A prova empirica que o amp é muito responsavel pela qualidade do timbre

Autor Mensagem
Velvete
Veterano
# abr/11
· votar


ogner
Veja, timbrar bem ate podem e devem ( conhecendo o equipo, tendo bom ouvido e fuçando)...Mas o timbre do Sléshi/John Mayer/bonamassa/Angus e etc não vão ter...hehehe!!!




Até mesmo pq o que ouvimos desses caras foi processado em studio com qualidade para se vender milhões de cópicas.

É claro, um guitarrista profissional famosão vai soar bonito timbrando na sua frente.

Mas creio que a calma e a experiência dos engenheiros de som nas mixagem-masterização-salas preparadas-camaras de ecoecoeco e tudo que é milagre de estúdio nos separam também desses caras.

Abraços

MauricioBahia
Moderador
# abr/11
· votar


ogner: Hehehe, existe timbre ruim e mulher feia sim, viu!!! Nem com toda subjetividade do mundo...Hehehe!!!

Mas será que o contexto não faz a diferença? Ruim em relação a que? Sei lá, eu acho essa coisa de bom e ruim tão sem fundamento. Toma umas cervejas e depois a gente conversa! hehe

Abs

ogner
Veterano
# abr/11 · Editado por: ogner
· votar


Velvete

Estudio e cd é fogo mesmo...

Mas "olha" aqui nesse video o timbre da bichona!!

http://www.youtube.com/watch?v=J5xRy0q24l0

Imagina a sonzeira lá!


EDIT:

Esse aqui como é o video oficial ainda pode (e deve ) ter sido mexido depois...hehehe!!

http://www.youtube.com/watch?v=5ahbb9rzMDg&feature=related


MauricioBahia
Nahh, chega de alcool!!! Ontem ja foi tenso!! hehehe!

Velvete
Veterano
# abr/11
· votar


ogner


hahaha! Mas ae não vale! Esses ócúlos AFETAM completamente o timbre.rs

Abcs

Velvete
Veterano
# abr/11
· votar


ogner

Saquei a diferença.

Agora, duvido que lá no show o som estava "ruim", mas quando estamos em casa e tentamos timbrar de acordo com o trabalho final do CD é covardia.

John Mayer wayfarer ray ban style

MauricioBahia
Moderador
# abr/11
· votar


JM é um puta guitarrista, mas enjoa hein. Esse óculos branco "a la" Restart foi dose! O cara tá podendo... hehe

Abs

rhoadsvsvai
Veterano
# abr/11
· votar


o empirismo é falho segundo karl poper!


\troll

ogner
Veterano
# abr/11
· votar


rhoadsvsvai

hehauheua!! Boa!!

MauricioBahia
Moderador
# abr/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Antigamente eu achava que o timbre tava na madeira. Depois eu percebi que estava no guitarrista. Outro dia, notei que os captadores fazem uma diferença tremenda. Agora eu acho que o timbre tá no amplificador.

Esse safado tá sempre mudando de lugar!!!! hehe

Abs

Velvete
Veterano
# abr/11
· votar


MauricioBahia

ha ha ha

Emogotic
Veterano
# abr/11
· votar


playerguitar

Na minha opinião, tocar muito é ser criativo.
Há muitos músicos que têm um puta conhecimento, excelente técnica, equipamentos top, mas são meros reprodutores.

Desculpem, eu sei que o tema é outro.


MauricioBahia

Essa foi boa. Eu ri. kkkkkkk

BrianZakk
Veterano
# abr/11
· votar


O cara do video so tem guitarra foda, ''gibson'' e o ampli foda tem que dar um puta som mesmo ^^

playerguitar
Veterano
# abr/11
· votar


Ogner

O pior é que a realidade é cruel mesmo... não adianta investir mil reais em um amp+efeitos+guitarra e achar que vai ter um bom som. Lembro de um tópico que vi por aqui em algum lugar o cara dizendo: quero comprar um pedal que tenha todos os efeitos que preciso. O cara respondeu: - quanto você tem para investir? O outro respondeu: - 200,00 para começar! heheheh
Infelizmente um amp bom custa caro.

Alguém aí pode responder minha pergunta que ficou aberta acima?

Tem algum critério para saber se o amp muda o timbre da guitarra? Pergunto isso porque a grande maioria dos amps eu só conheço pela internet e pelas lojas online. Na minha cidade não tem muita opção, então acabo comprando as coisas pela internet. Assisitir vídeos nem sempre é o melhor caminho, mas, é o que tenho. Que bom é para vocês aí de SP, Rio, Curitiba, BH... que têm várias lojas para testar e comparar.

Existe alguma característica técnica que possa me ajudar a descobrir se o amp entrega um som fiel da guitarra, ou só testando mesmo (transistor, válvula, falante...)?

jimmy vandrake
Veterano
# abr/11
· votar


O vídeo fala por si. Mostra claramente as diferenças de timbres entre vários modelos. A questão é o que mais agrada a cada um. Põe um ponto final entre aqueles que gostam de discutir entre Fender's e Gibson's, fica muito claro que o gosto é o que define o que agrada mais.
Na minha opinião a algum tempo e acompanhando milhares de tópicos aqui no fórum já tinha chego a conclusão que é o amplificador quem consegue extrair a alma da guitarra.
Se somar isto às informações sobre pedais deste tópico, http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/154222/, chegamos ao fim de toda e qualquer discussão sobre o assunto.
Seria praticamente o fim do fórum em relação a ete assunto.

ogner
Veterano
# abr/11 · Editado por: ogner
· votar


Emogotic
Desculpem, eu sei que o tema é outro.

Ta desculpado mas que nao se repita...hehehe!! o/

playerguitar
Sua pergunta é mais polemica e complexa que esse topico ou outros da mesma linha, hehehe!!! E nem sei se entendi direito..

Complicado velho...

Primeiro que EU acredito que no fim amps valvulados de modo geral espelham o real som da guitarra, mais fielmente que os SS ( de modo geral) Ainda assim cada marca tende a ter seu proprio Tone Stack ( circuito de EQ, que acaba virando a maior referencia da propria marca, novamente de modo geral,hehe) um puxa um pouco mais pra médio, outro agudos e etc.

E outra coisa que eu depois de tocar numa duzia de valvulados acabei concordando com oq alguns falam, que os SE ( single Ended são os amps que melhor traduzem o timbre natural da guita....Essa opinião é minha e pode mudar..hehehe..pelo menos nas minhas experiências ate hoje (que estao longe de serem MUITAS) com amps valvulados.

EDIT: Só complementando e reforçando que nao existe regra.

Mas nem sempre isso é necessário ou é o som que o guitarrista gosta..Como o MMI postou. Nem sempre ter um som fiel ou ter o timbre de valvulado é oq o guitarrista procura...O estilo, o gosto é que definem. Como ele mesmo frisou, no meu estilo pelo menos, Blues, rockzinho um bom amp valvulado é fundamental...meu timbre esta em valvulados, sem duvida, ja outros estilos nem sempre existe isso.

BrianZakk
O cara do video so tem guitarra foda, ''gibson'' e o ampli foda tem que dar um puta som mesmo ^^

Esse é o cerne do topico. Imagine ele tocando essas mesmas guitarras com um amp ( nem vou falar ruim) médio...Um amp bom no mercado nacional que vende muito e é oq a maioria dos guitarristas pode comprar....te garanto que não seria esse som fod@....Se ele fizesse um video com uma strat Squier ou uma lespa epiphone stocks, ficariam bem legais muito provavelmente.

ogner
Veterano
# abr/11
· votar


MauricioBahia
Esse safado tá sempre mudando de lugar!!!! hehe

Ela não ta mudando, ele sempre esteve: Em todo lugar!!! hehehe!!

playerguitar
Veterano
# abr/11
· votar


Ogner

Valeu cara... é isso aí mesmo... bem claro e consiso!

Sei que existem tópicos sobre o isso... mas, aproveitando seu gancho... qual a vantagem então do SS? Alguém aí acima falou que ele tem o clean melhor, isso é verdade?

Estou fazendo essas perguntas porque agora que estou entrando nesse mundo de valvulado.

Velvete
Veterano
# abr/11
· votar


playerguitar

Os valvulados quanto mais altos tendem a crunchar, certo?

Então não seria uma questão de clean melhor nos SS, e sim o fato de ser clean mesmo (sem nenhuma valvula esquentando o som!!!)


Estou certo?

Abcs

MMI
Veterano
# abr/11
· votar


playerguitar

qual a vantagem então do SS?

São mais resistentes, não precisam aquecer as válvulas, tendem a ter um headroom maior. Grandes amplificadores para jazz (som limpo) costumam ser SS, como o JC-120 ou Polytone Mini-Brute.

ogner
Veterano
# abr/11 · Editado por: ogner
· votar


playerguitar
qual a vantagem então do SS?

Cara, nao é vantagem...Seria o oq vc procura...existem sons diferentes... E eles são diferentes...É pura questão de gosto.

Pra vc ver, fiquei com um JC na minha casa por um final de semana( um amigo do rio vendeu pra um cara de SP e eu entreguei) na minha opinião o amp é um lixo, ahuehuahuehuahe...Só ficou divertido quando fechei o tone da guita e fique tocando bossa de resto nada ( doq eu toco, gosto timbro serviu muito bem..Prefiro meu Bandit que que um JC, vai ter muito mais serventia)....Clean pra mim é Fender twin e os outros da turminha..Saca??

SS geralmente são bem mais versáteis e de modo geral vc consegue timbrar um maior estilo de musicas...( isso depende tb de N fatores, se vai usar o drive do amp valvulado e etc etc etc...)

Mas primeira coisa que vc tem que fazer ja que esta entrando no mundo dos amps, é parar de tentar comparar...não existe resposta direta pra timbre, nem um melhor ou pior ( isso vc vai decidir depois que tiver bastante experiancia e saber oq funciona bem pra vc e oq nao funciona, ae vc vai decidir oq é bom ou ruim)...Existe sim é muita pesquisa, audição, bom senso e pan....hehehe!! Acha seu amp...

Edit: Ahhh sim existem diferenças tecnicas e de manutenção entre os 2 mundos como o MMI postou ae!!!

Velvete
Não acho que seja esse o caso não, existem amps valvulados com bastante headroom que entregam ótimos timbres clean em altos volumes...Pra mim essa de SS tem melhor timbre clean é mais uma lenda urbana, da mesma forma que generalizam que Alltube é melhor.....

Na minha opinião, pro som que faço te garanto que não é...hehe!! Com eu disse um quando tiver um SS com timbre clean igual a um Twin ou um Vibro King por exemplo podera ate ser...

Mais clean que isso pra mim não tem serventia!!! hehehe



Na verdade criei esse tópico baseado na minha experiencia e gosto mesmo...por isso ate o titulo...mas de qualquer forma outros guitarristas que discordem e tenham outras opiniões, claro postem ae!!! Pois tenho certeza que existem opiniões diferentes!

MMI
Veterano
# abr/11
· votar


ogner

Bom, deixando de generalizar e partindo para opinião bem pessoal então...

Para essa praia rock/blues, eu gosto do som limpo do Recto no power de 20W, exatamente por não dar um som totalmente limpo. Para mim, acrescentou um crunch leve que seja, nada substitui o som de válvulas. Tanto que no meu set já não uso nenhum pedal de boost ou drive há bastante tempo. O som varia bastante com a guitarra usada, mas de fato boa parte do timbre vem do amplificador.

Por outro lado, quando o som que procuro é bem limpo, meio na praia jazz ou bossa, para tocar com a archtop, faço como uns gringos me falaram: guitarra em linha para gravar ou para os monitores, sem amplificador. Fica assim, o que para mim me agrada.

carlos adolphs
Veterano
# abr/11
· votar


MauricioBahia
Toma umas cervejas e depois a gente conversa!
Sábias palavras!Eheheh.
ogner
Esse safado tá sempre mudando de lugar!!!! hehe
Ela não ta mudando, ele sempre esteve: Em todo lugar!!! hehehe!!

Tem toda a razão!
Meus caros amigos, o tal do timbre é um conjunto de coisas e nada em separado.Depende da guitarra, do pedal, do ampli do guitarrista, da sua técnica e sua pesquisa.Como disse o Maurício, não existe nada de todo ruim ou feio, tudo tem seu ponto bom.O timbre perfeito de Hendrix pode ser ruim para o pessoal do Restart, os bends perfeitos do Guilmour podem ser feios para o Greenday.Tem um post em outro tópico, do Tmiranda, com o vídeo de uma banda executando "Carcará", que conhecí nos festivais dos anos 60, que simplesmente achei apoteótico, muito bom mesmo.Fiz uma gravação para um cara aqui do sul, de música gauchesca, e ele pediu pra dar uma "ajeitada" em um violão gravado na música e que ele achou feio.Dei uma alisada no Pro-Tools e ficou bom, só que ao vivo, ele nunca mais conseguiu reproduzir o timbre.Timbre é como assinatura.Se vc ouvir qualquer gravação do Santana, sabe que é ele, da mesma forma o Clapton e outros mais.Vc só escuta e diz "-Opa!Música nova do fulano...", sabe que é dele.Mas tudo é uma questão de cachaça, como cita o grande Guru Tibetano Mauricio Bahia!Ahaha!Um abraço!

MMI
Veterano
# abr/11
· votar


Caramba... Mas cerveja e cachaça ruins tem, não tem? Daí eu concluo que cerveja ruim + música ruim + mulher feia não dá certo não! - só para criar tumulto hahahahaha.

Tem um tópico do De Ros que fala até do timbre da palheta (as tais V-Picks).

ogner
Veterano
# abr/11
· votar


MMI

Hauhuehuhaue......Subjetividade e mau gosto andam de maos dadas, é preciso atenção!!!

Hehehe...

guitarra em linha para gravar ou para os monitores, sem amplificador. Fica assim, o que para mim me agrada.
Eu vi quando vc comentou que o master luthier Jedi ( esqueci o nome) construtor da sua menina, toca em PA espetando a guita direto, nao é isso...Ta ae,...sera que essa não é a forma mais transparente de se "mostrar" o timbre natural da guitarra??

MMI
Veterano
# abr/11
· votar


ogner

Na verdade quem diz isso é o Jimmy Foster e os professores de guitarra da Universidade do Mississipi. A minha guitarra quem fez foi o Benedetto.

Acho que uma guitarra desse tipo, com um bom captador que pode ser splitado e alguma sensibilidade para acertar o botão de tone, não precisa de outra coisa. O amp fica dispensado, um bom monitor mostra as qualidades da guitarra sem maquiagem.

ogner
Veterano
# abr/11
· votar


MMI
Tem um tópico do De Ros que fala até do timbre da palheta (as tais V-Picks).

Palheta muda o timbre tb!!!! ahuehuahuehuahue!!!

Sério!

ogner
Veterano
# abr/11 · Editado por: ogner
· votar


carlos adolphs

É oq cometamos por aqui tb..Depende da necessidade, e ate dessa marca registrada de cada guitarrista....Acho que no fundo ( ui!!) guitarrista que nao se importa com timbre, com as cores que escolhe pra pintar o quadro acaba ficando sem identidade....da mesma forma que aquele que quer pintar tudo quanto é estilo acaba não ficando bom em nenhum...Hehehe!!

EDit: Ja estou tomando umas geladas e cozinhando uma picanha na cerveja preta, to pronto pra conversar!!! ahuehuaheuhuah!!!

carlos adolphs
Veterano
# abr/11
· votar


ogner
Bôa!Por aqui eu já tracei um carré feito no shoyu, com macaxeira( ô xente, tchê!), vinhosinho chileno, tinto.Amanhã tem um barrilete de Heinekken e churrasco, violão e teclado pra animar, em família!Feliz Páscoa!

Russetwolf
Veterano
# abr/11
· votar


MauricioBahia

Antigamente eu achava que o timbre tava na madeira. Depois eu percebi que estava no guitarrista. Outro dia, notei que os captadores fazem uma diferença tremenda. Agora eu acho que o timbre tá no amplificador.

Esse safado tá sempre mudando de lugar!!!! Hehe


Isso lembra muito o comportamento da minha esposa, nos dias de TPM :-)
Com relação a gostos meu avô já dizia: "gosto não se discute, lamenta-se".
Excesso de oxigênio no cérebro (a nível do mar) pode levar o individuo a estado de euforia ou noia.
Abçs

edalko
Veterano
# abr/11
· votar


Minha experiência revelou o seguinte:
- se vc toca com equipo podre, vc acaba se acostumando e achando que tudo soa igual. COmo dizem "tudo a mesma merda".

- se vc tocar num amp melhorzinho, vai dizer: puta meu! Que tiombre.

- daí vc toca num amp melhorzinho e numa guita melhorzinha e diz: nao sei como aguentei tanto tempo usar aquelas porcarias...

- E daí vc entra num estágio sem volta! Vc pode até numa situação de brincadeira ou emergencial tocar ou ter um equipo inferior, mas nunca mais vai se adaptar.
Como dizem: é outro nível!

Tanto que, aqueles que acompanharam no forum minhas trocas de equipos verão que de um ano e meio pra cá, saí de uma pedaleira com 21 pedais, para 2 pedais (delay e drive) e 5 amps valvulados.
Ou seja: os ouvidos ficaram melhores e a brincadeira mais cara!

Não é a toa que vc ve ótimos timbres de Richie Kotzen, Bonamassa, e muitos outros, e verão que a pedaleira dos caras é simplória, porém o destaque fica por conta de amps escolhidos a dedo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A prova empirica que o amp é muito responsavel pela qualidade do timbre