Review Egnater Rebel 30

Autor Mensagem
Iversonfr
Veterano
# jan/14
· votar


overset09
Podem me deixar e-mail na minha página de recados, por favor.
Obrigado!


Pode conversar por aqui mesmo, é bom que a info já fica no tópico. Qual tua dúvida sobre esse ampli? Se for coisa simples eu consigo ajudar.

Natanael_DM
Veterano
# fev/14
· votar


Upaaando!

Caras, resolvi dar uma upadinha aqui nesse tópico pra fazer uma pergunta pros proprietários do Rebel:

O headroom no canal clean é bacana?
Ele seria usado com uma caixa 1 x 12, closed back.

Surgiu uma oportunidade pra eu pegar um Rebel 20 e tenho essa curiosidade. Eu procuro cleans levemente cruncheados e com bastante corpo (atualmente uso um Vox AC15, que me satisfaz completamente, mas tô meio cansado de carregar esse trambolho pesado pra lá e pra cá!).

o/

Jeff.guitar
Membro Novato
# fev/14
· votar


Natanael_DM
Velho, eu não sou proprietário de um Rebel, mas já toquei num, também não sou proprietário de um AC15, mas usei um emprestado até eu comprar meu AC30.
Agora sobre o ‘headroom’ (é quantidade de volume em relação a potência que o amp consegue ‘sem’ começar a ‘crunchar’, amp muito headroom é o fender bassman), este amp tem um ótimo headroom, mas para isto eu recomendo o rebel 30. O AC15 para tocar em banda logo começa a crunchar se largar o volume dele, com rebel você conseguirá mais clean, inclusive com o Rebel 20.

Eu procuro cleans levemente cruncheados e com bastante corpo
Acho que o rebel 20 é uma boa pedida cara, o bom seria você conseguir testar ele antes, mas a qualidade e o volume deste amp dependerá muito do falante e arquitetura/material do gabinete.

Natanael_DM
Veterano
# fev/14
· votar


Jeff.guitar
Muito brigado pela dica, brother!

Cara, vou te dizer, o AC15, pro tipo de som que toco na banda (basicamente John Mayer cover), tem sido perfeito. Não tenho tido problemas de crunch excessivo com volumes mais altos. Na real, o headroom que ele me oferece, em bons volumes e sem distorcer (por completo), é exatamente o que compõe o meu timbre, saca? Hehehe! Aquela leve sujeirinha e tal...

Quanto ao Bassman, já toquei bastante com ele. Curto muito, mas também acho ele muito trambolhão! Justamente por isso que o Rebel 20 me pareceu uma boa opção. Quero preservar minha coluna pelos próximos anos!! Hehehehe!

Jeff.guitar
Membro Novato
# fev/14 · Editado por: Jeff.guitar
· votar


Natanael_DM
Eu já usei um AC15 e te entendo bem, a diferença dele para o AC30 é basicamente questão de potência, tem algo mais definido, ou um pouco mais peso por ser 2x12" mas nada discrepante em relação ao AC30 e eu curto muito ele, só não fiquei com o AC15 por não ter fx loop. Quero comprar um Bogner Shiva (mas só se for a versão 20th anniversary white) e um Orange AD30, mas como são amps meio 'carinhos', eu estou segurando um pouco a onda kkk'

Agora em relação a 'trambolho' o AC15 é uma pena perto do sacrifício que é andar com o AC30, mas cara... você tendo que levar o Head (rebel20 no caso) mais o gabinete, ainda sim não será tão mais fácil que o AC15.
O bom que você leva eles separados e tal, mas sei lá, não sei se terá tanta diferença assim, daí é melhor ver com o pessoa que usa ele daí.

Natanael_DM
Veterano
# fev/14
· votar


Jeff.guitar
Cara, o AC15 pesa uns 25 kg. E head Rebel 20 pesa uns 10 kg. E uma caixa 1 x 12, bem feitinha, com bons materiais e um bom falante vai pesar um pouco menos de 20 kg. Fica bem mais prático de carregar, em duas viagens.

Pra mim já vai ser vantagem! Hehehehehehehhe!
Mas tu tem toda razão. O AC30 é MUITO pesado.

Só tenho medo de que o clean não seja tão bom quando é o do AC15. Essa é minha única dúvida. E pra testar tá difícil. Não tem aqui na minha cidade... Esse é o X da questão.

O Bogner Shiva é um dos amps mais incríveis que já vi de perto. Baita equipamento. Sem dúvida, um p*** investimento!

Iversonfr
Veterano
# fev/14
· votar


Natanael_DM

Cara, eu acho que tem um headroom decente sim. Usando as EL84, no canal clean com minha tele, começa a crunchar o volume de leve por volta das 10:00 as 11:00, que é como eu uso. Mudando pras 6V6 vai mais ainda, lógico que deixando o seletor para 30W. Pensando aqui agora, acho que pega mais headroom ainda colocando o tube mix no centro, que é onde o ampli realmente dá 30W usando 50% de cada válvula, pois jogando 100% para cada válvula, ele dá em torno de 20W, o que faria crunchar mais cedo. Logico que tem que microfonar. Mais tarde eu testo e coloco certinho os pontos que o meu cruncha se quiser. Abs!

Natanael_DM
Veterano
# fev/14
· votar


Iversonfr
Muito obrigado pela info, meu velho.
Essa era minha grande dúvida: se ele aguentaria "bons" volumes no canal clean sem saturar completamente.
Quanto à questão da microfonação do amp nas gigs, sem galho. Sempre toquei assim. Tô ligado no esquema! Hehehehe

o/

Lu_Soares
Veterano
# fev/14
· votar


Natanael_DM
Tenho um, uso o canal clean em 15W , seletor de valvulas no meio, onde ele está em 30W . Volume no 4 clean bem alto sem crunchar , minha guitarra é Fender 3 singles.
Canal drive deixo em 5W no máximo.... espetáculo...rsrsrs

Natanael_DM
Veterano
# fev/14
· votar


Lu_Soares
Muito obrigado pela resposta!
Vai ajudar muito na minha decisão.
o/

Iversonfr
Veterano
# fev/14 · Editado por: Iversonfr
· votar


Lu_Soares
Canal drive deixo em 5W no máximo.... espetáculo...rsrsrs

Rsrs fica bom mesmo, mas vc ta ligado que tuas valvulas não vão durar quase nada desse jeito né? Pq vc trabalha o tempo inteiro fritando elas no talo! Rsrs Se vale uma opinião, sei que a distorção mais bonita é a que vc esta usando do power, mas tenta achar um meio termo aumentando o ganho pra usar as valvulas de pré um pouco e assim subir a wattagem de leve pra aliviar o power, aumentaria consideravelmente a vida útil delas Rsrs.. Abs!

chris rocky
Veterano
# mar/14
· votar


Lu_Soares

Só corroborando o que o Iversonfr comentou, atenuadores costumam reduzir a vida útil das válvulas pois elas trabalham na sua faixa máxima o tempo todo, além disso, tendo o canal de drive controle de volume e ganho, acho mais produtivo (na verdade econômico para a durabilidade da válvula) trabalhar ela na potência máxima (30watts) usando o controle de gain para elevar ou diminuir a saturação.

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# mar/14
· votar


chris rocky
acho mais produtivo (na verdade econômico para a durabilidade da válvula) trabalhar ela na potência máxima (30watts) usando o controle de gain para elevar ou diminuir a saturação.

Concordo. Meu amp não é o Egnater, mas também tem atenuador. E eu acho que dessa forma até o timbre fica mais bonito, pelo menos no meu. E economizando nas válvulas, melhor ainda... hehehe

Iversonfr
Veterano
# mar/14
· votar


chris rocky

Isso aí, é assim que uso. Deixo no 30w e o volume as 14:00 pra não sacanear muito o power também, aí ligo no atenuador que tenho pra ficar num volume suportável e o resto tiro do ganho, que nem é muito. Não fica do meu jeito preferido mas é o melhor CxB com certeza, ainda mais pra tocar em casa.

Na verdade, ultimamente pra treinar em casa tenho usado basicamente a saída de fone dele que tem simulador que é excelente (silent record), o som fica muito bom mesmo e faz bem pro casamento rs.

chris rocky
Veterano
# mar/14
· votar


GuitarristaDoNickEstranho

Eu percebi que obtive este "timbre mais agradável ao meu gosto" bem claramente quando comprei meu vox ac4tv, ele tem chave seletora para trabalhar 4watts, 1watt e 0,25watt. E o timbre mais bacana dele para mim é quando opera nos 4watts desde que com volume em 40%/50% pelo menos.

Iversonfr

Pois de tanto ler e pesquisar sobre amps, potência funcionalidades, etc, comprei um rebel 30 este fim de semana. Não cheguei a ligar o brinquedo em casa, mas por incrível que pareça comprei ele justamente pra usar essa saída (silent record) pra usar em casa. Com vox ac4 mesmo em casa e usando o atenuador em 0.25watt não funciona pra mim, não dá pra tocar com ele no talo o que é bem frustrante (além de desgastante para as válvulas, rsrsrs).

Iversonfr
Veterano
# mar/14 · Editado por: Iversonfr
· votar


chris rocky
comprei ele justamente pra usar essa saída (silent record) pra usar em casa

Cara, não vai se arrepender. A saída é XLR, então fiz um cabo XLR femea > P10 para ligar num amplificador de fone que uso (Presonus HP4).

Sinceramente pra mim essa saída é espetacular, na minha opinião é a melhor coisa que colocaram num amp pra tocar em casa até hoje. Só pegar um fone bom e já era. Ligo meus pedais tudo, ligo a saída do laptop no amplificador de fone também e treino junto com a música sem encher o saco de ninguém. Tirando que o som da saída é muito bom mesmo, esses dias vi um video no youtube e o cara que gravou disse algo assim: "não usei microfones, foi gravado pela saída silent record que sinceramente é o melhor que voce vai conseguir".

Com vox ac4 mesmo em casa e usando o atenuador em 0.25watt não funciona pra mim, não dá pra tocar com ele no talo o que é bem frustrante

Na verdade isso não abaixa tanto assim o volume, é mais o headroom que é afetado. O Rebel tanto em 30w como em 5w é alto pra cacete pra tocar em casa, o que muda é que satura mais cedo. O que quis dizer sobre atenuador de potência, é um atenuador separado mesmo tipo os Hot Plate ou igual o que eu tenho da Ted Weber, e não o knob do ampli. O atenuador sim abaixa o volume bastante, mas com a saída silent agora do Rebel, nem to usando mais ele direito. Abs!

chris rocky
Veterano
# mar/14
· votar


Iversonfr

Sim, por incrível que pareça eu achava que um amp 4watts tem bem menos volume volume que um amp de maior wattagem (15/30) mas não é bem assim. Vou fazer esse cabo pra usar ele no meu futuro home estúdio, pois estou pra me mudar pra um apê no próximo mês e só com fone pra poder tocar sem incomodar os vizinhos. No fim meu vox ac4tv dava pra usar em ensaio e em shows apesar de indiscutivelmente faltar som clean, dá pra enganar com o pot de volume da guitarra mas não fica "o clean".

vitor_jp
Membro Novato
# abr/14
· votar


alguem conhece o RedBox da Hughes & Kettner e como ligar no notebook?

chris rocky
Veterano
# jul/14
· votar


vitor_jp

Cara redbox é provavelmente a mesma coisa que a saída do egnater só que com outro nome. Pra ligar no teu note acho que teria que fazer um cabo compatível com a saída que tem no teu amp (xlr ou p10) e no outro lado do cabo a ponta compatível com a entrada do teu note.

henriquelhrf2
Veterano
# mar/16
· votar


Bom dia. O meu Rebel 30 Head deve chegar amanhã, comprei usado no ML. Espero q chegue inteiro!

Sei q nao é o ideal, mas a principio usarei com o falante do meu combo, um Celestion EVH de 20w. Creio q nao terei problemas, pois só estaria mandando 30w pro falante se eu puser o amp no volume maximo misturando 6V6 + EL84, correto?

Gostaria de saber da experiência de vcs com falantes. Qual fica bom pra esse head?

boblau
Veterano
# mar/16
· votar


henriquelhrf2

parabéns pela compra! Já tive um Rebel 30 (combo) e é realmente muito bom.

Quanto a potência é isso mesmo, ele tem 30 watts quando o blend das válvulas estiver no meio. Somente em 6V6 ou EL84 ele tem 20 watts.

Mas acredito que a melhor forma de limitar a potência não seja desta forma neste ampli. Ele tem um limitador de potência por canal que vai de 1 watt a 30 watts. Coloque ele no meio, que a princípio ele te dará aproximadamente 15 watts quando o blend estiver no meio também, ou 10 watts quando o blend estiver totalmente em um dos tipo de válvula.

O blend é uma das funções mais legais deste ampli.

Quanto ao falante, um EVH Celestion deve ficar muito bom com ele.

boa sorte

Iversonfr
Veterano
# mar/16
· votar


henriquelhrf2

Excelente compra! esse amplizinho tem de tudo, é muito versátil, um ótimo all-around. Quanto à potência e falantes, o boblau explicou perfeitamente, segue o que ele falou que dá certo. Abs!

henriquelhrf2
Veterano
# mar/16
· votar


boblau

Pq vendeu?

Ele tem um limitador de potência por canal que vai de 1 watt a 30 watts. Coloque ele no meio, que a princípio ele te dará aproximadamente 15 watts quando o blend estiver no meio também

Minha duvida é se nesse caso seriam mesmo 15w, ja q tds dizem q o q muda é só o headroo, nao o volume.

Iversonfr

O seu era combo?

Futuramente pode ser q eu venda meu falante e pegue um de maior potencia p ficar tranquilo.

henriquelhrf2
Veterano
# mar/16
· votar


Como vcs usam / usavam a saída XLR?

Pretendo mandar fazer um adaptador XLR-P10 fêmea p ligar no PC e no meu aparelho de som.

boblau
Veterano
# mar/16
· votar


henriquelhrf2

Pq vendeu?

eu vendi porque meu sonho apareceu; um Randall RM 100.

Minha duvida é se nesse caso seriam mesmo 15w, ja q tds dizem q o q muda é só o headroo, nao o volume.

Pode acreditar que serão somente 15 watts. O volume não varia muito, mas o headroom será menor. Mas o seu falante não aguenta mais headroom de qualquer forma.

Como vcs usam / usavam a saída XLR?

eu usava ligado em uma mesa de som e fones de ouvido. Ficava bom,

Ótimo mesmo, somente com um atenuador Weber Mass de 59 watts, aí é o bicho....

Iversonfr
Veterano
# mar/16
· votar


henriquelhrf2
O seu era combo?

O meu é head. No momento estou numa lua de mel prolongada que já dura alguns meses com um TA30, mas já está quase na hora do R30 voltar a ativa! rs.

A saída de simulação dele eu uso um cabo XLR-P10 e ligo num amplificador de fones pra tocar sem encher o saco de ninguém. Ao vivo eu microfono mesmo... Abs!

henriquelhrf2
Veterano
# mar/16
· votar


O amplificador veio com problemas, é provável q eu o devolva.

O vendedor informou q estava em perfeito estado de funcionamento, mas já detectei 2 problemas e estou com uma pulga atrás da orelha em relaçao ao atenuador de potência.

1) As 6V6 não acendem e o som sai baixinho e abafado com elas selecionadas. Na posicao central do mixer, o som sai mais baixo do q com as EL84 sozinhas.

2) Ruído no controle de volume do canal limpo.

Qto ao atenuador, simplesmente o volume não varia. Esteja em 1w ou em 30w, o volume é o mesmo e o headroom pco muda, assim como o timbre.

Não sei se esse é o funcionamento normal do Rebel.

Tive um Vox AC4 e a diferença entre 4w, 1w e 0,25w era enorme, tanto em volume qto em timbre.

Hoje vou abri-lo pra verificar melhor as 6v6. Creio q elas podem estar com defeito ou totalmente desgastadas ou pode ser um outro problema no amp.

Mas a tendência é eu devolver pq odeio ser enganado. O cara disse q o amp tava perfeito.

boblau
Veterano
# mar/16
· votar


henriquelhrf2

Qto ao atenuador, simplesmente o volume não varia. Esteja em 1w ou em 30w, o volume é o mesmo e o headroom pco muda, assim como o timbre.

O volume varia muito pouco mesmo.. Se vc der uma llda no manual,o próprio Bruce Egnater explica isso. Não variar timbre e headroom pode ser que o volume está tão baixo que não vai variar mesmo. Lembre-se que esta função atua somente no power do ampli, portanto se o volume estiver muito baixinho, ela não terá função.

Quanto às válvulas 6V6, pode ser que estejam desgastadas ou se soltaram no transporte. Vale a pena recolocá-las no soquete para averiguar.

O chiado no botão de volume é um problema. Simples, mas é um problema.

Eu já escrevi acima, eu só consegui tocar baixinho com ele, usando o power (o pré dele também tem timbres muito bonitos), depois que coloquei um atenuador de volume externo. O atenuador de potência pouco influi no volume.

1 watt dentro de um quarto é bastante potência.

Se puder, coloque o ampli no quintal, fora de casa e abra o volume dele. Verá que o controle de potência vai funcionar.

Iversonfr
Veterano
# mar/16
· votar


henriquelhrf2

Ser enganado é osso, mas você deve avaliar a grandeza dos problemas comparado ao valor que pagou no negócio. Ter que dar uma manutenção de leve no ampli é praxe, pois é usado. Sujeira no knob de volume e trocar 2 6V6 não é NADA para um ampli usado, fiz muito mais coisa num Fender Deville que tive e não achei ruim.

O botão de Mix é isso mesmo, altera muito pouco. Eu deixo no 30W direto pois pelo menos economiza um pouco as válvulas. Mas indo ao que interessa, e o som do ampli? curtiu?

henriquelhrf2
Veterano
# mar/16
· votar


Iversonfr

E se a questão não for resolvida com a troca das válvulas? Não sei o q pode ter de errado ali dentro. Eu teria q levar numa assistência técnica p ter certeza.

O dinheiro vai ser liberado pro vendedor amanhã independentemente da qualificação, pois veio pelo Mercado Envios. Quero ver se o ML vai me devolver a grana...

Mas indo ao que interessa, e o som do ampli? curtiu?

Sim, o som é da hora, rs... Qual falante vc usa com o seu?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Review Egnater Rebel 30