【FIXO】 Dicas para quem quer comprar amplificadores de guitarras.

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/12
· votar


Boas!Kleber, qualquer um que tenha tocado profissionalmente guitarra, irá indicar alto-falantes de 12".O Bertola já falou N vezes aqui no FCC, assim como eu e muitos outros.Tocar metal não é só guitarra.A Alma do metal está no peso conseguido pelos "power chords" aliados aos agudos de mirabolantes escalas que vão até o fim do braço.O Binômio Peso/Resposta está melhor presente no alto-falante de 12">Analizemos:

1-O peso dos power chords situa-se em faixas que vão de 80Hz a 350 Hz (frequencias em Hertz) que são as sub-harmônicas geradas pela distorção e overdrive.Quando vc toca um Lá no meio do braço, sua frequencia é de 440Hz, mas a sub-harmônica é 110Hz.O alto falante tem que responder a isso.Altofalantes de 8" não respondem bem abaixo de 200Hz assim como os de 10" não são bons abaixo de 130Hz.

2-Quando vc faz uma escala que termina em um Lá no fim do braço, sua frequencia estará na fundamental, em cerca de 1760Hz, mas a segunda harmônica, figura vital, estará em 3520 Hz, que é o topo de resposta de um bom alto-falante de 12"(em torno de 3500Hz).Acima disso eles respondem até 7000Hz com queda de 6 dB(essa atenuação de frequências mais altas é vital para a formação do timbre).

Concluindo, com 12" vc responde bem aos graves, vital para o peso e que os de 8 e 10" não tem, e atenua corretamente as harmônicas superiores, que nos altofalantes de 8 e 10" não ocorre, eles não atenuam essas frequencias, tornando o som insuportávelmente estridente.Assim em metal principalmente, o altofalante é a Extensão do timbre da sua guitarra.Sem um bom altofalante de 12"


Thiagofevi
Veterano
# jan/12
· votar


Então eu achei esse Borne...

http://www.maiamusic.com.br/novoSite/loja5.asp?ref=14870

Alguém já chegou a testar?

BJAofficial
Veterano
# jan/12 · Editado por: BJAofficial
· votar


Bog

agora tu me deixou com uma dúvida..
do meu equipo, só oq falta é uma caixa..
como eu toco mais em casa tava pensando em uma 1x12" por causa do volume.. dai até agr, eu vou comprar uma orange ppc com celestion v30..
mas dai eu tava pensando, 2 coisas..
meu amp, tem 20w, uma caixa 1 de 12" de 60w daria pra ensaiar com uma banda completa, ou ficaria muito baixo?
outra, prefiro 12" porque prefiro mais graves, já que toco metal, mas vc disse, que é preferivel 10" pra volumes baixos.. acha que valeria a pena eu pegar uma caixa com 1x10 ou talvez 2x10?

desde já obrigado
abç

vitorrock
Veterano
# jan/12
· votar


BJAofficial
Então o que eu queria dizer,não é 40w de um valvulado,é uma potencia de um valvulado que se equivale a 40w de um transistor.
É como eu disse vou tocar principalmente Metal (Hi-Gain) e Hard Rock (Overdrive).
Então qual seria um amp que tem uma ampla faixa de ajustagem para conseguir esses dois timbres que eu citei??
abç!

Bog
Veterano
# jan/12
· votar


BJAofficial
meu amp, tem 20w, uma caixa 1 de 12" de 60w daria pra ensaiar com uma banda completa, ou ficaria muito baixo?

20w valvulado? Deveria aguentar. É só não esperar o clean mais clean do mundo.

prefiro 12" porque prefiro mais graves, já que toco metal, mas vc disse, que é preferivel 10" pra volumes baixos.. acha que valeria a pena eu pegar uma caixa com 1x10 ou talvez 2x10?

Metal com falante de 10", mesmo em baixo volume, é melhor só se o amp tiver algum filtro antes de mandar o sinal para o falante. Circuitos tradicionais NÃO têm este tipo de firula. O teu risco é a distorção ficar muito abelhuda. Eu só coloquei as 2 ressalvas ali porque achei interessante lembrar que nem tudo se resume a metal e rockão tocado em alto volume. Para a maior parte do pessoal daqui, que gosta de muito peso, falantes de 12" devem ser melhores mesmo (e isso sem contar as inúmeras variações que existem entre modelos de falantes).

Na verdade, ao meu ver, volume baixo SEMPRE é um compromisso. Você sempre vai perder em algum ponto, e fica tentando minimizar. Por exemplo, metal exige peso, peso exige graves que balançam as paredes, e vizinhos exigem que você pare com essa p* de barulho, hahahaha.

BJAofficial
Veterano
# jan/12
· votar


Bog

Por exemplo, metal exige peso, peso exige graves que balançam as paredes, e vizinhos exigem que você pare com essa p* de barulho, hahahaha.

é bem por ai, hahaha

20w valvulado? Deveria aguentar. É só não esperar o clean mais clean do mundo.

meu foco não é clean mesmo.. ;p

enfim, pelo que voce disse, acho que vou continuar com 12" mesmo..
última dúvida..
eu toco mto em casa, mas vou começar a ensaiar com banda agora...
o preço que eu vou gastar é o mesmo comprando uma 1x12" de qualidade, como a orange ppc que vem com celestion vintage 30 ou comprando uma 2x12" com menos qualidade um pouco como uma daquelas da bugera, laney e coisa assim...
no teu ponto de vista, qual vale mais a pena?

(com a 1x12 o volume vai ser menor, oq vai saturar mais fácil, e ainda o timbre vai ser melhor por ter mais qualidade... acredito eu, que se o volume aguentasse oq eu quero, seria melhor doq pegar a 2x12", ou a 2x12 tem alguma outra vantagem além do volume?)

Abç

BJAofficial
Veterano
# jan/12
· votar


vitorrock

ata, algo que seja equivalente a 40w transistor.. aí sim..
é um valvulado de uns 15w mesmo...
eu ficaria entre o jet city e o peavey...
o ibanez só nao indico pq nao conheço bem, mas parece legal...
mas voltando entre o jet city e o peavey, o timbre do peavey acho que vai ser melhor pq a distorção é melhor no meu ponto de vista, é hi gain.. coisa que o jet city não vai alcançar sem boost eu acho..
a desvantagem dele é a potencia, pq é absurdo 50w.. se você não se importar de não conseguir saturar ele, é mto mais negócio.. até pq, o peavey com o master no 1, sem saturar ainda tem mto mais ganho doq o jet city no talo...
EU iria de peavey mesmo, mas aí vai de cada um, só to dando minha opnião.. analisa bem e ve oq VOCÊ prefere..

Abç

Bog
Veterano
# jan/12
· votar


BJAofficial
no teu ponto de vista, qual vale mais a pena?

Sinceramente, não faço idéia!

Eu acho que é muito importante você testar cada uma com o teu amp. O impacto do falante e da caixa no timbre final é bem maior do que muita gente imagina.

BJAofficial
Veterano
# jan/12
· votar


Bog

o problema é que não tenho como testar elas.. :/
poisé, eu pensei bastante nisso, a caixa deve influenciar demais..
por isso quero algo de mais qualidade como a orange..
se eu tivesse certeza que ela aguenta oq eu quero, eu acho que a melhor opção é ela..
amp de 20w, com uma caixa de 60 com 1x12", pra ensaiar e uns showzinhos pequenos... acha que eu vou precisar lacrar o master ou só no 6 ou 7(de 10) já aguenta?

vitorrock
Veterano
# jan/12
· votar


BJAofficial
Cara eu tenho 2 perguntas:
Dá pra tirar um overdrive bem clássico no peavey será??
E como eu não entendo nada do assunto queria saber:
O que é saturação das valvulas?
E como que eu faço isso??

Bog
Veterano
# jan/12
· votar


BJAofficial
ou só no 6 ou 7(de 10) já aguenta

Não posso falar do teu amp especificamente, mas sei de gente fazendo apresntação com Blues Junior bem longe do talo. Você está usando o amp com que caixa no momento?

BJAofficial
Veterano
# jan/12
· votar


vitorrock

não entendo mto dessa parte tecnica pra te explicar...
mas saturar, é quando as valvulas esquentam bem, e isso deixa o timbre mais distorcido, e melhor... pra saturar tu tem que abrir bem o volume do amp..
não sei direito, mas ouvi falar que é algo como deixar o master pelo menos no 5 ou 6.. mas mesmo assim, qnt mais alto, mais satura..
com distorção, saturando fica melhor.. oq não significa, que tu não pode ter um bom timbre sem saturar..

quanto ao overdrive classico no peavey, não tenho certeza, mas acho que da sim.. se tu deixar o ganho beem baixinho, no canal sujo, ou então lacrando o ganho no canal limpo..
é questão de testar pra ver qual tu prefere..
se tu nao puder testar antes na loja que tu vai comprar, procura em outras só pra testar mesmo, que por aqui é bem fácil de achar o esse peavey, o jet city nem tanto..

BJAofficial
Veterano
# jan/12
· votar


Bog

nao to com ele agr, vou viajar daqui umas hrs, chego lá de noite...
mas vou usar uma caixa do home teater do meu pai...
é uma caixa gigante.. mas só pra improvisar durante as férias..
quanto ao blues jr, ele tem 15w né?
mas tipo, que caixa o cara tava usando? quantos falantes? quantos watts? ...

vitorrock
Veterano
# jan/12
· votar


BJAofficial
É eu posso testar em alguma loja valeu pela dica.
Eu sempre te esqueço de dizer mais eu vou comprar na guitar center.
E o que vc acha do preço:
399 dólares,vale a pena o peavey ou pego outro??

BJAofficial
Veterano
# jan/12
· votar


vitorrock

olha, a principio, combo, o melhor que tu consegue acho que é peavey mesmo..
mas vou dar uma olhada, se achar algo te aviso..

BJAofficial
Veterano
# jan/12
· votar


vitorrock

dei uma olhada em todos nessa faixa de preço, nenhum me interessou mais que o peavey..

Abç

Bog
Veterano
# jan/12
· votar


BJAofficial
mas vou usar uma caixa do home teater do meu pai...

Você tem certeza do que está fazendo? O.o

Se funcionar, esteja preparado para o som ficar muito abelhudo. Mesmo. Se tiver um jeito de desligar os tweeters, faça isso.

que caixa o cara tava usando? quantos falantes? quantos watts?

Ele estava usando o combo. 1x12".

Quanto aos "watts" da caixa, note que eles não existem. A especificação da caixa indica quantos watts ela AGUENTA receber. Por exemplo, o BJ tem 15w, o falante do combo aguenta 50w. Sempre precisa ter uma sobra. Mas na prática, os únicos watts que existem de fato são os que saem do amp.

vitorrock
Veterano
# jan/12
· votar


BJAofficial
O que vale mais a pena um stack ou combo??
E qual peavey vc disse que te interessou mais?
O valveking 112 ou o windsor??

vitorrock
Veterano
# jan/12
· votar


Bog
Cara tenho uma dúvida quanto a pedaleiras:
Vc disse que simuladores das pedaleiras se passassem pelo pré do amp iriam ter coloração do amp.
Agora se a pedaleira passar pelo loop do amp esses simuladores vão soar como devem?
E qual a diferença de loop para send/return??
vlw!

Bog
Veterano
# jan/12
· votar


vitorrock
qual a diferença de loop para send/return??

loop = send/return

se a pedaleira passar pelo loop do amp esses simuladores vão soar como devem?

Em parte, se você não usar o input do amp e nem send do loop. Todos os estágios do amp impõem alguma coloração ao sinal: o pré, o power e o falante. O pré e o falante são os mais fáceis de perceber, o power em amps transistorados é mais transparente, e em valvulados tem como efeito mais perceptível saturação e compressão. Normalmente o power não representa um problema neste sentido. O resto fica mais fácil de entender vendo algumas posibilidades de ligação:

1. Guitarra -> Pedaleira (simulando amp e gabinete) -> Input do amp.
2. Guitarra -> Input do amp -> Send do amp -> Pedaleira (simulando amp e gabinete) -> Return do amp.

- Nestes 2 casos, você tem duas colorações de preamp e de gabinetes: as simuladas e as reais. A tendência é o som ficar bem esquisito, anasalado. Precisa de muita paciência para regular.

3. Guitarra -> Pedaleira (simulando amp mas não simulando gabinete) -> Input do amp.
4. Guitarra -> Input do amp -> Send do amp -> Pedaleira (simulando amp mas não simulando gabinete) -> Return do amp.

- É a mesma coisa que 1 e 2, mas sem simular o corte de frequências do falante. A tendência é o som ficar estridente e meio sem corpo. Precisa equalizar bem para regular.

5. Guitarra -> Pedaleira (simulando amp e gabinete) -> Return do amp.

- Aqui, não temos mais o problema de ter que equilibrar 2 preamps, mas temos 2 vezes a coloração do falante. Dependendo do falante, o som pode ficar meio abafado, mas para algumas situações específicas, é uma boa alternativa. Particularmente, para um clean bem aveludado, ou em casos que o falante do amp não corta muito os agudos e soa abelhudo.

6. Guitarra -> Pedaleira (simulando amp mas não simulando gabinete) -> Return do amp.

- É o ideal se o amp tem bons falantes. Basicamente, você está substituindo o pré do amp pela pedaleira, e o falante do amp continua fazendo o que ele tinha que fazer. Se o falante do amp é meio abelhudo, vale a pena usar a opção 5 para distorção pesada e a 6 para sons mais limpos, fuzz, ou de alguma forma "clássicos".

Mais 3 notas:

a. Tudo isso é "no geral". Não existe regra, e se ligar do jeito 1 te der o timbre que você procura, melhor para você!

b. Existem simuladores que quebram a simulação de falantes em 2 partes: uma para o corte de frequências mais agudas e outra para o resto. Nestes casos, dá para usar simulações de falantes sem que o som fique abafado. As únicas pedaleiras que eu conheço que funcionam deste jeito são as da Digitech.

c. Note que falei de simulações de amps e de falantes. Simulações de pedais de drive são outra história, porque são feitas para serem mais neutras que as de amp. Aliás, se você tem um bom amp, normalmente estas simulações de pedais de drive podem funcionar melhor que as de amps, dando menos trabalho para regular. Não é coincidência que as T.C. Electronic simplesmente não têm simulação de amps e nem de pedais de drive, mas sim um circuito analógico de drive próprio. Como elas costumam ser usadas por pessoas que já têm um bom amp, um drive mais "old school" faz o serviço com bem menos preocupações.

vitorrock
Veterano
# jan/12
· votar


Bog
VAleu pela explicação,pelo jeito de qualquer geito a coloração do amp vai influenciar no som.
Más valeu pela baita explicação,vc intende muito!!!

Bog
Veterano
# jan/12
· votar


vitorrock
VAleu pela explicação,pelo jeito de qualquer geito a coloração do amp vai influenciar no som.

Sim, mas de alguns jeitos influi mais e de outros menos.

vc intende muito

Não, o carlos adolphs entende muito. Eu só sou um cara curioso que por alguns anos pode testar de tudo. Mas a minha farra acabou. Os próximos lançamentos e novidades serão para mim tão inacessíveis quanto para todo mundo aqui. :(

BJAofficial
Veterano
# jan/12 · Editado por: BJAofficial
· votar


Bog

Você tem certeza do que está fazendo? O.o

Se funcionar, esteja preparado para o som ficar muito abelhudo. Mesmo. Se tiver um jeito de desligar os tweeters, faça isso.


é, realmente ficou uma merda, bem abelhudo, vou procurar descobrir uma forma de 'desligar' o tweeter.. na verdade, não é um home teater eu acho, o pai disse que era, mas seilá.. parece caixa multi uso para eventos, ela é gigante, tem um falante de 15" e um tweeter enorme encima.. mas fazer oq, por enquanto é oq há..

quanto à esse negócio de caixas e potencia, é que tipo, não sei se eu estou certo, mas caso fosse stack, com o mesmo amp(head), uma caixa de 80w ficaria mais alto que uma caixa de 60w? ou isso não tem a ver com a quantidade de watts que a caixa "aguenta"?
pq eu achava que era assim, por isso que eu falei aquilo..

EDIT: e outra, não consegui ainda ligar o meu head da blackstar, aqui é 220, e ele é 110, então to esperando amanhã pra comprar um transformador...
tava usando a guita na hd500, e a hd 500 num amplificador normal de 45w rms e do amp pra caixa... aplificador de potencia normal tipo esses de carro sabe?
ta bem improvisada a coisa por enquanto..
mas é só durante as férias ! haha

BJAofficial
Veterano
# jan/12
· votar


vitorrock

O que vale mais a pena um stack ou combo??


no teu caso, combo, pq é mais barato...

E qual peavey vc disse que te interessou mais?
O valveking 112 ou o windsor??


"interessou", valveking..

Bog
Veterano
# jan/12
· votar


BJAofficial
caso fosse stack, com o mesmo amp(head), uma caixa de 80w ficaria mais alto que uma caixa de 60w?

Não. Se você mandar por exemplo 20w (o amp no limite do seu headroom) para as duas caixas, as duas receberão os mesmos 20w. Nenhuma vai fazer o cabeçote enviar mais do que ele pode enviar.

O resto vai depender da sensibilidade do falante e da potência ótima a partir da qual ele opera no seu melhor. Com isso tudo, existe a possibilidade da caixa para 60w dar MAIS volume que para 80w.

ficou uma merda
ta bem improvisada a coisa por enquanto

Hahah, percebe-se. Consiga uma caixa apropriada para este amp LOGO. Usar deste jeito é como comprar uma BMW e colocar rodas de bicicleta nela. =P

vitorrock
Veterano
# jan/12
· votar


Bog
Cara, e quando for ligar a pedaleira no pc??
Tenho que deixar a simulação de amps e gabinetes ligados?
Isso se aplica a ligar em mesa,PA,Monitores de áudio,ou não tem nada a ver?
Vlw,é porque sou leigo no assunto.
até!

Bog
Veterano
# jan/12
· votar


vitorrock
Cara, e quando for ligar a pedaleira no pc?? Tenho que deixar a simulação de amps e gabinetes ligados?

A princípio, sim.

Isso se aplica a ligar em mesa,PA,Monitores de áudio,ou não tem nada a ver?

Se aplica. Isso é o que eu chamo de "ligar em linha". Como o amplificador tem papel fundamental no timbre, se você não usar um amp, vai precisar de outra coisa que faça este papel. Existem raras exceções para isto, como por exemplo certos estilos de Jazz super-ultra-limpo com guitarra hollowbody. Mas no geral, o melhor é sempre usar simulação de amps e gabinetes quando liga em linha, seja no PA, seja no PC.

vitorrock
Veterano
# jan/12 · Editado por: vitorrock
· votar


Bog
uhn,entendi.
andei olhando o manual da pedaleira da digitech e nele diz que a pedaleira tem um botão para vc escolher em que vc vai tocar,que no caso da pedaleira,é amp,e mixer.
E quando vc for tocar em algum mixer ou um device de gravação a compensação de falantes será ligada.
O que seria isso??
http://www.digitech.com/system/documents/229/original/RP355%20manual%2 018-6412V-D.pdf?1294938226
Com isso eu ainda continuo a usar a simulação de gabinete e amp ou não?

Bog
Veterano
# jan/12
· votar


vitorrock
diz que a pedaleira tem um botão para vc escolher em que vc vai tocar,que no caso da pedaleira,é amp,e mixer.

Sim, várias pedaleiras têm este tipo de coisa.

Com isso eu ainda continuo a usar a simulação de gabinete e amp ou não?

Como eu mencionei no post longo, nota (b) no final, as pedaleiras da Digitech basicamente quebram a simulação de falantes em 2 partes. Uma parte, selecionável na configuração do amp, dá a "voz geral" do falante e mais um traço de ambiência. A outra parte, selecionável exatamente por este botãozinho, faz o corte de agudos, que remove abelhice para ligação em linha (por sinal, também ajuda para alguns amps com falantes de 8" ou menos!).

BJAofficial
Veterano
# jan/12
· votar


Bog

é só por enquanto, durante as férias...
não vale a pena comprar e deixar aqui quando eu voltar depois..

sabe se eu preciso conferir a impedancia da caixa "multi uso" antes de ligar o amp nela?
e outra que eu acabei de perceber, meu amp diz 120v 60hz, e não 110v ou 127v? e outra, é um adesivinho preto que diz isso, não cheguei a tirar ele pra ver oq tem embaixo.. oq acha que eu devo conferir antes de comprar um transformador com saida 110?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Dicas para quem quer comprar amplificadores de guitarras.