Como melhorar o clean de um valvulado alto ganho?

Autor Mensagem
Schenker
Veterano
# nov/15
· votar


Australlis

Identifique qual slot de válvula que timbra o clean (provavelmente vai ser o V2, visto que o V1, na maioria esmagadora dos amps é o estágio de entrada/ganho inicial).

Troque a 12AX7 que está lá por uma 5751 (NUNCA TROQUE POR UMA 12AU7 OU 12AT7, visto que estas válvulas possuem correntes totalmente diferentes de uma 12AX7, só a pinagem é igual).

a 5751 é uma 12AX7 de menor ganho (cerca de 30% menos).

Australlis
Veterano
# nov/15
· votar


Testei controlando o volume e usando um pedal equalizador como falaram anteriormente e melhorou, não é lá aquele som limpo, mas já está aceitável, sobre a troca das válvulas deve melhorar, mas n quero gastar com válvulas nesse momento. obrigado a todos pelas dicas.

Ismah
Veterano
# nov/15
· votar


Schenker

E a troca oposta (12AU7/12AT7, por 12AX7) é válida?

Iversonfr
Veterano
# nov/15
· votar


Schenker

Poderia explicar o porquê disso? Se a válvula aguenta mais corrente, entendo que ela vai distorcer menos, só isso. Fiz essa troca por 12at7 no meu ampli ja faz um tempo e a única coisa que percebi foi que ganhei headroom. Pode danificar algo no longo prazo?

Australlis
Veterano
# nov/15
· votar


JÁ conhecem esse pedal aqui?
Electro-Harmonix Signal Pad Passive Attenuator



SergioTrindade
Veterano
# nov/15 · Editado por: SergioTrindade
· votar


Trocar uma 12AX7 por uma 12AT7 não vai estragar o amplificador pois a corrente drenada é insignificante e continuará insignificante mesmo que dobre ou triplique, etc. Se duvida, faça a medição da corrente drenada com cada válvula (basta medir a tensão no pino ou 8 e dividi-la pelo valor do respectivo resistor de cátodo). Geralmente a 12AX7, em estágios de ganho convencionais, vai dar algo próximo de 1,5V÷1500Ω=1mA. O problema é que não vai ser vantagem nenhuma diminuir o fator de amplificação. Mais simples baixar o volume. Não adianta querer reinventar a roda. Mudar de válvula é interessante apenas quando se quer alterar mesmo as características do circuito com um objetivo definido. Eu uso, por exemplo válvula 12AV7 como recover de reverb em um amp porque não uso todo o ganho e a válvula é muito barata. O som não melhorou nem piorou por causa disso.

Iversonfr
Veterano
# nov/15 · Editado por: Iversonfr
· votar


SergioTrindade

Obrigado pela resposta, fico mais tranquilo saber que não vai estragar o ampli a longo prazo. O que me diz a respeito deste artigo? Foi ele que me convenceu trocar a P.I pela 12at7. Abs!

SergioTrindade
Veterano
# nov/15 · Editado por: SergioTrindade
· votar


Iversonfr
Tem muita bobagem que se escreve por aí.
O fato de suportar uma corrente de 10mA, não significa que a válvula vá drenar 5 vezes mais corrente no mesmo circuito.
Tem que analisar o funcionamento do circuito. Se observarmos, por exempo o P.I. de um antigo Deluxe Reverb, nesse esquema, a corrente drenada, medida através do resistor de 22K do cátodo da 12AT7 vai ser de 75,5V÷22.047=3mA.

Schenker
Veterano
# nov/15
· votar


Ismah


menos pior, mas também não recomendado.

O grande problema na verdade é a longo prazo. O problema desse procedimento é que as válvulas 12AX7 e 12AT7 não são equivalentes. A válvula 12AT7 tem impedâncias e pontos de trabalho completamente distintos daqueles da válvula 12AX7. Trocar uma 12AX7 por uma 12AT7 pode, ao longo do tempo, causar danos ao amplificador.

Imagine que enquanto efetivamente a 12AT7 tem 40% ou menos em valores MU que a 12AX7, ela também tem resistência muito menor na placa do circuito. A 250 volts a 12AX7 na placa tem uma resistência de cerca de 62.5K enquanto o 12AT7 é de cerca de 10.9K à mesma tensão. Isto significa que muito mais da queda de tensão irá ocorrer através do resistor de carga da placa em vez de na placa diretamente. E isto pode, em um pico de tensão da rede queimar sua placa.

SergioTrindade
Veterano
# nov/15 · Editado por: SergioTrindade
· votar


Schenker
Esse pico de tensão vai queimar muita coisa antes conseguir torrar da placa de uma válvula de preamp.
Uma válvula que dissipa mais potência (e não corrente) tende a se desgastar mais rápido, mas isso não é defeito, é o desgaste natural do uso.
Da mesma forma, nos referimos aqui a danos ao amp, no caso, a fonte de tensão.
Recomendo que entendam o circuito e façam as contas considerando as diversas condições de resistência do anodo antes de tirar conclusões desse tipo.
Quantos amplificadores você já viu queimar porque usou uma 12AT7 no lugar de uma 12AX7? Que tipo de dano ela causou ao amplificador?
Tomemos o exemplo dos valores de Mu que você citou.
Considerando constante impedâncias (10,8k e 68,5k) para as duas válvulas. Supondo que, em um estágio normal de pre-amplificação, a válvula possua um resistor de 100K no anodo e 1,5K no cátodo aterrado, com uma tensão total de 250v, desde a fonte.
A corrente no sistema, pela lei de ohm seria determinada por:
12AX7: I=250/(10.800+100.000+1.500)= 2,2ma
12AT7: I=250/(68.500+100.000+1.500)= 1,5ma
Essa diferença de menos de 1 miliampere é inofensivo e absolutamente insignificante na durabilidade do amplificador.

Ismah
Veterano
# nov/15
· votar


Schenker

Eu te questionei pelos motivos que o SergioTrindade te colocou. Fiquei curioso em entender seus argumentos.

Todo circuito valvulado, é projetado com certa folga, até por não existirem válvulas tão lineares. Essa pequena diferença realmente é insignificante.

Quer um exemplo? Meu 100B tem pré com uma 12AX7, e uma 12AT7 como inversora. Porém ele funcionou ao menos 25 anos ao contrário.

O circuito perdeu ganho, ganhou compressão, e desgastou talvez 1% mais que se não.

SergioTrindade
Veterano
# nov/15
· votar


Vale lembrar que essa folga que o Ismah mencionou é no circuito de preamp. Não dá p/ fazer essas brincadeiras com válvula de potência, sobretudo em módulos de bias fixa.

d.alves
Veterano
# nov/15
· votar


Brother, tenta usar um pedal de booster limpo pra amplificar o som no canal limpo.
O MXR Micro Amp é muito bom para isso.

Iversonfr
Veterano
# nov/15
· votar


d.alves

Se tratando de um ampli valvulado, essa seria uma péssima escolha. Colocar um M133 antes do input vai distorcer ainda mais as válvulas do pré. Ele não vai ter mais volume e sim mais distorção. Colocando no loop também vai distorcer, menos mas vai, porém não é recomendável colocar um pedal pra dar boost no loop pois pode danificar o amplificador.

Esse MXR é um ótimo pedal, tenho um, porém não vai ajudar em nada o que ele quer, muito pelo contrário.

Australlis
Veterano
# nov/15
· votar


Eu to usando um boss equalizer, melhorou um pouco.
ouvir dizer que ligando uma pedaleira pela ligação 4 cabos, da pra desabilitar o pré dele e usar um pré da pedaleira ,e dá pra ter bons resultados...

boblau
Veterano
# nov/15
· votar


Australlis

Funciona sim. Vc sabe fazer?

Na realidade o pré do ampli vira um "efeito" da pedaleira. E vc pode desabilitar ele totalmente.

Vc liga a guitarra na pedaleira, liga um cabo no send FX da pedaleira no input do ampli, liga um cabo no send do loop do ampli no return fx da pedaleira e finalmente liga um cabo no output da pedaleira no return do loop do ampli.

Na pedaleira o pré do ampli estará isolado como um pedal no loop dela.

Neste caso a pedaleira será um pré externo do ampli e o pré do ampli um efeito externo da pedaleira.

Teste, mal não faz.

Drinho
Veterano
# nov/15 · Editado por: Drinho
· votar


Australlis

cara, você consegue falar como tá soando o seu limpo?
não é possivel.....

o 6505 é exatamente o 5150 depois que a peavey deixou de ter os direitos de fabricar com esse nome, isso tá no site da peavey,.,.

o steve morse usou esse amp muito tempo e ele tirava sons limpos muito bons (embora em detalhes não seja exatamente o tipo de limpo que eu gosto)
mas ultimamente tenho visto que dá pra tirar som limpo até de marshall (que é o ampliicador acho que mais infeliz pra isso)

tem que sair alguma coisa boa dai sem adicionar nada, não precisa soardois dumbles sss em stereo, mas alguma coisa legal tem que sair! não é possivel...

Ismah
Veterano
# nov/15
· votar


Drinho

Eu te dou a letra do problema: ele ouve o cara que gravou com um Fender, e quer tirar isso do seu...

Australlis
Veterano
# nov/15
· votar


Drinho
Esse lance acontece no Peavey 6505 (combo) , nos cabeçotes não posso opinar, pois nunca testei um.
Não sou só eu que estou dizendo que o som dele limpo deixa a desejar, só procurar reviews desse amp que 100% dizem que o som limpo dele não é bom. Criei este tópico com intenção de achar algumas alternativas para melhorar o timbre, somente isso, usando um aqualizer já cheguei em um timbre agradavel.

Drinho
Veterano
# nov/15
· votar


Australlis

Não, pelo amor de Deus, não me leve á mal......

É que realmente não conheço um caso de amplificador inaceitável nem pra limpo nem pra sujo.....

se for falar de um top da peavey então....

mas enfim... se voce ja melhorou ok

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como melhorar o clean de um valvulado alto ganho?