Chave pra redução de potencia valvulada pela metade...?????????????

Autor Mensagem
metropolisamp
Veterano
# mar/06


por explo, tenho duas valvulads pentodo no power, dai se eu usar a chave de reduçao pra metade, usando entao o triodo, a durabilidade da valvula aumenta??????

AugustoPedrone
Veterano
# mar/06
· votar


Nunca li nada à respeito disso, mas creio que não, pois a potência dissipada na válvula é a mesma (na verdade aumenta um pouco, pois no momento que se muda para triodo a corrente de placa aumenta levemente, e a tensão de placa fica na mesma).

Abraços.

metropolisamp
Veterano
# mar/06
· votar


AugustoPedrone

opa...valeu ai Sr Pedrone =)

e com relação a saturação??? satura mais fácil no triodo???por ter menos potencia...

AugustoPedrone
Veterano
# mar/06
· votar


Sim, mas o timbre é diferente (já tinha percebido ?)

Abração.

metropolisamp
Veterano
# mar/06
· votar


AugustoPedrone

legal...

entao essa chave eh pra saturar mais facil neh...

maravilha...

valeu ai...meu amp nao chegou ainda,,,

metropolisamp
Veterano
# mar/06
· votar


timbre é diferente

diferente como???

AugustoPedrone
Veterano
# mar/06
· votar


metropolisamp

valeu ai...meu amp nao chegou ainda,,,

Vc mandou fazer um amplificador ?

metropolisamp
Veterano
# mar/06
· votar


Sim...o Horizon..pq???

metropolisamp
Veterano
# mar/06
· votar


vc disse muda o som, neh

oq muda???com a chave...


valeu ai...


ps}: esse topico fico soh nosso...hauauhauhau

AugustoPedrone
Veterano
# mar/06 · Editado por: AugustoPedrone
· votar


Fale com o Luciano, ele te dará boas explicações sobre a chave.

Abração.

_BLACKMORE_
Veterano
# mar/06
· votar


metropolisamp
por explo, tenho duas valvulads pentodo no power, dai se eu usar a chave de reduçao pra metade, usando entao o triodo, a durabilidade da valvula aumenta??????

a durabilidade aumenta sim...vc não esta utilizando a valvula totalmente...
outra coisa eh utilzar uma valvula com menos potencia do q ela oferece...tipo de 20w oferecidos usar uns 10 ... a durabilidade aumenta bastante!
qto ao timbre eu acredito q num fica muuuito diferente naum...e claro se ficar naum sera ruim naum!!

metropolisamp
Veterano
# mar/06
· votar


AugustoPedrone
olha, vc nao vai responder pq nao comprei com vc???


_BLACKMORE_
legal kra...
no caso q vc falow de usar com menos potencia...eh o caso dessa chave de pentodo/triodo?????????eh reduzida a potencia????

valeu ai kra

AugustoPedrone
Veterano
# mar/06 · Editado por: AugustoPedrone
· votar


metropolisamp
olha, vc nao vai responder pq nao comprei com vc???

É somente uma questão de respeito ao profissional sério que é o Luciano, entende ? Até porque existem mil maneiras de reduzir a potência de saída, e ele poderá explicar corretamente qual delas está utilizando no seu amplificador.

Veja que eu meter o bedelho onde não fui chamado é algo anti-ético e chato, ainda mais com o Luciano que é um cara gente fina (o conheço de longos telefonemas).

Vc não conversou isso com ele ? Ou quer apenas ouvir mais de uma opinião ?

AugustoPedrone
Veterano
# mar/06
· votar


_BLACKMORE_
a durabilidade aumenta sim...vc não esta utilizando a valvula totalmente...

Cuidado com isso ! Nos dois tipos de redução (que eu conheço) a potência dissipada na válvula é a mesma, e portanto a vida útil delas permanece inalterada.

outra coisa eh utilzar uma valvula com menos potencia do q ela oferece...tipo de 20w oferecidos usar uns 10 ... a durabilidade aumenta bastante!

Uma coisa é usar o amplificador em volume baixo, outra coisa é "enganá-lo" com redutores de potência.

E tem mais...amplificadores em Classe AB tem o mesmo "gasto" de válvulas" até a metade de seu volume, já que até este ponto eles estão ainda trabalhando em Classe A.

qto ao timbre eu acredito q num fica muuuito diferente naum...e claro se ficar naum sera ruim naum

Se a redução é por triodo/pentodo o timbre muda bastante. Se é por redutor resistivo na saída altera menos, mas ainda assim a distorção do falante fica de fora da jogada. Mas os resultados são sempre bons.

metropolisamp
Veterano
# mar/06
· votar


AugustoPedrone

ah, está certo...

eh q nao deu pra eu perguntar isso ainda...hauahauh...

se vc prefere assim, td bem =)

Mas valeu ai

_BLACKMORE_
Veterano
# mar/06
· votar


AugustoPedrone

ok...mas e ae? estou vendendo o peixe q me ofereceram...mas afinal de contas...reduz a vida ou naum?
vou achar a msg q postar aqui....

AugustoPedrone
Veterano
# mar/06
· votar


_BLACKMORE_

Opa, blz !!! Lembre de só vender o peixe que vc mesmo pescar...

Vamos lá...No caso de uma chave de redução triodo/pentoda, a tensão e a corrente da placa das válvulas permanecem as mesmas, portanto sua potência dissipada e a durabilidade inalteram.

Na verdade, ao passar a chave para triodo, a corrente de placa aumenta um pouquinho, e a dissipação segue o mesmo prumo.

Já no caso de uma chave de atenuação resistiva (carga fantasma) a tendência é trabalhar com o power perto do máximo, apesar do falante estar recebendo menos som. Temos então um redução na vida útil das válvulas.

metropolisamp
Veterano
# mar/06
· votar


até a metade de seu volume, já que até este ponto eles estão ainda trabalhando em Classe A.


poderia explicar melhor isso???..que loco

valeu

AugustoPedrone
Veterano
# mar/06
· votar


metropolisamp

Já escrevi sobre isso aqui em algum lugar...

Um amp em Classe AB funciona em Classe A até o momento que a corrente de placa é maior que a corrente de bias. Nesse instante, toda a condução de corrente é de responsabilidade de uma só válvula, caracterizando a Classe B.

À medida que a intensidade do sinal abaixa, a outro válvula passa a conduzir também, voltando à Classe A.

Um amp Classe AB é um Classe A para baixos sinais e um Classe B para altos.

metropolisamp
Veterano
# mar/06
· votar


legal heim..hehe

e isso faz diferença no som???essas etapas...

Michael Vlcek
Veterano
# mar/06
· votar


mestre augusto dando aulas grátis.
;-)

carlos adolphs
Veterano
# mar/06
· votar


_BLACKMORE_
metropolisamp
Taí mais uma polêmica que gostaria de resolver, pois também tenho esta dúvida.Pelo Datasheet das 6L6GC, por exemplo, numa coneccção AP/P pentodo, a corrente é de 54 ma, na AP/P( mesma classe)triodo, a corrente é de 42ma, a potência de saída é de 24 watts(não a dissipação de placa) no primeiro caso(pentodo) e de 6 watts no segundo caso(triodo).A pergunta que gostaria de fazer ao mestre Pedrone, caso ele tenha tenha paciência é :Se a corrente de placa é menor, não haveria menor desgaste?(sem entrar no mérito de timbres e potências).Lógico que não é aquela diferença gritante, pois as correntes são próximas,entendo assim...Grato pela ajuda!

AugustoPedrone
Veterano
# mar/06 · Editado por: AugustoPedrone
· votar


Olácarlos adolphs

O lance é que, em amplificadores comuns de guitarra, a chave triodo/pentodo simplesmente tira a grade screen da fonte fixa e à liga à placa. Desta forma a corrente de placa aumenta uns 2 ou 3 % e a tensão de placa fica na mesma.

Isso por que a intenção do amplificador é trabalhar em pentodo, e a chave para triodo está ali como um "plus à mais" (ahahahahhaha).

Já em um amplificador montado com o objetivo de trabalhar em triodo, a polarização é outra desde o começo.


Bem, isso à não ser que exista uma compensação do bias para a ligação em triodo, coisa que eu NUNCA vi (mas tb nunca vi cabeça de bacalhau, e não é por isso que não existe.)

E lembre também que praticamente nenhum amplificador de guitarras trabalha em Classe A push-pull.

Abraços.

_BLACKMORE_
Veterano
# mar/06
· votar


AugustoPedrone

então isso resulta em necas de economia de valvula?
blz!! mais uma aprendida!! (devolve o peixe q vendi!! haha)
valeo!!

AugustoPedrone
Veterano
# mar/06
· votar


_BLACKMORE_

A intenção das chaves de redução de potência não é "economizar" válvulas !

Elas estão aí para permitir a saturação do power em níveis sonoros mais adequados à um apartamento ou palco pequeno por exemplo.

Se vc quer economizar válvulas, certifique-se que a tensão dos filamentos está em 6,3 precisos - isso é fundamental ! Quem tem aí seus Gianninis antigos e amps importados tá gastando mesmo, pois eles foram feitos para 110/115/117 volts (alguns para 120).

No meu site tem um texto técnico sobre isso - um amp feito para 110 ligado em 127 volts (a tensão padrão atual) gasta 3 x mais válvulas.

Abraços.

_BLACKMORE_
Veterano
# mar/06
· votar


Elas estão aí para permitir a saturação do power em níveis sonoros mais adequados à um apartamento ou palco pequeno por exemplo.

isso é o ó do borogodó...foi aí q entendi o q vc disse!!
blz!!

me passa teu site ae!

AugustoPedrone
Veterano
# mar/06
· votar


_BLACKMORE_

www.pedrone.com.br

Abração.

carlos adolphs
Veterano
# mar/06
· votar


AugustoPedrone
Tens razão mestre ! É isso aí!Grato!

carlos adolphs
Veterano
# mar/06
· votar


AugustoPedrone
Bonito o site com as El34 de fundo !Um abraço!

marcelogatinho
Veterano
# mar/06
· votar


AugustoPedrone

bonitao mesmo o site Pedrone
parabens e sucesso pra vc ai cara
tu merece!!!! vive ajudando o pessoal aki!
valeu

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Chave pra redução de potencia valvulada pela metade...?????????????