【FIXO】 Dicas para quem quer comprar amplificadores de guitarras.

Autor Mensagem
Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# set/13
· votar


Hi people. Alguem aqui sabe pra que serve o knob de ganho em um amp que não distorce?

Bloody_Rage
Veterano
# set/13
· votar


Thiago Livgren que toca mais ou menos

ganho ñ é somente pra distorção,ele serve pra te dar mais volume,corpo ou dar um boost no seu som,no meu ñ tem ditorção mas tem ganho,o volume dele ñ pode passar de 70% pq é transistorizado aí fode tudo,então eu coloco em 50% e girando o botão de gain vai dobrando o volume

HortaRates
Membro
# set/13 · Editado por: HortaRates
· votar


Thiago Livgren que toca mais ou menos

Fala cara, beleza?

Geralmente, esse ganho vai ser o "volume" (volume está entre aspas porque na verdade será o tanto de sinal que irá passar) do pré amplificador e terá provavelmente um "Master", que controlará o sinal no Power.

Dá uma olhada nesse tópico, que ele vai te esclarecer sobre o que é power e pré, e qual a função exata de Gain, Master Volume, e tal. Mesmo se você já sabe vale a pena conferir:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/228120/


Edit: O vídeo do tópico é sobre valvulados, mas o princípio de funcionamento é o mesmo para transistorizados. O problema é que normalmente não é desejado que os transístores saturem, já as válvulas, muito pelo contrário.

edu.denbinski
Veterano
# set/13
· votar


octavio_guns
Se vc já tem pedais que simulem o efeito que vc quer, não vejo motivos para vc comprar amp que o faça, exceto se o amp em questão tiver, para vc, o melhor timbre possível entre os equipamentos que respeitem seus anseios e seu orçamento.

Nessa faixa de preço é difícil achar amplificadores com excelentes drives/ distorções, então é interessante vc investir em um amp que tenha bom som limpo e que responda bem aos pedais. Dois exemplos que lembro de antemão são o Meteoro Nitrous GS-210 e o Peavey Banditt 112, sendo que este último pode ultrapassar um pouco seu orçamento mas tem o som um pouco melhor (mais gordo/ consistente) do que o primeiro.

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# set/13
· votar


Bloody_Rage
HortaRates
Valeu aí galera. Esclareceu a dúvida.
\o/

OnRails
Veterano
# set/13
· votar


Gente, que amplificador (melhor cxb) vcs me indicariam até R$500,00?

Bloody_Rage
Veterano
# set/13
· votar


OnRails

depende pra que vc vai usar,se for estudo e tocar em casa ,tem o peavey rage 158,258,meteoro atomic drive,nitrous drive,borne strike e maverick cm falante de 12,se for pra estudo e ensaio e tocar com banda tem o meteoro atomic 50,meteoro space bassman....agora não me lembro de outros mas daqui a pouco uma galera te fala.

jorgejgs
Membro Novato
# set/13
· votar


Galera, to querendo trocar de ampli, pois o meu já não atende mais às minhas necessidades (meteoro atomic 20w), então estive procurando um bom amplificador porém com um preço não tão elevado, na faixa de 1000 a 1500 reais. O estilo que minha banda toca é bem parecido com Beatles e Stones. Achei esses 3 amplificadores que me interessaram muito, vamos a eles:
Vox AC15vr, uma versão barata e híbrida do consagrado ac15, o timbre dele me encantou, porém os 15w de potência me deixam desanimado de comprá-lo.

Vox vt40+, simula várias coisas legais, o que mais me interessou foi o fato dele simular (e muito bem) os vox AC15 e AC30, a potência dele tá legalzinha, 60w.

Por fim o Meteoro MGV30, totalmente valvulado, reverb de mola, loop para efeitos externos e um clean muito lindo, a potência dele é 30w, porém como é valvulado ele deve falar até mais alto que o vt40+ de 60w.

Então galera, minhas perguntas finais são:
O Vox ac15vr é muito fraco para ensaios e shows em bares?
O Meteoro MGV30 é ótimo, porém é falam muito mal da Meteoro, terei dor de cabeça com ele? Alguém tem e pode me passar suas experiências com ele?

Abraço, muito obrigado!

SkyHawk
Membro
# set/13 · Editado por: SkyHawk
· votar


jorgejgs
Meu único comentário seria que 30w valvulado é bastante coisa, se for tocar em casa ou em um estudio fechado vai ficar surdo antes de conseguir tirar o timbre lindo das válvulas saturadas.

jorgejgs
Membro Novato
# set/13 · Editado por: jorgejgs
· votar


OnRails

Cara, meu primeiro cubo foi o Meteoro atomic drive de 20w, posso dizer que o cxb dele é legal pois serve para tocar em casa e para ensaios. Confira tbm os vox pathfinder.

d joe hard
Veterano
# set/13
· votar


Aí galera,seguinte...eu tenho um Metero ADR20 a um tempinho...e to querendo umas dicas aí,se possível,pra melhorar meu som...eis o problema
eu uso a minha Stato(memphis mg32) com a chave na posição do captador do meio+ponte e tudo no máximo(de vez em quando diminuo o volume pra dar aquele lance de treble bleed, e mexo nos knobs mas eu gostaria de deixar tudo no máximo sempre),o som passa pela minha pedaleira(Zoom G1XN) na qual uso apenas o Booster quase no talo e um drive high-gain(Ed),no amp,uso o ganho em aprox. 60%,o volume baixo geralmente e os meus contornos privilegiam os médios...o reverb de mola eu deixo no mínimo...
pois bem,eis a questão,eu sou muito fã das frequências médias(até pq gosto mto de hard rock) e acho que as agudas complementam as médias de uma forma mto boa tbm(aumentando a distorção e deixando o som mais visceral)gosto dos baixos tbm,mas eu olho mto mais pra eles como uma questão de "necessidade" e tal...eu acho que aquele som grave,encorpado e poderoso é essencial...
só que já to ficando puto já...os agudos do som estão me irritando,nas bases rítmicas até vai tudo direitinho,mas nos solos as vezes fica tudo tão agudo que chega a parecer guitarra de brinquedo ou sintetizador...slá...não sei definir ao certo,mas fica bem chato,quando eu toco o desenho da penta de lá menor então...no clean até fica aceitável,dá pra levar um blues,mas com dist. alta....
mesmo jogando o grave no Talo e o Reverb tbm(por causa da ambiência) eu ainda acho a essência disso lá no fundo do som,e se eu cortar demais uns comandos,ou adc demais outros,o som fica opaco e nebuloso,confuso sabe.
eu gostaria de saber se alguém pode me dar dicas sobre ...eu to achando que é o tamanho do falante já(8') que causa isso,eu só queria deixar o som com um "corpo" aceitável..dps posto um sample aqui pra vcs julgarem....to pensando em comprar uma caixa fender frontman II com falante de 10',será que ela é muito melhor nessa questão...?vindo de uma caixa fender eu acho que com um jogo de pedais e/ou outra guitarra o som fica profissa,certo?vlw desde já

HortaRates
Membro
# set/13
· votar


d joe hard

Fala cara, beleza?

A culpa do agudo extremo pode ser do conjunto, pois strato já uma guitarra aguda e com falante de 8" ainda, vai ficar mais agudo. Como você falou que com as bases fica legal o som, você poderia tentar fazer os solos usando o captador do braço ou braço+meio, que aí você vai conseguir um som menos rasgado e mais encorpado.

Sobre o amp eu não sei te dizer, pois nunca toquei nesses frontman, mas aqui no forum o pessoal fala bem dele, daqui a pouco alguém te informa sobre o mesmo.

Bloody_Rage
Veterano
# set/13
· votar


d joe hard

falante de 8" = sem definição de graves
captador single coil = agudo
distorção Ed da zoom = mais agudo
colocar muita frequencia média = mais irritante o som

cara,na equalização,os médios eu vejo como uma espécie de agudos,o agudo dá um brilho a mais,a guitarra já é um instrumento carregado de médios,se vc coloca mais então.... o falante do seu amp influencia,mas se vc quer usar essas configurações nem pega o frontman pq vai fica mto mais agudo e a distorção dele é mais estridente (eu achei),uma boa escolha seria vc trocar o cap da ponte da sua strato por um humbucker,claro,não por um seymour duncan,mas um barato (não vagabundo,mas barato) e também pesquise mais a sua pedaleira,os outros drives dela,tente outras configurações de equalização cara,vc vai achar uma melhor,tente maneirar muito nos médio pq médio e cm falante de 8 vai ficar estridente demais.

chris rocky
Veterano
# set/13
· votar


d joe hard

Teu depoimento tá meio confuso mas me diz uma coisa: quanto tu usa de volume do banco da pedaleira e quanto de volume do amplificador?

Falantes de 8 polegadas tem menos graves mas também não é nada absurdo em se tratando de estudo em volumes relativamente baixos (até 2, 3). A falta de graves aparece mais quando se utiliza volumes mais altos (do metade em diante por exemplo).

Teu equipo tem tendência a puxar pro agudo (strato+zoom+amp falante 8 polegadas), mas mesmo assim não acho que seja tão critica esta situação pois apenas com alguma regulagem no som dá pra obter um som mais grave e menos agudo.

Quanto a trocar o amp um frontman 25 vai melhorar sim, mas não creio que seja este o caminho a seguir. Acho que tens que ir tocando/regulando knobs/tocando até achar o ponto, pq mesmo o amp tendo a limitação em relação ao falante dá pra obter algum grave no som e se for em volumes baixos a diferença do grave do falante de 8, 10 ou 12 não é tão dramática a ponto de justificar um nova aquisição.

thiagosp100
Veterano
# set/13
· votar


Vi o som do Laney LX35R numa loja hoje e achei muito bom. Deu um banho no meu Ladscape Pretador 20w. Estava pensando em pegar um, mas o da loja é usado e não acho em nenhum lugar ele novo.

Qual amplificador pode ser considerado parecido com este Laney? Ou vale a pena ir atrás dele?

Bloody_Rage
Veterano
# set/13
· votar


thiagosp100

se o preço for bom e ele ñ estiver amassado,fodido e caindo aos pedaços q ñ da nem p carregar acho q vale a pena,ñ conheço os laneys mas nunca ouvi falar mal de nenhum deles

Bloody_Rage
Veterano
# set/13
· votar


d joe hard

ae cara fiz um patch de hard rock aqui cm minha g1n e resolvi postar p vc ver se fica legal aí no seu (lembrando que eu tambem uso uma strato barata)

primeiro equaliza seu amp assim: Agudo=50%;médio=25%;grave 75%

na zoom g1 é assim:
Patch level=quanto vc quiser
COMP/EFX=B9
Drive=bL
Gain=30
EQ - Low=5,Mid=8,High=8
ZNR/AMP=C3

o resto das coisas é tudo off,espero q fique legal aí.

d joe hard
Veterano
# set/13
· votar


HortaRates
To ligado,o conjunto realmente é agudo por natureza,mas o lance é que eu realmente preciso usar o captador do meio+ponte pro solos pq nessa configuração o som de "crunch" da palheta na corda fica mais evidente e mais "dinâmico"(se é que posso usar essa palavra)não sei explicar bem.mas vlw msmo cara.
chris rocky
to ligado,eu geralmente uso o som do amp bem baixo mesmo,tipo 2 e 3 já tá alto(até pq o volume da pedaleira meio que dobra a escala de som que seria natural do falante)
mas vc tem razão,o lance é timbrar mesmo,só que eu realmente gasto horas na eq durante anos e sempre tem algo que me incomoda,haha'
quanto ao frontman...na verdade,eu vou comprar um "set" novo,ou seja,vou deixar o Strato>zoom>ADR20 como um "set" e vou comprar um "set" novo que será les paul>jackhammer>Frontman...vou ter que suar pra juntar essa grana mas eu acho que vai ficar foda,hehe'
Bloody_Rage
pois é rapaz,o set inteiro tá assim,mas,parando pra fuçar tudo de novo,acredito ter achado uma conf. que me deixou mais feliz,eu to cortando os agudos direto da pedaleira e dando um boost de graves no amp,então os médios continuam lá,mas agr menos "evidentes" saca?,bem,eu amo as frequências médias,kkkk' e quanto ao drive eu não sei se posso mudar,pq esse é o único drive pra mim que fica com cara de Hard 80's,(estilo mick mars e slash,sim eu sei que o cara não é deus nem nada,mas a distorção eu curto pra kct) pra um hard 70's eu uso outro banco com simulação do Jcm800(que pra mim é linda) ou com Fuzz + Wah-Wah pra ficar algo mais 60's,slá,vario,mas pra hard 80's as coisas são limitadas mesmo...
Po cara,muito obrigado pelo patche,vou testar agr mesmo e te digo oq achei,vlw mesmo,brigadão

Bloody_Rage
Veterano
# set/13
· votar


d joe hard

é bom vc procurar outros sons,esse novo q achei foi mudando de drive em drive pra ver qual ficava melhor,e era um drive q eu achava ruim,e o negócio é cortar um pouco os médios hehe,mas se vc tirar todo o médio o som fica meio morto,me passa aê o patch do jcm800 e do fuzz? vou começar a usar fuzz,ah e eu curto slash e eu acho ele um puta guitarrista cara,acho melhor q muitos q reclamam dele.

LPGustavo
Membro Novato
# out/13
· votar


Salve galera. Tava na agonia aqui esperando aprovarem o registro.. rs
Negócio é o seguinte. Dei uma pesquisada em algumas coisas que preciso comprar aqui, e acontece que os tópicos existentes não sanaram minhas dúvidas. Sempre acabam tomando um rumo diferente... Ai complica a vida de quem tá pesquisando...

Preciso de um amplificador bom e que não seja tão caro... 800 reais no máximo, mais que isso não dá...
Cheguei em 4 candidatos, mas realmente não sei qual vai ser melhor pra mim. São os seguintes.

ONEAL OCG 300R
ONEAL OCG 300R

Landscape Predator 65
Landscape Predator 65

Roxy MG 65X
Roxy MG 65X

Fender Frontman 25 R
Fender Frontman 25R

Todo mundo fala bem desses amps, mas não sei se realmente são equivalentes um ao outro e talz...
E não quero pegar um usado.
Vou usar na igreja, uns 20 metros de comprimento e 8 de largura. Tenho a possibilidade de usar a mesa de som como apoio pro amp...
Tem como usar footswitch em todos amps ? Vou ter que usar o drive por enquanto...
E ai, oque acham ? Lembrando que não posso passar de 750,00/800,00 reais...
Brigadão..

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/13
· votar


LPGustavo
Cara, o Roxy MG65X tem alto-falante de 12pol. Isso seria uma vantagem se essa marca fosse mais conhecida (eu não conheço!) e ele NÃO tivesse efeitos "on board"
Voto no Fender Frontman 25R...
Vou ter que usar o drive por enquanto...
Sempre o ideal é pedal. Distorção de amp SS dificilmente é boa...
Abç

LPGustavo
Membro Novato
# out/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Muito obrigado pela resposta.
Mas o Fender não fica um pouco na desvantagem por conta de ser mais fraco na potência ? São só 25W Comparados aos 65W do Landscape por exemplo...
Sei que Fender tem uma qualidade melhor, mas mesmo com uma potência mais baixa, ele dá conta ?

jvrr13
Membro Novato
# out/13
· votar


Galera, eu finalmente consegui decidir que amp comprar.Eu olhando aqui pelo forum e pesquisei BASTANTE e acabei optando pelo Landscape Predator Triefx de 20w, eu só usarei ele pra tocar em ap mesmo. Comprei pela playtech pela internet mesmo pois onde moro não achei ele.Quando chegar farei um review pra vcs

Marco Veck
Veterano
# out/13
· votar


Eae galera. Eu queria dica de ampli: Tenho R$ 1500 no máximo para gastar. Preciso de um ampli com uma potencia boa e um bom som. Irei tocar em igreja e ela não é pequena não (mas não tão grande kk) então andei pesquisando sobre esse ampli: Meteoro Gs100 Nitrous 100W mas não sei se ele é bom.

Gostaria da opinião de vocês e se também tem algum outro ampli nessa faixa de preço. Eu irei para a Teodoro Sampaio esse fim de ano e quero comprar meu ampli lá . Eu tenho um Landscape Hotline Gtx 200, más ele é mt fraquinho , não aguenta tirar um som para o espaço que eu toco.

Sabem se consigo um Fender Frontman 212 R por menos de 2 mil na Teodoro e que não seja usado?

chris rocky
Veterano
# out/13
· votar


LPGustavo

Vamos ver se consigo te ajudar, primeiro deve atentar para qual utilização que darás ao amp. Na minha concepção, amp pra ensaiar e fazer shows pequenos (leia-se com umas 50/150 pessoas) deve ter no mínimo um falante de 10 polegadas e 25/30 watts. Mas pra ti ter um amp que não te deixe na mão em termos de potência e que serve para lugares médios e ou maiores o ideal é algo 50 watts e pelo menos um falante de 12 polegadas mesmo.

O que disse acima não é absoluto pois para alguns essa solução não serve, apenas me baseio em minhas experiências. Outro fator preponderante que deve-se levar em conta é a estrutura do local. Pq se o local microfonar os amps de guitarra com certeza um amp de 25watts ou até menos dará conta do recado pq o amp vai servir mais como retorno pra ti e para a banda, ficando a cargo da microfonação espalhar o som para o publico e no teu caso ela vai ser feita correto?

Fecho com o Bertola, o frontman 25r é de longe a melhor opção, ainda que ele tenha "apenas" 25 watts. Tenho um destes e costumava usá-lo nos ensaios da minha banda composta por bateria, baixo, teclado (às vezes) guitarra/vocal e guitarra/backing em uma sala grande de 7x6 metros com 42 metros quadrados. O volume do amp no canal clean ficava em 3,5 e o drive 3 com ganho em torno de 60/70%. O frontman 25r aciona o dois canais por footswich e tem a vantagem de pesar apenas 11kg.

chris rocky
Veterano
# out/13
· votar


Marco Veck

Cara pega algo de 50/60 watts e 1x12 que tá de bom tamanho. Opções frontman 65r, peavey bandit 112, laney lv100, etc... Na tsampaio deve ter fr 212 por menos de 2k.

Amp 2x12 é muito peso pra carregar, sei disso pq já tive dois amps 2x12 e não era nada legal fazer show com eles, pois não rolava abrir o volume pq o local não permitia e além do amp pra carregar tinha guita, pedais, cabos, ou seja, algo em torno de 50kg então se tu vais tocar na igreja e lá o som for microfonado pensa na minha sugestão, tuas costas ainda me agradecer, hehehe....

Marco Veck
Veterano
# out/13
· votar


chris rocky

Eu também tinha pensado nisso, de comprar um ampli menos potente e com um bom som para depois amplificar.... mas não sei se isso pode rolar la na igreja. Mas eu vou ver com o pessoal do som de la sobre essa sugestão. Muito Obrigado pelas dicas dos Amplis. Irei pesquisar algo sobre eles.

Italoign
Membro Novato
# out/13
· votar


Vey eu comprei meteoro nitrous drive muito bom esse amp pra tocar em igreja e estudar, porém ta um chiado do cassete, pode ser o aterramento da tomada que não tem '-' queria saber se alguém pode me informa se um aterramento eletrônico pode sanar esse chiado.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-508149856-aterramento-eletrnico -terra-lux-energylux-_JM

d joe hard
Veterano
# out/13
· votar


Bloody_Rage
Eu to ligado,acho que cheguei no melhor desempenho daquele drive (corte de agudos na pedaleira,boost grave no amp,mas os médios continuam lá,rs)
Testei o patche que vc me indicou e ficou mto bom,ficou meio grave até demais mas aí eu dei uma mexida nos knobs da guitarra e teve um rendimento mto bom dessa forma.
sobre os patches que eu te falei (jcm800,wah + fuzz) eu uso assim
Jcm 800 = P.level = 80(ganho unitário) Comp/wah = b9(booster no talo,mto importante) drive Mc(ou Nc como aparece lá,marshall crunch) o drive é 20 mas eu aconselho vc a deixar o pedal de expressão regular o drive,com o pedal em descanso fica uma crunch bem límpido,porém com pegada,já no máximo fica uma dist. bem invocada
Wah + fuzz,esse é BEM louco,é tão agudo que aqui em casa pelo menos fica IDÊNTICO ao solo se sympathy for the devil,lá vai
P.lvl = 80,comp/wah = u9(wah-wah vox no mais agudo) drive F5(FS) ganho = 30 eq = g-0 m-5 a-5 e tudo desligado pedal de expressão no wah-wah,esse patche é difícil de domar mas garanto que tem um som único de Fuzz louco a lá 60's

Bloody_Rage
Veterano
# out/13
· votar


d joe hard

valeu cara,vou testar,ultimamente ñ tenho usado a g1,to usando mto o som direto do amp p ficar mais natural e pq ñ to cm paciencia mais cm essa zoom heushauhe pq caps single + distorção da zoom ngm merece né ehushaue,mas vou dar uma olhada nesses patches e vou ver se consigo algo mais vintage e com definição pq distorção definida é uma coisa q até hj eu ñ consigo nessa minha zoom e.e ,mas valeu ae!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Dicas para quem quer comprar amplificadores de guitarras.