ajuda ! Fender frontman desligando em volumes mais altos

Autor Mensagem
eric bluesman
Veterano
# mai/14 · Editado por: eric bluesman


Olá amigos bom dia !!!

Preciso de ajuda , meu amplificador nesse sabado começou com um problema de desligar o canal limpo , o ampli continua ligado mais ele corta o som , percebi o reflexo de uma luz vermelha dentro dele , mexi nos botoes de drive e more drive e ele volta , e percebi depois em casa que só desliga se estiver em um volume mais alto , sei que tem pessoas aqui que entendem de eletronica , gostaria de ter uma idéia pelo menos do problema para não ser enganado em assistencias por ai , alguem pode me ajudar? agradeço !!!

juanlm
Membro Novato
# mai/14 · Editado por: juanlm
· votar


eric bluesman
qual e teu frontman ?

eric bluesman
Veterano
# mai/14
· votar


juanlm

2x12 r de 100 watts man

Alex guitar man
Veterano
# mai/14
· votar


eric bluesman

Pera, falto muita informação:

Oque é volume Alto? Um pouco alto? Limite do amp? Quase distorcendo?

Desliga na hora que aumenta e toca? É rapido? ou demora um pouco pra cortar o som?

Luz vermelha? Liga o Drive, toque e veja se elas acendem enquanto você toca...

Os falantes são originais? Mexeram na ligação?

Se você ligar o driver em um volume super alto, ele tmb desliga?

Ele só volta se mexer nos controles de drive ou se ligar e desligar o amp ele volta? Se sim, na hora ou depois de um tempo?

eric bluesman
Veterano
# mai/14
· votar


Alex guitar man

vdd faltou detalhes , vamos la ;

se eu ligar o amplificador ate o volume 2 por exemplo ate onde eu vi nao acontece nada, passou disso vc da alguns acordes e ele desliga , pisca os leds do canal drive e some o som e as luzes , somente a luz do power fica ligado, e percebo que fica uma luz vermelha ligada dentro dele , pois vejo o reflexo nos cantos do painel do amplificador , ele da um puff e desliga e logo que mexo nos botoes de medios e drives , ele retoma o som normalmente , se tocar em volume alto no canal de drive nao acontece nada , parece ser alguma coisa que envolve os dois canais. acho q expliquei melhor agora

eric bluesman
Veterano
# mai/14 · Editado por: eric bluesman
· votar


ele continua ligado mas para o som da um pequeno puff e so volta a funcionar se eu mexer nos botoes que mudam do drive raso pro more , se eu mexer nos potenciometros nada acontece , é so mexer la com 1 dois clics e volta o som imediatamente

Alex guitar man
Veterano
# mai/14
· votar


eric bluesman

Agora nao to mt disponivel, mas depois vo olhar o esquema dele e ver se acho algo. Essa luz vermelha nao acense com o driver ligado e vc tocando nao è? Poque se sim pode ser problema no canal.. faz um check pra mim, quando parar de sair o som, plugue o fone de ouvido e ve se o som sai..

eric bluesman
Veterano
# mai/14
· votar


Alex guitar man

Obrigado pela atenção man , sabado eu levei embora e no domingo liguei toquei uns acordes e ele em volume 1 e2 fico sussa , quando bati os acordes como mais veemencia e aumentei o volume ele corto o som, e somente nessa hora vejo essa luz refletida la dentro , nem mesmo se tiver o canal drive ligado ela aparece por dentro dele , fica somente o led no painel mesmo , percebi isso pq no sabado mesmo tava tocando e tava escuro deu pra notar essa diferença na hora , na vdd ele nao tem saida pra fone ne , tem o de foot e power in e pwr out hoje hora que chegar da empresa vo ligar ele pra ver isso.

esse ampli ja foi pra assistencia uma vez a coisa de 1 ano atraz por conta dos dissipadores que estavam com problemas, o amplificador ligado parecia q tava estourando pipocas dentro dele , ampli novo e ja dando essas coisas e mal uso ele pra fora , desanimou !!!

eric bluesman
Veterano
# mai/14
· votar


Alex guitar man

agora a noite liguei o amplificador e ja nao estava funcionando , depois de mexer nos botoes voltou abri e retirei o gabinete , tem duas luzes la vermelhas acesas tirei foto do que to me referindo pra ser melhor

http://www.4shared.com/photo/Fkbbd9Qice/SAM_0330.html
http://www.4shared.com/photo/9ztEKrYqba/SAM_0331.html
http://www.4shared.com/photo/XTw9xcQDce/SAM_0332.html

espero que ajude

pedrolake
Veterano
# mai/14
· votar


tem que verificar os diodos zenner da alimentação do preamp que regulam o + 15V e -15V dos CI's de pre. Verificar os transistores JFET SK117, SK111 e SK30 e etc, que controlam o footswitch ,e veja atentamente a secção de power; veja se os transistores estão com mica isolante e se o dissipador de calor não está conduzindo voltagem, isso pode estar gerando um curto e interferindo no funcionamento.

Alex guitar man
Veterano
# mai/14
· votar


eric bluesman

Essas luzes são leds de clip, não eram pra cender no canal limpo, só quando estiver tocando no canal sujo..

Dioske
Veterano
# mai/14
· votar


O meu esta assim, quando eu ligo no esquema 4 cabos não da nada, mais quando eu ligo direto no imput começa a falha principalmente se o volume de entrada do imput estiver muito alto, o meu ampli e um Fender Deluxe 80 transistor...

Dioske
Veterano
# mai/14
· votar


O meu esta assim, quando eu ligo no esquema 4 cabos não da nada, mais quando eu ligo direto no imput começa a falha principalmente se o volume de entrada do imput estiver muito alto, o meu ampli e um Fender Deluxe 90 transistor...

eric bluesman
Veterano
# jun/14 · Editado por: eric bluesman
· votar


pedrolake

esse amp ja foi pra manutenção 1 vez pq o dissipador tava zuado e tinha estragado mais uns componentes , fazia uns barulhos ligado parecendo que estourava pipoca no amp, agora começou com isso, mandei pra assistência !!

Alex guitar man
mandei pra uma assistência de amps aqui na minha cidade , segundo o técnico é comum esses amps darem problemas na solda por conta da diferença climática , diz ele que tem um outro tipo de solda que aguenta mais isso , se refazer as soldas o amp para de dar problemas , será vdd ou é papo?

pedrolake
Veterano
# jun/14
· votar


Geralmente a solda usada em fábricas, é de alto teor de óxido de chumbo, e quando submetida em locais com alta umidade tendem a trincar e darem mau contato. Mas no caso pela descrição do problema tem cara de ser algo na fonte e na potencia.

Por isso tem que verificar os estágios de retificação e filtragem, verificar o trafo para ver se não está dando curto e a potência que se não estiver bem isolada e com dissipador adequado é o funil do circuito.

eric bluesman
Veterano
# jun/14
· votar


pedrolake

pior que to meio assim com esse amp, gastei quase 400 reais da outra vez e agora deu isso, meio desanimado com ele , outro amigo tem um desse e nunca teve problemas , to pensando em me desfazer dele .

pedrolake
Veterano
# jun/14
· votar


Isso é lote, é a famosa variação na fábrica, o seu ampli deve ser uma versão mais nova, que geralmente pode apresentar problemas por mau revisão feita no projeto o de seu amigo deve ser uma versão com o circuito estável.

eric bluesman
Veterano
# jun/14
· votar


pedrolake

fui sorteado !!!

eric bluesman
Veterano
# jun/14 · Editado por: eric bluesman
· votar


estou esperando , que de certo essa passagem pelo tecnico resolva definitivamente !!!

pedrolake
Veterano
# jun/14
· votar


Eric vc mora em são paulo, se for procure uma assistência tecnica oficial que tenha contato com a importadora da Fender no brasil, que tenha acesso a materiais e documentos oficiais para lhe dar suporte, isso aumenta as chances de conseguir resolver de uma vez por todas os problemas. Mas se ainda persistir, melhor coisa que você pode fazer é vender e comprar o de uma marca que tenha maior qualidade.

Alex guitar man
Veterano
# jun/14
· votar


eric bluesman
pedrolake


Em falar nisso, a fender mudo o esquema dos frontman 300 ja uso não sei quantos TDA depois LM, projetos diferentes, atualmente a serie 25r esta usando o mesmo cirquito de potencia do fender 25w pra contra baixo.. o problema é que no esquema oficial da empresa é o antigo ainda, ja entrei até em contato mas estou sem retorno...

pedrolake
Veterano
# jun/14
· votar


O que acontece Alex, o projeto ele passa por revisões, seja para melhorias, ou para trocar componentes que são obsoletos, o problema é que isso não vira, em muitos casos, uma documentação tecnica com dados sobre as mudanças e muitas vezes isso se perde. No caso da Fender o setor responsável sobre solid states é da Cort com a Samick, e nada dos esquemários desse setor vão para a matriz nos EUA, principalmente que a agora a Samick é dona interina da Fender.

eric bluesman
Veterano
# jun/14
· votar


pedrolake
moro em campinas interior , levei numa assistencia que trabalha com amps , mas nao e a autorizada, aqui nao tem so na capital !!!

Alex guitar man
Veterano
# jun/14
· votar


pedrolake

pera, você precisa me explicar melhor isso, que fabrica/projeta e da assistência aos SS fender afinal?

Então, conheço 3 esquemas totalmentes distinto e sem semelhança nenhuma do fontman 25r, sendo que o meu não existe esquema, mas pelo fuçometro descobri que é o mesmo esquema do Rumble 25w, ou seja, até agora foram 4 circuitos diferentes, um deles, sei que é devido ha um TDA que não lembro o modelo, o mesmo usando no valvestate 8080 da Marshall que parou de ser fabricado, esse TDA não existe...

pedrolake
Veterano
# jun/14 · Editado por: pedrolake
· votar


A Fender funciona da seguinte maneira, o amplificador, pedal, nasce na sede nos Eua, Fullerton. Apos o projeto ser aprovado, ele vai ser prototificado e testado, se ser tudo ok, nessa fase ele entra na linha de produção. Quando ele vai pra a linha de produção, se for valvulado ou alguma serie especial, a produção fica nos EUA, senão vai para as mãos da Samick na Asia e o controle das modificações fica na mão da Samick e as vezes vai pra sede. O que e raro, por isso um ampli pode ter vários esquemas, muitos não documentados as vezes.

pedrolake
Veterano
# jun/14
· votar


Eric, bem se você já gastou 400 reais, nele acho mais plausível enviar para uma autorizada para evitar ficar aquela dor de cabeça por causa de consertos mau feitos. Outra coisa como um novo deve estar na faixa de 2000 reais, não sei se valeria a perna manter esse transistorizado. Nos EUA, e Europa é comum quando um ampli começa a dar muito problema, enviarem para técnicos converterem ele para um valvulado. Se quiser fazer isso acho que não terá problemas, o FM212 possui bons falantes e espaço no chassi para converter.

eric bluesman
Veterano
# jun/14
· votar


pedrolake

entendi , mas quanto ficaria por baixo um investimento desses , tem base ? realmente fica bom ?

pedrolake
Veterano
# jun/14
· votar


Bem, estimando com base DIY (faça você mesmo).

Aproximadamente R$ 600~800, claro que isso dependerá do circuito, por exemplo se vc quiser fazer um Fender Princeton Reverb, é um circuito simples usa 4 válvulas pré-amplificadoras e 2 de potencia. Mas se quiser, um ampli com 2, 3 canais tipo um Mesa Boogie, o custo aumentará, pois terá mais válvulas no circuito, terá a parte de chaveamento, a fonte de alimentação é mais complexa.

Se o trabalho for feito com bastante cuidado e com bons materiais, usando o planejamento adequado e for feito por alguém que saiba como fazer, ficará tão bom quanto um de fábrica.

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


pedrolake

Fazer duas fontes de alimentação seria possível?

pedrolake
Veterano
# jun/14
· votar


Sim, mas depende para que, se for para preamp e power valvulado não vale a pena.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a ajuda ! Fender frontman desligando em volumes mais altos