Autor |
Mensagem |
Beto Rato Membro Novato |
# dez/13
· votar
Okay, Sérgio. Mais uma vez muito esclarecedor..., quanto ao layout/circuito vou imprimir e comparar..., qualquer coisa te informo. Valeu mesmo..., estou ansioso para começar. Abçs.
|
SergioTrindade Veterano |
# dez/13
· votar
O ideal é fazer o chassis com chapa de alumínio, é fácil de dobrar e e furar. Além disso, é ótimo para fazer aterramento. Pela experiência que tive fazendo outros amps, posso dizer que a chapa de 1mm é fina para resistir ao peso dos trafos num chassis desse tamanho e a de 2mm (que usei no black face das fotos) é muito grossa difícil de dobrar. Creio que 1,5mm seri o ideal. Veja um exempo de chassis bem feito: http://www.ebay.com/itm/PRINCETON-STYLE-TUBE-AMP-CHASSIS-18-25-X-7-25- X-1-75-/221335335011?pt=LH_DefaultDomain_2&hash=item33889d3063
|
# dez/13
· votar
Sérgio, fiz a comparação do esquema X lay out, segue as observações: 1 - o capacitor de 22nF que está ligado ao pino 6 da V1 está faltando a ligação do outro terminal, assim como o resistor de 220K e jumper para o Power na placa do Pré. 2 - Nos potenciometros10K ( Mid ) e 3M ( speed ) posso seguir as ligações pelo Lay out ( terminais 2 e 3 interligados ) não consta no esquema a ligação.
Quanto ao Lay Out da fonte tive dificuldade de interpretar existem 2 circuitos; 1 com capacitores de 20uFX500V e outro com 2 de 100uFX350V com 2 resistores de 220K..., então: qual devo usar ??
3 - O circuito da fonte e bias posso seguir conforme está no Lay Out ?? ( não entendi os resistores de 100r ligados a terra na alimentação de filamentos e alimentação de bias os 2 fios do secundário não são positivos..., pq um dos fios está ligado os terminal de terra ??
Quanto aos capacitores da fonte de 22uF comprei de 450V ( não me atentei ao Layout ) como o trafo já havia medido e deu 355V no secundário fiquei com isso na cabeça e não me preocupei.
Já comprei os componentes estou aguardando chegar. Hoje compro as placas de fenolite e acertar confecção do chassis ( talvez use Galvanizado, vê algum problema ?? ). Abçs:
|
# dez/13
· votar
Esqueci:
4- na V4 só tem um paralelo resistor x capacitor no circuito de Catodo para os pinos 3 e 8.., está correto ??? Ví que tem a descrição Booster os dois Catodos interligados reforçam a drenagem do sinal ??? e não precisaria ter alteração nos valores de resistorXcapacitor uma vez que existe apenas 1 de cada para os dois catodos?? Valeu.
|
# jan/14
· votar
Não tinha visto a pergunta. É isso mesmo, o resistor de cátodo é compartilhado, por isso mesmo tem valor de 810R para drenar aproximadamente o dobro da corrente que teria com bias bias separada.
|
# jan/14
· votar
Beto. Estive fora não vi suas perguntas. 1-Essas ligações do canal normal que você mencionou estão faltando, vou conferir e revisar. Se houver mais algum erro eu aviso. 2-Os resistores de 100r não são do circuito de bias, são redutores de ruído. 3-A ligação dos terminais 2 e 3 dos potenciômetros é recomendável, pois manterá o valor máximo em caso de falha, mas é muito difícil de acontecer. lembre-se de que o potenciômetro speed é do tipo log reverso. Quanto aos capacitores, as duas opções de fonte são similares. Os dois resistores de 20uf em paralelo, equivale a um de 40uf. Dois de 22uf equivale a 44uf. (lembre-se que a precisão é de até 20%). Dois de 100uf em série dá 50uf, mas se usa os resistores de 220k/1w para distribuir melhor a tensão nos capacitores. Essa última é sempre a opção mais barata e segura, pois a tensão suportada é o dobro da tensão nominal dos capacitores. A tensão retificada em B+ deve ficar perto de 430v, com o amp ligado, em standby será maior. É recomendável ter uma margem de segurança. O circuito de bias é igual ao do HD deluxe, adequado ao seu trafo. Se a banda de tensão ajustável não alcançar o valor desejado, é só mudar o divisor de voltagem com um resistor. O chassi de ferro galvanizado é bom, mas fica atento com o aterramento porque ele oxida mais que o alumínio. Em alguns amps usei uma fita de latão na linha dos capacitores como fazia Leo fender. Funcionou bem, mas tem outras opções. O esquema de aterramento é importante para evitar ruído.
|
# jan/14
· votar
Perfeito !!! Sérgio, entendido. Percebi que estava desconectado por este tempo. Agora estou a merce do correio que até hoje os componentes não chegaram. Ficou faltando os potenciômetros que estavam em falta, esta semana resolvo isso!! Placas já removido o cobre e furadas restando fixar os ilhóis. Comprei também o miliamperímetro escala de 0 a 100 mA, irei colocar o circuito como fez no seu projeto. Abçs.
|
# jan/14
· votar
Beto, Revisei o desenho do layout considerando suas observações, mas não parei para conferir tudo passo a passo, por isso continua com a observação "de não conferido". Dá uma olhada novamente. http://trindadesergio.tripod.com/Layout.pdf Também percebi outro equívoco no desenho que já foi alterado. O capacitor eletrolítico de filtro ligado ao potenciômetro de ajuste de bias estava invertido, O terminal positivo sempre deve estar ligado ao terra porque é uma fonte de tensão negativa. Caso seja ligado errado, não haverá tensão de bias e as válvulas de potência vão drenar corrente ao máximo, queimando em poucos minutos (além de não funcionar o amp). Já fiz isso uma vez, mas como o teste inicial foi feito com amperímetro em série, percebi a cagada no ato. Com o amp pronto, a primeira coisa a ser medida antes de ligar é a tensão de bias nas grades de controle (pino 5, no caso da válvula 6L6, 6V6, EL34, KT66, KT88 ou 6550) Outra coisa interessante para você que já está com o secundário de filamentos no tal, seria usar lâmpada de 100V para o indicador, poupando assim consumo nesse secundário de 6,3v. Para montar os componentes eletrônicos eu costumo impimir o layout das placas em escala e depois colo em um isopor fino (com aquelas de bandeja de carne de supermercado). Depois vou furando com uma agulha grossa e colocando cada componente no seu lugar no layout impresso. Além de servir para conferir a compatibilidade o tamanho dos componentes com a placa, Você separa e confere cada componente com mais calma (na dúvida usa um multímetro medindo os resistores e capacitores). Na hora de soldar, basta retirar um a um e por na respectiva posição na placa de verdade. Isso evita erros de montagem e você não precisa ficar procurando e conferindo componentes no momento da soldagem.
|
# jan/14
· votar
Salve Sérgio Qual a vantagem em usar potenciômetros logarítmicos em amplis valvulados ??? ( comprei linear para adiantar a montagem devido não os log na loja, mas vou trocar ). Quanto ao esquema, o capacitor de 22nF que está ligado ao pino 6 da V1 está faltando a ligação do outro terminal ??
Chassis e componentes na mão, faltando tempo e achar os ilhóis que comprei para iniciar a montagem ( não sei onde coloquei ). Pois em paralelo estou reformando um Super Thunder Sound. Atualzando; http://www.4shared.com/account/home.jsp#dir=EkAEuvdh http://www.4shared.com/account/home.jsp#dir=EkAEuvdh
|
# jan/14
· votar
A questão relacionada ao uso de potenciômetro linear ou logarítmico se refere à percepção que temos do som. Para o botão de volume volume, por exemplo, usamos um logarítmico que vai diminuindo a resistência aos poucos no começo do giro, mudando a razão gradativamente. Se colocar um linear ele vai aumentar muito o volume no início e depois não vai fazer muita diferença. Ou seja, qualquer um vai funcionar de forma idêntica em posições de resistências equivalentes, mas não é prático porque o ajuste em baixo volume fica muito sensível. Grosseiramente falando você gira 10% do curso e o volume já está quase no máximo. A ligação que você falou me parece correta, o capacitor que vem do pino 6 de V1 está ligado na entrada do estágio inversos de fase. No meio tem um resistor de 220K que serve para isola interação entre os canais. Havendo dúvida é só seguir o esquema.
|
# fev/14
· votar
Olá Sérgio, blz. Veja a pré montagem do ampli como ficou; http://www.4shared.com/account/home.jsp#dir=84otn0P0 Depois te passo relato do teste que fiz . Abçs
|
# fev/14
· votar
Parece que faltou só o trafo de reverb. O chassis ficou muito bom. Nessa fase é bom por braçadeiras de nylon (enforca gato) para não deixar os fios de alta tensão do trafo de força encostarem no de áudio, pois a indutância causa ruido. O mesmo cuidado deve ser tomado com os fios do transformador de saída que vão para o alto-falante. Esses capacitores da da fonte são para quantos volts?
|
# fev/14
· votar
Olá Sérgio. Sim está faltando o trafo de reverb, assim como tanque ( ainda vou comprar ). Está é a primeira fase da montagem, ainda está faltando alguns componentes que substitui para montar e testar conforme segue abaixo. potenciometros de 250K Log, ( coloquei de 220K Lin ) 1M Log, ( coloquei 1M Lin ) e 3M Rv.Log ( coloquei 1M Lin ), 10K Log ( 10K Lin ). Capacitores 250PF ( coloquei 2 em série ( 100 Pf + 150 PF ), 500 PF ( coloquei ( 470 PF ). Resistor de 3M3 ( coloquei 3 em série de 1M ). Potenciometro de bias 25Klin ( utilizei 10K Lin ) E está faltando 1 válvula 12AT7, me passei pensei que tinham 2 aqui em casa, e não fiz o pedido. Já estarei providenciando a compra destes componentes em breve. Quanto aos testes : ( testei faltando V3 12At7 do reverb driver ) com lâmpada série 40W. 1 - ao ligar o ampli sem carga o filamento da lâmpada fica rubro ( comprei um alicate amperimetro e medi 500mA passando pelo filamento da lâmpada ), com as válvulas a lâmpada fica com luminosidade maior e com corrente de 1300mA, isso com a chave +b desligada. Ao ligar +B a luminosidade da lâmpada aumenta ( dá um pico e retorna pro luminosidade que estava ). Segue a observação que cheguei a ligar a guitarra e o som saiu bem baixinho, liguei sem a lâmpada série e fez um barulho tipo de radio frequência horroroso. Voltei a testar hoje com a lâmpada série e a lâmpada acende conforme já descrevi, porém não sai som 9 faz apenas um ruído baixinho no alto falante quando toco no resistor de 100K no pino 1 de V1 ). Tem algum procedimento que possa seguir para efetuar os testes até que encomende os componentes originais ??
Os capacitores da fontes são; 100uFX350V e 22uFX450V. Medi também a tensão nos filamento e coma lâmpada em série tem uma queda de tensão ( não lembro o valor ) por isso liguei sem a lâmpada e a tensão foi par os 6,3V recomendado. Parei com os teste pois percebi que já estava fazendo besteira. Abçs,
|