A prova empirica que o amp é muito responsavel pela qualidade do timbre

Autor Mensagem
ogner
Veterano
# abr/11


Eu diria uns 89,768% :)

Acompanho o canal desse cara tem algum tempo já. Mas nos ultimos meses ele surtou e ta fazendo muito review com muitas guitarras num curto espaço de tempo...

Enfim o ponto é que TODAS ficam com som FOd@!!! Com sibgle, Humbs, P-90, strat, lespa, esquisita, tele...e etc...

Basicamente é sempre a guita 1 ou 2 pedais e o Fender Vibroverb dele....

Show!!!!

http://www.youtube.com/user/GregsGuitars

tmiranda
Veterano
# abr/11
· votar


Basicamente
Ogner

Eu sempre digo que o que faz da guitarra um instrumento é o amplificador, sem ele é um pedaço de pau com cordas e nada mais.
Abraço
T. Miranda

Filipe Reis
Veterano
# abr/11 · Editado por: Filipe Reis
· votar


Basicamente
Ogner

Eu sempre digo que o que faz da guitarra um instrumento é o amplificador, sem ele é um pedaço de pau com cordas e nada mais.
Abraço
T. Miranda


Ai tu pegou pesado miranda... quer dizer então que posso plugar tanto uma Squier ou uma Fender Am Std num valvulado fodão e que terá o mesmo som ? Existem sim muitas variáveis nessa questão que o ogner levantou, não é bem por ai não.


PS.: prevejo mais um tópico polêmico haahhah

ogner
Veterano
# abr/11
· votar


Filipe Reis
quer dizer então que posso plugar tanto uma Squier ou uma Fender Am Std num valvulado fodão e que terá o mesmo som ?

HAuheuhauhue..Vc que ta criando polemica....Ele nao afirmou isso!!

hehehe!!

O ponto nao é soarem igual e sim melhor, Bemmmmmmmmmmm melhor...

Uma Squier plugada num, sei lá ( nao quero criar polemica nao vou citar marcas, heheh) SS entrylevel de R$ 500,00 e num Fender desse...Garanto que o timbre fica inrreconhecível...

Marcosrcf
Veterano
# abr/11
· votar


ogner
O canal desse cara é show de bola!

Filipe Reis
Ele quis dizer que se você plugar uma Squier num Ciclotron vai ter um som, se você plugar a mesma guitarra em um amp "de verdade" você terá uma surpresa.

Essa surpresa geralmente é ótima para os ouvidos e péssima para o bolso.
Huhauhahuahuauha

Pepe Le P
Veterano
# abr/11
· votar


Concordo que o amp é responsável por grande parte da qualidade do timbre que tiramos. É possível tirar sons legais de um equipo simples com paciência e experiência? Eu diria que sim, mas a diferença para amps "top" continua evidente.

Agora não vamos esquecer que existem alguns pontos muito importantes que são inerentes somente a qualidade da guitarra, como: tocabilidade, afinação, durabilidade das peças, etc.

MauricioBahia
Moderador
# abr/11
· votar


Filipe Reis: quer dizer então que posso plugar tanto uma Squier ou uma Fender Am Std num valvulado fodão e que terá o mesmo som ?

Na boa, acho que vc interpretou equivocadamente o post do T. Miranda.

ogner: Enfim o ponto é que TODAS ficam com som FOd@!!! Com sibgle, Humbs, P-90, strat, lespa, esquisita, tele...e etc...

Cara, pra mim não existe timbre ruim, mas diferente. Gosto é algo pessoal. Portando, diria que não existe mulher feia! :)

Esse cara é foda mesmo. Ele sabe timbrar, sabe tocar e tem bom gosto.

Abs

kiki
Moderador
# abr/11
· votar


eu acho que um ampli bom não salva uma tonante, mas um ampli ruim estraga qualquer guitarra...

ogner
uns 89,768%

bom, esse é um lance que eu queria saber melhor...
sem muita esperiencia, eu chutava que era 1/3 pra cada: instrumento / efeitos / ampli

eu lembro que me assustei quando alguem disse que o ampli era mais da metade do som.
depois me falaram 70%. (tudo aqui no forum)
agora tu subiu pra quase 90%!!!

claro que isso é sua opinião de blueseiro que curte um crunch.
se pegar alguem que toca algo tipo new wave, lounge, ou algo mais experimental ou sei lá mais o que, os efeitos podem valer mais da metade...

MauricioBahia
Moderador
# abr/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


kiki: eu acho que um ampli bom não salva uma tonante, mas um ampli ruim estraga qualquer guitarra...

hehe. "Cãocordo"!

Mas ainda assim a Tonante pode soar interessante. O problema crucial da Tonante, pelo que me recordo é afinação e conforto...

Abs

kiki
Moderador
# abr/11
· votar


Marcosrcf
ogner
Filipe Reis
só pra contar minha experiencia...

eu uso minha teleca (caps cabrera, acho que não tá muito longe da qualidade de uma squier) sempre plugada em amplis mequetrefes.
ex: thor (by meteoro), gorilla, no máximo um crate de baixo.

outro dia tive a oportunidade de plugar ela num fender (pequeno, acho que uns 30w, trnsistor mesmo). outro som, inacreditavel!
limpo, estaladao, puta ataque.

eu disse pro dono do ampli (camarada aqui do fórum): preciso de um ampli melhor!

e ele disse: preciso de uma guita melhor!
ele tem uma shelter acho, algo assim. depois dessa ele trocou os caps e disse que melhorou muito o som dele.

conclusao: nem só um nem só o outro fazem o som.

kiki
Moderador
# abr/11
· votar


MauricioBahia
Mas ainda assim a Tonante pode soar interessante. O problema crucial da Tonante, pelo que me recordo é afinação e conforto...

conforto acima de tudo!
por que afinação voce ainda troca as tarrachas e tal.
agora eu nao sei o que eles fazem no braço dela pra ficar tão duro!!!!

captação nao sei, só usei tonante a muitos anos atras, nem saberia avaliar...
mas os timbres "feios" tambem tem sua vez!
(papo de quem curte musica lado b)

Marcosrcf
Veterano
# abr/11
· votar


kiki
A gente tem que tomar cuidado com uma coisa, que o MauricioBahia falou:

Cara, pra mim não existe timbre ruim, mas diferente.

Será que ele não deu uma broxada quando ouviu sua guitarra com os cabrera e comparou com a dele?

Com certeza existem os extremos, mas no caso de você estar ligando a mesma guitarra em amps diferentes, com certeza o amp fará a maior diferença.

Minha primeira guitarra foi uma Eagle, fiquei de cara qdo levei ela pro estúdio esses dias e usei o cap original dela que estava no meio, um som de strato muito legal, mas com certeza quem estava empurrando era o amp, um JCM900.

Velvete
Veterano
# abr/11
· votar


Marcosrcf

Não Entendi.

Então vc concorda que o amplificador praticamente salva qualquer guitarra?

Abraços

Marcosrcf
Veterano
# abr/11
· votar


Velvete

Ligar uma Tonante num Marshall Plexi, não vai deixar a Tonante com um timbre de Gibson, mas com certeza vai dar um som tocável, sem a menor dúvida, o resultado final será muito melhor.

No caso da minha Eagle, os caps originais nunca me agradaram nos meus amps, mas se eu tivesse o JCM900 em casa, com certeza iria gostar.

Velvete
Veterano
# abr/11
· votar


Marcosrcf

Entendi e concordo. Afinal, só a Gibson vai soar com o Gibson. Assim como nada se compara a uma tonante!rs

mas vamos lá. Então, em termos de timbre, mais vale um puta amplificador e uma guitarra mediana?! Como o Ogner falou?!

Racionalmente estou tentado a concordar, só me falta experiência (variedades de ampli que já toquei).

Abraços

Filipe Reis
Veterano
# abr/11
· votar


okok.... Mas ele foi radical ao afirmar que a guitarra sem o amplificador é apenas um pedaço de pau com cordas.

MMI
Veterano
# abr/11
· votar


ogner

Polêmica à parte, acho que isso de amplificador depende muito do que você está falando.

A grande maioria daqui, talvez uns 90%, quando se fala em guitarra se refere a um tipo específico, que é a guitarra sólida. Talvez um grande diferencial do chamado "som de guitarra" (de forma geral) seria o som saturado, seja um drive, crunch ou distorção, chame como quiser, que quase nenhum outro instrumento utiliza e se encaixa bem para guitarras sólidas. Assim, quem distorce na verdade é sempre o amplificador, logo essa qualidade do "som de guitarra" não vem nunca do instrumento, isso porque não estamos falando de efeitos que também caracterizam o timbre. Além disso, nessa situação, a guitarra interage com o músico e onde o músico mostra seu valor, mas é o amplificador que emite o som propriamente, ou seja o timbre. Nessa situação, de fato, a afirmação de que 90% do timbre vem do amplificador pode até ser verdadeira.

Por outro lado, quando se passa para outros tipos de guitarra toda essa teoria desaba. Levando em consideração que as primeiras guitarras elétricas eram acústicas e direcionadas principalmente para som sem distorção, já que foram eletrificadas simplesmente para se poder aumentar o volume. Assim, as archtops se destacam para sons limpos principalmente, são bem mais caras e difíceis de se construir porque tem muitos segredos embutidos nelas e muitas vezes o captador é só um detalhe. Nessa situação o amplificador chega a ser até dispensável, ou seja, quase 0% do timbre. Inclusive tem caras que usam esse tipo de guitarra em linha com excelentes timbres, seja para gravação ou para apresentação, já que a guitarra em si dá conta de todo o timbre e pode inclusive ser gravada somente microfonada.

Sei lá, acho que não dá para afirmar de forma geral que quase todo o timbre vem do ampli. Mas assino embaixo que no seu caso, um strateiro e bluseiro juramentado, isso é a verdade absoluta. (e para quase todos desse fórum)

Abç

Curly
Veterano
# abr/11
· votar


o caso desse maluco é o seguinte:

- conhece muito bem o poder e as sutilezas dos timbres clean
- toca pra dedéu
- não faz outra coisa da vida alem de comprar guitarras e gravar vídeos porque...
- deve ser milionário !

Marcosrcf
Veterano
# abr/11
· votar


Velvete
O MMI definiu bem.

Na minha opinião o amp faz toda diferença em qualquer situação. (Qualquer situação= guitarras sólidas, mas temos algumas exceções como o MMI disse)

Marcosrcf
Veterano
# abr/11
· votar


Curly
Em um dos vídeos (não lembro qual), um cara pergunta nos comentários se ele é um milionário fanático por instrumentos e ele responde que compra e vende os instrumentos!

Curly
Veterano
# abr/11
· votar


Marcosrcf

pelo visto mais compra do que vende !!!

Sub_Zero
Veterano
# abr/11
· votar


Fala ae rapaziada!
Sou mais um que acredita que ampli faz uma grande diferença no timbre.
Tenho um presentinho pra vcs fanáticos por timbre. Assitam isso:
http://www.youtube.com/watch?v=3ShCv-AEFCQ&feature=channel_video_title

Acessem o canal que tem mais vídeos, um mais foda que o outro. Alguns são amplis de uma marca que nunca tinha visto, acho que é "Tungsten", nunca ouvi falar, mas gostei dos sons. O cara que toca é um tal de Greg, se bobear é o mesmo que o Ogner postou o canal.
Entrem no canal e assitam os outros vídeos, são bem legais.
Pena que sou pobre, universitário e duro, portanto não vou poder comprar um ampli desses...hehehe

Filipe Reis
Veterano
# abr/11
· votar


Sub_Zero

Também estou achando que é o mesmo Greg do vídeo que o ogner postou !

Timbrão de guitarra

playerguitar
Veterano
# abr/11 · Editado por: playerguitar
· votar


Não querendo desvirtuar o tópico... mas... perguntando aos nobres colegas que com certeza sabem mais do que eu, como fica o lance de amplis que alteram o timbre da guitarra?

Digo isso porque já vi, inclusive em outros tópicos aqui, que tem amplis que não mudam o timbre do instrumento. Como exemplo, o VIRALATA da Gato Preto promete não fazer isso. Segundo o fabricante ele conserva bem o timbre original da guitarra e que se você trocar de guitarra o som dele muda completamente.

Até que ponto um ampli pode mascarar o som de uma guitarra?

Sei e concordo que é tudo um conjunto. Não adianta ter uma super guitarra e plugar numa caixa do seu aparelho de som da sala, também não adianta ter um ampli valvulado e usar uma guitarra de 200,00. Cada caso é um caso... o bom é que quando se tem um dinheirinho você consegue um ampli bom, uma guitarra boa e um monte de pedais bons, aí sim você vai ter um som maravilhso, porém, como a maioria de nós aqui somos meros mortais, temos que ficar naquele velho dilhema: gastar dinheiro com o quê?

Estou enfrentando isso. Estou muito preocupado com timbres... Outra coisa que passa pela minha cabeça é que nem sempre saber tocar muito é suficiente. Quando falo que tudo é um conjunto também temos que levar em consideração qualidade de tudo: ampli, guit, efeitos, ambiente, microfones, cabos, guitarrista... Se o camarada sabe tocar muito e não tem um equipamento que presta, em muitos casos ele vai soar pior do que um cara que sabe pouco e tem um equipamento bom + sensibilidade musical. (calma! não detonem comigo por causa disso... é que conheço gente que não sabe muita coisa, mas tem uma sensibilidade incrível, acaba fazendo mais com menos).

Enfim.. comprei no final do ano passado uma Ibanez AFS 75T. Uma semiacústica que não tenho do quê reclamar. Plugo ela num triefex da Landscape e nada de ruído. Agora comprei no ML um pedalzinho Axcess da Gianini para distorção. Parece que é bonzinho. Porém, não tenho amp. E quero ir para o valvulado. Já vi o VIRALATA por 1.4000, os do Pedrone (2.000, 3.000, 4.000 ...), agora estou vidrado no Bruschi, só que é 2.500. Preciso de um amp bom e barato e de quebra, valvulado!

Que dilema... pior do "quê" não saber o que comprar é não ter dinheiro para o "quê" comprar! hehehe

Emogotic
Veterano
# abr/11
· votar


playerguitar

Se o camarada sabe tocar muito e não tem um equipamento que presta, em muitos casos ele vai soar pior do que um cara que sabe pouco e tem um equipamento bom + sensibilidade musical.


Em sua opinião, o que vem a ser saber tocar muito?

Penta_Blues
Moderador
# abr/11
· votar


Boa noite!!!

Velvete
Então, em termos de timbre, mais vale um puta amplificador e uma guitarra mediana?! Como o Ogner falou?!

Sou fã desta frase:
"A força de uma corrente está no seu elo mais fraco"
Pra mim o segredo do equipo está no equilíbrio de seus componentes. Fora que eu não acredito que quem tem um JCM ainda toca em Tonante...rs
Eu acho que equipo não toca sozinho, então sou da opinião que quem salva timbre é quem toca e o resto é só pra ajudar, mas não é fundamental como a tal da "pegada".
Seria como ter uma Ferrari e não saber pilotar. Até mesmo o Barrichelo num Astra correria melhor que o dono da Ferrari...
Valeu!!!

Velvete
Veterano
# abr/11
· votar


Penta_Blues

Concordo inteiramente com o aspecto subjetivo da discussão e com o fato de que a a pegada do guitarrista influencia importantemente.

Mas em termos de equipamentos, já que vc citou o equilíbrio e o Ogner inicialmente apontava uma porcentagem... "seu voto" é pelos 50% guitarra + 50% Amplificador?

PS: Quem tem um excelente amplificador (tem dinheiro para isso ou entende o suficiente de guitarra para ter) tenderia a ter uma excelente guitarra.

A discussão é se em termos finais os amplificadores tem um peso maior. P. Ex(Eu tenho um ampli e uma guitar medianas e só tenho dinheiro para um upgrade. Em qual invisto? Ou isso vai do gosto do freguês? )

Abraços

playerguitar
Veterano
# abr/11
· votar



Em sua opinião, o que vem a ser saber tocar muito?


Emogotic

Cara... vc sabe que esse tipo de pergunta não tem resposta. É só olhar outros tópicos tipo: qual a melhor guitarra? qual o melhor amp? vcs preferem fulano ou cicrano?...

Mas... se tivesse um resposta para essa pergunta seria: depende!

O que falei, e deixei claro isso no post, é que tudo é um conjunto. O cara pode conhecer escalas, ter técnica, entender de harmônia e tudo mais, se não tiver um equipamento bom não vai fazer um som muito bom. Pode até fazer mais que outros, mas o potêncial dele acaba sendo limitado por não ter amp bom, guitarra boa, efeitos bons...

Também não acho que um cara que tem um monstro de amp vá usar uma guitarrinha chula!

Penta_Blues
Moderador
# abr/11
· votar


Boa noite!!!

Velvete
A discussão é se em termos finais os amplificadores tem um peso maior.
Analisando simplesmente o equipamento, na minha opinião não há peso maior em se tratando de qualidade. Todo equipo deve ter o mesmo nível de qualidade.
Em se tratando de timbre, isso vai depender do que o guitarrista busca para o seu som. Se o que importa é o timbre de uma semi-acústica, a guitarra vai ser mais importante que o ampli, pois este deve ser neutro a fim de permitir que o timbre produzido pela guitarra se sobressaia sem ser muito alterado pelo ampli. Se a busca é pelo clean de um JC-120, por exemplo, este será mais importante que a guitarra que neste caso deverá ser uma que não "suje" muito.
Se nesta equação entrar pedais, então, o papo já vai pra outro nível, dado o número de efeitos que existem...

P. Ex(Eu tenho um ampli e uma guitar medianas e só tenho dinheiro para um upgrade. Em qual invisto? Ou isso vai do gosto do freguês? )
Particularmente neste caso, eu não diria "a gosto do freguês", mas "de acordo com a necessidade do freguês".
Se a sua guitarra está limitando o seu desempenho ou desenvolvimento técnico, ela deve ser substituída, mas se a sua busca é por um timbre que seu ampli não proporciona, este deve então ser o equipo a ser trocado.

Valeu!!!

ogner
Veterano
# abr/11
· votar


MauricioBahia
Cara, pra mim não existe timbre ruim, mas diferente. Gosto é algo pessoal. Portando, diria que não existe mulher feia! :)

Hehehe, existe timbre ruim e mulher feia sim, viu!!! Nem com toda subjetividade do mundo...Hehehe!!!

kiki

É velho, como muitos colocaram aqui essa % pode variar bastante de acordo com a necessidade do guitarrista...( Essa minha foi pura sacanagem)

Mas de modo geral na minha opinião independente do estilo um bom/ótimo amp ( de VibroKing a JC-roland) são imprescindíveispra ter um som top. Mas ainda assim vão ter exceções... Mas de modo geral ( maior parte de estilos timbristicos) um bom amp se faz necessário.

MMI
É isso ae, bem lembrado e frisado que dependendo do "rumo" guitarristico o amp pode ter uma porcentagem menor de necessidade qulitativa. No meu caso como vc disse é bemmmm importante mesmo, hehehe!!!

Curly
Da raiva do cara tocar tanto e ter oportunidade de tocar/ter tantas guitarras...hehehehe!!

Sub_Zero
Sonzeira!!!!! acho que é o mesmo cara mesmo!!

Velvete
Como disseram aqui e o Penta reforçou essa % e necessidade acaba mudando com oq o guitarrista procura, mas novamente, na minha opinião, idependente do estilo um amp de 500, 700, 800 não faz milagres...
Coloquei esses valores pois são amps nessa faixa de preço que a maioria dos guitarristas daqui usam. E engraçado que são esses mesmos guitarristas que criam tópicos atras de tópicos tentando desvendar e timbrar bem.....Não vão!!

Veja, timbrar bem ate podem e devem ( conhecendo o equipo, tendo bom ouvido e fuçando)...Mas o timbre do Sléshi/John Mayer/bonamassa/Angus e etc não vão ter...hehehe!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A prova empirica que o amp é muito responsavel pela qualidade do timbre