Como melhorar o clean de um valvulado alto ganho?

Autor Mensagem
Australlis
Veterano
# nov/15


Pessoal, recentemente comprei um Peavey 6505+112, é um combo.
estou muito satisfeito com o amp, ele tem uma distorção hi gain maravilhosa.
O contra dele é o canal limpo que não é limpo rs... (caracteristica desse modelo), eu o comprei já ciente disso pois o em 80% das vezes , vou usa-lo no canal lead.
Mas tem alguma maneira de eu deixar o clean dele melhor?

Hitman
Veterano
# nov/15
· votar


Australlis
Melhorar em qual sentido? Mais limpo??

Tentou abaixar o gain e aumentar o master? Tentou abaixar o volume da guitarra?

Iversonfr
Veterano
# nov/15
· votar


Australlis

O jeito é baixar o ganho. Esse amp é high gain, o clean não é bacana mesmo, esse é o motivo que todos falam que é impossível um ampli cobrir tudo, por isso que a GAS sempre se mantêm viva...

Australlis
Veterano
# nov/15
· votar


hitman
Melhorar em qual sentido? Mais limpo??
sim

flavio
Veterano
# nov/15
· votar


O Hitman deu a dica chave:
Nos cleans, faça o que muitos guitarristas que utilizam amps high gain fazem: Reduza o volume na própria guitarra. Um exemplo de quem faz isso é o Zakk Wylde.

flavio
Veterano
# nov/15 · Editado por: flavio
· votar


Duplicado

Australlis
Veterano
# nov/15
· votar


O jeito é baixar o ganho. Esse amp é high gain, o clean não é bacana mesmo, esse é o motivo que todos falam que é impossível um ampli cobrir tudo, por isso que a GAS sempre se mantêm viva...

vdd, mesmo eu colocando o ganho do canal limpo no 1 distorce, mesmo com o humbuker splitado.

Australlis
Veterano
# nov/15
· votar


citar · votar · denunciar

O Hitman deu a dica chave:
Nos cleans, faça o que muitos guitarristas que utilizam amps high gain fazem: Reduza o volume na própria guitarra. Um exemplo de quem faz isso é o Zakk Wylde.

[/i]
esse ampli é um touro nervoso rsrs, o jeito é esse msm [i] # Há 3 minutos

MMI
Veterano
# nov/15
· votar


É isso aí. Baixar o volume na guitarra e fazer cara que está lindo.

É uma questão de adequação, nunca vai sair um som limpo bom. O próprio Zakk Wylde toca com um dos piores cleans do planeta. kkkk

boblau
Veterano
# nov/15
· votar


Australlis

com que guitarra vc está tocando? Pode ser que o ganho dos captadores é muito alto e com muitas frequências baixas, para sons hi gain mesmo. Fora que humbucker é difícil de limpar bonito.

Uma coisa que vc pode fazer e que fica bom é colocar um pedal equalizador só para som clean. Nele vc equaliza cortando bastante as baixas frequências e diminuindo o ganho dos captadores. Com isso vc deve conseguir subir o volume do ampli sem distorcer.

Outro pedal de efeito que ajuda muito a "melhorar" o som clean é o chorus (pode ser um flanger tb).

E maneirar na palhetada....

espero ter ajudado.

sds

Roberto

Australlis
Veterano
# nov/15
· votar


Australlis

com que guitarra vc está tocando? Pode ser que o ganho dos captadores é muito alto e com muitas frequências baixas, para sons hi gain mesmo. Fora que humbucker é difícil de limpar bonito.

Uma coisa que vc pode fazer e que fica bom é colocar um pedal equalizador só para som clean. Nele vc equaliza cortando bastante as baixas frequências e diminuindo o ganho dos captadores. Com isso vc deve conseguir subir o volume do ampli sem distorcer.

Outro pedal de efeito que ajuda muito a "melhorar" o som clean é o chorus (pode ser um flanger tb).

E maneirar na palhetada....

espero ter ajudado.

sds

Roberto

To usando uma guitarra peruzzo com dimarzio steve"s special na ponte e air norton no braço , corpo de mogno.
e tambem uma ibanez rg 1570 com malagoli aldrich na ponte e seymour duncan cool rails no meio, air norton no braço.
já tinha pensando no equalizador, vour ver, vlw.
mas acho q é do ampli msm, não projetaram esse ampli com propósito de versatilidade. mas eu comprei sabendo diso já, não reclamo, até pq o maior parte do tempo uso o canal lead dele.

Ismah
Veterano
# nov/15
· votar


Considere um pedal de volume/pad

macaco veio
Veterano
# nov/15
· votar


Se voce trocar a primeira valvula dele por uma 12au7 no lugar da primeira 12ax7 ele deve soar mais limpo, nao sei o quanto limpo mas essa e' a teoria pelo esquema. O problema e' comprar uma outra valvula so pra fazer o teste.

macaco veio
Veterano
# nov/15
· votar


Se voce trocar a primeira valvula dele por uma 12au7 no lugar da primeira 12ax7 ele deve soar mais limpo, nao sei o quanto limpo mas essa e' a teoria pelo esquema. O problema e' comprar uma outra valvula so pra fazer o teste.

macaco veio
Veterano
# nov/15
· votar


Se voce trocar a primeira valvula dele por uma 12au7 no lugar da primeira 12ax7 ele deve soar mais limpo, nao sei o quanto limpo mas essa e' a teoria pelo esquema. O problema e' comprar uma outra valvula so pra fazer o teste.

macaco veio
Veterano
# nov/15
· votar


postou 3 vezes, internet e' uma mer++. e agora como e' que apaga?

macaco veio
Veterano
# nov/15
· votar


postou 3 vezes, internet e' uma mer++. e agora como e' que apaga? da server error e depois aparece uma porcao de vez repetido.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/15
· votar


macaco veio
O site está com problemas...
Abç

arcade
Veterano
# nov/15
· votar


Eu tenho algumas válvulas. De onde você é?

Drinho
Veterano
# nov/15 · Editado por: Drinho
· votar


Tem amplificador que por mais que eu me esforce não sai limpo bom, nem sujo, mas acho que vale o esforço pois eventualmente é mais fácil achar som limpo aceitável do que som sujo.....
por isso que dificilmente eu me dou bem com amplificador multi canal que compartilha equalizador.... eu uso basicamente 4 sons de guitarra sendo dois com pouco medio e dois com muito medio

Eu basicamente acredito pelos meus testes que o equalizador tem que atuar diretamente na busca do timbre, não é apenas uma questão de ganho...

Então o primeiro passo é bastante obvio, é a maior quantidade de pre amp e power amp possível sem que haja overdrive mesmo com um toque mais bruto....

ai eu tenho basicamente dois tipo de limpo que eu costumo buscar.... Um numa praia mais folk e um numa praia mais jazzistica....

o que determina isso basicamente é o controle de medio.... menos médio e mais grave e agudo vai vir um limpo mais claro, estalado, caipira.... e subindo esse medio o som ficar mais opaco, aveludado, jazzistico.... lembrando que os controles de presence e depth (se existirem no amp) são decisivos para colaborar com isso....
conhecendo e experimentando esses parametros, até marshalls vagabundos vão mandar um som limpo que não são de todo o mal.....

não pense em pedal neste momento.... tenta arracar o melhor possivel do ampli seco, pouca variável é um atalho enorme pra achar som de guitarra, é pouca margem de erro.,... ai depois você joga o pedal de compressor, efeito e etc caso voce tenha e goste....

outra coisa... li agora sobre seus captadores, eles aparentemente não são amigos do conceito de som limpo.... os grandes sons limpos saem de captadores fracos....
é muito mais facil tocar metal com um captador fraco do que tocar jazz com um deathbucker....
mas calma, procure experimentar isso que eu te falei, como o captador é forte seja conservador no pre amp.... e tente splitar o captador para deixa-lo menos nervoso....
te garanto que vai ficar do c$%#¨&

Drinho
Veterano
# nov/15 · Editado por: Drinho
· votar


mas acho q é do ampli msm, não projetaram esse ampli com propósito de versatilidade

existe um guitarrista de jazz/fusion moderno que chama lee ritenour.... ele tem um som de guitarra maravilho com uma gibson acustica plugada num dual rectifier (que esta no mesmo mundo dos peaveys e eu odeio este amplificador)....

faz o que eu to falando que dá...
seu amp é o flagship da peavey.... é um bom amp, precisa de malandragem....

Australlis
Veterano
# nov/15
· votar


vlw pessoal pelas dicas, vou fazer testes e depois falo o melhor resultado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/15
· votar


Australlis
Faça o que o macaco veio indicou.
Abç

MMI
Veterano
# nov/15
· votar


macaco veio
Mauricio Luiz Bertola

Mas vai alterar o som do drive, conte com isso.

Lelo Mig
Membro
# nov/15
· votar


MMI

"Mas vai alterar o som do drive, conte com isso."

Concordo. Não terá o clean de um "Fender", nem o Drive de um Hi Gain... terá, no máximo, algo comumente chamado de "meia boca"!

macaco veio
Veterano
# nov/15
· votar


Pelo esquema nao acho que vai afetar o som do drive nao. Os canais sao separados. A primeira metade da valvula 1 e' praticamente um buffer e distribui o sinal para os dois canais. A segunda metade da valvula 1 e metade da valvula 2 fazem a amplificacao do clean. A outra metade da valvula 2 e as valvulas 3 e 4 inteiras fazem o canal lead (por isso essa pancada). Se trocar a 2 tambem ai afetaria os dois canais e talvez nem tanto porque o lead ainda tem a 3 e a 4. Mas tudo isso e' so testando pra ver se vale a pena. O Clean de um fender e' dificil porque e' problema chamado mid scoop que sao o quanto de filtro de medios o desenho do ampli tem. O mid scoop dos fenders e' sempre mais do que dos outros.

Drinho
Veterano
# nov/15
· votar


eu ainda acho mais razoável o amigo tentar extrair o melhor que já possui....

henriquelhrf2
Veterano
# nov/15
· votar


Como melhorar o clean de um valvulado alto ganho?

Não tem jeito. Jogue fora esse amplificador.

Me informe a hora e o local do descarte.

Delson
Veterano
# nov/15
· votar


Espetar um preamp clean no loop.

SergioTrindade
Veterano
# nov/15
· votar


Esse negócio de trocar válvula dá um resultado muito parecido com o que vai ter diminuindo o volume do amp.
Baixar o volume no pot da guitarra para timbrar e controlar o ganho é um negócio prático e funciona melhor do que a maioria das pessoas pensam (pelo menos nos amps valvulados), inclusive porque diminui a resposta de médios e agudos (e é grátis).
Eu tenho apenas um amp de alto ganho que é uma cópia exata de um JCM-800 de 100W (circuito 2203, montado por mim com os mesmos componentes e transformador de saída original Marshall-dagnall). Pelo que percebi ele nunca vai ter um som limpo legal como de um fender AB763, mas tocando junto com o baixo bateria, etc, não é difícil fazer um som suave e interessante mesmo com o timbre muito distorcido - diminuindo um pouco o timbre na guitarra e alterando a pegada.
Mudando os alto-falantes o som limpo pode melhorar (usando, por exemplo um par de Jensen C12K) mas não faria o timbre distorcido ficaria muito sem graça. Nunca tive a curiosidade de fazer o teste, mas creio que seria como colocar um pneu slick de perfil baixo em um jipe para melhorar o desempenho no asfalto.
Outra maneira de melhorar o timbre limpo é usar um pedal de equalização como o Boss GE-7, pessoalmente eu gosto do resultado (regulando ele em "V") mas isso não agrada a todos. Já experimentei usar outro preamp limpo mas, com saída de válvulas EL34 e falantes celestion tradicionais, ele sempre soa como um JCM800. Eu poderia colocar um quarteto válvulas 6L6GC que tem um timbre limpo mais interessante (com o devido ajuste de bias), mas não creio que valha à pena mudar as características de um amplificador assim.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como melhorar o clean de um valvulado alto ganho?