmo assim, agradeço a atenção dos senhores!

Abraço e bons sons!

Soultunes
Membro
# dez/15
· votar


Mais facil perguntar ao Paulo, não li acima se alguem já fez isto mas acredito que o 290 não tenha regulagem de bias.

andeeer
Membro Novato
# dez/15
· votar


Soultunes
A sugestão de regulagem foi do próprio Paulo. Mas logicamente tem custo, além da mão de obra, no meu caso, o frete.. e o tempo sem o amp.

Se de fato não houver outra forma, vou mandar para ele.

A questão é que guitarrista ta sempre quebrado de grana! haha

Abraço

MauricioBahia
Moderador
# dez/15
· votar


andeeer

Pra que regular o bias? O som tá ruim ou isso seria para aumentar a durabilidade?

Abs

henriquelhrf2
Veterano
# dez/15
· votar


SIngle ended tem ajuste de bias?

Ismah
Veterano
# dez/15 · Editado por: Ismah
· votar


andeeer

Tu é de onde? E tua escola foi Liberato acaso?

henriquelhrf2

Dependendo da classe e forma que foi construído. Independente de ser single ended ou não. Meu Duovox 100B tem BIAS FIXO.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# dez/15 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
· votar


andeeer
Velho, deixa assim, já que esta funcionando. Eu tenho um pouquinho de experiência pois montei um amp. Teoricamente a impedância da válvula varia de acordo com lote, más esta alteração em regra é tão pequena que no máximo vai ter um pouco de variação tonal, que provavelmente você nem perceba. Se você não tem experiência com essas coisas não mexa, pode ser pior. no meu amp eu nem coloquei trimpot para ajustar bias.

edit: só para relatar uma coisa que aconteceu no meu amp, durante algumas experiências com o ajuste de bias, eu aumentei um pouco a corrente da válvula, para deslocar o ponto quiescente para uma região mais linear e ter um som mais limpo. O som ficou mais limpo e com mais grave. fiquei satisfeito com o resultado mas quando o ajuste de ganho e volume ficavam em um certo nível, o amp começava a ressonar (barulho de humm). tive que voltar o valor da corrente para o ponto de trabalho anterior. Ainda não sei porque aconteceu, por isso recomendo mais uma vez que não mexa.

Soultunes
Membro
# dez/15
· votar


andeeer
A sugestão de regulagem foi do próprio Paulo.

Caramba, aprendi mais uma aqui.

Sei lá de onde havia tirado esta idéia, mas na minha cabeça amplificadores do tipo single ended não possuiam regulagem de bias, era só tirar a valvula defeituosa e colocar uma nova e já elvis.

BTW, um ultimo comentário, esse amplificador do Paulo Acedo é demais, putaaaaa timbre animal.

Ismah
Veterano
# dez/15
· votar


Luiz_RibeiroSP

Provavelmente por causa de que vc seguiu um projeto Fender, com negative feedback. Quando esse ponto se deslocou para menos (próximo a 120Hz, o referido "hum"), a merda aconteceu rsrs

A regulagem do bias faz mais sentido num Marshall que num Fender pela falta do negative feedback pro amp "ficar mais solto". Isso tudo gera efeitos diferentes no output. E qualquer diferença antes soa fraca num Fender, enquanto é algo avassalador num Marshall.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# dez/15 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
· votar


Ismah
Minha realimentação foi feita com um divisor de tensão entre os filamentos do trafo de 6v, ligado no pino de placa da EL84. Não tenho como fazer afirmações sem levar no laboratório mas acredito que o circuito teve uma realimentação positiva com alguma frequência filtrada do ruído, como num oscilador colpitts. Mas só medindo para saber, como não vou mais mexer nele, vou ficar sem saber. Não quero arriscar estragar um trafo de 300R$.

Ismah
Veterano
# dez/15
· votar


Luiz_RibeiroSP

Geralmente vem do trafo, é um dos segredos dos Fender comprimirem mais que os Marshall, mas é de fato isso que deixa o amp preso, comprimindo antes do headroom máximo...

andeeer
Membro Novato
# dez/15
· votar


Fala gurizada! depois de duas semanas fora na labuta, BH, depois Blumenau.

De volta a Poa.

Soultunes
O amp é realmente foda cara! pra som vintage é demais! pra quem curte um som mais pesado tipo metal não é tãããão bacana. O canal de drive do 290 eu praticamente não uso. fico só no clean e no crunch :)

OBS: pra sons mais pesados, eu toquei em um Alien e curti DEMAIS! Puta amp também.

Ismah
Cara, eu sou de Canoas, região metropolitana de Porto Alegre-RS.

Estudei no Parobé, escola técnica estadual.

MauricioBahia
Tchê, como eu havia dito, o ajuste do Bias foi sugerido pelo proprio Acedo. Segundo ele, é justamente para aumentar a vida útil principalmente, mas ele disse que poderia ter uma piora no som caso somente trocasse a KT88 sem ajustar.

No final, troquei a KT88 por uma Eletro Harmonix e o som me pareceu melhor até. Inclusive está falando mais do que antes. Acho que a antiga KT88 tava mesmo indo pro pau.


Tenho uma outra dúvida agora, notei após a troca da KT88.

Uma das 12ax7 está ligeiramente "mais fraca" que a outra e também que a KT88 nova.

Pode ser sinal que está indo pro pau também?


Abraços!!!

Ismah
Veterano
# dez/15
· votar


andeeer
Cara, eu sou de Canoas, região metropolitana de Porto Alegre-RS.

Também to na volta... Sou do interior, Bom Princípio :P

Uma das 12ax7 está ligeiramente "mais fraca" que a outra e também que a KT88 nova.
Pode ser sinal que está indo pro pau também?


Ou que a KT88 está "mais quente", que antes e derivando mais corrente, por efeito sag, diminuindo a alimentação da 12AX7. É um pouco improvável, já que isso seria caso de fonte subdimensionada, mas...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Problema acedo 290 [Utilizei a busca]