Amplificador Valvulado Fender

Autor Mensagem
Beto Rato
Membro Novato
# nov/13


Olá moçada.
Acabo de adquirir 2 tranformadores de um amplificador Fender Roh Hot Delux ( trafo de força e trafo de choque ) e estou querendo montar um amplificador valvulado para min, gostaria de obter sugestões que tipo ou modelo de amplificador eu poderia estar usando estes trafos. = http://www.4shared.com/account/home.jsp#dir=EkAEuvdh
PS: em breve estarei adquirindo o trafo de OutPut.

SergioTrindade
Veterano
# nov/13
· votar


Acho que tenho mais de uma dúzia de amps e brinquedos valvulados em casa, todos montados por mim, com todas as potências e configurações, inclusive o circuito do Hot Rod com mais algumas coisas incorporadas.
Assim, já tive muitas vezes esse tipo de dúvida.
O mais importante (e que vai definir a personalidade do amp) é o tipo de alto-falante a ser usado.
Você tem em mãos um bom material razoável para o tradicional estilo fender.
Pessoalmente gosto do Hot Rod, mas não vejo hoje grande vantagem em montá-lo em casa. Muita coisa do seu desenho visa atender interesses comerciais e de custo da Fender.
Se for para perder tempo montando um circuito de reverb, eu prefiro gastar uns trocados a mais e por um Reverb Valvulado ao velho estilo.
Além disso, o canal sujo do HR não é dos mais admirados – pessoalmente prefiro usar um pedalzinho para fazer o serviço.
Com um kit desses, eu sugiro pensar numa variação do Black Face AB763.
Há algum tempo, montei uma réplica idêntica de um Super Reverb.
Depois, por conveniência prática, acabei deixando ele com a configuração de 2 falantes de 12 (Jensen C12K, os mesmos do Twin Reverb) o que, tecnicamente faz dele um Pro Reveb AB763.
Esse amp pode ser montado com o teu kit de transformadores.
Contudo, o que eu mais gostei e recomendo nesse caso foi um outro Black Face mais simples, leve e compacto que montei recentemente, experimentando umas alterações com um material que tinha em casa.
As principais alterações foram:
1) Usei retificador de diodo de silício no lugar da GZ34, o que é conveniente para o teu trafo que não tem alimentação para o filamento de 5V.
2) Eliminei o canal normal (aquele que não tem reverb nem vibrato). Essas duas primeiras alterações diminuíram o tamanho do gabinete e simplifica a montagem.
3) Usei válvulas KT66 no lugar das 6L6.
4) Usei o circuito de vibrato que atua direto na tensão de polarização do módulo de saída (como o do Fender Vibroverb 6G16). É um sistema mais simples sem acoplamento ótico e que me agrada muito mais por parecer um efeito muito mais musical.
5) Usei um falante Celestion Classic Lead 80 que estava sobrando.
6) O pedal de controle foi feito de lata de sardinha, só p/ sacanear.
O resultado foi satisfatório, esse é meu segundo amp predileto, depois do Tweed 5E3.
Essas são as fotos dos dois amps:
https://plus.google.com/photos/107990720702176095093/albums/5871732690 002950561?banner=pwa&authkey=CKHYpLCq6ZfvhwE
https://plus.google.com/photos/107990720702176095093/albums/5678376960 776523489?banner=pwa&authkey=CL6Osvi9_Pu-SA

Beto Rato
Membro Novato
# nov/13
· votar


Sérgio.., nossa cara..., ficou bom demais, parabéns !!!
Grato pela sugestão..., estarei analisando pois vai ser a minha primeira montagem e estarei estudando atentamente para fazer um bom trabalho..., e entendendo o que estiver fazendo.
Fico muito agradecido pelo seu feedback. Já encomendei o trafo de output, pois não consegui o orignal, o cara já havia negociado.
Mais uma vez..., muito bom o seu trabalho, parabéns.

Matec
Membro
# nov/13
· votar


Beto Rato

Eu já tinha lido esse seu tópico e achei que o Sérgio falou tudo.
Vai depender de vc a decisão de escolher qual o ampli que vai ser montado, e aí se vc precisar de mais uns palpites pode crer que eu dou uma força.
Abs.

Beto Rato
Membro Novato
# nov/13
· votar


Blz,
estou estudando para ter certeza do que estou fazendo. Que bom vc ter participado, pensei de não ter visto, valeu man.
Abçs.

Beto Rato
Membro Novato
# nov/13
· votar


Sérgio, boa noite. Brother comecei a analisar o esquema com o pouco conhecimento adquirido estes dias e percebi que o trafo de força só fornece = 3, 75A, para usar com as 8 válvulas do circuito teria uma corrente total de filamento em 3, 6A não ficaria muito no limite nominal do trafo ?? ( pretendo monta-lo completo ). Outro fato é medi a saida do secundário de alta e encontrei 355VAc quando retificar em ponte vou chegar aos 465VDc ( +B ) conforme o circuito ??
A placa para o circuito e o chassis onde vc adquiriu ??
Abçs.

SergioTrindade
Veterano
# nov/13
· votar


O transformador deve suportar bem essa corrente do filamento. O problema de estar perto do limite é que acaba dando uma queda de tensão maior, o que não é bom para as válvulas, só testando com uma carga equivalente para saber.
A tensão B+ retificada com ponte, medida com o amp ligado e bias ajustado, deve ficar nessa faixa sim. Em stand vai dar uma bem tensão maior. Não se preocupe com essas variações de tensão o mais importante é regular ao corrente que vai ser dissipada pala placa das válvulas de saída, depois de montado o bicho.
Costumo fazer os chassis, placas e gabinetes dos meus amps na unha mesmo, com exceção do Super Reverb que comprei uma réplica de chassis com face plates de um chinês no ebay.
Ele vendia cópias perfeitas de quase todos os Balckfaces originais no ebay, até que a Fender o processou.

Beto Rato
Membro Novato
# nov/13
· votar


Blz, Sérgio. Consegui encontrar o esquema/descrição dos transformadores do Super Revreb e vi algumas pequenas diferenças, tipo:
Choke
Super ===> L=4Hy @ 90 mA DC D,C,R = 150ohms
Deluxe ===> L=4Hy 50mA DC D.C.R ==> 150 ohms

OutPut
Super ==> Primário - 4, 2 Kohms
Secund. - com.
2 ohms
50 / 60 W

Deluxe==> Primário - 4, 25 Kohms
Secund. - com.
4 ohms
8 ohms

Força
Super ==> Secundário
710 or 610 V CT 200mA
6, 3 V @ 5A
5V @ 3A

Deluxe ==> Secundário
385Vdc 200mA DC / F.W. bridge 44uF
- 54DC @ 1, 6mA 1/2 wave
6, 3V @ 3, 75 A

Agora me criou a maior dúvida se vai dar para montar sem que faça algumas pequenas alterações, o que acha??

SergioTrindade
Veterano
# dez/13
· votar


Não vejo nenhum problema.
A fonte de tensão, evidentemente tem que ser no estilo do HR Deluxe com ponte de retificação. O resto é praticamente igual.
O choke tem a mesma indutância, só muda a qualidade (margem de segurança).
Ele tem que suportar a corrente das 12AX7 (o valor típico é em torno de 1,3mA por válvula a placa fritaria a 8mA) e a corrente dissipada pela grade 2 das 6L6 (11mA total para o par em configuração PP)
O transformador de saída tem a mesma impedância no primário. O secundário tem que ser compatível com o falante(s) que você vai usar.

SergioTrindade
Veterano
# dez/13
· votar


Saída de 2 ohms é para usar 4 falantes Jensen P10R ou 4 Eminences 1028K é uma combinação muito legal, mas a brincadeira fica mais cara.

SergioTrindade
Veterano
# dez/13
· votar


O conceito ab763 tem muitas variações, dá uma olhada nesses 2 esquemas:
http://www.johnrauchenberger.com/jrwp01/wp-content/uploads/2012/09/ban dmaster_ab763_schem.gif
http://www.thevintagesound.com/ffg/schem/vibroverb_6g16_schem.gif

Schenker
Veterano
# dez/13
· votar


putz, como eu queria manjar do que vcs tão falando . . eu sou apaixonado por amplis, mas sou só um usuário. queria saber mais pra poder envenenar os meus amplis . . .

Matec
Membro
# dez/13
· votar


Schenker

Acho que todos nós somos só usuários, não há segredos no que tem sido discutido no fórum. Na verdade quase todas as repostas às questões já estão espalhadas por aqui, basta encontrá-las. Um pouco de experiência e ...
amplis turbinados!

Abs

Schenker
Veterano
# dez/13
· votar


Matec


putz, mas tem que saber algo antes de mexer em um troço que pode te matar!!

acho que vou começar a estudar um pouco de eletrônica, por onde começo??

Matec
Membro
# dez/13
· votar


Schenker

Para mexer com valvulados, primeiro eletrônica básica, resistores, capacitores indutores, Lei de Ohm. Corrente contínua e alternada. Princípio do funcionamento das válvulas, Diodos, triodos, tétrodos e pêntodos. Aprender a ler esquemas. Estudar alguns circuitos; Fender Champ, Princeton ,Twin ,Bassman , Jtm45, 1959, jcm800. Tem bastante coisa aqui, com o tempo vc vai ver que isso é só o começo, mas aí vc vai achar tudo mais fácil de entender.
Esqueci do principal para vc, aprender que só se mexe no circuito de um valvulado com o ampli desligado!
Abs .

Schenker
Veterano
# dez/13
· votar


Matec


Vou começar a pesquisar!!

só se mexe no circuito de um valvulado com o ampli desligado!


e mesmo assim, tem que ter dado descarga nos caps certo?? senão . . .

Matec
Membro
# dez/13
· votar


Schenker

e mesmo assim, tem que ter dado descarga nos caps certo?? senão . . .

O choque do capacitor é bom!
Deixa a gente "esperto"! rsrsrs.
Abs

Beto Rato
Membro Novato
# dez/13
· votar


Matec, blz brother. Já fiz o levantamento da esquema da fonte do RD Deluxe para preparar a placa de CI para confecção do circuito de força, desconsiderei a etapa de alimentação ( +16 e - 16 ) pois não pretendo usar, vc teria alguma observação a acrescentar ??
Outra dúvida devido ao pouco conhecimento é em relação a diferença na corrente do trafo de choke ( Super 90 mA // Deluxe - 50mA ). Talvez vc já tenha explicado em sua resposta e eu não tenha entendido pela minha limitação no momento ( pois estou estudando ).

Fiquei feliz em saber que este post tem rendido comentários de outros entusiastas em valvulados...., muito bacana mesmo.

PS: estou estudando as outras variações do 763 que vc indicou.
Abçs.

Beto Rato
Membro Novato
# dez/13
· votar


Curiosidade..., pq em algumas fontes da Fender eles utilizam 3 diodos em série uma vez que o sinal já foi retificado logo no primeiro diodo ??

Matec
Membro
# dez/13
· votar


Beto Rato

Talvez algumas perguntas tivessem sido pro Sérgio Trindade, mas como vc mandou prá mim, deixe eu falar um pouco.
1- Vc optou por montar o Hot Rod Deluxe? (Esquema de 1995?)

Nesse caso vc vai ter que implementar o circuito de +16V -16V pois o circuito de controle (footswitch) e mais umas outras partes necessitam dessa alimentação.

2- A grosso modo o choque de 50mA e 90mA têm o mesmo enrolamento
com núcleos de material magnético diferente, o primeiro atinge seu valor de indutância de 4H com 50mA o segundo com 90 mA, Até aí está fácil. Um núcleo que atinge certa indutância com menor corrente é mais sensível, como o Sérgio já havia comentado, mas também atinge sua saturação mais cedo, o que não é bom para a filtragem da fonte. O uso de um ou de outro vai depender da corrente média que o circuito vai consumir.

Fiquei feliz em saber que este post tem rendido comentários de outros entusiastas em valvulados...., muito bacana mesmo.

Um pouco de conhecimento sempre vai ser interessante para quem acha legal aprender.

PS: estou estudando as outras variações do 763 que vc indicou.

O Sérgio é quem indicou.


Curiosidade..., pq em algumas fontes da Fender eles utilizam 3 diodos em série uma vez que o sinal já foi retificado logo no primeiro diodo ??


No começo da era dos componentes SS, eles não eram assim tão estáveis, e podiam dar defeito com maior frequência, então o uso de retificação redundante não era um mal negócio para os fabricantes.
Abs

SergioTrindade
Veterano
# dez/13
· votar


O diodo 1N4007, por exemplo, é feito para suportar uma tensão reversa de 1000V (e corrente máxima de 1A) Isso em tese.
Se houver um pico de tensão e o diodo tiver problema de fabricação, o que ocorria muito antigamente, poderá queimar e danificar outros componentes caros.
Um diodo desses deve custar uns R$0,10 no atacado. Quando colocados 3 em série a tensão suportada triplica.
Em alguns casos, já vi fontes dessas com um capacitor de 10nF em paralelo a cada um dos diodos, eles servem para distribuir uniformemente a tensão entre os diodos.

SergioTrindade
Veterano
# dez/13
· votar


Uma vez montei um brinquedo com o préamp do hot rod e o módulo de saída com um par de EL84.
Para o sistema de chaveamento de canais e pedal usei LEDs e LDRs (em vez de relês), num esquema que eu mesmo concebi.
A ideia é alterar (livremente pelo pedal ou pela chave fixa) a polaridade de um ponto que chamei de α. Quando está positivo aciona todas a chaves para operar no canal sujo e anular o canal limpo, se for positivo, faz o contrário.
Não recomendo a ninguém montar assim (sobretudo iniciantes) porque é meio complicado e o layout foi desenhado para caber no chassi que eu tinha no quintal (um amp SS da Warm Music -108GT).
Ainda sim é interessante entender o raciocínio do circuito.
http://trindadesergio.tripod.com/_043.pdf
https://plus.google.com/photos/107990720702176095093/albums/5678382737 677920977?banner=pwa&authkey=CN33hvn_n97cPA

Beto Rato
Membro Novato
# dez/13
· votar


Matec, cara fiz confusão sim. Estava lendo suas respostas para o Schenker e aí na hora de formular minha pergunta atrapalhei mesmo. Mais emfim, enriquece o post e todos nós ganhamos com isso, Captei a resposta de vc´s ( Sérgio e Matec ) e estarei dando um foco no aprendizado do trafo de Choke para consolidar meu aprendizado.
Quanto aos diodos em série já está claro.

Sérgio que bacana esse brinquedo, parabéns ( faltou ver o paciente após estar pronto ).
Abçs.

Beto Rato
Membro Novato
# dez/13
· votar


Curiosidades; O por que amplificadores valvulados até 50W não usam ajuste de bias ??

Matec
Membro
# dez/13
· votar


Beto Rato
Vc ainda não disse qual ampli vc vai montar
Existem várias maneiras de se fazer o ajuste de corrente de Bias.
o sistema de ajuste automático, com resistor de cátodo é o mais simples.
Mas para amplis de maior potência, existe uma perda de energia muito grande, dissipada nesse resistor. E que reduz também a potência de saída. Aí o sistema de ajuste de Bias por tensão negativa é mais eficaz.
Qualquer um desses circuitos pode ser utilizado em qualquer ampli, aí leva-se em conta o que foi citado acima.

SergioTrindade

Olá.
Realmente muito bom o seu projeto.
Perguntas:
O som desse ampli é próximo ao original?
Vc fabricou as chaves óticas, ou utilizou as comerciais?
Muito interessante esse chaveamento de polarização das válvulas de saída. Qual a diferença audível de uma para outra?
Parabéns.

SergioTrindade
Veterano
# dez/13
· votar


Matec,
O som não tem nada parecido com o original porque a saída é de EL84 e o falante é de 10 polegadas (inicialmente um Eminence 1028K e agora um 105).
O que eu fiz é uma gambiarra altamente sofisticada para testar as possibilidades tecnológicas. Não recomendo reproduzir a brincadeira.
Esse preamp não foi concebido para EL84, produz muitos graves. Por isso, uso com o grave no mínimo. O som é legal, entretanto, acho que tem algum erro na montagem da fonte e dá um pouco de ruído vindo do reverb.
As chaves eu mesmo fiz, como se vê nas fotos - com led, LDR e espaguete.
A chave que alterna a polarização da saída afeta menos o som do que eu imaginava. Com bias fixa o som é mais limpo e linear. Embora a potência diminua com bias automática, não dá para perceber muita diferença de volume.

SergioTrindade
Veterano
# dez/13
· votar


Matec,
O som não tem nada parecido com o original porque a saída é de EL84 e o falante é de 10 polegadas (inicialmente um Eminence 1028K e agora um 105).
O que eu fiz é uma gambiarra altamente sofisticada para testar as possibilidades tecnológicas. Não recomendo reproduzir a brincadeira.
Esse preamp não foi concebido para EL84, produz muitos graves. Por isso, uso com o grave no mínimo. O som é legal, entretanto, acho que tem algum erro na montagem da fonte e dá um pouco de ruído vindo do reverb.
As chaves eu mesmo fiz, como se vê nas fotos - com led, LDR e espaguete.
A chave que alterna a polarização da saída afeta menos o som do que eu imaginava. Com bias fixa o som é mais limpo e linear. Embora a potência diminua com bias automática, não dá para perceber muita diferença de volume.

Matec
Membro
# dez/13
· votar


SergioTrindade

Ontem eu não tinha conseguido acessar as fotos e não tinha visto a montagem das chaves óticas, ficaram ótimas.
Vi agora que vc também fabrica seus choques de filtro, com uma bobinadeira manual. Vc também faz seus trafos de saída?
Vi que pelo menos na entrada do inversor vc usou um capacitor maior que o esquema da fender que eu tenho aqui. Também já vi que faixa muito estendida para o lado dos graves não ajuda muito, e deixa o ampli sem punch. Vc fez alguns testes para ver se aumentando a frequência de corte o som não ficaria melhor ( não quero palpitar demais, mas essas coisas podem ser úteis).
Abs

Matec
Membro
# dez/13 · Editado por: Matec
· votar


SergioTrindade

Parece que andam tendo problemas na net, as mensagens acabam duplicadas.

Beto Rato
Membro Novato
# dez/13
· votar


Matec, blz.
Realmente não decidi ainda, fiquei na dúvida entre o RH Deluxe e o AB763.
O HR não me seduziu devido a parte do circuito com +16 / -16 V e a parte dos integrados ( queria um ampli + valvulado possível ).
Já o Black Face que o Sérgio sugeriu fiquei balançado, apenas dúvidas pelo fato de possuir mais válvulas e os trafos terem dimensões diferentes ( mais as coisas já estão sendo esclarecidas ) e agora tenho mais duas opções das variações que ele me indicou ( só ainda não tive tempo para poder analisar o circuito cuidadosamente / com as limitações do meu conhecimento é claro ).
Quanto a dúvida sobre a tensão de Bias foi curiosidade pois não tinha entendido direito a finalidade de não usar regulagem abaixo de 50W, agora está mais claro.
Abçs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Amplificador Valvulado Fender