Problema Laney Cub-Head Desligando sozinho

Autor Mensagem
Chucro
Veterano
# jan/12 · Editado por: Chucro


Bom dia galera!

Comprei recentemente um cabeçote da Laney, de 15W, valvulado, 110V, classe A/B.
Ele tem 3 válvulas 12AX7 (ECC83) no pré-amp e 2 EL84 no power.

No dia que fui testar o amp (que ligo em uma caixa com um falante Eminence Legend V128, 12", de 8 ohms e 120 Watts), ele funcionou por cerca de 1 minutos e desligou sem nenhum motivo aparente.
A luz rubi indicativa simplesmente apaga e o som vai sumindo aos poucos até não sair mais nada.

Notei que todas as válvulas acendem quando ligado e todas desligam ao mesmo tempo quando o amp desliga sozinho.

Um amigo meu, que já até fabricou um valvulado, falou para retirar e recolocar as válvulas em posições diferentes, pois talvez tenham balançado durante o transporte. Não abri, pois o amp está na garantia.

- Alguem teve uma experiência semelhante a minha e obteve solução?
- será que é um problema com umas das válvulas?
- noto que uma das 12AX7 tem uma luminosidade um pouco menor que as outras 2. Será que está com defeito?
- será um problema na fonte do amp?
- ele veio com um plugue de 3 pinos, do novo modelo. Tive que comprar adaptadores para ligá-lo. Isso pode estar influenciando?

Enfim. Entrei em contato com a loja onde comprei que me indicou 5 assistências técnicas aqui em Salvador.
Estou levando o amp agora pelo meio dia para lá e terei que deixá-lo lá por sabe-se lá quanto tempo.


Valeu galera!
Aguardo respostas!

ogner
Veterano
# jan/12
· votar


Chucro

Ta ligando na saida de 8 ohms do head com certeza né?

metalshd
Veterano
# jan/12
· votar


Chucro

Fala brother! Comprei um Cub12 combo e chegou hj. O plugue é de três pinos, como no seu cub head. O que vc fez para adaptar às tomadas em sua casa?

Será que isso não pode ter influenciado no ocorrido? Ainda não sei como ligar o meu aqui... Vou pesquisar e se alguém puder ajudar, agradeço também.
Abraços!

metalshd
Veterano
# jan/12
· votar


Ah sim, eu havia esquecido de dizer que a voltagem selecionada no ampli é a seguinte:

100
120 - x
230

Considerando que na minha casa as tomadas são 110, como faço para suprir esses outros 10?

Chucro
Veterano
# jan/12 · Editado por: Chucro
· votar


Chucro

Ta ligando na saida de 8 ohms do head com certeza né?


Fale Ogner! Obrigado pelo contato!
Usei a entrada de 8 ohms sim, ligando um cabo de guitarra comum, P10. Um colega meu falou que teria que ser um cabo coaxial específico para o falante, mas que funcionaria normalmente com o de guitarra, porém com alguma perda, pois a resistência deste é maior que a de um coaxial.

Fala brother! Comprei um Cub12 combo e chegou hj. O plugue é de três pinos, como no seu cub head. O que vc fez para adaptar às tomadas em sua casa?

Será que isso não pode ter influenciado no ocorrido? Ainda não sei como ligar o meu aqui... Vou pesquisar e se alguém puder ajudar, agradeço também.
Abraços!


Metalshd:
Então. Eu saí a procura de um adaptador de tomada 3 pinos nova, de 20A (a de pino com diâmetro maior) para uma de 2 pinos comum, de 10A (pino mais fino). Simplesmente não encontrei.

Como o cabeçote é de apenas 15W, acredito que não necessite uma fiação de 20A, já que só aparelhos como Ferro Elétrico, microondas e outros de muito maior potência, pedem fiação de 20A.

Então comprei 2 adaptadores. Um (3pinos-novo) -> (3 pinos igual de PC) e outro (3 pinos igual de PC) -> (2 pinos comum). Pra não me preocupar mais com tomadas.

Talvez essa gambiarra esteja atrapalhando, mas comprei adaptadores com selo do inmetro e como falei, apenas aparelhos de alta potência necessitam de fiação e plugues de 20A.

E não acredito que o seu aparelho, por ser 120V (como o meu), não funcione numa rede 110V, até porque esse valor é uma convenção. Pelo que sei e li a respeito em vários fóruns é que a rede elétrica brasileira de 110V trabalha na verdade em 127 V (nominal), com alguma oscilação.

Bom. Não consegui levar hoje na assistência técnica, mas se souberem de algo, me avisem por favor!

Valeu! Abraços!

metalshd
Veterano
# jan/12
· votar


Chucro

Pois é. Andei lendo por aqui e verifiquei o mesmo que vc. Cara, tomara que dê tudo certo pra vc lá na assistência técnica!

Abraços!

Chucro
Veterano
# jan/12
· votar


E aí galera!
Ninguem tem idéia mesmo do que pode estar acontecendo com o meu Cub-Head???
Eu já desisti e vou realmente levar na assistência técnica hoje a tarde.

Ontem mandei fazer um cabo paralelo 2 x 1,5 mm2, com plugues bem reforçados para ligar o cabeçote a minha caixa.
Liguei o bichinho na esperança de que resolveria, mas mais uma vez o problema aconteceu: o cabeçote desligou sozinho depois de alguns minutos funcionando. Revisei os adaptadores e resolvi usar um filtro de linha, para verificar se alguma oscilação na rede poderia estar interferindo.
Esperei alguns minutos, liguei o cabeçote, toquei alguns minutos e de novo ele desligou sozinho!!!

Até queria comentar, que fui ligar o cabeçote ontem na primeira tentativa do dia, como sempre fiz, e ele não ligou! Daí mexi no cabo de força que sai dele mesmo, mexi um pouco na parte do cabo que entra no cabeçote, e liguei novamente. Daí o bicho ligou, mas como de costume, desligou após alguns minutos funcionando.

Suponho eu que há algum problema com o transformador de alimentação dele. Será que é possível, já que o produto é novo?
Será um problema com alguma válvula?

Enfim. Muito estranho um produto novo vir com este tipo de problema.

Valeu galera!
Aguardo respostas!

Suicide Messiah
Veterano
# jan/12
· votar


Chucro

Velho, tô desconfiado que seu amp tem válvulas defeituosas.

Tem alguns amps que necessitam de ajuste de BIAS. Não sei se é o caso, e tb isso deveria vir configurado de fábrica.

Leva na assistência mesmo, evite ficar tentando ligá-lo para não causar algum outro dano.

Você tem um multímetro? Pois a oscilação de voltagem pode estar causando o aquecimento e com isso o amp desliga. Ele é 120V né? Aqui em casa é geralmente 127~128V medido com multímetro.

carlos adolphs
Veterano
# jan/12 · Editado por: carlos adolphs
· votar


Chucro
Bom Dia!Meu amigo, esses amplis da Laney tem bastante histórico de maus contatos, além do que são transportados por via marítima que demora por vezes 3 meses, em média para chegar.Isso faz a maresia trabalhar muito em aparelhos eletronicos.Não tema pelas válvulas, pois se todas acendem e apagam, o problema não é delas.Se a lâmpada piloto apaga, significa falha de rede AC, é para isso que ela serve.Então vc tem várias opções:Seu adaptador de tomada não presta, o cabo de força do ampli pode estar partido internamente, o fusível pode estar com mau contato no suporte(comum, devido à maresia), e finalmente, a chave de liga/desliga com mau contato interno.Como o ampli está na garantia, troque, mas antes de tudo, pegue outro adaptador de tomada, só para não passar vergonha do cara da loja tirar uma com vc devido adaptador vagaba!Abcs.

Chucro
Veterano
# jan/12
· votar


Opa! Valeu pelas respostas, pessoal!

Então. Testei o amp usando 2 adaptadores. Um com uma aparência bem esquisita e outro bem reforçado. Nos dois casos acontece o mesmo problema.

Mas bem. Estou levando o cabeçote hoje a tarde na autorizada.
O grande problema é que os caras vão ficar com o amp lá por sei lá quanto tempo. E tenho uma festinha pra tocar com a minha banda nesse sábado e queria usar o bicho, mas pelo jeito não vai dar.

No mais, para os interessados em saber, durante o pouco tempo que ele fica ligado, ele tem um timbre animal e fala muito alto mesmo usando apenas o canal de 1W.

Eu tenho uma guitarra humilde, mas que dá conta do recado muito bem. É uma SX Gg1 Les Paul. O Head eu ligo numa caixa com falante Eminence Legend V128, como eu falei no início do tópico.

Acho que para meu primeiro valvulado, está excelente demais, timbre quente, como um verdadeiro valvulado, clean limpo, drive estilo AC/DC, e um crunch estilo Kings of Leon, que eu gosto tb!

Valeu galera!
Abraços!

francisco2004
Veterano
# jan/12 · Editado por: francisco2004
· votar


Antes disso, duas coisas:

- Não use cabo blindado de guitarra para conectar o head à caixa. Tem que ser cabo paralelo de 1mm ou 1.5mm. Olhe no manual do head a espessura do cabo.

- Pode ser fusível solto. Não sei como é o encaixe do fusível dele, mas deve ser de enroscar. Verifique se não está meio solto.

Essa do cabo é um ponto que pode dar galho, mas não sei se faria o amp não ligar depois de alguns minutos de uso.
------------------------------------------------------------------
EDIT: agora que vi que o carlos adolphs já havia falado do fusível. Mas valvulado tem dessas... às vezes antes de esquentar ele fica oscilando o volume ou fica com uma saturação feia... depois de uns minutos é que ele embala. Mas não esqueça de pegar um cabo decente...

francisco2004
Veterano
# jan/12 · Editado por: francisco2004
· votar


POST DUPLICADO

Chucro
Veterano
# jan/12
· votar


Antes disso, duas coisas:

- Não use cabo blindado de guitarra para conectar o head à caixa. Tem que ser cabo paralelo de 1mm ou 1.5mm. Olhe no manual do head a espessura do cabo.

- Pode ser fusível solto. Não sei como é o encaixe do fusível dele, mas deve ser de enroscar. Verifique se não está meio solto.

Essa do cabo é um ponto que pode dar galho, mas não sei se faria o amp não ligar depois de alguns minutos de uso.
------------------------------------------------------------------
EDIT: agora que vi que o carlos adolphs já havia falado do fusível. Mas valvulado tem dessas... às vezes antes de esquentar ele fica oscilando o volume ou fica com uma saturação feia... depois de uns minutos é que ele embala. Mas não esqueça de pegar um cabo decente...


Opa! Valeu pela dica!
Como eu disse em um de meus posts, mandei fazer um cabo específico, paralelo, de 1,5 mm² de seção, com plugues P10 bem reforçados.
Mesmo assim o problema persistiu.

E atrás do cabeçote não tem nenhuma entrada de fusível, como aquelas rosqueadas que pode-se tirar o fusível sem abrir o equipamento. Acredito que o fusível dele seja interno, o que é bem incômodo.

Suponho que a hipótese do fusível seja possível.
Aguardemos o relatório técnico da autorizada. Assim que eles me enviarem informações, eu postarei aqui pra galera.

Um abraço!

metalshd
Veterano
# jan/12 · Editado por: metalshd
· votar


Chucro

Po, Sx GG1 tb? kkkkkkk Cara, vc trocou os caps da sua? Tô pra trocar da minha... Abraços!

Chucro
Veterano
# jan/12
· votar


Po, Sx GG1 tb? kkkkkkk Cara, vc trocou os caps da sua? Tô pra trocar da minha... Abraços!

Hahahaha. Sim sim! Comprei pensando no custo benefício.
Estou com captadores originais ainda. Tenho intenção de daqui um tempo colocar uns caps Slash Signature, pra dar uma tunada nela.

metalshd
Veterano
# jan/12
· votar


Chucro

Ah, então a gente deve ouvir praticamente o mesmo som saindo dos amps! Acho que o Cub Head é somente a versão cabeçote do Cub12, não é isso mesmo?

Então, eu pretendo juntar uma grana pra colocar os Burstbuckers.

Abraços!

georginho_gallagher
Veterano
# jan/12
· votar


Chucro

e ae cara, tudo certo?

Tenho o cub 8, e depois de alguns meses a lâmpada vermelha não acende mais, mas o som continua o mesmo, toco por horas sem problemas.
Boa sorte aí com seu amp, estamos na torcida. Vou continuar acompanhando seu tópico.

Abraços

Symptom
Veterano
# jan/12
· votar


Em nenhum momento quero ser contra a marca nem incitar rebelião no fórum. Mas conheço umas 3 pessoas com amplificadores Laney Valvulados que desistiram dos mesmos por cansarem de ter problemas.

Um era um LC-15 que dependendo do dia ele ficava muito ruim, com falhas, ruídos e muito mais.

Outro era um LC-50 que desligava sozinho.

Outro era um CUB 10 que desligava sozinho também.

Tomara que tenham sido casos isolados, até porque gostaria de ter um cub desses. hehe

Chucro
Veterano
# jan/12
· votar


Em nenhum momento quero ser contra a marca nem incitar rebelião no fórum. Mas conheço umas 3 pessoas com amplificadores Laney Valvulados que desistiram dos mesmos por cansarem de ter problemas.

Um era um LC-15 que dependendo do dia ele ficava muito ruim, com falhas, ruídos e muito mais.

Outro era um LC-50 que desligava sozinho.

Outro era um CUB 10 que desligava sozinho também.

Tomara que tenham sido casos isolados, até porque gostaria de ter um cub desses. hehe


É galera. Complicado isso.
Espero que o meu problema seja resolvido, seja simples e rápido!
E também espero que não dê mais problemas!!! hhahahaha.
To precisando do cabeçote pra tocar na minha banda.

Quanto a problemas, acho que qualquer aparelho pode ter.
Já li relatos de Fenders e Marshalls com problema também.
Claro que a qualidade nem se compara, mas pode acontecer.
No mais é aguardar agora.

Ah, então a gente deve ouvir praticamente o mesmo som saindo dos amps! Acho que o Cub Head é somente a versão cabeçote do Cub12, não é isso mesmo?

Então, eu pretendo juntar uma grana pra colocar os Burstbuckers.

Abraços!


Creio que o som deve ser diferente, devido ao alto-falante.
Eu uso uma caixa com um Eminence Legend V128.
O Cub 12, se eu não me engano, vem com algum modelo da Celestion, que com certeza dá um timbre diferente.
Mas o circuito do amp é o mesmo.

Abraços!

Chucro
Veterano
# jan/12
· votar


Fala galera!
Algumas novidades que encontrei.

Pesquisei nos sites estrangeiros sobre algum relato como o meu, e para a minha surpresa, não estou sozinho.

Um cara do forum da Laney postou que teve que trocar os Fusíveis Térmicos (Termistores) por outros que aguentam mais temperatura, já que a rede que ele usa (na Austrália) é de 240 Volts, e o amp é feito para 220V.

Acredito então que a rede elétrica aqui de Salvador e Lauro de Freitas deve oscilar muito ao redor dos 127 ou ser um pouco acima mesmo.
Como o amp é feito para 120V, pode estar aquecendo um pouco mais do que o termistor pode aguentar, ou ele está com defeito, e então o amp desliga.

Vamos ver o que o técnico vai me dizer quando analisar o cabeçote.
Torçam por mim!!! hauhuahua

Abraços!

Suicide Messiah
Veterano
# jan/12
· votar


Chucro

Meça a tensão das tomadas da sua casa com um multímetro. Poderemos assim saber quanta voltagem o amp estava recebendo.

metalshd
Veterano
# jan/12
· votar


Rapaz, meu ampli tb tem esquentado bastante... Até agora não deu nada. Mas.. Seria bom arrumar alguma coisa do tipo "regulador" de voltagem?

Força pro ampli aí!!!

Chucro
Veterano
# jan/12
· votar


Rapaz, meu ampli tb tem esquentado bastante... Até agora não deu nada. Mas.. Seria bom arrumar alguma coisa do tipo "regulador" de voltagem?

Força pro ampli aí!!!


Um amp valvulado esquentar é perfeitamente normal. Só que o circuito deve ter um limite, pra não danificar.

Vai ver é aí que o meu está falhando, nessa proteção. o Termistor pode ser sensível demais, estar com defeito ou a rede elétrica é uma porcaria mesmo e manda 140V no lugar de 127. hahaha.
Preciso medir essa porcaria aí o quanto antes.

Ah. O técnico nem colocou as mãos no meu amp. Liguei pra ele hoje a tarde. Disse que tava cheio de outros equipos pra arrumar.

É triste isso, viu?
Levei meses juntando uma grana, pesquisando um amp com uma boa relação custo/benefício, pago mais caro pelo frete mais rápido, pra chegar logo, o bicho chega, com problema e a assistência ainda demora pra analisar.

Enfim. Só me resta esperar.

Abraços!

metalshd
Veterano
# jan/12
· votar


Chucro

Como o produto é novo, bem que a empresa que te vendeu poderia trocar... E a assistência técnica não te deu nenhum prazo pra entregar?

Abraços!

Chucro
Veterano
# jan/12
· votar


Como o produto é novo, bem que a empresa que te vendeu poderia trocar... E a assistência técnica não te deu nenhum prazo pra entregar?

Abraços!


Pois é cara. O certo deveria ser ela me mandar um produto novo.
Mas pelo que li no forum da própria Laney, é um problema com algum componente interno que não aguenta nossa rede elétrica zoada ou ele vem com defeito e parece bem simples de arrumar.

E não estou afim de esperar vir outro amp, correndo o mesmo risco de dar problema. E além disso eu teria que primeiro mandar o defeituoso para eles, para eles analisarem, me enrolar, mandar importar um outro cabeçote, esperar chegar na loja, me enrolar de novo, para daí sim me enviar. E nessa brincadeira podem se passar mais de 1 mês.

Hoje vou ligar novamente. Não tô com paciência pra esperar. Paguei caro pra não usar meu amp.

Abraço!

strinbergshredder
Veterano
# jan/12
· votar


Chucro
cara, depois de ler todos os posts, eu suspeito muito que seja justamente esse termistor aí que tá "desarmando"; provavelmente pela tensão da rede ser um pouco maior que 120 V....

boa sorte com o head aí!!

metalshd
Veterano
# jan/12
· votar


Chucro

Meu cubo fica com uma chiadeira enorme quando coloco o ganho no talo. Isso, tanto com a Lp quanto com a strato... Seria a falta do aterramento?

Fora isso, cá entre nós, o som desses amplizinhos é lindo demais!

Chucro
Veterano
# fev/12
· votar


Meu cubo fica com uma chiadeira enorme quando coloco o ganho no talo. Isso, tanto com a Lp quanto com a strato... Seria a falta do aterramento?

Fora isso, cá entre nós, o som desses amplizinhos é lindo demais!


Fala metalshd.
Esse chiado pode ter certeza que é falta de aterramento.
E com certeza o som desse amp é muito show!
Eu ficava triste quando, depois de as válvulas esquentarem e tirar aqueles solos de blues, o meu amp desligava...

Ontem medi a tensão nas tomadas do meu apartamento. Fica oscilando em torno de 124 V. Não acredito então que seja problema de rede elétrica.
Acho que realmente fui sorteado com um Laney Cub Head do lote com problema no termistor.

Ainda estou no aguardo da assistência entrar em contato comigo. Se até o fim da manhã não me ligarem, eu vou ligar.

Abraços!

metalshd
Veterano
# fev/12
· votar


Chucro

Liga mesmo velho! Puta sacanagem comprar um produto e não poder utilizá-lo. Quanto ao aterramento, já estou providenciando aqui.

Abraços e boa sorte!

Chucro
Veterano
# fev/12
· votar


Galera.

Nada de resposta da Assistência.
Entrei em contato com a loja e mostrei a minha insatisfação.
Eles disseram que levariam o problema a gerência da loja para tomar as medidas necessárias.

Ficou uma dúvida ainda:
Este cabeçote da Laney tem 15W de potência.
O meu falante é um Eminence Legend V128 de 120W.

Eu li que o falante não pode ser tão mais potente quanto o amplificador, pois o amplificador não teria força para empurrar.

Sendo assim, pelo que também li, a potência do amplificador não seria suficiente para o Falante atingir uma temperatura X para que a sua impedância alcance os 8 ohms nominais, deixando assim uma impedância menor, aumentando a corrente que passa no circuito, consequentemente esquentando-o.

Essa informação está correta ou é mais uma lenda da internet?
Cada um fala uma coisa a respeito disso. Uns dizem que a variação de impedância é insignificante, não sendo capaz de comprometer o circuito.

Mas será que isto pode estar acontecendo com o meu equipo e assim o termistor está desligando pra não superaquecer o bicho?

Se há suspeita disso, eu vou correndo lá na assistência e levo um Falante de menor potência pra testar lá mesmo.

Bom. Vou tentar falar com a assistência novamente. Vamos ver a desculpa dessa vez.

Valeu!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Problema Laney Cub-Head Desligando sozinho