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SergioTrindade Veterano |
# dez/13
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Matec, Já fiz alguns trafos de saída e choque. Não tem muito segredo, mas é trabalhoso. Na primeira vez que enrolei anotei os procedimentos e fiz um tutorial preliminar, acho que tem no site handmades.
Beto, Salvei o esquema adaptado e layout do AB763 com um canal só. http://trindadesergio.tripod.com/EsquemaAB763.pdf http://trindadesergio.tripod.com/layout_AB763.pdf http://trindadesergio.tripod.com/6a40_layout-.jpg Usei um lauout diferente para aproveitar uns capacitores que tinha em casa. É possível tirar o vibrato, economizando mais uma válvula. Assim o amp fica bem mais simples de montar
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SergioTrindade Veterano |
# dez/13
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Não lembro se conferi esse layout sem vibrato. Depois dou uma olhada.
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SergioTrindade Veterano |
# dez/13 · Editado por: SergioTrindade
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O esquema sem vibrato ficaria assim: http://trindadesergio.tripod.com/Esquema_S_vibrato__.pdf
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Matec Membro |
# dez/13
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SergioTrindade
Gostei dos pontos de prova da corrente de Bias na traseira do ampli, assim fica bem prático o ajuste. Qual o valor do capacitor de filtragem do circuito de Bias nesse último esquema?
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SergioTrindade Veterano |
# dez/13
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Os pontos de prova são muito práticos, mas na hora de regular eu confio mesmo é no medidor que montei com dois amperímetros e uma vasilha tupperware. Assim, multiplico a corrente pela tensão da placa e sei exatamente a potência dissipada em cada válvula simultaneamente. https://plus.google.com/photos/107990720702176095093/albums/5862443949 747386305/5862443971013839810?banner=pwa&authkey=CO_dtv-tkYnQlgE&pid=5 862443971013839810&oid=107990720702176095093
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Schenker Veterano |
# dez/13
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Como funciona este negócio do choque??
ele serve pra que exatamente?? tem alguns amplis que não tem ele, como fazem??
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Matec Membro |
# dez/13
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SergioTrindade
Sua patroa deve viver escondendo os apetrechos de cozinha de vc. rsrs
Schenker
O Choque é uma Bobina, também conhecida por Indutor, que tem por propriedade, nesse caso, de bloquear a tensão AC que sobra á primeira filtragem da fonte DC do ampli. O choque, então ajuda a tornar essa filtragem bem mais eficiente. Existem amplis que não utilizam o choque, ele não é imprescindível. Mas nesse caso os capacitores são de valor maior. Nos amplis que tem válvula retificadora, eles são mais necessários. Pois essas válvulas não devem trabalhar com capacitores eletrolíticos de grande valor. É mais ou menos isso. Abs.
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Matec Membro |
# dez/13 · Editado por: Matec
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Repetiu de novo!
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Schenker Veterano |
# dez/13
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Matec
Fantástico.
valeu amigo!!
mas, o tamanho do capacitor não influencia no timbre??
a meu ver isto "desvirtua" o projeto (ou pelo menos dá mais trabalho para projetar, acredito eu . . .) porque vai ter casos que ele vai trabalhar com um valvula de menor potencia e trabalhar com capcitores maiores/maior valor. o que pode dar um certo conflito (ou to totalmente errado??)
tipo, um ampli baseado em EL84, que não suporta tantos graves, pode ter no projeto dele um capacitor que de mais graves e que as valvulas não suportem as frequencias . . . ou não??
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Matec Membro |
# dez/13
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Schenker
Existem muitos fatores que podem ser levados em consideração na montagem de um ampli valvulado. Tudo acaba por influenciar numa parte ou noutra do funcionamento do circuito. Mas veja uma coisa. O uso de uma fonte enorme com filtragem super eficiente não inviabiliza um projeto, apenas muda o comportamento em determinadas situações. O uso de EL84 não indica que o ampli não vai ter graves. Pode ter sim, belos graves. Dentro da potência que a EL84 pode fornecer.
Agora se vc quer "aquele" timbre, "aquela" distorção, o melhor mesmo a fazer é clonar o ampli parte por parte, de modo que cada parte desse clone funcione como o original. Isso é bem lógico. Abs
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SergioTrindade Veterano |
# dez/13
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Reator de Choke é uma bobina extremamente simples, como os reatores usados nas lâmpadas fluorescentes (aquelas baratas de buteco, tipo espada Gedi). Não vale a pena importar. Na prática é um carretel com um fio esmaltado enrolado, e um núcleo de transformador (sem intercalar as lâminas). Sabendo a indutância desejada e a corrente do circuito, você pode calcular e mandar enrolar em qualquer loja de transformadores. Também é certo que muitos amps excelentes como o 5E3 e o 5F1 possuem retificação valvulada e não usam choke. A primeira vez que fiz um, montei um circuito experimental para calcular a indutância e constatei uma precisão muito boa. Quando quiser gastar dinheiro para garantir o resultado, o melhor é pensar nos alto-falantes e transformador de saída que são a alma do amp.
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Beto Rato Membro Novato |
# dez/13
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Sérgio, do caralho, agora vai !!! Vc tem as medidas das placas de fenolite ??? E as medidas do chassis com as furações ( já arrumei um pessoa para fazer ) ??? Vou precisar de sua ajuda para fonte pois meu trafo não tem center tape..., com já falei estou montando seguindo as mesmas configurações do RH Deluxe, vc vê necessidade de alguma mudança e ou otmização para está fonte ??? Abçs. PS: porra fiquei feliz para caralho !!
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SergioTrindade Veterano |
# dez/13
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Beto, As medidas de placas chassis, etc, eu sempre projeto no AutoCad, portanto tenho todas as medidas e posso muda-las de acordo com o projeto, inclusive recomendo aumentar um pouco a profundidade do chassis, para não complicar a montagem. Você decidiu como vai montar? se vai por vibrato ou o canal normal? Me passa as os dados e as medidas dos transformadores e choque. Para o reverb você vai precisar de um transformador desse: http://www.ebay.com/itm/FENDER-REVERB-TRANSFORMER-for-FENDER-TUBE-AMPL IFIER-NEW-/250392815108?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item3a4c932604 Outro acessório recomendado que você não encontra por aqui é o prendedor do chassis: http://www.ebay.com/itm/BRAND-NEW-Genuine-Fender-Medium-4-5-8-Chassis- Straps-/151169633456?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item2332698cb0
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Beto Rato Membro Novato |
# dez/13
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Sérgio, blz. Vou montar com o vibrato. Segue aí as medidas dos trafos. http://www.4shared.com/account/home.jsp#dir=EkAEuvdh Vou ver se consigo esse trafo de Reverb por aqui no ML.
Nesse circuito eu consigo ter uma drive legal ?? Vou abusar da boa vontade...., me dá uma explicação de como funciona os drivers nos valvulados ??
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Beto Rato Membro Novato |
# dez/13
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Sérgio, blz. Vou montar com o vibrato. Segue aí as medidas dos trafos. http://www.4shared.com/account/home.jsp#dir=EkAEuvdh Vou ver se consigo esse trafo de Reverb por aqui no ML.
Nesse circuito eu consigo ter uma drive legal ?? Vou abusar da boa vontade...., me dá uma explicação de como funciona os drivers nos valvulados ??
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Beto Rato Membro Novato |
# dez/13
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Sérgio, blz. Vou montar com o vibrato. Segue aí as medidas dos trafos. http://www.4shared.com/account/home.jsp#dir=EkAEuvdh Vou ver se consigo esse trafo de Reverb por aqui no ML.
Nesse circuito eu consigo ter uma drive legal ?? Vou abusar da boa vontade...., me dá uma explicação de como funciona os drivers nos valvulados ??
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SergioTrindade Veterano |
# dez/13
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Primeiro fica atento para o modelo do tank de reverb. O correto para esse amp é o 4AB3C1B ou 4AB3C1B (para usar em pé). O reverb do Hot Hod, se não me engano é do tipo 4EB3C1B. O principal problema está nesse "E". Significa que tem impedância de entrada de 200ohm , adequado para um driver transistorizado. Para driver valvulado (padrão fender) se usa entrada de 8ohm. Se usar o tank errado o reverb vai funcionar mas a qualidade é prejudicada. O trafo de reverb vale à pena procurar porque não tem nada para ser caro, a construção é bem vagabunda, com núcleo pequeno e laminação de aço comum (GNO). Se usar um trafo bom demais é capaz de prejudicar porque aumenta a resposta de graves e agudos (o reverb pode ficar embolado e estridente). Só não dá p/ enrolar na mão porque o fio deve ser mais fino que o cabelo do Marcos Valério.
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SergioTrindade Veterano |
# dez/13
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O AB763 não tem "drive", tem uma distorção legal (do tipo rock n roll) em alto volume, quando satura o módulo de saída, mas infelizmente os vizinhos não costumam gostar da ideia. Pessoalmente prefiro um fender tradicional com um pedalzinho que usar o canal sujo do HR. O timbre obtido e o volume mínimo para começar a rachar depende muito do tipo de alto falante. Via de regra, os falantes de baixa potência vão distorcer mais fácil, mas isso não significa que seja o timbre que você procura, tem que pesquisar. Flantes como o Jensen C12K de 100w (que vem no twin reverb e no deluxe reverb), Eminence Cannabis Rex, JBL D120F, etc., são opções de som mais limpo, mas aceita bem pedais de distorção de pedais. Não entendo dessas coisas mas o geralmente chamam de "drive" é resultado do sinal clipado (com os picos cortados por excederem a capacidade de amplificação de um ou mais estágios de pré-amplificador). Um par de diodos de silício corta o sinal do mesmo jeito, como fazem no tube screamer, distortion ou mesmo em alguns amps Marshall Valvulado como o JCM800 - 4210. Acho que o grande barato dos amplificadores valvulados está na distorção harmônica que é outra história e envolve muito detalhe, principalmente do trafo de saída e alto-falantes.
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SergioTrindade Veterano |
# dez/13
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Quanto ao chassi, vou adaptar o desenho e te passo. O legal é imprimir em escala, e colar o papel no próprio chassi para furar, assim não tem com passar medida errada. Veja esse exemplo desse amp que estou terminando e você vai entender. https://plus.google.com/photos/107990720702176095093/albums/5901832042 613189025?banner=pwa&authkey=CJzIitCCvtnhAg
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Beto Rato Membro Novato |
# dez/13
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Okay, Sérgio entendido fico no aguardo. Uma hora dessas posta o som desses ampli para gente sentir. Mais uma vez..., muito bacana seu trabalho. Quanto ao driver me expressei mal...., é isso mesmo a distorção natural proporcionadas pelas válvulas. Abçs
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SergioTrindade Veterano |
# dez/13
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Beto, Você vai montar com o canal normal ou somente o que tem reverb?
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SergioTrindade Veterano |
# dez/13
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A fender relançou um amp no Padrão AB763 com trafo de força que você comprou (o , recomendo montar a mesma fonte, mas recomendo por o potenciômetro para regulagem de ajuste de bias. Por coincidência, ele tem o mesmo tipo de vibrato que recomendei. Veja o esquema: http://griffineffects.webng.com/images/custom_vibrolux_service_manual_ page_6.png
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SergioTrindade Veterano |
# dez/13
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Pelo Site da Fende, os falantes usados são dois p10r, que eu já tinha comentado. Veja as características: http://www.fender.com/series/pro-tube/custom-vibrolux-reverb-120v/
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SergioTrindade Veterano |
# dez/13
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Outra coisa. As dimensões dos transformadores são de duas marcas diferentes, com medidas também diferentes. É preciso saber qual você usou para poder adaptar o layout.
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Beto Rato Membro Novato |
# dez/13
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Sérgio, pretendo montar com o canal normal também. Acabou de chegar o trafo de OutPut que estava faltando: http://www.4shared.com/account/home.jsp#dir=EkAEuvdh Quanto ao capacitores..., onde conseguiu aqueles Orange drop ?? Abçs.
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SergioTrindade Veterano |
# dez/13
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Esses capacitores comprei no eBay de baciada, aqui em sp você pode encontrar na Multicomercial. http://loja.multcomercial.com.br/ecommerce_site/produto_15840_4689_Cap acitores-Orange-Drops-Series-715
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SergioTrindade Veterano |
# dez/13
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Com o canal normal, e vibrato estilo 6G16 ficaria como nesse esquema, exceto pelo transformador de força sem CT e a ponte retificadora. http://www.el34world.com/Hoffman/images/Hoffman_AB763.pdf
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Beto Rato Membro Novato |
# dez/13
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Sérgio, quanto aos capacitores existe alguma recomendação qual tipo de capacitor ( eletrolítico, cerâmico, poliéster, papel, óleo ) usar em determinados estágios do valvulados ?? Quanto aos resistores em alguns dos esquemas dos Fender diz que todos são de potência de 1/2 W a exceção de quando recomendados, porém vi que usa resistores de potência diferentes em suas montagens, qual procedimento devo seguir para saber qual a potência usar caso não tenha o resistor da potência descrita ???
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SergioTrindade Veterano |
# dez/13
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Os capacitores de acoplamento de áudio são os que, estão associados á resposta sonora, porém tem muito mito e a história é longa. O importante é utilizar capacitores com a tensão de trabalho adequada. O que se usa geralmente são capacitores de polipropileno metalizado ou poliéster, para 400V ou 600V (são valores comuns). Já fiz testes com várias marcas e nunca vi nenhuma diferença significativa. Lembrando que falamos de amps de guitarra, Hi-Fi a conversa é outra. Os capacitores de 250pf do tonestack,e brilho (120pf) podem ser de cerâmica, ou de preferência silvermica. Esses capacitores de áudio são fáceis de trocar se você resolver fazer um teste posterior. Os capacitores de bypass de cátodo, (ligados nos pinos nºs 3 das 12AX7) são eletrolíticos comuns, qualquer um entre 16v e 50V vai bem. Para a filtragem da fonte de bias, recomendo usar de 100V (não esqueça da polaridade deles é invertida, com o positivo aterrado). O mais crítico é a fonte de tensão das placas. Os capacitores são de alta tensão. Você pode comprar importados (para 500v ou 600v) ou fazer associação de capacitores em série. Assim procedendo, a capacitância cai para a metade e a tensão de trabalho dobra. Para distribuir uniformemente a tensão, se utiliza um resistor de 220k em séria a cada capacitor. Quanto aos resistores, você pode usar de 1w ou mais na fonte de tensão, inclusive aqueles de 100K ligados nas placas das 12ax7 eles não operam com potência alta, mas são mais estáveis evitando ruídos. O resto pode ser de 1/2W, na dúvida segue o esquema da fender.
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SergioTrindade Veterano |
# dez/13
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Fiz um PDF do layout sugerido, com as adaptações, mas falta conferir o circuito. Para verificar, você pode comparar com o esquema e ir marcando com uma caneta luminescente. Nesse arquivo abaixo tem 3 páginas o layout, chassis e panela de capacitores (este último com duas opções diferentes de layout). O tamanho do chassis é o do Delux reverb, mas a furação não é idêntica. Está tudo em escala e pode ser plotado em papel A1. Os furos marcados em preto estão posicionados. Os furos em vermelho devem ser conferidos pelas medidas dos trafos. Os buracos verdes são da panela de capacitores (espelhado) Os furos em azul são das placas, por isso dependem as maneira que você vai montar o seu layout. http://trindadesergio.tripod.com/Layout.pdf
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