A prova empirica que o amp é muito responsavel pela qualidade do timbre

Autor Mensagem
MMI
Veterano
# mai/11
· votar


ogner

Nem sei como consegui ser criticado aqui...

"Toda unanimidade é burra!" (Nelson Rodrigues)

Não é uma crítica a ninguém desse tópico em especial, mas tem muita gente hoje em dia que não sabe ler, no sentido de interpretar as palavras. De vez em quando vejo isso aqui e fora daqui também. Ali em cima talvez tenha sido só um comentário, um mal entendido. Mas isso dissemina.

Daqui a pouco um posta aqui dizendo que valvulados é melhor que SS...

Mas costuma ser mesmo!
(só para botar lenha na fogueira! hahahahahaha)

Calime
Veterano
# mai/11
· votar


Minha opinião: o guitarrista é a peça fundamental. Cabe a ele perceber se o timbre tá bom, o que se fazer para melhora-lo e verificar como pode chegar ao som que tem em mente, fuçar o equipamento que tem, msm que seja medíocre o equipamento, pq aí ele ira adquirir experiência para achar o som ou notar que de fato precisa de um outro equipamento. Pode parecer nonsense, mas vou dizer: já vi guitarrista com zoom 505 e guitarra tagima t635 tirando um som excelente. O próprio Heraldo do Monte já fez shows e workshops ligando uma Gibson ES 175 em uma 505, utilizando apenas o reverb dela....

Calime
Veterano
# mai/11
· votar


Continuação: Sobre o lance de amplificador: de fato ele interfere bastante no som. Mas ví negada falando de Ritchie Kotzen, Eric Johnson aí...galera, vamos acordar: esses kras são ultra profissionais, ganham mta grana com isso e tem acesso aos melhores amps sem gastar nada por isso. Pra mim não cabe comparar minha realidade com a deles. Outra coisa que observei nesses 15 anos tocando é que chega um ponto que a diferença que existem de timbres e de valores de mercado é descabida, por ex: em geral, guitarra até R$700~800(nova e no Br) não soam bem, por uma serie de fatores. dps disso entra nas guitarras no minimo reazoaveis, as quais dá pra tirar um som legal. Daí vamos pras guitarras a partir de R$2.000,00, que já são mto boas. Sonoricamente dessas aí de 2k pras de 5k ou ate msm 8k, já não tem tantaaaa diferença assim, principalmente se comparar as apartir de 3k com as de 5~8k.

Calime
Veterano
# mai/11
· votar


Para amplificador é a mesma coisa: entre um amp head valve de 5k e outro de 10k não existe uma diferença tão grande assim de qualidade. os equipos da galera famosa não se compara, ele tem a disposição o que há de melhor...eu sou um simples "mortal" e não quero entrar nesse meio(e msm que quisesse não poderia-$).

Fico imaginando: essa nóia de timbre deve atingir no max 1% do publico que consome musica. Apenas uma parte dos kras que tocam(acho que a maioria)e trabalham com musica, tipo roadies, produtores, e alguns poucos do publico que consome musica percebe a diferença.

rafael_cpu
Veterano
# mai/11
· votar


MMI
Não é uma crítica a ninguém desse tópico em especial, mas tem muita gente hoje em dia que não sabe ler, no sentido de interpretar as palavras. De vez em quando vejo isso aqui e fora daqui também. Ali em cima talvez tenha sido só um comentário, um mal entendido. Mas isso dissemina.

Concordo em gênero, número e grau.

ogner
Ate moral de humildade eu ja tomei aqui!!! Brincadeira!!!
Pois é, quero crer que foi um mal entendido... Às vezes, as pessoas postam sem ler todos os posts anteriores e já vão fazendo conjecturas. Espero que tenha sido o caso.
__________
O tema é interessante e tem grande relevância. Afinal, uma boa dose de bom senso e cuidado na escolha dos equipamentos pode fazer uma grande diferença no timbre final, além de evitar frustrações e gastos desnecessários.
Creio que o amplificador seja, senão o mais, um dos fatores mais preponderantes nesta equação.

T+

linhares80
Veterano
# mai/11
· votar


Paguei pau no arsenal de guitarra dele.:P

ogner
Veterano
# jun/11 · Editado por: ogner
· votar


Aqui esse safado usa um Carol-Ann ( ao inves do VibroLux) que é outra maravilha da construção amplificadoristica valvuladistica!!



Detalhe:

Tem um reverb da Boss no caminho somente...Guitarra e amp..

Detalhe 2:

O maluco ta tão doido com o som que de 1:40 ~1:55 ele começa a babar, erra e ri!!!

ahuehuahha

MauricioBahia
Moderador
# jun/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


MMI: Não é uma crítica a ninguém desse tópico em especial, mas tem muita gente hoje em dia que não sabe ler, no sentido de interpretar as palavras. De vez em quando vejo isso aqui e fora daqui também. Ali em cima talvez tenha sido só um comentário, um mal entendido. Mas isso dissemina.

Teve uma vez aqui no FCC que eu, zoando, postava algo e no "rodapé" da postagem explicava o que havia dito! hehe

Abs

nichendrix
Veterano
# jun/11 · Editado por: nichendrix
· votar


ogner
Aqui esse safado usa um Carol-Ann ( ao inves do VibroLux) que é outra maravilha da construção amplificadoristica valvuladistica!!

O amplificador está pra vender, a guitarra está pra vender, não sei se tu já prestou atenção, mas os videos são demo dos produtos que ele vende no site dele. Ele também tem um site de aulas por skype (pena que sejam em alemão... hehehehe).

ogner
Veterano
# jun/11 · Editado por: ogner
· votar


nichendrix

Vi sim, ja sabia. Ta virando pop star do youtube. Ganhando o $$ dele né...

Tenho uma certa inveja do trabalho dele!! hehehe

O site de aulas eu nao sabia..Tem uns videos dele com bandas bem legal tb!!!

Sera que ele mexe pra dedéu depois de gravar pra sempre ficar espetacular os sons!?!?

MauricioBahia
Moderador
# jun/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


O resultado pela qualidade do timbre é a onda! Que pessoal mais sem noção esse aqui...

nichendrix
Veterano
# jun/11
· votar


ogner

Se mexe pra dedéu eu não sei, mas que aqueles mics não estão ali de enfeite, isso não estão... hehehehhe

RoyZ
Veterano
# jun/11
· votar


bom, aqui no meu caso foi muito fácil perceber a diferença hahaha
eu fui recentemente de uma caixa lixo ciclotron para um amp legalzinho, mediano, um laney lv300 twin, a diferença já foi absurda

agora esse mês coloco uns seymours e acredito que ja vai ser um outro salto bem grande

rafael_cpu
Veterano
# jun/11
· votar


ogner
Aqui esse safado usa um Carol-Ann ( ao inves do VibroLux) que é outra maravilha da construção amplificadoristica valvuladistica!!
Detalhe:Tem um reverb da Boss no caminho somente...Guitarra e amp..


Baita timbre!
Nunca tinha ouvido falar deste Carol-Ann...

T+

MauricioBahia
Moderador
# jun/11
· votar


nichendrix
ogner

Ta virando pop star do youtube. Ganhando o $$ dele né...

O Greg só tem 1.760 vídeo no canal dele desde nov. de 2007. Imagino que tenha vendido centenas! hehe

Abs

georginho_gallagher
Veterano
# jun/11
· votar




Não encontrei esse vídeo postado aqui ainda, achei interessante as várias guitas com o mesmo amp, com "settagens" semelhantes. Embora cada guita tenha uma nuance distinta, a essência final é a do Vox.

abçs

MauricioBahia
Moderador
# jun/11
· votar


georginho_gallagher

Legal!!! Na hora do drive todas soam parecido. :)

Como eu gosto do som de um Teleca!

Vlw

Lucas Hatfield
Veterano
# jun/11 · Editado por: Lucas Hatfield
· votar


Como eu tambem concordo que o amp faz muita diferença (kashima + meteoro= porcaria ; kashima + marshall/fender/valvulado legal = sonzinho muito legal ; gibson + meteoro = porcaria ; gibson SG + Marshall JTM/fender/valvulado legal = uma maravhila aos ouvidos e uma facada no bolso) e já estou qualse para tacar o meu amp no muro (Groovin G18R) queria uma ajuda.
Devo gastar uns R$600,00 e comprar um amp mediano devido a eu não tocar a muito tempo OU Devo gastar R$1434,64 e comprar o que EU considero o IDEAL para mim?

Eu sou mais adpepto a uma SG ou Lespa ligada em um Marshall crunchando e um solo mais gordo com um leve crunchado.

Lembrando que estou querendo realmente engressar nesse mundo guitarristico (to até com uma bandinha quase pronta)!

Até a próxima!
FUI!!!



It's a Long Way to the Top If You Wanna Rock 'n' Roll


MauricioBahia
Moderador
# jun/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Lucas Hatfield: (kashima + meteoro= porcaria ; kashima + marshall/fender/valvulado legal = sonzinho muito legal ; gibson + meteoro = porcaria ; gibson SG + Marshall JTM/fender/valvulado legal = uma maravhila aos ouvidos e uma facada no bolso)

E o guitarrista, não conta?

;)

Lucas Hatfield
Veterano
# jun/11
· votar


conta

Lucas Hatfield
Veterano
# jun/11
· votar


MauricioBahia

Mas lembrando que estamos discutindo a importancia do amp no timbre final.

up disfarçado



It's a Long Way to the Top If You Wanna Rock 'n' Roll


Russetwolf
Veterano
# jun/11
· votar


Um dos responsáveis pelo timbre é também o falante. Timbre é tão subjetivo que hoje vc vai gostar do V-30 e amanhã pode detestá-lo, no outro dia vai querer ouvir um Marshall com falante K-100 e no outro dia um Fender com falante JBL.
Mais empírico que isso impossível.
http://www.youtube.com/watch?v=jWK0sa7tlfI&feature=related

ogner
Veterano
# jun/11
· votar


Russetwolf
Um dos responsáveis pelo timbre é também o falante.

Muita..mas muita verdade mesmo!!!

Esse video é muito bacana, ja conhecia, é bem valido!!!

Vou coloca-lo grande aqui:




Abço.

ogner
Veterano
# out/11
· votar


Da serie, Greg eu te odeio



Fotas!!!

igor.schecter
Veterano
# out/11
· votar


faz o seguinte pluga uma guitarra meia boca num ampli valvulado fudido e pluga um gibson num ampli de 200 conto.
ai tira a prova dos 9 :]

MauricioBahia
Moderador
# out/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ogner: Esse video é muito bacana, ja conhecia, é bem valido!!!

Muito legal o vídeo!

Cara, mas o "certo" não seria achar um melhor posicionamento dos mics pra cada falante? Eu acho que no teste do vídeo isso não foi feito. E será que mesclando diferentes mics não teríamos resultados diferentes? Né mole não Lulu!" Tudo muda o tempo todo no mundo!" hehe

Olha, cada vez que eu vejo um teste comparando timbres, percebo que é tudo muito, mas muito relativo.

Abs

ogner
Veterano
# out/11
· votar


MauricioBahia

Sem duvida se ele mudar de lugar ou colocar outros mics, melhores ou piores o som mudaria, claro, nao sei se drasticamente, mas nao vejo o ponto se ele fizesse isso, se nao mostrar que se vc fizer coisas diferentes o som vai mudar. Nao acho que o intuito do video seja mostrar esse tipo de comportamento.

Se ele ficasse mudando de lugar seria impossivel uma desmostraçao dessa, com tantos falantes. Pelo que percebi ele colocou num sweet spot classico como os 2 mics e fez as demonstração. Achei valida a demosntraçao sendo feita dessa forma tb.

MauricioBahia
Moderador
# out/11
· votar


ogner: Nao acho que o intuito do video seja mostrar esse tipo de comportamento.

Concordo.

Mas ainda acho que muita gente vai julgar o som de um falante pelo vídeo, sem levar em conta o fator mic/posicionamento.

Abs

nichendrix
Veterano
# out/11
· votar


MauricioBahia

Bahia, tu conhece muita gente que já ouviu o som real e o melhor som de um amp? Tipo o som ideal do amp sai quando ele tá alto o suficiente pra o som bater no teu ouvido sem interrupção, toda a microfonação tenta recuperar essa sensação, mas são poucos os guitarristas que conheço que tiram o amp do chão, então se tu me perguntar, acho que a microfonação do video ainda faz mais jus ao som do amp que tocar com ele no chão.

MauricioBahia
Moderador
# out/11
· votar


nichendrix: Bahia, tu conhece muita gente que já ouviu o som real e o melhor som de um amp?

Cara, a maioria taca o amp no chão, o que é péssimo. O som perde brilho, tanto por causa do seu posicionamento, quando pela relação posição/ouvido.

Eu uso um suporte pra amp que o deixa numa posição satisfatória pra ser ouvido.

microfonação do video ainda faz mais jus ao som do amp que tocar com ele no chão.

E bota jus nisso!

Essa coisa de sonoridade é complicada e eu fiz um tópico que acho até que vc participou. Se não, convido dar um visitada! :)

Timbre, percepção auditiva e Curva de Fletcher & Munson. Um caso de estudo e debate!
http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/259935/

Abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A prova empirica que o amp é muito responsavel pela qualidade do timbre