80w, 90w, 100w, 150w Você precisa disso?

Autor Mensagem
Romulompbah
Veterano
# set/12


Amigos,

Estou em uma pesquisa intensa para encontrar um novo amplificador. Separo mais ou menos 5 horas do meu dia entre ouvir vídeos na net, pesquisar fóruns e blogs (principalmente o FCC), pentelhar amigos que possuem amplificadores e ir a lojas de músicas e experimentar TODOS os amplificadores que lá existem ( entre amigos e lojas, experimentei desde os meteoros SS de 15w até os Mesa valvulados de 150w), e ainda fui em 2 técnicos (um top em eletrônica, outro especialista em falante) especializados no assunto para conversar, além de guitarristas experientes que tive acesso... E com esse vasto material (que ainda é pouco comparado a imensidão de possibilidades no mundo dos amps) fiz uma última busca que me fez criar este tópico para discutir com vocês: fui a um otorrino, porque meu parceiro de banda já perdeu cerca de 20% da audição, tendo em vista a massa sonora que minha banda produz, e o médico me chamou a atenção sobre se realmente eu precisava adquirir equipamentos com potência alta. Acho súper saudável que isso seja colocado em pauta, porque estamos falando de nossa saúde.
O ponto a ser colocado em discussão é: com todos os recursos que temos hoje em dia de amplificação (PA), e com a infinidade de amplificadores de baixa potência (mas com qualidade sonora incrível) para estudo ou show, existe mesmo a necessidade de trabalharmos com um som no palco (ou estudando em casa) que seja tão alto? É claro que isso passa também por uma mudança de postura (tipo, o baterista aprender a domar sua pegada, difícil no trash né!), e toda uma reeducação...

Só pra constar: Vendi um SS de 100w e estou adquirindo um valvulado de 25w com atenuador para 10w para estudar em casa e fazer todos os shows da minha banda (microfonando quando o show for maior claro!)

Jeff.gomes
Veterano
# set/12
· votar


Romulompbah
Legal velho, eu vou comprar um de 15W, para ensaios e em casa da tranquilo, e ainda tocar em lugar maiores fica um timbrão microfonando, é um AC15.... e ainda em ensaios e lugares pequenos nem usarei microfone, com base nos antigos ampli... um amigo meu comprou um valvulado de 100w e 2x12, e nos ensaios nem tira um som tão legal.

Lelo Mig
Membro
# set/12
· votar


Cara, para quem toca com Banda, existe um macete que quase nenhuma banda usa, por preconceito, achar que incomoda, desconhecimento, etc, mas que é super simples.

Se seguir estas regras, não têm erro, pense assim:

A bateria, não tem como diminuir volume, abafadores ferram o som e não são lá muito eficientes.

Então, o ideal é a banda possuir "potência" para tocar com a bateria, inclusive nos momentos em que o baterista "desce o braço".

Equalizados os volumes, baixo, guita e vocal, com o volume da bateria, você vai reparar que se estiver numa garagem, por exemplo, o som fica "infernal" e é onde todos irão danificar os ouvidos cedo ou tarde.

Contudo, após este volume equalizado na banda, TODOS da banda, usam protetores auriculares.

O ensaio fica uma beleza, ninguém fode os ouvidos e não há problema de equalização.

Obs: Os vizinhos vão reclamar! Mas aí é outro problema...

YuriShears
Veterano
# set/12
· votar


Em casa eu toco com volume baixo, e quando vou ouvir alguma música não gosto que seja em um volume extremamente alto. Na hora do ensaio, dai a coisa complica: o baterista exagera, a voz do vocalista some e o outro guitarrista quer aparecer também e deixa o volume do amp dele no talo, e o que me resta? Sair dando bronca em todo mundo! Não sei se acontece com vcs, mas quando eu falo: vamo diminuir pra não tampar o vocal, a galera fala: pede pra aumentar o microfone, ta muito baixo!! Mas eu sempre teimo que o microfone ta certo, e quem ta muito alto é a gente, dai depois consigo entrar em um consenso de todo mundo equalizar num volume mais baixo, o que torna o ensaio muito mais produtivo e menos cansativo, e sempre que eu me lembro eu uso o protetor de ouvidos, proteção nunca é demais não é?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/12
· votar


YuriShears
Isso só se "cura" com os anos e com a experiência.
Cara, minha banda toca PESADO, e nem por isso exageramos no volume, temos TOTAL controle dele, bem como da timbragem e da "altura" dos respectivos instrumentos.
Também não há "disputas de Ego" ou pressões na banda, até porque TODOS tem mais de 40 anos, profissão definida, pais-de-família, vida ganha e equipo de 1ª...
Abç

Jeff.gomes
Veterano
# set/12 · Editado por: Jeff.gomes
· votar


YuriShears
Uma coisa é fato, qnt o volume mais alto nos ensaios, mais vão se cansar, sem falar nos problemas auditivos...
Eu tinha o custume de querer volume alto e alto, agora regulamos o microfone, e dai a guitarra, e dai o baixo e qnd tem violao/teclado vem junto, e dai o batera tem que se virar... pode soltar o braço tranquilo, só nao precisa espancar a bateria, mas nas apresentações, o pau pega.

Lelo Mig
É uma boa para studio tbm, e sou evangelico, qnd ensaiamos na igreja, fica tudo tranquilo, mas a igreja vazia fica facil de embolar o som.

Mauricio Luiz Bertola
Equipo de 1ª com banda bem calma e tranquila, com volume moderado, com apenas volume suficiente para timbrar, fica lindo de ver.

Lelo Mig
Membro
# set/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Concordo com você... mas há de convir que se for uma banda de Heavy tocando numa garagem, com o baterista descendo o cacete, poderá haver danos futuros.

O professor de bateria de meu moleque (meu filho têm 11 anos), exige protetor auricular na aula. Duas bateras numa sala de estúdio, mais BT, já viu né?

YuriShears
Veterano
# set/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Então, os caras de da sua faixa de idade são mais resolvidos e tem mais experiência que eu e meus amigos de 17 anos, se é que me entende hehehehe. Mas então, com o tempo as coisas vão se acertando, e quanto mais tempo você toca junto com os caras da sua banda, mais você se entende. Claro que no começo sempre rola o conflito de um querer tal música e o outro querer outra, mas aos poucos vai se resolvendo. E na questão do volume, eu percebo que se o volume está muito alto as coisas se embolam, as vezes o baixo ou o vocal somem e a cabeça de todo mundo dói! Por isso é sempre bom maneirar no volume e sacar que deixar tudo no talo vai mais atrapalhar do que ajudar.

YuriShears
Veterano
# set/12
· votar


E esse lance da idade da pra sacar até nas apresentações: quando eu vou ver apresentação da galera mais nova é um deus nos acuda, um som extremamente alto que quem fica perto do palco quase fica surdo, e no final da noite quando você vai dormir, fica aquele "piiiiii" infernal no seu ouvido, e sem contar que a galera dessa idade quer ter presença de palco dos seus "heróis" e acabam estragando tudo, é baixista entrando na frente do vocalista, dancinhas que fazem o guitarrista perder o compasso da guitarra e a mania de ficar bebendo cerveja no palco no meio da música, acendendo cigarro e afins.
Agora, quando vou ver show da galera mais adulta, o som fica na medida certa, gostoso de ouvir e cada um sabe o que fazer no palco e faz direito. Mas ai eu ja acho que é questão de maturidade mesmo, logo esses garotos vão crescer e ir apredendo a melhorar o rock n roll que eles mandam

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/12
· votar


YuriShears
Cara, o fundamental é ouvir, ouvir muito, ver vídeos, DVD's, e evitar competições por volume e "Ego" na banda...
Abç

TatoPetry
Veterano
# set/12
· votar


Tenho um Orange dual Terror e fica dentro do estudio apenas pra ensaios, só sai de lá pra shows. Em casa uso um maverick 3012 pra estudo.
Sinceramente no ensaio, não vejo muita necessidade de algo maior que o orange e na maioria dos palcos que toco também não. Porém, quando se pega um palco realmente grande a coisa muda de figura, nesse tipo de evento o seu 30w valvulado depende de estar microfonado pra vc conseguir se ouvir, você fica dependente do técnico de som e de equipamentos alugados(que muitas vezes ja estão totalmente desgastados) para ter um retorno legal... o que muitas vezes(isso inclui a maioria delas) você não vai ter.
Por isso eu sinceramente acho, que se vc já está no nível de pegar esse tipo de palco e fazer esse tipo de show a potência maior se torna necessária. De resto um amp valvulado de 15w a 50w ja fala muito alto e já segura muito bem a onda. Lembrando que isso é pra valvulado, transistor ja exige uma potência maior.

GrungeMan
Veterano
# set/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
té porque TODOS tem mais de 40 anos, profissão definida, pais-de-família, vida ganha e equipo de 1ª...
Que massa !! também quero uma banda assim quando estiver nessa idade !

Lord-g
Veterano
# set/12
· votar


Jeff.gomes
Cara a mais pura verdade !

Eu tenho um ampli Valvulado de 120w e apanho pacas pra timbrar ele !!!

Hoje se pudesse escolher pegaria um menos potente com uns 30 w em média.

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# set/12 · Editado por: GuitarristaDoNickEstranho
· votar


Cara... Eu acho que bom som não depende de volume alto.

A gente na banda da igreja sofria muito com esse problema de ego. Cada um achava seu instrumento baixo demais e aumentava, aí o outro percebia e aumentava também, no fim das contas o vocal ficava perdido no meio dos instrumentos.

Hoje em dia até eu não curto mais deixar a guitarra com volume alto demais. Sendo suficiente pra me ouvir, pra galera ouvir e pra dar uma pequena sobressaída na hora dos solos, tá ótimo.

Agora eu tô pra comprar um amp valvulado de 50w. A princípio achei que seria potência demais, porém, ele vem com atenuador embutido que funciona com um knob, onde dá pra selecionar qualquer potência entre 5w e 50w. Sendo assim, creio que terei potência suficiente pra todas as minhas aplicações: tocar em casa, na igreja, shows pequenos, apresentações em locais abertos e até os shows maiores.

Dylan Thomas
Veterano
# set/12
· votar


150w só se for um Dumble.

Jeff.gomes
Veterano
# set/12
· votar


Lord-g
Velho 30w é perfeito para ensaios e apresentações onde nao se microfona a bateria... mais alto que isso, somente microfonar. Apesar de que o Ac15 fala muito bem e estarei mt satisfeito com volume.

GuitarristaDoNickEstranho
Isso é mais questao de costume... se sempre tocar com som alto, vai querer som alto, se aos poucos ir baixando mais e mais, se consegue um som bem legal para tocar/ensaiar e apresentar com tudo bem limpo e podendo ouvir todos instrumentos certinhos.

Dylan Thomas
[150w só se for um Dumble
Concordo, amplicador valvulado de qualidade com volume mesmo com pouco volume, é só microfonar que se tocar "em qualquer lugar".

ALF is back
Veterano
# set/12
· votar


amp de 150w nao presta

macaco veio
Veterano
# set/12
· votar


volume e potencia depende do estilo musical da banda. Alguem ja viu baterista de Jazz sentar o pau, ou de punk rock tocar levinho? Uma banda tem que sentir o peso instrumental seja no ensaio ou no palco. Alguem ai ja ensaiou uma musica com volume baixo e depois ao tocar ao vivo sentiu que o tom da musica tava baixo pra cantar? Ou seja quando se canta ao vivo o volume sonoro é mais alto e o cantor tem tendencia de soltar mais a voz. Bandas profissionais costumam alugar espaços grandes pra treinar como se fosse apresentação real. Não dá pra ensaiar com um volume e tocar com outro. 80 W não é muito, qualquer tremendão da minha época dava 80 w facil. Se esses watts arruinasse ouvidos os musicos famosos (não preciso de citar os nomes aqui) de mais 60 anos tavam tudo surdo, eles estão ai tocando. Escavadeiras, helicopteros, jatos, rebentam muito mais os ouvidos, desses ninguem reclama. O som alto quando é agradavel e tem saida de ar pra pressão sonora escoar não é tão prejudicial quanto pregam por ai. Bater uma porta de carro, dentro do carro com as janela fechadas fod* muito mais o ouvido.

Jeff.gomes
Veterano
# set/12
· votar


ALF is back
Só tentei dizer que nao recomendo para lugar medios e pequenos, mas nao disse que nao presta.
PS: nao curte o ampli. =]


macaco veio
Concordo em parte, mas "volume" nao tem nada a ver com o "tom da musica", pode-se "baixar" o volume do microfone e o cantor(A) continuar soltando a voz, o batera pode manter sua pegada, mas sem exageros, e baixo/guitarra/teclado/violao etc, ouvindo seu instrumento da para ensaiar tranquilo sem "excesso de volume".
PS: Perca auditiva é algo que acontece aos poucos e nao se nota, quer arriscar? OK.

Marthin87
Veterano
# set/12
· votar


TatoPetry
Transistor exige maiores potências.
Tenho um Spyder IV de 30W que dão conta aqui em casa (mais do que preciso) mas tenho medo dele miar em lugares maiores, qual seria a potência de um transistorizado para "enfrentar um valvulado de 30W em estudios e apresentações?

Jeff.gomes
Veterano
# set/12
· votar


Marthin87
Qual seria a potência de um transistorizado para "enfrentar um valvulado de 30W em estudios e apresentações?

Cara, isso não tem "regra" e sim tem uma base, tem amplis que falam mais que outros, sem falar na "sensibilidade dos falantes. "db/w"....
Ex: o Vox Ac15C1, usa falante celestion greenback, sensibilidade de 100db, e tem somente 15w, e deve falar mais alto que um amplificador de 50/65w SS facil,facil....

Mas meio por base assim:
30w valvulado = 75W SS (+/-)

bmxer
Veterano
# set/12
· votar


Eu ja perdi 15% de audição de um ouvido segundo o otorrino, mas não foi so por causa de guitarra/escutar metal. Eu trabalhei com metalurgia e escutava todo tipo de barulho.
O medico disse q é normal essa perda ate X%, nao me lembro qual valor, nos dias de hoje q sao bem barullhentos.
Qdo eu tocava na banda(Heavy metal) eu timbrava a guitarra e depois colocava algodão nos ouvidos. Dava ate um afiltrada no som e ficava legal sem destruir os timpanos.

ALF is back
Veterano
# set/12
· votar


Jeff.gomes
hauhauahua
rlx cara eu nem li nada do topico...só coloquei o link pra zuar! rs

Jeff.gomes
Veterano
# set/12
· votar


ALF is back
O ampli do link é seu ou vai comprar?
=P

edalko
Veterano
# set/12 · Editado por: edalko
· votar


Olha já tive bastantes amps, e ainda nao atingi o Santo Graal.
o esquema é ouvir, mas nao em samples de net.
Vc nunca, NUNCA, vai saber como foi feita a gravação e a posição do microfone mascara muito o próprio som do amp, deixando mais encorpado, etc;
Som de amp para comprar é som na loja, com tua guita.
Ou então conversar muito com quem tenha o amp desejado.

Quanto à potência, vou dizer o que acho com base na MINHA experiência:
- amps abaixo de 15W são para tocar no quarto e só.
- amps de 15w aguentam um ensaio, mas vc não terá som clean, a não ser que seja um amp fabricado exclusivamente para se ter som limpo.
- um amp de 30W é mais do que suficiente.
- deve-se atentar que para um amp de aprox. 10W o DOBRO DE VOLUME será um amp de 100W, portanto, esqueça a idéia de que um amp de 30W tem o dobro de volume de um de 15W, na verdade há pouca diferença de volume entre eles, mas já há um clean de sobra ali.

Contudo, observe que amps de diferentes potências terão um comportamnto diferenciado, de acordo com o volume utilizado.
Um amp de 100W no volume 1 terá um som magro e geralmente abelhudo. No entanto, ao se atochar volume num amp de 100W você terá graves redondos e médios pronunciados.
Já em um amp de pouca potência, ao se chegar perto do máximo, o som já começa a embolar, e a sonoridade não fica tão redonda.
O próprio Bonamassa, em recente entrevista, disse que não vai na onda atual dos amps de pequena potência porque para ele somente amps de 100W tem os graves e médios que ele precisa.

macaco veio
Veterano
# set/12
· votar


Jeff.gomes
mas "volume" nao tem nada a ver com o "tom da musica"
Voce está certo, não tem não. So tente cantar por exemplo More than a felling da banda Boston, no tom original mas com o volume dos instrumentos bem baixinho. Ou vai pedir pra baixar o tom, ou vai ficar gritando sozinho, ou então vai tentar ficar fazendo falsete controlando o volume da voz pra sair baixo.

Jeff.gomes
Veterano
# set/12
· votar


macaco veio
Afasta o microfone, e/ou " falsete controlando o volume da voz pra sair baixo"... ensaio voz e violao no quarto é assim =P

inExperienced
Veterano
# set/12 · Editado por: inExperienced
· votar



Eu ja perdi 15% de audição de um ouvido segundo o otorrino, mas não foi so por causa de guitarra/escutar metal. Eu trabalhei com metalurgia e escutava todo tipo de barulho.


Digo uma coisa, sou Técnico de Segurança do Trabalho, existe legislação quanto ao ruido que podemos suportar. Pegando um gancho no que nosso amigo disse ai acima, e pelo pouco conhecimento que tenho sei que volumes altos são prejudiciais, vejam esta norma do MTE http://portal.mte.gov.br/data/files/FF8080812BE914E6012BEF2FA9E54BC6/n r_15_anexo1.pdf

Só pra ter uma idéia 85 dB um trabalhador pode ficar exposto por 8 hrs; 86 dB, 7 hrs; 87 dB, 6 hrs; 88 dB, 5 hrs; Quando se chega aos 100 dB's o limite cai pra 1 hora, aos 102 dB's cai pra 45 minutos, sons que chegam a 115 dB's somente 7 minutos.
Nunca medi quantos decibéis um amp gera, mas facilmente passa dos 90, mas isso serve de alerta. Em um palco grande ou ambiente aberto o som não vai encontrar barreiras e vai propagar normalmente, se vai causar danos só um estudo pra dizer, agora pense em um quarto, outro dia vi um tópico de um cara que ligou um AC15 no talo dentro de um quarto.
A legislação é especifica para trabalhadores, mas podemos toma la como base.
Quando se compra qualquer aparelho de áudio no manual dele vem dizendo que ouvir musica em alto volume por um longo tempo pode causar sérios danos a saúde.

Marthin87
Veterano
# set/12
· votar


Jeff.gomes
Valeu!

bmxer
Veterano
# set/12
· votar



Digo uma coisa, sou Técnico de Segurança do Trabalho, existe legislação quanto ao ruido que podemos suportar. Pegando um gancho no que nosso amigo disse ai acima, e pelo pouco conhecimento que tenho sei que volumes altos são prejudiciais, vejam esta norma do MTE http://portal.mte.gov.br/data/files/FF8080812BE914E6012BEF2FA9E54BC6/n r_15_anexo1.pdf


Chegou uma epoca q eu colocava algodao direto nos ouvidos no trabalho.
Sempre me preocupei com isso.
Varrios musicos usam protetores auriculares.
Eu nao sei se pra musica existe um especifico.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 80w, 90w, 100w, 150w Você precisa disso?