Preamp valvulado JCM800, mais ganho.

Autor Mensagem
andyeffect
Veterano
# nov/08


ola galera beleza, eu to montando o preamp do JCM800, para usar como pedal e gostaria de trocar ideias para aumentar o ganho consideravelmente, para metal mesmo.
o projeto ta aqui.
http://www.mhuss.com/MyJCM/JCM800_2204.gif
mais vou fazer somente o preamp



estive olhando esquema de Bogner Shiva

http://www.youtube.com/watch?v=U_e0VFpcKQU
http://www.youtube.com/watch?v=wRifqwuR3hE

que tem um ótimo ganho e verifiquei que esquema é quase igual a marshall, então fiz o seguiinte esquema a partir do Bogner Shiva mods jcm800...
vejam e retornem comentarios...

http://rapidshare.com/files/164954197/jcm800_mods_shiva_bogner.pdf.htm l

valeu pela ajuda


Andre Garcia

roxy
Veterano
# nov/08
· votar


Cara dá uma olhada no JCM2550 limited, é um JCM800 modificado, o Slash tem um, o Jubille é baseado nesse e a zakk tb usa jubille (usava), tenho um de 1988 e na knob de Gain ele tem um push-pull que se acionado aumenta muito o ganho e é de fábrica, talvez se vc olhasse esse esquema?

PS: com o controle de ganho acionado o push-pull vc fica sem som limpo. abraço.

kairi
Veterano
# jun/09
· votar


UP!

andyeffect
E ai brow, como anda a tentativa de aumento de ganho?

Abraços.

Filipe Reis
Veterano
# jun/10
· votar


Pessoal como o nome do tópico já sugere estou precisando aumentar e bastante o ganho do pré que montei... Ele estava como um pré de JCM800 stock e na tentativa de aumentar esse ganho fiz as seguites modificações:

1 - troquei o resistor de 10k de V1b por um resistor de 1k5 (aumentou um pouco o ganho sim)

2 - coloquei um capacitor de 330pf em paralelo com o resistor de 68k do input (sinceramente não ouvi diferença nenhuma !!)

3 - troquei o resistor de 100k de V2a por um resistor de 150k.

4 - troquei o resistor de "slope" 33k por um resistor de 47k (alterou o "range" de médios mas uma modificação legal mas não afetou o ganho em si)


E ai como fazer pra aumentar mais ainda o ganho? Preciso (na verdade não sou eu que preciso) mesmo é de um high gain! Mestres do CFC ajudem-me por favor. Obrigado

snd
Veterano
# jun/10
· votar


Eu acho que tem espaço pra aumentar a tensão de alimentação da válvula, se não me engano o EVH fez isso no passado. Problema que você vai precisar mudar o trafo e isso deve diminuir a vida da coitadinha.

O EVH usou um marshal antes dos 5150, na alimentação ele usava um variac de acordo com essa fonte: http://wwwc.dcns.ne.jp/~epi/english.html
A tensão nos EUA é 110V, ele chegava a colocar 160V. As vávulas trabalhavam todas com sobretensão.

Filipe Reis
Veterano
# jun/10
· votar


Eu acho que tem espaço pra aumentar a tensão de alimentação da válvula, se não me engano o EVH fez isso no passado. Problema que você vai precisar mudar o trafo e isso deve diminuir a vida da coitadinha.


Já estou fazendo isso aqui...hehe estou usando 300 Volts DC. na entrada do circuito.

emaniox
Veterano
# jun/10
· votar


A tensão nos EUA é 110V, ele chegava a colocar 160V. As vávulas trabalhavam todas com sobretensão.


No site que vc indicou, o que foi dito é que a pessoa que escreveu o artigo acredita que o Van Halen colocava 160V. ISto na pratica diminuiria a distorção, pois as valvulas teriam mais espaço.

Ao usar uma tensao menor, a distorção deve aumentar. O problema é que, ao usar o variac, reduz-se tambem a tensão dos filamentos, o que diminui drasticamente a vida util das valvulas.

A popularidade de se usar o variac para reduzir a tensao, e a alusao deste métod ao Van Halen pode er medida. Fazendo uma busca no google por "van halen" variac 90V, obtem-se muito mais resultados do que "van halen" variac 160V.

Concluindo, use tensoes menores. Mas nao abaixe muito, senao a valvula de entrada satura com o sinal da guitarra.

Flw.

tatus
Veterano
# jun/10
· votar


Porque vc não joga 334 Volts DC nos dois resistores de placa como manda o esquema?

kosmiktubes
Veterano
# jun/10
· votar


Filipe Reis

Não sei se ainda está aceitando sugestões, mas lá vai o que eu faria:

1) No local onde mudou o resistor de 10K para 1k5, pode reduzir ainda mais pra 820R. Coloque um capacitor de 250uF x 25V em paralelo com este resistor.

2) Na V2a coloque também um capacitor de 250uf x 25V em paralelo com o resistor de 820R

3) Não pode alterar o resistor de 100k da v2a sem alterar o de 100k do catodo da v2b de acordo. O acoplamento alí é DC e essas duas válvulas trabalham com a referência DC formada por esses dois resistores. O resistor de carga de ânodo da v2a deve ser idêntico ao resistor de cátodo da v2b.

Essas 2 mods acima devem multiplicar o ganho. Não deixe de avisar aí se deu certo, caso decida experimentar!

Um abraço

Filipe Reis
Veterano
# jun/10 · Editado por: Filipe Reis
· votar


ops duplo post!

Filipe Reis
Veterano
# jun/10 · Editado por: Filipe Reis
· votar


Não sei se ainda está aceitando sugestões, mas lá vai o que eu faria:

Claro que aceito! Só quero entender oque cada uma irá fazer.


1) No local onde mudou o resistor de 10K para 1k5, pode reduzir ainda mais pra 820R. Coloque um capacitor de 250uF x 25V em paralelo com este resistor.

Nessa aqui por exemplo por que é necessário esse capacitor em paralelo? Se eu não puser me trará algum tipo de problema?



3) Não pode alterar o resistor de 100k da v2a sem alterar o de 100k do catodo da v2b de acordo. O acoplamento alí é DC e essas duas válvulas trabalham com a referência DC formada por esses dois resistores. O resistor de carga de ânodo da v2a deve ser idêntico ao resistor de cátodo da v2b.

Essa aqui até me assustou! hehe Esses resistores estão "desbalanceados" no momento por que como disse em v2a tá com 150k e em v2b tá com o de 100k original... Novamente pergunto poderá me trazer algum tipo de problema?

Muito obrigado pela ajuda ai! Pode estar certo que estarei testando essas modificações.

tatus
Veterano
# jun/10
· votar


http://www.freewebs.com/valvewizard1/Common_Gain_Stage.pdf

kosmiktubes
Veterano
# jun/10
· votar


Nessa aqui por exemplo por que é necessário esse capacitor em paralelo? Se eu não puser me trará algum tipo de problema?

O cap em paralelo retira o feedback negativo do cátodo. Se não o colocar o ganho vai aumentar muito pouco só abaixando o resistor. Com esses dois caps que sugerí, o ganho desse pré deverá aumentar exponencialmente, inclusive gostaria de saber sua opinião sobre o resultado, se é o que você buscava, porque dificilmente tem como tirar mais ganho de um estágio valvulado com esse cap de 250uF no cátodo.

Essa aqui até me assustou! hehe Esses resistores estão "desbalanceados" no momento por que como disse em v2a tá com 150k e em v2b tá com o de 100k original... Novamente pergunto poderá me trazer algum tipo de problema?

Os dois triodos tem o mesmo nível de corrente, pois são praticamente casados(vamos supor que sim, pois é bem aproximado).

Então veja só o que acontece com o BIAS quando há acomplamento DC: o resistor de 100k da primeira derruba a tensão em Vp. Sendo VB a tensão de alimentação, a saída desse estágio está em VB - Vp volts DC - sem sinal.

Quando os resistores são iguais, a V2b está a Vp acima do zero, chamaremos a tensão desse catodo acima do zero de Vk.

Então a grade de V2b está perto do 0V em relação ao cátodo dela mesma(Vk ~Vp). Enxergou? A V2a está a uma tensão que o resistor de 100k derruba, e a V2b está a uma tensão que o resistor de 100k ELEVA. Em relação uma com a outra, estão praticamente a zero volts DC entre elas, pois estão acopladas em DC. Não estou falando de sinal, somente DC.

Quando você altera o resistor de uma, Vp e Vk não são mais iguais.

Você aumentou o resistor de V2a, então agora Vp < Vk, e a grade de V2b está 50% mais negativa que antes. A região de trabalho está totalmente fora da original.

Danos? Se aumentar só o primeiro resistor, você está tirando o estágio do ponto, mas não haverá dano.

AGORA, se você tivesse aumentado só o segundo resistor, a grade estaria positiva em relação ao cátodo, haveria o que chamamos de "corrente de grade", e a grade vai pro espaço pois ela não suporta corrente alguma.

Espero ter esclarecido aí. Gostaria de saber o que achou do ganho após inserir os 2 caps sugeridos.

Um abraço

kosmiktubes
Veterano
# jun/10
· votar


tatus

O paper que recomendou é tão classico que virou livro. Ainda não tive dinheiro para comprar, mas sem dúvidas está em minha Wish List.

http://www.lulu.com/product/hardcover/designing-valve-preamps-for-guit ar-and-bass/4862957

O Merlin é um gigante, e ele tira dúvidas na maior paciência no forum music-electronics-forum.com - quem gosta da parte técnica, e lê inglês, com dificuldade ou não, recomendo.

Minha parte favorita daquele local é onde usuários compartilham projetos que construiram, vejam este Bassman recente que bacana(eu chamo o Marshall JTM45 de Bassman, porque é de fato um Bassman, de cabeça pra baixo já que na Inglaterra tudo é ao contrário).

http://music-electronics-forum.com/t19780/

Filipe Reis
Veterano
# jun/10
· votar


zefonseca
Cara eu fiz mais algumas alterações aqui e estou chegando perto do ganho que quero

1 - Eliminei o resistor de 68k do input só deixando o capacitor de 330pf

2- Troquei o reistor do plate de v1a de 100k para 180k !

E ai tem alguma coisa errada?

Muito obrigado pelas explicações e esteja certo que eu tentarei elas sim!

tatus
Veterano
# jun/10
· votar


zefonseca, tem razão
esse artigo me obrigou a melhorar o inglês. Agora não confundo mais resistência de carga com resistor de placa, rsrs
Pode parecer que é onda mas comprei um livro (Curso completo de eletrônica - U.S. NAVY - Hemus) gringo e traduzido, o tradutor provavelmente não entende muito de eletrônica pois fez esse tipo de confusão em vários momentos.

Peguei a dica do Merlin nesse link aqui:
http://www.freewebs.com/valvewizard/index.html
Ele explica e exemplifica estágios de pré, power, fonte, filamentos e tudo mais. Para começar tá bom demais.

Legal mesmo a montagem do Bassman, vou explorar essa dica.

Pego muitas dicas na Aiken também, gosto desta seção:
http://www.aikenamps.com/TI_Aiken_Q&A.html

kosmiktubes
Veterano
# jun/10
· votar


Filipe Reis

1 - Eliminei o resistor de 68k do input só deixando o capacitor de 330pf

O resistor de 68K forma um filtro com a capacitância interna da válvula. É um matador de RF. Sem ele, você pode ter problemas em palcos e locais com muita interferência.

Não sei a utilidade do cap de 330pf na entrada, você está matando boa parte do sinal com ele, pode tirá-lo de lá.

2- Troquei o reistor do plate de v1a de 100k para 180k !

Isso aumenta um pouco o ganho, mas aumenta o ruido se não aumentar junto o de catodo(sobe a impedância do estágio).

Quando dividir o de anodo pelo de catodo, procure manter entre 60 e 100 o múltiplo. Quando somar os dois, divida a tensão pela soma e veja se a corrente não caiu abaixo de 1 mA.

kosmiktubes
Veterano
# jun/10
· votar


tatus

O Aiken é excelente. E como você disse todos esses recursos nos forçam a praticar o Inglês.

O livro da marinha dos EUA é um dos melhores que já lí, o tenho em inglês original e está sempre aqui na minha frente, na mesa!

Até hoje tenho um pouco de "birra" com a Marshall por esse fato. O JTM45 é um Bassman de cabeça pra baixo. Clonaram até os 4 jacks de entrada, tudo.

Filipe Reis
Veterano
# jun/10 · Editado por: Filipe Reis
· votar


zefonseca
Não sei a utilidade do cap de 330pf na entrada, você está matando boa parte do sinal com ele, pode tirá-lo de lá.


Estranho...quando ponho um jumper o som fica instável e sem definição. Em todo caso estarei fazendo esse teste de novo.

kosmiktubes
Veterano
# jun/10
· votar


Filipe Reis

Estranho...quando ponho um jumper o som fica instável e sem definição. Em todo caso estarei fazendo esse teste de novo.

Esse cap está apenas limitando a entrada, é um resistor variável, resiste mais pros graves, menos pros agudos.

Se o som fica instável quando faz o bypass, é sinal que o circuito adiante já está instável devido a outras modificações, não é devido a esse cap.

Filipe Reis
Veterano
# jun/10
· votar


zefonseca
Ok eu fiz a modificação do capacitor em paralelo com o resistor de 1k5 e oque eu notei fui um aumento do ganho e um boost das frequencias graves! Gostei bastante! Só não pus 250mF por que não é valor comercial ai pus 220mf mesmo.

E retirei o capacitor de 330pf deixando apenas o jumper. A instabilidade parou mas a causa dela era outra, era o resistor de 150k de v2a que estava com solda fria... (maldito resistor hehe)

Tentei ainda a sua outra sugestão de por mais um capacitor de 250mF em paralelo com o reistor de 820R mas não deu muito certo por quando eu fazia isso o som sumia. Oque pode ser
?

tatus
Veterano
# jun/10
· votar


Filipe Reis, você esta muito bem assessorado pelo Zéfonseca, só queria falar para você dar uma olhada no esquema do Mesa Boogie - Dual Rectifier, tem vários estágios de pré; e também nos projetos da AX84, nos leads, que também usam seguidor de catodo antes do tone e vários estágios de pré, muito parecido com o Bassman diga-se de passagem, parece que todo mundo quer copiar os BassMan né Zé!!! rsrsrs.
Esse capacitor ai pode estar com fulga, testa com um outro que tiver ai, pode ser qualquer um desde o de 0.68mF até 220mF, ou mais, só para testar e ver se some o som. Muitos Fender usam de 25mF, e por ai vai. Nunca é demais lembrar, cuidado para não inverter a polaridade.
Boa sorte!

Filipe Reis
Veterano
# jun/10 · Editado por: Filipe Reis
· votar


tatus

só queria falar para você dar uma olhada no esquema do Mesa Boogie - Dual Rectifier, tem vários estágios de pré; e também nos projetos da AX84, nos leads, que também usam seguidor de catodo antes do tone e vários estágios de pré, muito parecido com o Bassman diga-se de passagem, parece que todo mundo quer copiar os BassMan né Zé!!! rsrsrs.

Boa ideia cara como eu pude me esquecer do amp. mestre quando o assunto é hi gain!? realmente tem umas sacadas muito boas nesse pré do rectfier.



Esse capacitor ai pode estar com fulga, testa com um outro que tiver ai, pode ser qualquer um desde o de 0.68mF até 220mF, ou mais, só para testar e ver se some o som. Muitos Fender usam de 25mF, e por ai vai. Nunca é demais lembrar, cuidado para não inverter a polaridade.

Acho que não pois fiz o mesmo teste com um capacitor de 100mF e deu o mesmo "defeito". Acho que o problema é oque o zé já havia dito... sobre os resistores de placa e cátodo de v2a não estarem iguais. Eu liguei os capacitores conforme a lógica ou seja negativo no terra e positivo no pino da válvula.


Em tempo... falta pouca coisa pra chegar onde quero! Testei com uma strato com captadores simples aqui e já tá dando pra tirar sons mais nervosos sem esforço. Também disponho de uma guitarra com humbuckers que n está aqui no momento...

Estive pensando em mudar o pot de ganho pra um valor menor, será que ajudaria em algo?

kosmiktubes
Veterano
# jun/10
· votar


Filipe Reis

Só não pus 250mF por que não é valor comercial

Ok. Se esse de 220 falhar, tenta este não comercial aqui:

http://i.imgur.com/NpdoQ.jpg

E retirei o capacitor de 330pf deixando apenas o jumper. A instabilidade parou mas a causa dela era outra, era o resistor de 150k de v2a que estava com solda fria...

Eu desconfio que não é a solda fria....

Tentei ainda a sua outra sugestão de por mais um capacitor de 250mF em paralelo com o reistor de 820R mas não deu muito certo por quando eu fazia isso o som sumia. Oque pode ser

Experimenta trocar aquele resistor de 150 de volta pra 100k. Assim elimina um problema, como te expliquei em detalhes acima. Se isso não funcionar, vamos pensar o que pode ser.

tatus


muito parecido com o Bassman diga-se de passagem, parece que todo mundo quer copiar os BassMan né Zé!!! rsrsrs.


Pois é, o Leo Fender acertou lá em 1958. Vejo um JCM 800 desses de 30 anos depois do Fender e acho o equalizador MUITO familiar ;).

Filipe Reis
Veterano
# jun/10 · Editado por: Filipe Reis
· votar


zefonseca
Experimenta trocar aquele resistor de 150 de volta pra 100k. Assim elimina um problema, como te expliquei em detalhes acima. Se isso não funcionar, vamos pensar o que pode ser.


Ok mais ai estarei diminuindo ganho e não aumentando certo? Estive olhando o esquema do MESA BOOGIE e vi que colocaram capacitores nos resistores de placa isso ajudaria a aumentar o ganho? E sobre minha sugestão de diminuir o valor do pot. de ganho, oque vc acha?

Filipe Reis
Veterano
# jun/10
· votar


Estive olhando vários esquemas de amps hi gain e notei que nenhum deles tinha capacitor de cathode bypass com valores tão altos eram no máximo 25mf.... será que 220 mf não tá exagerado?

tatus
Veterano
# jun/10 · Editado por: tatus
· votar


Em amplis hi-fi usam capacitor de 2.200mF, relaxa, se você gostou do som é o que importa.
Você tem que pensar em V2a e V2b como um conjunto, como o Zé falou.
tira o resistor de 150K e coloque o de 100K de volta na placa de V2a; e então troque o resistor de 100K ligado ao pino 8 de V2b por um de 47K. Acho que vai dar o som que vc procura.

Filipe Reis
Veterano
# jun/10
· votar


tatus

Ok obrigado pela dica! Dentro de duas semanas volto a importuna_los com minhas perguntas. Porque nessas duas semanas estrei no trampo hehe.

Filipe Reis
Veterano
# jul/10
· votar


Pois bem colegas depois de um longo e tenebroso inverno haha eis que volto! Então tatus acabo de testar a sugestão dada por você no seu último post e não rolou, tá quase maaas ainda n chegou onde preciso. Conversando com um entendido ele me disse uma coisa bem lógica.... me disse pra transformar o último estágio de seguidor de catodo pra um estágio de ganho normal como todos os outros desse circuito. Isso porque esse ultimo estágio tem ganho 1 ou seja não amplifica nada só mantem oque já vem desdde a entrada. Só tenho uma dúvida... desse modo o sinal está saindo do catodo, eu efetuando essa modificação de onde sairá o sinal pro tone stack? da grade correto?

tatus
Veterano
# jul/10
· votar


Vamos recapitular:
- Você substituiu 2k7 do primeiro estágio por 820R e colocou um capacitor de alto valor em paralelo com ele?
- Repetiu isso em V1a?
- Trocou 100K por 47K em V2b(pino 8)?
- Colocou ao menos um capacitor de 1mF em paralelo com o resistor de catodo do 3° estágio(V2a - pino 3)?

Se não fez, faça tudo de uma vez só.

Eu estou achando estranho o ganho não subir o suficiente, a não ser que você seja death ao extremo!!! rsrsrsrs

Como estão as tensões nas placas desses triodos?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Preamp valvulado JCM800, mais ganho.