Problema Laney Cub-Head Desligando sozinho

Autor Mensagem
Chucro
Veterano
# mar/12
· votar


metalshd
Demorou! Chega logo 5º dia útil... kkkkkk
E aí? Chegou? Testou?

O meu amp está funcionando legal com estabilizador.
Sem estabilizador não testei mais.
O problema é que a Equipo mandou a placa nova pra assistência e falou pra caso o problema aparecesse de novo, era pra eu levar lá pra trocar tudo.
Será que vale a pena ir lá trocar o chassi todo, já que resolvi o "problema" usando um estabilizador?
Disseram até que fizeram algumas revisões no circuito antes de enviar.

É isso galera!
Grande abraço!

Symptom
Veterano
# mar/12
· votar


metalshd

Bom, na verdade os problemas relatados nos últimos posts não tem nada a ver com os amps, mas com a tensão da rede elétrica (como no meu caso) que, aí sim, prejudica o ampli. Abçs!


Com certeza, mas também tem que ver que em outras coisas e amplis ligados nas mesmas redes elétricas não tiveram problemas. De repente é que o Laney em si não é feito considerando nossa rede bizarra no Brasil, ou quem sabe, tem menos tolerância quanto a isso.

metalshd
Veterano
# mar/12
· votar


Symptom


Isso mesmo! e isso reforça a tese de que o problema está aqui... Agora, o único contra que tenho neste amplizinho é o fato dele ser um amplizinho... kkkkk Se for tocar em algum lugar que não dê pra microfonar, aí ferrou...

Claro que tamanho não é documento. Fui num show do André Matos ontem e o guitar base tava usando um fenderzinho, não sei qual, maaaaaas tava bem microfonado. rss

Filizzola
Veterano
# abr/12
· votar


CONSEGUIU RESOLVER!??
Tenho o mesmo amp´li (Laney cub head 15w) e estou tendo o mesmo problema! e NInguem consegue resolver.
O mais legal é que aqui em casa ele desliga comigo em menos de um minuto. E na assistencia que eu levo ele ficou ligado um dia inteiro sem dar problemas. Acredito que realmente possar ser variaçao na voltagem da minha tomada!
Conseguiu resolver?!

Chucro
Veterano
# mai/12
· votar


Opa!

Filizzola! Beleza?
Desculpe a demora pra comentar novamente o tópico.

Então. A NOVELA ACABOU FINALMENTE!!!
EU resolvi o problema sozinho. hahahah.

"Resumindo" a novela:
O primeiro amp foi 2 vezes pra assistencia. A primeira, pra revisar e não acharam nada, mas o problema continuou lá na assistência e em casa.
A segunda trocaram todas as placas, válvulas, transformadores, etc.
Continuou o problema e até pior, desligando em menos de 1 minuto.

Após algumas semanas, me enviaram um amp totalmente novo, me garantindo que este funcionaria, que testaram por horas e horas sem problemas e cogitaram ser um problema com o meu auto-falante.

Cheguei em casa, toquei, e novamente desligou.
Troquei o auto-falante da minha caixa por outro de potencia bem menor, e de tamanho menor. E ainda sim o amp desligava rapidamente.

Além disso, este veio com mais Hum (chiado) que o anterior. Acredito que uma regulagem no trim-pot junto ao termistor resolva o problema. Este conjunto (trimpot + termistor) nada mais é do que o conjunto que controla a tensão que entra nos filamentos das válvulas e protege contra sobrecorrente.
Nenhum Fender, Marshal ou Peavey que conheço tem esse tipo de proteção como esses Laneys.
Existe também o controle de Bias das válvulas, num outro trimpot, que acredito não estar correto, causando Hum também.

Solução adotada por mim.
- Liguei pra Equipo, fornecedora, e pedi autorização para abrir o aparelho e trocar o Termistor (poly-switch) (um componente amarelo que mede 1cm x 1cm, inconfundível) por um fusível de mesma corrente suportada, de 6A.
Eles me autorizaram a fazer a operação e qualquer problema que acontecesse a garantia continuaria valendo, se comprometendo a solucionar tudo para mim.

- Então abri o bicho e retirei o termistor com ajuda de um sugador de solda.
- Soldei um suporte para fusível de vidro, com os terminais adaptados para encaixar nos furos da placa no lugar do termistor.
- encaixei o fusível novo, de 6A.
- Fechei tudo.
- Liguei e toquei por horas e horas sem parar, sem desligamentos, timbre perfeito e quente de um ótimo valvulado!

Até hoje, não aconteceu problema algum com meu amp após a modificação que fiz.
Deu até vontade de ligar pra Equipo e pra assistência técnica pra zoar com eles e pedir pra que quando tivesse problemas desses eu cobraria R$ 50,00 pra consertar. hahahhaa.

É isso galera. Se quiserem seus Laneys Cub funcionando, troquem o termistor de 6A, 16V, por um fusível de vidro de 6A, com suporte soldado no lugar dos terminais do termistor.

É isso aí!
Abraços!

ALF is back
Veterano
# mai/12
· votar


Bom. Para a alegria de carlos adolphs, o estabilizador funcionou.
Chucro
mas precisa mesmo trocar a pistolinha pelo fusivel?
to querendo esse amp...mas com esses problemas fica foda ne...eu nao manjo nada de eletrica!
se eu apenas comprar o estabilizador APC / Microsol ja nao vai de boa?

Ramsay
Veterano
# mai/12 · Editado por: Ramsay
· votar


Chucro

Parabéns pela iniciativa de trocar o termistor por um fusível, só que do jeito que está com esse fusível de 6 amperes, o seu amp está totalmente desprotegido contra falhas nos componentes do amp, tais como válvulas ou diodos que entrem em curto e que com um fusível de 6 amperes queimariam antes do fusível e torrariam o trafo de saída, ou o de força.
Como o seu Laney é de apenas 15W eu sugiro que vc tire fora esse fusível de 6 amperes e coloque no lugar um fusível de 3 amperes.
Toque com o amp no último volume e se o fusível de 3 amperes não abrir (queimar) então coloque um fusível de 2 amperes e teste novamente.

O fato é que como vc tirou o termistor de proteção, se quiser ter um amp que dure, vc tem que estabelecer o valor ideal do fusível que substitue o termistor.

EDIT: As suas válvulas durariam muito mais se ao invés de trocar o termistor (polyswitch) por um fusível vc continuasse a usar um estabilizador.
E digo isso porque, com o fusível, o seu amp valvulado voltou a receber voltagens acima das quais ele foi projetado, devido à rede elétrica do Brasil que ao invés de 120V fornece 130V ou mais.

ALF is back
Veterano
# mai/12
· votar


Ramsay
nossa sinhora vei acabei de ler algo grego mas entendi q o ideal seria o tal do termistor ficar a onde tava...
isso q me da medo de pega esse ampli...o baguio fica fazeno gracinha por causa da nossa rede digamos q "rústica"

o giannini classic T, por ser "nacional" (china tbm?) já está mais esquematizado pra funcionar aqui, com voltagem de 127V a 240 e poco (bivolt)

mas o 1w desse laney me chama mta atenção!


Chucro
pelo q entendi, vc encontrou 2 soluções...uma é usar o estabilizador citado, e a outra é trocar o termistato aí, ne? ou tem q fazer as 2 coisas?

frP
Veterano
# mai/12
· votar


ALF is back
Apenas o estabilizador(desde que seja um bom) deva resolver o problema... Pelo que entendi, os problemas eram causados apenas pela oscilação da nossa rede... Teoricamente, o estabilizador corrige estas oscilações e vai largar uma voltagem fixa... (acho que é isso, os masters jedi que me corrijam) hehe

Um abraço!

Ramsay
Veterano
# mai/12 · Editado por: Ramsay
· votar


ALF is back

Esse termistor desliga o amp porque a rede elétrica aqui no Brasil não está nos conformes do amp.

O Gianinni Classic T, justamente por ser nacional, já está adaptado a realidade da rede elétrica nacional e, então com ele não tem problema nenhum.

No caso do Chucro, ou vc usa um estabilizador (desses de PC) ou troca o termistor por um fusível, se bem que as duas ações juntas funcionam!!

Eu particularmente prefiro usar um estabilizador de potência que reduz a tensão da rede elétrica de 131/133V para 115/120V o que aumenta em muito a durabilidade das válvulas e preserva a saúde do amp valvulado.

ALF is back
Veterano
# mai/12
· votar


frP
tbm entendi isso! vlw cara!

Ramsay
aparentemente essa é a maneira menos "invasiva" de corrigir o problema...mexer nesses "pininho" ai nao é cmg nao! vou testar esse ampli na loja e se gostar ja vou levar ele e passar em algum lugar pra arranjar um estab desses!
o classic t por nao ter atenuador vai ser impossível de saturar o power...pra tirar algo mais hi gain vou precisar de pedais pra boostar, o q nao tenho!
vlw cara! abraço!

Chucro
Veterano
# mai/12
· votar


Fala galera!

Ramsay
Beleza?
Então. Eu troquei o termistor por um fusível de mesma corrente, 6A.
Não entendi porque colocar um fusível que suporta menor corrente se o próprio termistor é de 6A.
Pelo que entendi ele esquenta e abre o circuito se a corrente for superior ao valor suportado. A questão é que o termistor vem com defeito em um grande lote que foi exportado para vários países.

ALF is back
Nas duas situações (com ou sem estabilizador para 115V), o amp que veio NOVO para mim continuava desligando. Ou seja, se meu raciocínio estiver certo, mesmo com uma corrente inferior a 6A, o bicho tava desligando. E este problema foi reconhecido pela Laney, como pude ler em seus forums.

Inclusive li que em projetos mais antigos da Laney, como os VC30, etc, no exato lugar onde hoje estão estes termistores idiotas, estavam fusíveis de 5 até 8A, dependendo do modelo de amp.

Hoje uso meu amp COM fusível de 6A comum (no lugar do termistor) e COM estabilizador.

Vou fazer este teste dos fusíveis, para aumentar a proteção, mas acredito que seria restringir demais, já que a especificação do termistor já era de 6A, igual ao fusível que instalei.

Outra opção é trocar o termistor por outro igual. O problema é que é difícil encontrar aqui no Brasil e, quando encontra, o frete é caro. Se mandar importar, leva 1 mês ou mais pra ser entregue.

O amp é excelente, na minha opinião de comprador do primeiro amp valvulado com baixo orçamento... hauhauhuaua.
Se a pessoa tiver disposta a mexer no circuito em caso de problema, é uma ótima opção de custo/benefício. Pode ser até que venha sem o defeito no termistor.

Abraço galera!

ALF is back
Veterano
# mai/12
· votar


Chucro
entendi! Falei com o vendedor da loja que pretendo ir testa-lo...está pra chegar essa semana o amp...ele disse mesmo q o amp é animal e q vendem muito! faz um tempinho (8 meses) q nao vinha o modelo pra eles...agora ta vindo de novo...mas sempre q chega vendem q nem agua e ngm volta la pra reclamar! agora fiquei na duvida mesmo...a outra opção seria o classic t da giannini mas ele nao tem o recurso magico do 1w...fora o loop de efeitos! entao estou meio disposto correr o risco e pegar esse laney mesmo caso eu teste e goste...queria mesmo era o Acedo 290...mas alem de mais caro demora 60 dias né! meu niver é amanha! rs....vou me dar de presente!

Ramsay
Veterano
# mai/12 · Editado por: Ramsay
· votar


Chucro

Segundo o manual do Laney Cub-15 ele consome apenas 50w da rede elétrica.

Só que no momento em que se liga o amp, ele por uma fração de segundo, consome bem mais que esses 50W o que poderia queimar um fusível ou um termistor de amperagem muito baixa.

A diferença funcional entre um termistor de 6A e um fusível de 6A é que no caso do termistor, 6A é a corrente máxima que ele suporta sem se danificar, mas, se houver aumento excessivo na voltagem da rede, ele pode operar e se desligar com correntes bem menores que 6A.

Já um fusível de 6A só vai queimar se a corrente que passar por ele for de 6A ou mais.

Além disso o termistor é um dispositivo de ação rápida, enquanto que o fusível é um dispositivo de ação lenta, ou seja, se ocorrer um defeito em algum componente crítico do amp, enquanto o fusível ainda está pensando em queimar, o termistor já se desligou, protegendo o amp.

É por isso que eu sugerí que vc usasse um fusível de amperagem menor, tipo de 3 ou 4A pra melhor proteger o Cub-15.

ALF is back
Veterano
# mai/12
· votar


Ramsay
vc acha q esse tipo de problema poderia ser contornado se a Laney colocasse uma chave de stand by nele? ligaria com o stand by acionado, esperaria um pouco pra esquentar as valvulas e antes de desligar deixaria o stand by acionado pra dar uma amenizada na temperatura...
onde quero chegar com essa pergunta é: um aparelho com stand by seria menos exposto a esse tipo de problema? (duvida entre o laney e acedo ou classic t)

wiskeria
Veterano
# mai/12
· votar


não tem problema o falante ser mais potente, o que precisa é que o falante tenha a impedancia certa e no seu caso que tenha alta sensibilidade...
Como seu amp é de baixa potencia os falantes de sensibilidade alta "proximo ou superior a 100" renderão mais volume.

Ramsay
Veterano
# mai/12
· votar


vc acha q esse tipo de problema poderia ser contornado se a Laney colocasse uma chave de stand by nele? ligaria com o stand by acionado, esperaria um pouco pra esquentar as valvulas e antes de desligar deixaria o stand by acionado pra dar uma amenizada na temperatura...
onde quero chegar com essa pergunta é: um aparelho com stand by seria menos exposto a esse tipo de problema? (duvida entre o laney e acedo ou classic t)


ALF is back

Não, porque o standby apenas desliga a alta voltagem DC das válvulas permitindo que os filamentos esquentem sem alta voltagem nas placas.
O standby é um modismo que pegou há meio século atrás e que permanece até hoje.
Mas, por si só, o standby não amenizaria o problema.

ALF is back
Veterano
# mai/12
· votar


Ramsay
blz cara...vlw!

Chucro
Veterano
# mai/12 · Editado por: Chucro
· votar


Fala Ramsay!

Quanto ao tempo de reação dos componentes, eu não sabia nada a respeito mesmo.
Vou seguir a sua dica e instalar um fusível de menor corrente mesmo.

Só por curiosidade, ao analisar o esquemático do circuito do amp (na verdade de um laney cub 10), pelo que eu e um colega entendemos, este termistor atua prioritariamente para proteção dos filamentos das válvulas. Por isso que ao esquentar, o amp desligava todas as válvulas ao mesmo tempo, fazendo o volume baixar gradativamente até sumir.

Se fosse uma proteção para o circuito em geral, o som sumiria subitamente, não? Alguém manja disso?

Valeu as dicas, galera!
Abraço!

ALF is back
Veterano
# mai/12
· votar


Chucro
e cara...considerando as alternativas q tem no mercado e o q eu tenho pra pagar, vou testar esse bixinho e se curtir, vou levar ele mesmo! E torcer pra essa zica ai ser de lote, e dar sorte...vou ate pedir pra levar AQUELE q testei...pq sei q ta bao! Kkkk
vai ser novo msm pq ta pra chegar na loja...entao nao devo ter problemas com isso

Chucro
Veterano
# mai/12
· votar


ALF is back

Testa mesmo cara!!!
Mas testa por pelo menos 30 minutos sem usar estabilizador, pra tentar garantir que não vai dar grilo.

O som dele é bom mesmo. Pode ter certeza.

Abraço o boa sorte!

jaime willians
Veterano
# nov/12
· votar


Chucro
e ai mestre você resolvel o problema do seu amplificador ??
tive o mesmo problema e fiz o seguinte procedimento retirei o Termistor
PTC u600 e coloquei um fusível de 5 amperes e pronto tudo rodando tranquilamente .

Chucro
Veterano
# dez/12
· votar


Chucro
e ai mestre você resolvel o problema do seu amplificador ??
tive o mesmo problema e fiz o seguinte procedimento retirei o Termistor
PTC u600 e coloquei um fusível de 5 amperes e pronto tudo rodando tranquilamente .


Fala Jaime Willians! Tudo na boa?

Desculpa a demora! Eu não tava mais acompanhando este tópico.
Cara. To usando meu amp até hoje. Ensaios, pequenos shows, em casa, e está excelente e funcionando. Uso com um estabilizador para evitar picos e quedas de tensão.
Eu vou trocar o fusível de 6A que instalei por um de menor amperagem, talvez 5 A mesmo, como você fez. Ou testar alguns menores ainda, pois vou vender este amp a um amigo e não quero que ele tenha sustos.
Estou vendendo pois procuro um amp mais versátil, só isso. Se não fosse isso, ficaria com ele certamente!

Abraço!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Problema Laney Cub-Head Desligando sozinho