Randall RM100 MTS - Quais módulos escolho - JTM, Plexi, JCM ou Fender Twin?

Autor Mensagem
boblau
Veterano
# ago/13


Caros amigos,

apesar de estar aqui há um bom tempo, este é meu primeiro tópico!
Preciso realmente de uma ajuda agora:
Vou comprar um Randall RM100 novo (apesar de já ter saído de linha) que permite a troca do pré por módulos que têm timbres parecidos com vários amplificadores famosos,
O ampli permite até três módulos, se transformando em um ampli de três canais. O conceito foi criado por Bruce Egnater e licenciado para a Randall, porém o licenciamento acabou, a Randall foi vendida e o ampli saiu de linha.

Minha pergunta é a seguinte: a loja me permite escolher os prés e eu escolhi 4 e só posso levar três:

JTM - baseado no Marshall JTM original que era baseado no Fender Bassman 59

Plexi - baseado no Marshall Plexi de 1965

SL+ - baseado no Marshall JCM800 Super Lead

Blackface - baseado no Fender Twin Blackface

Tem dois vídeos no Youtube do TTK que demostra estes módulos
http://www.youtube.com/watch?v=4SLw_vayXfU
http://www.youtube.com/watch?v=ae-A_TPgcTo

Em um outro vídeo, ele demostra a fidelidade de um dos módulos, comparando um SL+ com um JCM800, bem legal
http://www.youtube.com/watch?v=lUh3gI8rdJ0

Ele virá com um gabinete 4x12 e o mais legal deste ampli é que existem pelo menos duas empresas que "turbinam" estes módulos. Lembrando que não há nenhuma simulação ou emulação digital. É tudo válvula mesmo!

Quem puder opinar, agradeço pois vou buscar o brinquedo na sexta-feira.

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# ago/13
· votar


boblau
Ih, cara... Isso seria uma decisão bem pessoal. Mas, pela versatilidade da coisa, eu acho que pegaria o Blackface, o Plexi e o SL+.

Você teria o som próximo dos Marshall e Fender, num mesmo cabeçote, e isso seria bem divertido, pelo menos pra mim.

Abraço e boa compra.

boblau
Veterano
# ago/13 · Editado por: boblau
· votar


GuitarristaDoNickEstranho

obrigado pela opinião! Sei que é pessoal mesmo, mas várias cabeças pensam melhor do que uma.

Eu pensei no Blackface, JTM e Plexi, mas o comparativo que o TTK fez do SL+ no vídeo me fez pensar muito porque a semelhança com um JCM800 é enorme! E eu adorava o meu...

Drinho
Veterano
# ago/13 · Editado por: Drinho
· votar


boblau

não sei como funcionam essas simulações....

mas me baseando nos amplificadores reais eu excluiria o jtm

Nefelibata
Veterano
# ago/13
· votar


boblau

Nunca tinha ouvido falar nisso, se funcionar de verdade seria ótimo!

Já pensou um black face e jcm no mesmo amp!

strinbergshredder
Veterano
# ago/13
· votar


boblau
Cara, não sei quanto ao seu gosto, mas eu já procuraria as tais empresas que "turbinam" os módulos e verificaria a seguinte possibilidade:

-Um módulo bom de clean (poderia ser o blackface sugerido por voce mesmo)
-Um módulo mais mid-gain (esse SL+ seria ótimo)
-Um módulo realmente Hi-Gain (talvez de algum Rectifier, ENGL ou 6505, se as empresas citadas os fabricarem...)

Acredito que essa combinação seria a mais versátil, mas lembrando que não sei se esse Hi-Gain seria a sua praia...

boblau
Veterano
# ago/13
· votar


Drinho
obrigado por sua opinião - a simulação funciona através de ajuste e adequação de circuito de pré valvulado para ficar "parecido" com os amplis originais
Nefelibata
pois é, mas funciona...
strinbergshredder
obrigado por sua opinião, não sei se vou procurar os "turbinadores" imediatamente, mas no futuro...
Quanto ao hi-gain, existe o módulo XTC que é esta praia mesmo, mas eu não toco metal e não curto muito hi gain.

Iago_guitar2
Veterano
# ago/13
· votar


boblau

concordo com o strinbergshredder, devia pegar um bom clean, um bom drive, e algo mais pesado.

o "pesado" pode sera algo que nao seje tao pesado como uma dist hig gain, soh que mais pesado que o modulo anterior, se eh que me entende.

achei legal esse sistema ai, qnto vai pagar ?

boblau
Veterano
# ago/13
· votar


Iago_guitar2
obrigado por opinar
O SL+, se vc der uma olhada no vídeo, chega, de acordo com o cara que estava testando, num drive mais pesado do que um JCM800 SuperLead, chegando perto de um Soldano. Por isso estou inclinado a ter o Plexi e o SL+, um para um drive e um para um drive "boost".

O preço é em torno de R$ 6.000,00 com uma 4x12 parcelado.

Iago_guitar2
Veterano
# ago/13
· votar


boblau

intao acho que vai nessa msm, Black Face + plexi + SL+.
vai ficar foda.!

Iago_guitar2
Veterano
# ago/13 · Editado por: Iago_guitar2
· votar


Double post.

boblau
Veterano
# ago/13 · Editado por: boblau
· votar


Galera do FCC,

comprei o ampli!!!

Na realidade eu vendi o meu Egnater Rebel 30 Combo para um cara que fico completamente apaixonado por ele e fiquei sem ampli (lembro que não estava à venda, o cara simplesmente levou e pagou o preço que eu falei...), aí saí procurando e encontrei o Randall dando sopa, meu sonho de consumo antigo, mas muito raro no Brasil, até porque saiu de linha.

Por enquanto só testei ele na loja e trouxe para casa. Hj vou tocar com uma galera aqui e pretendo gravar alguma coisa para o fórum.

Mas o teste na loja foi brutal! O ampli é realmente muito bom.

1- Ele começa com uma característica muito interessante - é BIVOLT? Ele aceita qualquer tensão entre 110 e 240 Volts? Ele não precisa de estabilizador ou filtros de linha de entrada.

2- Outra característica interessante é que atrás do cabeçote, praticamente todo o espaço é tomado pela sistema de regulagem de bias das 4 válvulas de power. Com um voltímetro e a tabela de bias que veio da fábrica é possível sem abrir o ampli, manter o bias sempre regulado ou trocar as válvulas de power misturando elas em par, se quiser. O ampli veio com 4 EL34, mas pode utilizar desde JJ Tesla 6V6 (reduz a potência do ampli para em torno de 50W) até 6550, passando por KT´s, EL´s, 5881, etc.

3- O ampli tem dois effect loop, um serial e um paralelo e o controle do paralelo está na frente do ampli. Ele tem uma saída "Slave" que é para se ligar um segundo cabeçote controlado pelo primeiro, quando num stage o guitarrista usa mais de um stack.

4- O footswitch, não incluído no pacote é MIDI. Vai começar a minha saga para conseguir configurar o meu ART SGX2000 para chavear os canais...

5- Possui um ventilador de resfriamento. Nunca tinha visto.

6- Na parte da frente ele tem as três gavetas para os módulos de pré (que detalharei mais para frente), uma chave comutadora das três gavetas e que programa o MIDI, um controle de Presence, um de Density, um do loop paralelo e um Master e o input.

7- Cada módulo que encaixa nas gavetas, são parafusados com a mão pela frente e são hot swap, isto é, não precisa desligar o ampli para trocas. Cada módulo funciona como um canal do ampli e vc pode ter um, dois ou três. Em cada módulo os controles são iguais - Gain, Bass, Medium, Treble, Level e uma chave de bright. Quando vc tira o módulo vc enxerga nele as válvulas em um circuito eletrônico. Muito interessante mesmo.

8- 1a gaveta - Escolhi o Blackface que emula um Fender Twin. Realmente ele lembra o som do Fender pois já tive um, com exatamente a mesma característica de praticamente não distorcer de jeito nenhum, mas em compensação a profundidade dos graves e os harmônicos gerados nos acordes...

9- 2a gaveta - Escolhi o Plexi que emula o Marshall Plexi. Eu nunca tive a oportunidade de tocar num Plexi original, só escutei outros guitarristas. A distorção é muito redonda. O volume da guitarra regula o overdrive perfeitamente. Provavelmente será o módulo que mais utilizarei pois o tipo de distorção, os graves, casou muito com o meu gosto.

10- 3a gaveta - Escolhi o SL+ que emula um JCM800 SuperLead. Eu já tive um JCM800 50 watss Lead e este módulo cumpre a função. É muito parecido, lembra realmente. Só que ele tem uma vantagem, tem muito mais ganho disponível. Não precisa de boost para "empurrar". O som sai bem distorcido porém definido. Será o meu lead channel.

11- Comprei com o gabinete 412 original do modelo que é uma caixa selada e os alto falantes são Randall Jaguar de 50W. Dei uma fuçada e a Randall manda fazer sob suas especificações na Eminence e na Celestion, Portanto para saber se é um ou outro preciso abrir a caixa e não farei isto agora. O Gabinete permite chaveamento para funcionar em stereo e mono com três entradas para P10 e a chave de comutação. Tem rodinhas e não é TÃO pesada assim.

12- Só o cabeçote pesa inacreditáveis 37 kilos. PQP!!!

Deixei na loja, com muita dor no coração, o módulo JTM que emula os Marshall JTM. É muito legal também.

Para quem estiver em São Paulo e tiver interesse em testar, passe na Musical Teodoro na Teodoro Sampaio que eles ainda têm no estoque algumas peças e o pessoal lá foi muito legal, negociam, tem uma salinha para fazer o teste sem frescura, o vendedor não fica na sua cola enchendo o saco, o dono da loja apareceu lá e curtiu o teste junto, ninguém ficou dando uma de entendido, pelo contrário, aprendemos todos juntos sobre este sistema. Enfim, vale lembrar se a loja contribuiu ou não para a realização do sonho, certo?

Vou tentar gravar alguma coisa com ele e postar aqui

abraço de longe...(afinal nesta época de Sheik, todo cuidado é pouco)

Thiagus
Veterano
# ago/13
· votar


Legal boblau,
Eu tenho um amp desses. Inclusive postei um topico com um video meu tocando uma musica do alter bridge utilizando um modulo modificado pela Jaded Faith Mods... Muito bom.
Qto a configuracao em MIDI, da uma olhada do forum da randall, o http://mtsforum.grailtone.com/index.php , la tem um tópico que fala como configurar e é facil facil. Utilizo uma POD HD 500 para efeitos e mudança de canais.
Sua escolha dos modulos foi a melhor na minha opiniao, deixou o amp bem versatil. No meu caso vieram os modulos blackface, plexi e XTC, e depois eu comprei o Erect da Jaded Faith Mods. O lance legal desse amp eh justamente esses modulos modificados, aumentam muito a quailidade e versatilidade do amp.
Parabens pelo amp e vamos trocando ideias.

boblau
Veterano
# ago/13
· votar


Thiagus

que bom que pelo menos dois aqui têm este ampli, podemos trocar idéias sim.

Me explica uma coisa, no seu caso com a POD HD500 cada preset tem um canal do ampli?

Por exemplo, para trocar de canal, preciso de um preset? Aí vc insere se quiser os efeitos da pedaleira?

Ou dá para trocar os canais do ampli independente dos presets?

Thiagus
Veterano
# ago/13
· votar


boblau,

a troca de canal precisa de um preset. cada preset tem um canal com seus respectivos efeitos. hoje basicamente eu tenho 2 presets para cada canal (plexi, XTC e Erect) com efeitos variados e tenho 2 presets que utilizo o preamp Blackface da POD, portanto tenho 4 canais (blackface - pod, plexi, xtc e erect) e cada um com dois presets. Fica versátil demais e tudo com uma pisada só... sem sapateado.

boblau
Veterano
# ago/13
· votar


Thiagus

vc liga o POD no Loop? Se sim, qual deles?

Quando vc diz que usa um pré do POD (Blackface), desliga os três do Randall? Dá para fazer isto?

Iago_guitar2
Veterano
# ago/13
· votar


boblau

Parabens Pela aquisição.

se puder da pra bater uma foto, to muito curioso com esse negocio de "gaveta".

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# ago/13
· votar


Iago_guitar2

http://i72.photobucket.com/albums/i163/penguin_316/randall1.jpg

http://image.ceneo.pl/data/products/17228630/i-randall-rm-100-m.jpg

http://www7b.biglobe.ne.jp/~showzi666/amp/amp_h_c/randall_rm100/randal l_rm100-022.jpg

boblau
Veterano
# ago/13
· votar


Iago_guitar2

Acho que o GuitarristaDoNickEstranho foi muito mais rápido do que eu, agradeço a ele pela ajuda.
O sistema é bem esse que ele colocou as fotos. Se quiser ver mais algum detalhe, pode pedir.

Thiagus

Vc usa o sistema de quatro cabos? Guitarra -> Input do Rack -> Send do Effect Loop do rack -> Input do ampli -> Send do effect loop do ampli -> Return do effect loop do rack -> Output do rack -> Return do effect loop do ampli.

Desta forma o pré do ampli vira um "efeito" do rack e aí dá para colocar o pré escolhido entre os três via midi em cada preset.
Deve ficar muito simples de usar mesmo. Vou testar desta forma hj à tarde.

Ontem à tarde veio uma galera aqui em casa fazer um som e realmente o sistema é muito legal. O clean do módulo Blackface é muito bonito. Eu já tive muito ampli bom neste meu quase meio século. Pode ser que este Randall não seja melhor, mas pior não é não!!!

Iago_guitar2
Veterano
# ago/13 · Editado por: Iago_guitar2
· votar


GuitarristaDoNickEstranho

massa cara, vlw.

esqueci que existia google pra isso.

boblau

cara eu to bem curioso, ele eh como se fossem 3 canais, 1 gaveta 1 canal, ou vc escolhe ql vc quer usar.?

boblau
Veterano
# ago/13
· votar


Iago_guitar2

cada gaveta é um canal do ampli. Ele fica com três canais.

Thiagus
Veterano
# ago/13
· votar


boblau,

Exatamente... esquema 4 cabos... com esse esquema os pre-amps do randall, os seja os modulos, ficam ligados no FX LOOP da POD HD. Nesse esquema eu posso desabilitar o FX LOOP (consequentemente os módulos) e habilitar qq pre-amp da POD, que estará ligado direto no return do amp. Muito simples e versátil... No caso eu uso somente o pre-amp blackface da POD. Fiz o teste anteriormente e os dois preamps , modulo e POD, sao bem parecidos.

boblau
Veterano
# ago/13
· votar


Thiagus

eu fiz hj esta ligação (4 cabos) e percebi que meu rack ART "muda" o som do ampli. Até em By-Pass. O som do ampli "no seco" é muito perfeito e meu rack, que eu sempre achei que ajudava no timbre dos instrumentos e dos amplis, desta vez ficou para trás.

No módulo Blackface, ficou muito evidente o corte de várias frequências.

Vc percebe esta degradação com a POD?

E eu não consegui mudar os canais via MIDI.

Thiagus
Veterano
# ago/13
· votar


boblau,

A POD da sim uma mudada no som(como tudo q vc liga entre a guitarra e o amp faz), mas eh pouca coisa, ao qual eh compensada com ajuste da equalizacao. O macete da ligacao em 4 cabos e fazer a comparacao do timbre e volume a cada ligacao q vc vai fazendo.
Com relacao ao MIDI, vc deu ma sacada la no forum q te falei? la tem um topico fixo falando de MIDI http://mtsforum.grailtone.com/viewtopic.php?t=5606

boblau
Veterano
# ago/13
· votar


Thiagus

pois é.......

O timbre no seco tá tão bonito que estou muito contrariado de começar a mexer com EQ e outros bichos para consertar.

Pensei em talvez usar o loop paralelo pois ele preserva o timbre seco e mixa o efeito. Vou ver se a ART é capaz de reduzir o volume do "seco" e só reproduzir o efeito.

Quanto ao MIDI, vou ter que mexer em programação mesmo, ou trocar a ART por uma POD 500.....

boblau
Veterano
# ago/13
· votar


Thiagus

obrigadão pelas dicas. No fim deu certo. No fórum dos usuários deste sistema da Randall/Egnater consegui uma dica sobre o canal do midi e descobri que o Randall vem de fábrica no canal 16 e o meu foot tem o canal 1 como padrão. Foi só mudar de canal e funcionou.

Quanto à mudança de som com ou sem o rack, a melhor configuração na minha opinião foi com o rack na frente do ampli e não com 4 cabos. O rack ART tem um equalizador frontal com botões para justamente corrigir este problema e consegui chegar bem perto do timbre do ampli. Meu único problema agora é que os efeitos digitais estão antes do pré, mas isto nunca me incomodou muito.

Agora, que o ampli é f****, é mesmo....

Thiagus
Veterano
# ago/13
· votar


boblau

Massa q vc conseguiu... o forum tem muitas informaçoes interessantes que nos ajudam a conseguir tirar o maximo que o RM100 pode dar.

Esse lance de mudar o som eh meio chato... eu gastei um tempao pra encaixar legal com a POD, mas ja pensei (e penso) em comprar um tc electronics g major 2 so para efeitos no loop e usar a POD para efeitos antes do pré e controlar tudo... e o que vc pode fazer tambem... usar seu rack na frente do amp e colocar outros efeitos no loop... deve alterar menos o sinal e timbre...

boblau
Veterano
# ago/13
· votar


Thiagus

fuçando mais um pouco....

dividi meu rack em dois.

Ele tem um effect loop após o pré e efeitos analógicos, então pluguei a guitarra nele e a saída send do effect loop no input do Randall. Com isso, somente os efeitos analógicos ficaram antes do pré do ampli.

Aí eu pluguei o send do paralell loop no return do effect loop do rack, que é a entrada dos efeitos digitais do rack e tem controle de level input, então eu posso "abrir o ganho e o level do módulo do Randal sem clipar ou comprimir a entrada digital do rack. O rack tem um segundo loop na saída dos efeitos digitais e eu pluguei este send no return do paralell loop, poderia ser a saída dele mesmo. Eu fiz ainda o que a Randall indica no manual, tirei todo o volume "dry" do rack nos efeitos digitais, então o loop paralelo "mixa" o sinal puro do ampli com um sinal somente de efeitos do rack, sem o "dry". E a intensidade do efeito vc regula na frente do ampli.

Desta forma o som do ampli ficou praticamente inalterado.

É mais ou menos o que vc quer fazer com dois efeitos, só que no mesmo rack. Acho que com a POD dá para tentar fazer isto tb.

O site que vc indicou é bem legal mesmo. Tirei umas dicas de lá...

boblau
Veterano
# set/16
· votar


Voltei a tocar com banda quase 30 anos depois de parar. O problema é que eu fui convidado por antigos músicos que continuaram carreira e viraram pros e eu sou o único prego. Enfim, tenho um repertório de 40 músicas para estudar.

Aí entra minha pergunta:

Meu Randall está hoje ligado em 4 cabos com minha pedaleira Boss GT 100. Estou neste momento ajustando os níveis de ganho e o som está ficando bem legal. Esta pedaleira é muito intuitiva. Com o PC ajudando dá para ter uma visão muito clara do que está acontecendo.

O meu problema está no volume para estudo. O Randall tem um master volume que funciona muito bem e que daria para estudar sem problemas. Mas eu estou preocupado quando for abrir o volume dele no estúdio de gravação e ensaios e posteriormente apresentações. Não quero surpresas.

Como tenho um atenuador Weber, vou ligar ele na saída do Randall para poder colocar o amplificador em 10:00 e regular o volume pelo Weber.

Aí vem a pergunta propriamente dita: li no site dos usuários de Randall que para diminuir a potência dele, eu devo somente tirar um par de válvulas (ele tem EL34 no power), dar uma ajustando bias (o ajute é feito com controles externos) e fim. O cuidado é somente dividir a impedância de saída por dois. Como estou usando um gabinete com um falante de 12 de 8 ohms para estudo, preciso colocar a impedância de saída em 16 ohms no ampli.

Será que é só isto mesmo?

Alguns foristas lá dizem que o ampli trabalha com uma temperatura um pouco maior do que o normal.

A razão porque quero diminuir a potência?

Tanto o falante de 12 quanto meu Weber são para 50 Watts, não para 100 Watts. E não quero comprar outro atenuador e gabinete para estudo e 50 Watts vai dar tranquilo.

O que me dizem? Vou em frente?

Ismah
Veterano
# set/16 · Editado por: Ismah
· votar


boblau

É vero, tudo que acontece no primário, implica em acontecer o mesmo no secundário de um trafo. Aumentando a impedância no primário, vai dobrar a impedância no secundário.

Até aqui sem problemas, mas posso te enumerar motivos para não fazer isso:

- As valvulas normalmente são ligadas em paralelo (assim, tirando o par complementar, a outra válvula vai receber mais tensão que deveria, mesmo a potência sendo a menor. Dois palitos pra transformar a válvula em aquecedor (palavra de quem fez a cagada).

- Mexer com impedâncias, não é nem de perto a coisa mais linear, pra preservar timbre. Normalmente, quanto mais alta a impedância, mais os graves se perdem. #VaiTerSurpresaSim

- Desgaste desparelho das válvulas. As que vão ser usadas separado, vão desgastar mais, e o amp TENDE a com o passar do tempo a operar desequilibrado. (Aliás, se recomenda fazer o rodízio)

- Alguns afirmam que força os trafos, não achei a lógica disso acontecer, mas veio de gente bem mais experiente do que eu mesmo, então me resta crer...

Aqui se tem uma boa dissertação sobre o tema.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/126585/

Mas na moral, se a ideia é apenas ensaiar em casa, não é preciosismo reclamar do timbre? Quero dizer, treino é treino, e jogo é jogo, não?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Randall RM100 MTS - Quais módulos escolho - JTM, Plexi, JCM ou Fender Twin?