Pessoal perito em timbres, vejam bem: O drive dos amp Fender All Tube viram sempre em fuzz?

Autor Mensagem
nichendrix
Veterano
# ago/11
· votar


Leomju

EU tenho o Blues Deluxe (que estou trocando em um VOX AC30 por esses dias) e o Blues Deville 4x10, são tweed sim.

O Drive deles é bem vintage, dá uma olhada no review do Andy da Pro Guitar Shop, até agora é o mais próximo do que eu ouço tocando com esses amps. O Drive deles é totalmente Rolling Stones e Clapton (tanto que foram por muitos anos os amps do Keith e do Clapton).

tatus
Veterano
# ago/11
· votar


Brother, O hot hod é do caralho!!! Principalmente o clean!
A questão é que o canal drive é amplo demais; se você girar ele sem dó vai ter um fuzz mesmo.
Para tirar o som que você quer com o canal drive tem que abaixar tonestack, presence, drive, e aumentar o master. Vai ter um som mais encorpado porém um drive mais macio. Isso que ainda pode amaciar no pot da guitarra.
Nesse preset se você for aumentando o drive ele vai começar a ficar mais comprimido, perto do fuzz que você não gosta, se aumentar a presença o som vai ficar mais granulado ainda.

Leomju
Veterano
# ago/11
· votar


nichendrix
Então, estou propenso mesmo a pegar, sempre gostei desses amps, porque o que eu procuro em 1º lugar é o som limpo, mas meu medo é de que não fosse tão orgânico o drive... mas com vc me recomendando bem o amp, ae fica mais fácil!

tatus
tatus, tive 15 minutos com o amp, e não explorei 1% da capacidade dele, é por isso que abri o tópico, graças a Deus, vcs que conhecem ajudam a gente... O clean dele foi facinho de lidar, mas os drives não explorei, tenho certeza que comprando acho o som que me atrai sim até porque gostei dos drives, tirei um som que também não era um fuzz total, tinha uma pontinha de fuzz esparramado no meio do timbre, mas nada que não dê pra corrigir... mas obrigado pela ajuda, acho que sua opinião sobre o canal drive valeu muito também, porque eu procuro usar pouco ganho mesmo.

Obrigado ae... mesmo!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/11
· votar


tatus
A questão é que o canal drive é amplo demais; se você girar ele sem dó vai ter um fuzz mesmo
Concordo totalmente...
Leomju
Cara, esse excesso de agudos que vc observou pode ser facilmente corrigido, dentre outros, usando-se o botão de tonalidade de sua guitarra.
Abçs

nichendrix
Veterano
# ago/11
· votar


Leomju

Cara, o drive dele tem muitos sweet spots, tipo além do controle de drive, tu pode mexer bem nele com os volumes dele, então é muito responsivo e com muitas possibilidades. Agora no caso do Deville, eu não recomendo pra tocar em lugares pequenos, ele tem um volume cavalar, tanto que é o amp que eu menos uso.

Leomju
Veterano
# ago/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Puxa, legal... sei como é... é exatamente o que eu espero! Valeu.

nichendrix
Você quer dizer, precisa de muito volume para se saturar ele? Tipo pra se tirar um bom drive? Ou no som limpo tbém?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/11
· votar


Leomju
Cara, esse amp que o nichendrix se referiu é ALTO PRA CARAMBA!
Abçs

nichendrix
Veterano
# ago/11
· votar


Leomju
Você quer dizer, precisa de muito volume para se saturar ele? Tipo pra se tirar um bom drive? Ou no som limpo tbém?

Cara, ele é muito alto seja no Clean, seja no Drive, eu não consigo tocar com ele em casa com o canal limpo crunchado sem usar protetor auricular, dá pra fazer isso em palco grande de boa, mas em lugar pequeno tem SPL demais pra qualquer ouvido, mesmo com protetor auricular as vezes dá aquele zumbido no ouvido.

Tenho um Marshall de mesma potência e só rola o mesmo SPL com ele se ligar numa 4x12, de resto, o Marshall no máximo dá uns 70% do volume do Fender.

Enfim, se você não for tocar em banda, não for usar em shows médio-grande (500+ pessoas), não vale a pena pegar um Deville, porque você vai ficar com ele eternamente com o volume no máximo no 4.

Leomju
Veterano
# ago/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
nichendrix
Vcs se referem ao Blues Deville né? Mas e o Hot Rod?

Aliás a diferença básica entre os dois é que o Hot é fabricado no México, é isso?

nichendrix
Veterano
# ago/11
· votar


Leomju

Os dois são fabricados no Mexico, os Deville USA pararam de ser fabricados em 1996.

Os dois são muito altos e basicamente são o mesmo amplificador, só com um tone stack diferente, o Hot Rod tem o som mais fechado e tem um segundo estágio de drive, que é o More Drive, que é como ligar um boost de volume no canal drive.

wiskeria
Veterano
# ago/11
· votar


com um fender vc tem clean e crunch perfeitos, são amps feitos para isso... para drives pesadões e sons de motossera vc pode usar pedais de qualidade que o resultado fica bom. Mesmo o amp não sendo feito para isso...

Leomju
Veterano
# ago/11
· votar


nichendrix
Qual amp, da Fender mesmo ou de outra marca, seria um concorrente direto deles, porque vi uns Peavey, com o mesmo padrão, acabamento tweed e knobs na parte traseira, mas não me pareceram com o mesmo som!

wiskeria
Clean e crunch... então é disso que eu preciso, hahaha

Valeu pela ajuda!

Leomju
Veterano
# ago/11
· votar


nichendrix
Cara, além da questão de um amp equivalente, perguntado acima...

Gostaria de dizer que quando testei o amp, foi em cima do palco, ele estava até microfonado... o som tava alto mesmo, mas usei a guita do amigo meu, uma Fender MIM, com cap humbucker na ponte... o som estava realmente alto... mas não pude ver o Deville falar em locais menores, como em casa, nem a reação dele com single coil...

... até estou preocupado agora, porque geralmente ensaio em baixo volume, geralmente bem mais baixo que quando ensaio com banda...

Por exemplo, agora daqui a 15 dias mesmo, vou tocar em um auditório pra mais ou menos 250 pessoas sentadas...

achei pela aparência e por ver o pessoal usando sempre pra músicas de estilo "light" (com bons cleans) que estes amps eram exatamente o contrário, que teriam knob de volume extremamente sensível, e que se conseguiria um bom crunch deles a volumes baixos... to com medo de comprar um amp caro pra usar em muito poucas ocasiões, o que vc me diria? Qual outra opção vc me daria de compra?

nichendrix
Veterano
# ago/11
· votar


Leomju

Cara, o Deville com os volumes no 1 já é impossível de tocar em apartamento sem os vizinhos começarem a ligar pra diminuir o volume.

O Deluxe tem um pouco menos volume, mas a diferença não é muito grande.

Pra shows nessa faixa de 250 pessoas eu recomendo ou Deluxe Reverb ou se tiver a manha de controlar Clean e Crunch no pot de volume ou puder microfonar, um Blues Jr.

As pessoas pensam que potência e volume se relacionam diretamente e não é. Pra ter noção um amplificador de 100W tem apenas o dobro de volume de um de 10W com o mesmo conjunto de falantes, de 30 pra 100W a diferença é de estourando 30%, se muito. O que vai fazer realmente diferença são os falantes, quanto mais sensibilidade, mais volume ele vai ter (por ter uma melhor conversão do sinal em som). Já toquei com o Danny Vincent usando um ampzinho Fender de 10W dos anos 70 e eu com um Blues Deluxe de 40W em um lugar pra umas 200 pessoas e tudo tranquilo.

Então se tivesse que recomendar um amplificador que consegue preencher esse espaço de estudo e treino, iria atrás de um amplificador na faixa de 15W a 30W, Vox AC15, Fender Blues Junior, Fender Deluxe Reverb Reissue e afins.

De qualquer forma, a outra possibilidade pra usar em casa é ter um atenuador que consiga reduzir a potencia do Deville pra algo em torno de 5W ou menos, assim daria pra tocar com ele em casa ou apartamento, sem incomodar ninguém.

Leomju
Veterano
# ago/11
· votar


nichendrix
a outra possibilidade pra usar em casa é ter um atenuador que consiga reduzir a potencia do Deville

Me falaram do atenuador, mas não sei bem o que é... ajuda ae!

nichendrix
Veterano
# ago/11
· votar


Leomju

É um aparelho que liga entre a saída do amp e o falante, você pode controlar a potência que o amp vai entregar ao falante, o resto ele dissipa na forma de calor.

Leomju
Veterano
# ago/11
· votar


nichendrix
Eu vi num tópico aqui... interessante, mas eu vi que alguns afirmam que o mesmo rouba a característica timbrística do amp... será?

De toda forma nunca penso em comprar um amp pra usar um atenuador... o normal seria comprar um mais versátil!

Acha que o Bassman é na mesma praia, com relação ao volume?

Drive30
Veterano
# ago/11
· votar


Leomju

Todos esses amplis citados são altos pra cacete para tocar em apartamento, um atenuador resolve bastante o problema sim.

Leia isso aqui que eu postei a um tempo.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/259386/p1

Sobre tibre dos fender, já responderam certo ai, o drive que você querendo é saturação de power, com master volume no maximo, isso ai amigo, ah nao ser que você more numa fazenda, vai precisar de atenuador com certeza, ajuda bastante. Drive de canal sujo de valvulado em volumes baixos quase sempre é isso ai que você ta falando, meio fuzz e tal.

Leomju
Veterano
# ago/11
· votar


Drive30
Legal, ajudou pra caramba... mas olha, tive olhando preço de atenuadores, está caro pra dedéu!

Drive30
Veterano
# ago/11
· votar


Leomju

Tem que ver no ML ou E-bay. Loja esquece.

nichendrix
Veterano
# ago/11
· votar


Leomju
Eu vi num tópico aqui... interessante, mas eu vi que alguns afirmam que o mesmo rouba a característica timbrística do amp... será?
De toda forma nunca penso em comprar um amp pra usar um atenuador... o normal seria comprar um mais versátil!

Acha que o Bassman é na mesma praia, com relação ao volume?


Cara, sempre muda um pouco o timbre, nem tanto por conta do atenuador, mas parte do timbre vem do falante, e o falante foi feito pra funcionar numa faixa ideal de potência, abaixo daquilo ele não rende 100%, essa é a maior mudança, mas pra mim tocar com valvulado em volumes baixos altera o som tanto quanto um atenuador, se vacilar até mais.

Cara, o Bassman pra mim é o mais alto dos que tu citou, meu Deville acompaha um Bassman, mas se peidando todo, já que os Jensen dos Bassman são bem mais sensíveis que os Eminence do Deville.

Drive30
Veterano
# ago/11
· votar


volumes baixos altera o som tanto quanto um atenuador, se vacilar até mais.

Tocar em valvulado com pouco master em volume baixo pra mim é pior do que em alguns SS, e muito pior do que com atenuador, falo por experiência própria.

MMI
Veterano
# ago/11
· votar


Leomju

De toda forma nunca penso em comprar um amp pra usar um atenuador... o normal seria comprar um mais versátil!

Existem situações diferentes, cada uma pede um certo som ou "versatilidade". Eu uso muito um atenuador da THD (Hotplate), é legal inclusive para gravação. Acho que se você quer versatilidade, um atenuador num valvulado é importantíssimo. Aliás, diz a lenda que o atenuador aqui do FCC (projeto do Ramsay, se não me engano) é muito bom e em conta. Por isso que acho legal amps como o que te mostrei ali atrás.
Não é um pouco de contradição falar que quer versatilidade ao se falar que quer um amp que "não tem" uma distorção satisfatória e só funciona bem em volumes muito altos? hehehehehe

Leomju
Veterano
# ago/11 · Editado por: Leomju
· votar


MMI
Hum não tinha visto por esse ponto... um atenuador, acaba sendo quase essencial então... mas tipo, para "instalá-lo", não teria que comprometer muito a elétrica do amp não?É fácil de se fazer? É que vi uns que tem até jack de entrada aqui na Net e knob, parece um pedal! Como se instala um desses?



Pessoal
Então, sei que estou sendo meio chato, indo a fundo mesmo... é que acho muito legal esses amps e to juntando grana mesmo... Já tenho 3.700... a minha idéia é ter mais pra frente uns R$ 4.500 ou 5.000.

Olhando reviews, tendo em vista que só toquei uns 15 min com um, gostei mesmo dos fender, desde a aparência, até o "clean", mas deixaria de comprar um por um Vox AC30 por exemplo...

Dae vcs já viram o meu estilão né!

Ano que vem começo a juntar pra comprar uma Am Standard... e mais pra frente uma Custon Shop, quem sabe... ae vou comprar uma rede, 1200 litros de suco e parar de gastar pra curtir o meu som...

Equip. atual: Ibanez RG350 + Amp MG100 + pedais
Equip. Pretendido: Fender Am St + Amp 100% Valv + Pedais.

nichendrix
Veterano
# ago/11
· votar


Leomju

3700 dá pra pegar um AC30C2 já.

Sobre o Atenuador é isso mesmo, você liga o jack de saida pra falantes no atenuador com um cabo e o cabo de ligação dos falantes no atenuador, o knob você usa pra selecionar a potencia de saída, de resto só usar normal.

Nessa faixa de preço dá pra pegar também o Hot Rod Deluxe, que é bem parecido com o Deville (eu particularmente acho o drive dele mais definido, o Clean é quase a mesma coisa, embora o Deville demore bem mais a crunchar).

Drive30

Cara, eu também acho pior usar com master baixo, ao menos as poucas vezes que usei atenuador foi um Weber de um amigo e a diferença não é tanta em relação ao som normal do amp, mas isso é relativo, as vezes o que é pouco pra mim, pode ser muito pra outra pessoa.

MMI
Veterano
# ago/11
· votar


Leomju

Uns vem instalados dentro do amp ou o amp tem algo que limita a potência.
Eu uso entre o amp e a caixa, assim que o THD funciona.

nichendrix
Veterano
# ago/11
· votar


MMI

Dentro do amp tem atenuador e variac não?

MMI
Veterano
# ago/11
· votar


nichendrix

Não entendi sua pergunta... hehehe

O que quis dizer é que tem projetos e projetos, já vi amp projetado com atenuador (se não me engano tem um fabricante nacional que faz isso). Dentro do amp geralmente não é bem um atenuador, mas alguns casos pode ser. E o meu atenuador é o mais normal, do lado de fora, entre o amplificador e o falante.

Abç

edalko
Veterano
# ago/11
· votar


Leomju
MMI

Opa!
Aquele atenuador que discutimos no topico aqui do FCC funciona muito bem, obrigado!

Fiz o meu Marmitube (usei uma lata de marmita) e o levo para tudo quanto é lugar. Não noto diferença gritante no som, e dá uma amenizada legal no volume.

Vai gastar muito pouco para fazê-lo, mas não pode errar as ligações, senão o trafo de saída do amp vai pro saco.

Vai gastar no máx 250,00, porque tem uns espertinhos que enfiam a faca nos resistores de potencia.

É melhor pegar resistores de 100W, mesmo que o amp seja de pouca wattagem, porque vc pode colocar varios estágios no resistor para atenuação.

Mas se for fazer, procura ler certinho TODO o topico que tem varias dicas ali, inclusive um calculo do valor dos resistores, salvo engano.

Abrax

João_Luiz
Veterano
# ago/11
· votar


Leomju
Vou tentar dar minha humilde opinião, pois tenho um Hot Rod Deluxe há uns 3 anos pelo menos.

Já usei de tudo um pouco nele, desde seus próprios drives até GT10, DS1, OCD, Direct Drive, Vox Satchurator, Barber Small Fry... atualmente uso um Carl Martin Plextone com um Equalizer depois do pedal (para dar médios).

Em resumo:
O uso com minha Tele é impressionante para o tradicional som Fender clean.

Usando minha Les Paul Traditional com redução nos volumes o clean fica show de bola.

Os drives do amp. são piores do que os dos pedais.

Usando os pedais há necessidade de médios que o amp. não consegue fornecer com seu pré.

A sua potência é suficiente para shows pequenos e ensaios com sobra.

É melhor comprar um Equalizer do que trocar por um amp. que fica devendo no clean.

Drive de amp. é legal, mas poder experimentar drives de pedais é um vício, rs...

Abraço.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pessoal perito em timbres, vejam bem: O drive dos amp Fender All Tube viram sempre em fuzz?