Pedrone Overdone - review com muitos sons

Autor Mensagem
MMI
Veterano
# out/15 · Editado por: MMI


Precisei fazer uma visita ao Pedrone há um tempo. Aproveitei e conversei um pouco sobre alguns equipamentos e soube que ele estava se aventurando a fazer novamente o Overdone, seria relançado na Expomusic 2015.

O Dumble Overdrive Special é conhecido como o amplificador mais caro do mundo, os raríssimos que são comercializados costumam sair por mais de 50 mil dólares. Existem alguns clones, como os do Mark Kane, Two Rock e Bludotone, estes são os mais em evidência. São amplificadores complicados, ponto a ponto, demorados para se fazer, o que eleva o preço dos clones também, além do fator "hype". Há uns anos apareceu um Two Rock na oficina do Pedrone, foi quando ele validou o esquema que já possuía (tem na internet) e lançou a primeira edição do Overdone.

Quando soube do lançamento do novo Overdone na feira, me convenci a passar lá para ver de perto. A segunda edição do Overdone não tem o reverb valvulado que a primeira edição tinha, mas vem com um atenuador a mais - permite baixar a potência de 50W (Pentodo) para 25W (Triodo), o que a primeira edição já fazia, mas com o atenuador que adiciona um resistivo na saída, dá para diminuir a potência para 10W (resistivo+Pentodo) ou 5W (Triodo+resistivo). A segunda edição não será mais ponto a ponto, terá uma placa, o que barateou o projeto e peritiu que fosse vendido um pouco abaixo do modelo anterior. Fui à feira, testei e não resisti, peguei o primeiro modelo da segunda edição que foi exposto na feira, o último feito ponto a ponto. Fiquei muito impressionado com os timbres e a qualidade geral.

Coincidentemente, tenho conversado muito com uns colegas daqui, o Hitman e o Nefelibata sobre timbres Fender e sons de Dumble, que aliás o Nefelibata tem um Overdone da primeira edição, que o Pedrone chegava a demorar quase 1 mês para fazer. O preço do Pedrone está muito convidativo (aliás, no site tem 2 vídeos de review muito bons), já que nas lojas paulistas os clones tem sido negociados entre 26 e 40 mil reais. Com a alta do dólar, isso tende a subir mais! Me convenci da qualidade do amplificador e não me arrependi.

Nas conversas com os colegas fiquei de gravar uns sons para testes. Gravei algumas tracks para Reamp com Les Paul, Strato e Tele, para testar o amp em várias circunstâncias, gravei também com a Benedetto no que seria o canal jazz dos Dumble. Achei que poderia ser interessante se eu colocasse algumas aqui no fórum para o pessoal. Antes de mais nada, gravei muito mais com Les Paul porque era a dúvida do Hitman, sobre o comportamento deste amp com este tipo de guitarra. A pedido dele, gravei com a Gibson R9, captadores mais fracos do tipo PAF. A Tele e a Strato também são com captadores single de alnico, mais fracos. As gravações foram feitas em linha (óbvio), depois do computador o Reamp foi feito no Millennia TD-1 mandando o sinal para o Overdone. Na saída do Overdone liguei o atenuador Tone King Ironman que mandava o sinal para o gabinete com um falante Weber Silver Bell. O atenuador foi muito mais para ter o sinal em linha, como parte dos testes, que não vou postar aqui para não encher muito mais ainda do que vou colocar. Em todo caso, é verdade que é um amp muito responsivo aos falantes, soa bastante diferente em outros modelos. A microfonação eu fiz de uma forma que é uma das minha preferidas, um Royer R-121 e um Shure SM-57 bem próximos, em close miking, com o sE Electronics Reflexion Filter PRO para atenuar a reverberação do quarto. Nestes sons postados, não procurei sons parecidos com diversas regulagens. Apenas coloquei um som que me agradava, mas não manipulei as tracks para não mascarar, apenas acertei os níveis - deu muita vontade de botar um gate, compressor e acertar algumas coisas, mas resisti. As regulagens básicas eu deixei nas fotos, já que os controles de equalização são bastante maleáveis em conjunto com as chavinhas. Tudo foi gravado em 50W, eventualmente atenuando mais ou menos no Tone King.

Som 1 - Les Paul, cap da ponte, som "limpo" - Adianto que com exceção do som mais jazz, não fiz um som limpo de verdade, todos tem um crunch.

Som 2 - Les Paul, cap do braço, som limpo - Sei lá porque, saiu mais dedilhado e com menos acordes o exemplo. kkkk

Som 3 - Les Paul, captador da ponte, canal limpo saturado - o canal limpo satura maravilhosamente.

Som 4 - Les Paul, captador do braço, canal limpo saturado - outro exemplo do canal limpo saturando.

Som 5 - Les Paul, cap da ponte, canal drive - Aqui liguei o canal drive, com o power empurrando razoavelmente.

Som 6 - Les Paul, cap da ponte, canal drive em distorção - Aqui embolou um pouco talvez pelo captador fraco. Desculpem pelo barulho... rs

Som 7 - Strato, caps ponte e meio - para os strateiros terem alguma noção, desculpem me meter nessa área. Canal clean.

Som 8 - Strato, cap ponte, canal drive - ficou um pouquinho melhor essa aqui.

Som 9 - Strato, caps ponte e meio, canal clean com a equalização em bypass, pedal Fulltone Fulldrive 2 empurrando - é o mais próximo que podia fazer para algo meio TS. O ganho e master ficou mais ou menos em 5, para entrar o som do pedal.

Som 10 - Strato, caps do braço e meio, canal clean com eq em bypass - Aqui deixei o som do amp natural, só acertei os controles de ganho, master e Contour.

Som 11 - Strato, caps braço e meio, canal clean - canal clean com equalização, dando uma saturada.

Som 12 - Strato, caps braço e meio, canal clean com eq em bypass e pedal Pete Cornish SS-3 - vale a observação que aumentei o sustain até algo como 6-7.

Som 13 - Tele, cap da ponte, canal clean

Som 14 - Tele, cap do braço, canal clean - esse captador me atrai nessa guitarra...

Som 15 - Benedetto, canal clean, EQ1 (seria o modo jazz nos Dumble, o Two Rock chama EQ1 e EQ2) - os Dumble tinham o modo jazz e rock. Este é o único que usei o modo jazz. Tem uma base com violão de nylon, o Godin, que deixei bem para trás para não encobrir o som do amp que era o propósito. Eu quis botar pelo menos uma música, apesar de não estar 100%, pelo menos não ficou só em exemplos.

Acho que apesar da gravação ser sem tanto esmero, acho que dá para notar que o amp tem uma versatilidade bem grande. Recomendo muito, me satisfaz e tem excelente qualidade. O Pedrone fez um amp de gente grande, excepcional.

O Nefelibata pode agora colocar uns vídeos dele com o Overdone. Já o Hitman, espero que tenha se contentado com os exemplos gravados (pelo menos eu me diverti, rs), já que postei em homenagem a esse rapaz... kkkkkkkk

Abs

BrunoRodrigues
Veterano
# out/15
· votar


MMI

Bom Trabalho. Parabéns ! ! !

Abç ! ! !

#BrunoRodrigues

rafael_cpu
Veterano
# out/15
· votar


MMI

Opa, ótimo :))
Marcando aqui para conferir assim que chegar em casa :-)

T+

Hitman
Veterano
# out/15
· votar


MMI
Aeee!! Os sons finalmente na area!
Marcando pra ver logo!!

Del-Rei
Veterano
# out/15
· votar


MMI
Opa!! Mais um pra coleção!
Caceta, malandro. Que sonzeira mesmo, hein!!
Além do timbre, achei fantástica sua pegada na lespa com drive em distorção.
Ficou lindão!!!

Ano que vem eu vou nessa feira, se o trabalho me permitir, rs.

Um aceno de longe!!!

Drinho
Veterano
# out/15
· votar


Perigoso esse amp!

MMI
Veterano
# out/15
· votar


BrunoRodrigues
rafael_cpu

Valeu!

Hitman

Ouve aí. Numa próxima posso fazer mais sons caprichados. :)

Del-Rei

Eita, obrigado pelo elogio! Não esperava... kkkk

Vai tocar na feira? De repente a gente combina algo.

Drinho

Olha, é um amp legal mesmo. Faz muita coisa bem feita.

JJJ
Veterano
# out/15
· votar


MMI

Muito bom. Vou ouvir com calma depois.

Além dos clones "em carne e osso" do Dumble, existem ainda mais clones virtuais (em hardware e software). Seria interessante fazer uma comparação de um ampli como esse e alguma simulação...

Drinho
Veterano
# out/15
· votar


MMI
Mas tem piloto aí no volante também.... você toca muita guitarra!

Vamos ver comigo como que se sai!

MMI
Veterano
# out/15
· votar


JJJ

Tá fácil. Vou fazer e mostrar, pensei que fugiria do escopo do tópico. Parti do Reamp, com isso dá para fazer comparativo com diferentes falantes, microfones, simuladores, acessórios etc.

Eu curti muito o amplificador e pensei que o tópico poderia ser uma referência para quem pensar em comprar um. O colega Hitman mesmo tinha questionamentos sobre o som dele com Les Paul - com strato é fácil achar, por isso que se você notar, o foco foi com este tipo de guitarra. Mas se é para desandar de vez e discutir simuladores e outras coisas, bora fazer (ou abrir um outro tópico). kkkkkkkkk

Drinho

Obrigado pelo elogio... Mas com certeza ele vai te agradar, é bom.

ogner
Veterano
# out/15
· votar


MMI
Que maravilha hein, velho!! Aquele valor que esta no site é o valor igual ao seu com atunuador de 50w ate 5w, é isso mesmo?? Pq la não especifica isso!

Muito bem detalhado, valeu!!!

Hitman
Veterano
# out/15
· votar


Bom, depois de escutar tudo e ate soltar umas palavras indelicadas em privado, vamos la!

Primeiramente preciso te agradecer por voce ter se dado todo o trabalho de fazer as gravacoes, me aturar por horas perguntando e torrando o saco sobre o amp, etc.. Obrigado de verdade!

Agora vamos pro amp.

Caramba!! Quanto som legal!
Imagino que na sala ao vivo o som deve ter ficado melhor ainda!
Com estas gravacoes ja deu pra ver que o amp realmente eh super versatil. O Mesa aqui ficou ate assustado! haha
O timbre da Benedetto no amp esta demais! Meu deus!!

Ao resto do pessoal, eu estava muito curioso pra saber se o amp fazia o som da introducao deste video a seguir, que eh de longe meu timbre favorito de LP na internet. Estou pra ver timbre melhor!
Pelas gravacoes do MMI da para ate arriscar em dizer que o amp chega nesse timbre sem o TS808 empurrando na frente!
Se eu estava me cocando pra pegar o amp, agora entao ta fogo.. hahaha


MMI
Mas se é para desandar de vez e discutir simuladores e outras coisas, bora fazer (ou abrir um outro tópico). kkkkkkkkk

Que nada! Vamos encher o topico de informacao!

Novamente, muito obrigado!!

MMI
Veterano
# out/15
· votar


ogner

Fala Óg!

Cara, dá até vergonha tocar uma strato e você ouvir... kkkkkk

Tem no site sim, nas descrições diz "Chave de redução de potência 25 - 10 - 5 watts". Outra coisa, lendo ali as descrições, esqueci de comentar com os "puristas": meu amp veio com válvulas JJ. Deve ser de algum parente do nosso colega JJJ... :)

Hitman

Não precisa agradecer, foi diversão pura! ;)

Versatilidade é o sobrenome desse amp, é impressionante. Ele tem um "plus" que consegue transbordar médios, coisa que não é a praia da maioria dos Mesa.

Quanto ao som da Benedetto, confesso que me surpreendi muito. Não esperava... Vale até umas palavras que já abordei por cima reservadamente em conversas contigo. Um dos timbres mais legais nessa praia jazzy/archtop na minha opinião é do Barney Kessel da década de 50/60 que para desespero dele, que não gostava disso, o amp começava a distorcer de leve nas dinâmicas mais fortes - fraqueza e defeito dos amplificadores da época, que acabou explorada pelos roqueiros e que definiu um som de guitarra. O amigo nichendrix é outro que adora o som dessas gravações, mas que na verdade os caras da época não gostavam, de forma geral. Este amp faz muito bem isso aí, mas fui extremamente sutil no drive desta gravação deixar o som mais "padrão", sem explorar um som mais "diferente" e deixar dúvidas da capacidade dele. Mas se prestar atenção, pelo menos aqui quando gravou deu para perceber bem sutilmente, tem uma hora que ele dá uma saturadinha beeem de leve. Só não acho que cabia um som tão específico no review. Quem sabe, qualquer hora, gravo alguma coisa com essa saturação que me refiro.

Abs

MMI
Veterano
# out/15
· votar


JJJ
Hitman

Vamos começar?

A pedidos do Hitman que me mandou o setting do Dumble Overdrive Special do Robben Ford, acabei de gravar um som com os mesmos parâmetros. Na foto do Soundcloud está a foto dos parâmetros que ele usa. Mas já aviso minha tele não deve ser igual a dele... kkk

Tele braço

Tele Ponte

Para o JJJ, comecei com os plásticos. Gravei em linha com simulação de gabinete e microfone do Torpedo CAB. Simulação de V30, simulação de mic condensador Blue Dragonfly na frente um pouco distante (54%), no centro (1%). Escolhi de ouvido, achei que soava ok no fones.

MMI
Veterano
# out/15 · Editado por: MMI
· votar


JJJ

Uns plásticos para você... No Kemper em linha!

Strat Braço e meio - simul 1

Strat Braço e meio - simul 2

LP braço

EduJazz
Veterano
# out/15
· votar


MMI

Já tinha visto o tópico ontem, mas, por estar longe de qualquer aparelhagem decente, deixei pra ouvir só hoje.

Vamos aos pitacos:

1) Muy amigo você. Acordou o gigante adormecido da GAS. Já tinha até cotado este amp com o Pedrone há algum tempo (versão antiga), mas puxei o freio... agora, com esse preço novo... ta difícil controlar!

2) Quanto aos sons, todos muito muito muito legais. Nada diferente do que eu esperava, confesso. O amp soa bem em todas as praias que você colocou aí. O som do pup do braço da Telecaster foi de matar.

3) Menção honrosa para o tema do Djavan. Como bem disse o Drinho,
mais do que o amp, tem piloto no volante aí! Seria muito legal se você passasse essa gravação no esmeril (de leve, porque, pra mim, já está muito bom), como você sabe muito bem fazer, e colocar aqui pra galera.

Em suma, meus parabéns e muito obrigado. Review como deve ser.

Pra ficar 100% perfeito, falta só alguma simulação em software... você chegou a pegar o Bias? Acho que lá tem uns Dumble... eu só tenho o do iPad...

JJJ
Veterano
# out/15
· votar


MMI

Que raio de "plástico" é esse? Tô com sono... não entendi... kkkkkkkkk

***

A gente podia fazer uma parada interessante, se a galera topar: combinamos uma base e uma frase simples (pode ser um trechinho de uma música qualquer) e quem tiver simulação de Dumble grava e posta aqui, contando qual foi o setup utilizado. Eu devo ter umas 3 ou 4 simulações aqui. Se a galera topar, tô dentro.

MMI
Veterano
# out/15
· votar


EduJazz

Obrigado! Nada como os amigos para animar a segundona braba... rs

Vou ver se dou uma trabalhada nesse tema de Azul.

Não tenho outras simulações de Dumble aqui. Vou ver se no outro computador, antigo, consigo fazer algo a respeito. Não estou com o Bias mais...

Valeu!

JJJ

Ué... Você pediu comparações usando simuladores, não foi? Usei primeiro um simulador de power, falantes e mic, o Torpedo CAB, com a simulação de power desligada, obviamente. O outro simulador que usei foi o Kemper Profiling. Ou seja, usei meio simulado e totalmente simulado.

GRRS
Veterano
# out/15
· votar


MMI

Sonzera! Achei o som do canal Jazz muito interessante hauahuahua

Parabéns pelo amp e pelo excelente review, direto, objetivo e rico em informações e samples

Abs

BrunoRodrigues
Veterano
# out/15
· votar


MMI

"Mas se é para desandar de vez e discutir simuladores e outras coisas, bora fazer (ou abrir um outro tópico)"

Vai nesse tópico mesmo. Quanto mais informação reunida no mesmo lugar, melhor.


"Um dos timbres mais legais nessa praia jazzy/archtop na minha opinião é do Barney Kessel da década de 50/60 que para desespero dele, que não gostava disso, o amp começava a distorcer de leve nas dinâmicas mais fortes - fraqueza e defeito dos amplificadores da época"

E hoje, nós, meros mortais, buscamos essa "fraqueza e defeito".


Abç ! ! !

BrunoRodrigues
Veterano
# out/15
· votar


Hitman

"eu estava muito curioso pra saber se o amp fazia o som da introducao deste video a seguir, que eh de longe meu timbre favorito de LP na internet. Estou pra ver timbre melhor!"

Sou da "turma" da Strato e Tele, mas esse timbre de Les Paul me deu vontade de pegar uma e correr atrás - simplesmente "magavilhoso"...

Abç ! ! !

MMI
Veterano
# out/15
· votar


GRRS

Sonzera! Achei o som do canal Jazz muito interessante hauahuahua

Sim, me surpreendi com esse canal Jazz. Como sou novato com o amp, ainda estou aprendendo... Acabei de saber que o Bonamassa usa bastante o Dumble dele neste canal, com pré e power no 6-7. Vou conferir como fica aqui... rs

Esse amp tem som que não tem fim! kkkkk

BrunoRodrigues

E hoje, nós, meros mortais, buscamos essa "fraqueza e defeito".

Pois é. Depois de caras como o Hendrix, defeito é quando o amp não faz isso. kkkkk

MMI
Veterano
# out/15
· votar


BrunoRodrigues

Vai nesse tópico mesmo. Quanto mais informação reunida no mesmo lugar, melhor.

Soube que temos mestre Pedrone acompanhando o tópico, uma honra. O que contraria um pouco a proposta de fazer uma enxurrada de Dumbles de plástico aqui... Né?

Augusto Pedrone
Veterano
# out/15 · Editado por: Augusto Pedrone
· votar


MMI
Fico muito contente que tenha gostado do amp :) E por favor sem esse papo de "mestre" huahuauhauh

Só um detalhe...os modos de 10 e 5 watts não usam atenuador resistivo, e sim uma redução das tensões internas do amplificador, que tendem a oferecer uma atenuação mais fiel.

E o modelo anterior do Overdone eu demorava bem mais que um mês para entregar :)

abração !

Drinho
Veterano
# out/15 · Editado por: Drinho
· votar


EduJazz

Mas independente do MMI ser um dos nossos peritos aqui no assunto...
Eu já tive a oportunidade de brincar com uma das máquinas do Pedrone (não o overdone exatamente) e o negócio realmente é do &¨%$#@

Existem dois amplificadores para rock que eu sou fã...
Orange Rockerverb e Custom Audio OD100 eles mesclam qualidade insana no som com versatilidade insana e simplicidade de manipulação, ou seja plugou, ligou, tudo no meio e o som é lindo...
Os dispositivos do pedrone estão nesse nível atendendo nosso mercado.....

Que Deus abençoe este homem....
Não tinha essas coisas aqui....

daimon blackfire
Membro Novato
# out/15
· votar


Que amp maravilhoso. Não tem outra palavra pra descrever.

BrunoRodrigues
Veterano
# out/15
· votar


MMI

"Esse amp tem som que não tem fim!"

Daí a tentação de comprar 2, 3...


Augusto Pedrone

"Só um detalhe...os modos de 10 e 5 watts não usam atenuador resistivo, e sim uma redução das tensões internas do amplificador, que tendem à oferecer uma atenuação mais fiel."

Bom saber. Detalhes que fazem a diferença e elevam ainda mais o conceito do projeto.

Abç ! ! !

edalko
Veterano
# out/15
· votar


MMI

Transmimento de pensação...
Há algum tempo queria adquirir esse amp, e o outro guita da banda tem um Overdone. Daí pude já aferir o seu som in loco.
Com a redução no preço, ele ficou bem atrativo... tanto que já encomendei o meu...
Conhecendo o trabalho do Pedrone desde o tempo da reedição do Tremendão, certo que os amps são impecáveis.
Parabéns!!!

MMI
Veterano
# out/15
· votar


Augusto Pedrone

E por favor sem esse papo de "mestre" huahuauhauh

Respeito... merece muito respeito! :)

Drinho

Algo me diz que é um excelente amp para sua guitarra nova. Vai combinar...

daimon blackfire

Que amp maravilhoso. Não tem outra palavra pra descrever.

(2)

BrunoRodrigues

Daí a tentação de comprar 2, 3...

Aproveita que o fabricante está na área, as encomendas estão para dezembro... rs

edalko

Com a redução no preço, ele ficou bem atrativo... tanto que já encomendei o meu...

De um cara que entende de bons amps, acho que é um atestado de qualidade. Se você pensar no preço, levando em conta a desvalorização de nossa moeda, ficou muito mais barato. Belo negócio!

Drinho
Veterano
# out/15 · Editado por: Drinho
· votar


MMI

é lá que eu vou... eu já gostei de um nervosão derruba prédio dele lá e vou testar o overdone, dependendo de como for levo os dois e depois vejo como me resolvo com o banco.....
Tava meio que com o orçamento para um amplificador importado....

Antes dois pedrones e dois gabinetes diferentes do que um cabeçote importado....

Inclusive depois vou te amolar lá no facebook sobre autofalantes.... pra rock eu sei que mandam esses v30 e semelhantes....
Queria ver qual que vai bem pra essa onda mais limpa, blues e etc.... vi uma turma falando dos EVs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pedrone Overdone - review com muitos sons