Dois amplificadores juntos ao vivo

    Autor Mensagem
    RoLP
    Veterano
    # jun/10


    E aeee galeraaaa do Forum!

    To com uma dúvida...e queria ver a opinião de vocês.
    Tenho um set que utiliza o seguinte:
    1. Amplificador Jcm 900 4100 Dual reverb 100 watts stack
    2. Nova system tc eletronics ligada no loop de efeitos (Embora os drives sejam animais, prefiro drives de amp) e com ela no loop tenho boost do marshall
    3. Guitarras les pauls gibson e semi acustica
    4. Morley wah e tube screamer ts9 ibanez para variação de over.

    Só que surgiu uma oportunidade de pegar um amp FEnder (acho que é o stage 1000 ou o chorus ultimate).

    Pensei em fazer o seguinte ao vivo.

    - Ligar o jcm 900 apenas para distorção (pois acho ela pesada e bem definida), colocar o fender ao lado apenas para o Clean e over e ligar a nova system no loop de ambos os amps para efeitos/boost (A nova tem L e R para esta função).

    A minha intenção é deixar os foots de ambos de lado, para usar somente às vezes e mudar do clean (fender) para o drive(marshall) apenas utilizando um a/b box para a função.

    Queria saber o seguinte.
    1. O fender ultimate ou fender stage tem um clean próximo aos do fender top? Pois o clean do marshall sempre vem com um pouco de drive e eu queria 100% clean.

    2. O a/b box pode ser usado desta maneira e há algum problema de atraso ou ruido se eu usar assim? Tem uns ab box que vi da black snake que parece ser bem prático.

    3. Compensa mais, para usar somente o clean, eu pegar um fender valvulado ou o transitor consegue levar, por ser fender e classico.

    Valeu galera!! :)

    erico.ascencao
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: erico.ascencao
    · votar


    RoLP:
    1. O fender ultimate ou fender stage tem um clean próximo aos do fender top? Pois o clean do marshall sempre vem com um pouco de drive e eu queria 100% clean.

    Esta eu não sei responder. Minha opinião grosseira: se estes Fender forem valvulados, eu acho que não tem erro. Pra crunchá-los eles ficariam muito altos mesmo, ou seja, eles provavelmente terão um som limpão.

    2. O a/b box pode ser usado desta maneira e há algum problema de atraso ou ruido se eu usar assim? Tem uns ab box que vi da black snake que parece ser bem prático.

    Pode usar sussegado. Eu tenho um AB Box da Black Snake que uso para alternar entre o amplificador e um talk-box handmade (que trocando em miúdos é um segundo amplificador) e não tenho problemas de atraso nem de ruído. Atraso não vai existir, se o AB Box vier com isto o handmade avi te cobrar a mais hehehehhehe. Agora o ruído pode acontecer, mas aí pode ser problema de jacks, fonte, cabos, etc.

    3. Compensa mais, para usar somente o clean, eu pegar um fender valvulado ou o transitor consegue levar, por ser fender e classico.

    Se tem uma coisa que eu aprendi em 4 ou 5 horas tocando no meu valvulado antes do fusível dele queimar foi que até o clean dele é mais legal. A graça do valvulado é que quando você aumenta o volume todas as frequências aparecem, enquanto que num SS vao aparecendo mais os médio-agudos. Um valvulado tem o clean mais encorpado - porra, estou explicando uma coisa óbvia para o dono de um JCM...

    RoLP
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    erico.ascencao

    Um valvulado tem o clean mais encorpado - porra, estou explicando uma coisa óbvia para o dono de um JCM...

    Então cara...eu tb acho isto...mas sempre me falaram que clean como o fender não existe.
    Recentemente usei um fender em show, não era valvulado e o clean dele ficou mto mais bonito que o do jcm 900.
    Em relação à drive e crunch, acredito que ai a diferença do valvulado fale bem mais alto...pois vc sente a nitidez e corpo do som.
    Mas no clean, o marshall sempre pega um pouco do "gain" do channel ...e me incomoda..
    Queria algo bem bem bem clean.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    RoLP
    Cara, o Fender Ultimate chorus é SS, portanto, há um limite de som limpo nele antes do mesmo começar a clipar, mas isso é alto. Tenho uma amiga que tem esse amp, ele tem um bom som limpo sim, mas acho o timbre um tanto agudo (daí, vc tem que pesquisá-lo).
    O A/B box é o pedal que vc terá que usar, e eu tenho um da Black Snake A/B/C, muito legal e barato.
    Abç

    RoLP
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Entendi...não uso mto alto...são trechos de dedilhados em estrofes das músicas que utilizo o som clean.....
    Quanto ao agudo posso timbrar ele mais grave...pois só vou utilizar ele pro clean.

    Você conhece o fender stage 1000? É um que vem com efeitos, e mais 3 canais e tals.
    Não achei nada sobre ele..talvez você que manja pacas....saiba.

    Sobre o a/b box...vou comprar o black snake mesmo, pois se vcs indicam, confio em vcs.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    RoLP
    fender stage 1000?
    Não gosto dessa série, o som foge muito do tradicional da Fender.
    O meu Black Snake é esse aqui:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-143747476-abc-black-snake-novo- caixa-em-metal-_JM
    É o mais indicado pra vc.
    Abç

    RoLP
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    É o mais indicado pra vc.


    Então...não manjo muito desta parte técnica..
    Mas pelo que vi, teria que usar um A/B pq precisaria só de duas saidas...uma pra guitarra e outra para os 2 amps.
    O abc não seria a mais do que preciso?

    Ah sobre o fender stage...ele é diferente dos outros pq? Ele é digital por causa dos efeitos?

    RoLP
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Qual me indica para um clean bem definido e bem melhor que o do jcm 900?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    RoLP
    Cara, eu indico esse Fender Ultimate chorus mesmo. Se vc fosse comprar um valvulado: Fender Twin Reverb.
    Abç

    DotCom
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Cara, o Fender Ultimate chorus é SS, portanto, há um limite de som limpo nele antes do mesmo começar a clipar, mas isso é alto.
    Isso existe pra qualquer ampli né.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    DotCom
    Não. Nos amps valvulados o resultado da distorção são harmônicos pares; assim, a distorção de valvulado soa "agradável", sonora e suave; já a de SS soa mal (harmônicos ímpares e outras coisas mais), "peidada"...
    Abç

    JC_Junior
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    RoLP
    Ligar o jcm 900 apenas para distorção (pois acho ela pesada e bem definida), colocar o fender ao lado apenas para o Clean e over e ligar a nova system no loop de ambos os amps para efeitos/boost (A nova tem L e R para esta função).



    Cara, se você fizer isso vai perder os efeitos em estéreo uma vez que em efeitos de ambientação e modulação uma saída é para o som sem efeitos e a outra para o efeito aplicado.

    Se você utilizar a pedaleira em ambos os loops e usar um ab/box você irá deixar de usar um amp e consequentemente uma das saídas da pedaleira.

    Espero que você tenha entendido o que eu tentei explicar.

    Abraços!

    DotCom
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Não. Nos amps valvulados o resultado da distorção são harmônicos pares; assim, a distorção de valvulado soa "agradável", sonora e suave; já a de SS soa mal (harmônicos ímpares e outras coisas mais), "peidada"...
    Sim, mas todos os amplificadores funcionam "limpos" até um limite e depois saturam.

    RoLP
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: RoLP
    · votar


    JC_Junior

    Se você utilizar a pedaleira em ambos os loops e usar um ab/box você irá deixar de usar um amp e consequentemente uma das saídas da pedaleira.

    Sendo muito sincero não entendi mesmo.
    Minha intenção é unir dois amps em um, mas cada um em sua função.
    Não quero usar o clean do marshall e também não quero usar o drive do fender.
    Quero usar o clean do fender e o amp do marshall...

    Sobre o efeito estéreo, o marshall uso em uma caixa 1960A em estéreo ao vivo e os efeitos passariam no send return normalmente, como uso atualmente e os efeitos ficam perfeitos.
    Ligo no "L" da pedaleira, pois é assim que o manual indica na Nova System. E o "send" vai para o "LINE" da pedaleira.

    No caso da entrada do fender, eu puxaria o cabo do "R" e ligaria no return (ou send não sei qual dos dois é neste caso) e ele alimentaria também o amp (creio eu).

    Sendo assim, teria o mesmo efeito para ambos os amps..e optaria apenas por qual eu utilizaria através do ab box.

    Eu não ligo no L e R da pedaleira qdo utilizo o marshall sozinho, pq nem dá pra fazer isto da maneira que vou usar.

    Usaria a nova system até no imput, mas preciso do boost no loop´do marshall e o boost da nova system é perfeito pra isto.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    DotCom
    Nos valvulados a forma desse "limpo" vai depender das características do circuito. Na verdade eles geram uma taxa de distorção harmônica total bem maior que os SS's.
    Abç

    DotCom
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Nos valvulados a forma desse "limpo" vai depender das características do circuito. Na verdade eles geram uma taxa de distorção harmônica total bem maior que os SS's.
    Mais uma vez, só repetindo sua frase:

    Cara, o Fender Ultimate chorus é SS, portanto, há um limite de som limpo nele antes do mesmo começar a clipar, mas isso é alto.
    Isso (limpo até uma parte e depois clipar) é característica de qualquer amplificador, e não só de áudio. Essa parte de amplificação sem clipar é chamada de "headroom".

    JC_Junior
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: JC_Junior
    · votar


    RoLP


    Sim, quando você está usando somente uma saída da pedaleira (geralmente a L como você falou acima) os efeitos saem mono.

    Na medida que você passa a usar a outra saída juntamente, os efeitos estéreos ficam divididos entre as duas saídas, no canal "L" sai o som sem efeitos e no "R" sai o som com o efeito ou vice-versa (só nao lembro a ordem correta). E você irá utilizar um amp de cada vez, mas como as saídas estão conectada em 2 amps, uma delas não sairá som.

    espero que dessa vez eu tenha sido mais claro!

    abraços!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    DotCom
    Cara, eu sei, só que vc está falando de uma coisa, e eu de outra.
    Dentro da faixa "ótima" de atuação dos SS's, o som é mais "limpo", mais "linear", a THD é relativamente menor. Porém, quando um SS ultrapassa essa faixa, a distorção gerada é diferente da dos valvulados (é "ruim", "clipada"). Na verdade, todos eles geram distorções, curiosamente, os valvulados mais (dentro e fora da faixa "ótima") que os SS's; esses geram distorção "ruim" fora da faixa "ótima", coisa que a engenharía termiônica das válvulas proporciona...
    Abç

    RoLP
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    JC_Junior
    os efeitos estéreos ficam divididos entre as duas saídas, no canal "L" sai o som sem efeitos e no "R" sai o som com o efeito ou vice-versa

    Mas no próprio manual da Nova system diz que não ocorre isto.

    Segue Manual:

    TIPO DE LIGAÇÃO 1:

    This is a typical basic setup combining NOVA System
    with one combo amp (or two for stereo) running a clean
    channel. All effects and overdrive/distortion are
    generated by NOVA System.
    • Connect your guitar to the NOVA System's Drive
    input
    • Connect Left output to a guitar amp running a clean
    channel
    • Connect the right output to a second guitar amp for
    stereo (optional)

    TIPO DE LIGAÇÃO 2

    In this setup we use the preamp section of your combo
    amp to generate the drive. We use the Line input on the
    NOVA System and thereby bypass the NOVA Systems
    drive section. An expression pedal is connected to pedal
    in for real-time control of e.g. volume.
    Connections
    • Connect guitar to the input of the combo amp.
    • Connect the effects loop "send" of the amp to NOVA
    Systems Line input.
    • Connect left output to the effects loop return (=power
    amp in) of your amp. For a stereo setup connect the
    NOVA System right output to the effects loop return
    (power amp in) of the other amp.

    GUGALOO
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    RoLP
    Ja tive um stage 1000. É um ampli legal, com bom volume, efeitos, tem um clean bem bom, mas não é um all tube, dependendo do negócio, não sei se vale a pena, pois é um ampli bem carinho, mas é legal.

    RoLP
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    GUGALOO

    O que é all tube??

    Então..vc acha que ele pro Clean fica bacana?
    Tem um clean fender característico?

    GUGALOO
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    RoLP
    All tube = Valvulado (pré e power). Ele tem um clean legal, na onda dos fenders transistors, mas tem q ver quanto vc vai pagar nesse ampli, como eu disse, ele tem um valor relativamente alto, podendo-se comprar um fender hand made, por exemplo.

    Me surpreendi com o timbre desse hand made da fender

    http://www.youtube.com/results?search_query=power+horse+amplifier&aq=f


    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-145119101-amplificador-valvulad o-power-horse-twim-ab-763-_JM


    Então, dependendo do valor do fender, não sei se vale a pena. Tem um no ML usado por R$ 2,000,00, talvez, se negociando, consegue abaixar um pouco no power horse, e terá um qualidade muito maior q no stage.

    Casanova Blues
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    Up!!!!

    Pessoal, estou precisando de uma indicação, meu caso é parecido. Procurei pelo fórum mas não encontrei algo específico.

    Eu pretendo utilizar 2 guitarras e 2 amps nas apresentações ao vivo, de modo que eu tenha liberdade para escolher as seguintes combinações:

    -guitar 1 + amp 1

    ou

    -guitar 1 + amp 2

    ou

    -guitar 2 + amp 1

    ou

    -guitar 2 + amp 2.

    O pedal BOSS Ls2 faz essa função? Conversei com o Eugenio Gregorio da EFX e ele me disse que pode fazer um pedal com 2 foots e 4 jacks. É o mais ideal para este caso?

    Muito obrigado desde já. Respeito muito este fórum.

    Drinho
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: Drinho
    · votar


    Casanova Blues

    Usa o ab box e troca de guitarra do jeito convencional uai, tirando o cabo de uma e colocando na outra... voce nao fica com duas guitarra penduradas em voce, entao troca o cabo na mao, e usa o ab pra escolher o amp

    Casanova Blues
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    Drinho

    É possível, mas eu queria maior praticidade, pra não perder muito tempo e não correr risco de causar aquele ruído da troca dos cabos.

    Eu vejo muitos músicos utilizarem principalmente 2 guitarras, mas também dois amplificadores. O que será que eles utilizam pra escolher o canal? Pedais handmade?

    Drinho
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: Drinho
    · votar


    Casanova Blues

    O único pedal que eu conheço que faz algo semelhante ao que voce tá buscando é esse o problema eh pagar kkkkkk
    http://www.musiciansfriend.com/amplifiers-effects/carl-martin-route-bo x-double-a-b-footswitch

    Casanova Blues
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    Drinho

    Muito interessante o pedal! E o preço realmente é muito salgado! hahahaha

    O pedal que o Eugenio Gregorio tem é ligeiramente diferente (e por um preço bem menor), porque não tem o jack "Input" nem o "output", ou seja, não recebe de volta o sinal do set. Tem apenas 2 entradas de instrumentos e 2 saídas para amps. Será que isto influi bastante? Perda de sinal?

    Drinho
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: Drinho
    · votar


    Tem apenas 2 entradas de instrumentos e 2 saídas para amps. Será que isto influi bastante? Perda de sinal?

    velho, pra responder sua pergunta, nada tem mais sinal do que guitarra direto no amp, mas também se todo mundo fosse pensar assim ninguem usava pedal ou multi efeitos....

    eu já tive alguns pedais e vendi todos, ja tive pedaleira e vendi, eu hoje to curtindo guitarra direto no amplificador, não por pedal roubar sinal ou piorar o som ou seja lá que for, mas simplesmente porque eu sou preguiçoso e é uma puta encheção de saco usar pedal, só que a forma com que eu uso guitarra e o tipo de som que eu faço permitem que eu não use nada, eu dou muito valor pro som básico do amplificador com a guitarra, quando o som básico me deixa entretido, quer dizer que nada está fazendo falta....
    mas veja, isso funciona pra MIM, tem uns ai que 10 pedais é pouco....
    minha preguiça é tão grande que se for necessário eu abro mão da qualidade do som pelo comodismo... ou seja troco 20 pedais fulltone por uma zoom se houver a necessidade de vários periféricos....

    agora eu só acho assim, e vivo falando pro pessoal aqui, o velho chato e sem graça desse fórum sou eu e eu sei disso....
    mas velho compra o que realmente é necessário, e nunca pense "ah vou comprar pq um dia eu posso precisar, não, voce nao vai precisar", não é um ab box que vai matar o teu som, se ele é necessário pra voce use o ab box, o que vai matar teu sinal, teu bolso, tuas costas e tua paciência é uma pilha de pedal sem critério com uma fonte sem vergonha e cabos santo angelo...

    Eu respeito muito o trabalho desse rapaz, tenho alguns colegas lá do nordeste que tocam guitarra e eles dizem que ele ajuda bastante lá a galera de lá....
    E como eu falei, cada um tem uma necessidade, só que olha isso...



    faz sentido um negócio desses?

    tendo o seu som e seu sistema na cabeça buscando esse som da forma mais direta possível, seja com nada ou com uma pedaleira ou com alguns pedais ok....

    apenas tenha critério pra comprar pensando nas suas REAIS necessidades...

    ab box mal rouba sinal, pode ter 200 jacks nele, fique tranquilo quanto a isso....

    Casanova Blues
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    Drinho, fiquei muito satisfeito com tudo o que li, cara. Eu penso EXATAMENTE como você. Inclusive, não uso nenhum pedal também! Eu sou muito orgânico. Não sou preguiçoso, mas pra mim quanto menos digital, melhor. Eu sou daqueles que aumentam o ganho do amp valvulado pra ganhar distorção, inclusive foi por isso que comprei ele. Como você disse, depende do som também, mas como eu toco praticamente só blues, pra mim funciona. Mas meu amp valvulado não tem um som limpo tão bom quanto um fender por exemplo, por isso estou usando 2 amps agora. Um pra limpo, outro pra distorção.

    E cara, conheci o Gilney Parson esses dias, vendo vídeos dele. Realmente o cara é foda, sem papas na língua e sem frescura. Gostei muito dele.

    Fechou, vou comprar o pedal que o Eugenio fará pra mim.

    Valeu mesmo, hein cara!!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dois amplificadores juntos ao vivo