A caminho do Amplificador Valvulado

Autor Mensagem
Super Hero
Veterano
# set/09
· votar


Pesquisando alguns Handmakers pela Net eu encontrei aquilo que julgo ser a melhor escolha:

Le Mark II

- 3 canais (clean, crunch, overdrive) com controles de ganho, graves, médios, agudos, presença e master totalmente independentes

- Chaves de brilho (clean) e fat (crunch/overdrive) para modificação da resposta do canal

- Canal overdirve com controles extras de drive e chaves de bright e harmonics/gain para maior versatilidade dos timbres saturados

- Chaves Shift (crunch/overdrive) que aumentam a resposta de graves da seção de potência

- Loop de efeitos tipo série true-bypass
- Loop de efeitos tipo paralelo true-bypass com ajuste de mistura no painel frontal

- Reverb de molas incorporado aos 3 canais

- Equalizador gráfico de 5 bandas otimizado para guitarra,
permitindo grandes variações na sonoridade do instrumento (uma das ferramentas mais poderosas deste modelo), com controle de volume dedicado

- Boost de volume final acionável pelo foot, sem modificação de timbre

- Saída de linha escrava dos falantes, com controle de volume
- Saída de linha com simulação de caixa acústica, ideal para gravações e ligação do amp ao PA

- Chave de gravação em silêncio

- 3 Chaves de ajuste de potência, que configuram o modelo para trabalhar de 8 a 85 watts RMS

- 4 válvulas 12ax7 de pré e 4 válvulas 6L6 no power (opcional com 2 x 6L6 e 2 x EL34)

- Possibilidade de uso na seção power com 4 x 6V6 nas opções de menor potência final

- Foot switch inteligente, de acesso rápido às funções e canais, com comunicação por um cabo simples P10 estéreo

- Leds indicadores para canais e efeitos selecionados no painel

- Chaves de associação dos efeitos aos canais, de forma à pré-associar o recurso utilizado ao canal escolhido


Bom, ví um vídeo super bem produzido à respeito deste e também do seu antescessor, o Le Mark, e achei maravilhoso...

Ganhou da Lifesound na maioria dos aspectos, e atropelou a Mg Music (acho que o quesito preço principalmente)


a dúvida: como funciona essas chaves de ajuste de potência?


O Que Vocês acham desse Ampli, alguém aqui já o possui?

Abraços a Todos

nichendrix
Veterano
# set/09
· votar


Super Hero
isso é um parâmetro que eu devo informar ao Handmaker?
por exemplo, eu devo especificar um valor, na hora que eu for fazer o pedido, ou isso é uma caracterista natural do tipo de Ampli que eu escolher?


Cara, se vc quiser um amp muito limpo é só dizer pro handmaker que ele vai botar um bom headroom, se quiser um amp que sature bem, ele vai botar menos.

Se vc disse que quer algo tipo Fender ou tipo Marshall ele vai botar mais ou menos headroom tb. Se vc for técnico por especificar, mas como não é, só especifique muito bem o tipo de som que quer que o técnico saberá o que fazer.

pelo o que eu andei pesquisando, esse lance do atenuador é reduzir a potência jogando calor nas valvulas, assim a Valvula trabalha como se estivesse num volume alto...

Teoricamente diminui sim, não sei na prática.

é meu, é Foda... um Ano é muito tempo, mas os Amps São bacanas, e o preço é justo até, só que ele tem 2 funcionários e uma grande Demanda... isso é o que fode

Tenta o Pedrone, nos modelos de série dele, se não me engano a espera é no máximo 6 meses.

MauricioBahia
Moderador
# set/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Super Hero

Pq não compra um usado no ML? Volta e meia pinta um legal!

Abs

nichendrix
Veterano
# set/09
· votar


Super Hero

O Pedrone é show, por isso que ganhou minha confiança, e olha que eu sou desconfiado que só. Se um dia for ter um handmade, é um projeto que venho discutindo com ele há algum tempo, já.

Bruno_GF
Veterano
# set/09
· votar


Super Hero

Cara, se o quesito pressa pesar, procura no orkut que tem muita gente vendendo handmade por lá (acedo, pedrone, lifesound, etc).

Eu tbm to a caminho do meu amp valvulado (caminho looongo esse).

jigo__
Veterano
# set/09
· votar


jigo__
pelo o que eu andei pesquisando, esse lance do atenuador é reduzir a potência jogando calor nas valvulas, assim a Valvula trabalha como se estivesse num volume alto...

será que isso não reduz a vida útil das valvulas?


Diminui, mas não tanto como o pessoal fala!!!! e pra mim o q importa é som, onde eu vou tocar eu só me importo em me sentir confortavel e feliz com meu timbre, o resto é resto... kra mas para pra pensar é raro esse lance de trocar valvula, se vc vai comprar um valvulado é normal isso, e otra isso ocorre há cada um ano, acredito não ser problema pra vc, ja o nichendrix q tem 10 amp's valvulados ele sim ta fu***!!! ahauahauhauahu (brincadeiras a parte)

abçs

jigo__
Veterano
# set/09
· votar


Ahh kra essa serie Le Mark q o pedrone faz é violenta!!!
eu iria sem medo!!!! se tivesse como ($$$) eu compraria pois é mto versatil!

kra vai com mais calma!!! hehe GAS mata viu!?

a dúvida: como funciona essas chaves de ajuste de potência?
A chave q eu conheço funciona assim, vc pode esolher entre as 3 opções, no seu caso 8W, XW e 85 W, em alguns casos tem um controle q vc pode "girar" e arrumar a potencia certa pra vc...é uma coisa mto boa, se vc vai fazer um show vc usa os 85 W se vc for tocar em casa usa os 8W e te digo 8W com um falante de 12 ja ta uma otima pressão (em casa só uso o atenuador do meu NASA e ele tem 8 W, não da pra botar o volume no talo sem atrapalhar quem esta na sala ao lado!)

abç

nichendrix
Veterano
# set/09
· votar


jigo__
kra mas para pra pensar é raro esse lance de trocar valvula, se vc vai comprar um valvulado é normal isso, e otra isso ocorre há cada um ano, acredito não ser problema pra vc, ja o nichendrix q tem 10 amp's valvulados ele sim ta fu***!!! ahauahauhauahu (brincadeiras a parte)

Rapaz, valvula dura muito, eu tenho 4 amps e até hoje só troquei 2 valvulas de pré e pq quebraram quando eu tirei pra transportar elas na mudança pra outra cidade. Eu tirei e na hora de botar de volta peguei um choque de eletricidade estatica quando mechia no amp, e soltei as duas valvulas no chão.

Fora isso vão-se anos sem trocar, o Marshall ainda está com as Sovtek originais de 1995.

erico.ascencao
Veterano
# set/09
· votar


Super Hero
sobre esse Head Room, então para um bom Clean a altos volumes o Marshall Seria inferior ao Fender, e quanto o Hand Made?
Esta característica de head room está mais relacionada ao tipo de válvula utilizada na seção de potência do amplificador. Só a título de esclarecimento: todo amplificador tem duas etapas de amplificação; a etapa de amplificação de sinal (o chamado pré-amp) e a etapa de potência (o chamado power).

isso é um parâmetro que eu devo informar ao Handmaker?
por exemplo, eu devo especificar um valor, na hora que eu for fazer o pedido, ou isso é uma caracterista natural do tipo de Ampli que eu escolher?

Não, o lance do head room é uma característica natural do amplificador. Geralmente, os amplificadores com mais head room (os Fender Twin Reeverb, por exemplo) usam válvulas 6L6 no power. Amplificadores com menos head room (Marshall, Mesa Boogie, até os Vox, se eu não estou enganado) usam outras válvulas (EL84, 6V6, etc.). Procure se informar sobre os tipos de válvula e como elas influenciam o head room.

Super Hero
Veterano
# set/09
· votar


Legal Gente vocês estão sendo de grande ajuda, muito obrigado...


nichendrix

6 meses de espera está ótimo, e ele está em São Paulo, né?
dá pra Acompanhar melhor

Rapaz, valvula dura muito, eu tenho 4 amps e até hoje só troquei 2 valvulas de pré e pq quebraram quando eu tirei pra transportar elas na mudança pra outra cidade. Eu tirei e na hora de botar de volta peguei um choque de eletricidade estatica quando mechia no amp, e soltei as duas valvulas no chão.

qual o sinal de que as valvulas precisam ser trocadas?
o timbre já não passa a ser mais o mesmo, ou elas simplismente param de funcionar?

MauricioBahia

é, andei vendo usados e tal, me surpreendi com os preços inclusive, mas eu to mais afim de fazer meu próprio pedido mesmo, visto que eu vou mandar fazer o Amp pra ficar com ele pra vida toda, será a base do meu timbre mesmo, sem contar que eu posso meio que customiza-lo a meu gosto também

Bruno Faria

to tendo um pouco de pressa sim, mas a questão é mais por questões de personalização mesmo

jigo__

valeu pela explicação cara, esse lance das chaves pra mim está perfeito, pois aqui em casa não vou precisar mais doque 8W mesmo, mas pelo o que eu to vendo teria como além dessa chave, eu ligar o atenuador por cima?

e esse Le MarkII por enquanto é o Amp mais Fantástico que eu já vi acredito que vou pega-lo mesmo, porque pelo menos pra mim ele ganhou de tooooodos os Mg music, matou também os Tubeamps... enfim, curti muito, só não gostei do cara que fez o video demonstrativo no youtube, não curto muito a afinação dele... mas enfim, tudo está pendendo pra esse Amp mesmo =]

Galera uma dúvida:

esse Amp tem uma caracteristica que eu não sei bem como funciona:

- Saída de linha com simulação de caixa acústica, ideal para gravações e ligação do amp ao PA


a Grosso Modo, ele faz quase o mesmo que um GDI, ou até mesmo meu Bom e velho computador?


abraços a todos

sobrevivente
Veterano
# set/09
· votar


Este tópico está sendo bem esclarecedor, muito bom!

Mas eu tenho uma dúvida: eu ouvi dizer que amps valvulados de 15W para baixo tende a crunchar o som no clean, quando se está com o volume alto. Isso seria complicado para mim, pois uso bastante o clean.

Caso o amp tenha bastante headroom, eu não teria esse problema?

erico.ascencao
Veterano
# set/09
· votar


sobrevivente
Caso o amp tenha bastante headroom, eu não teria esse problema?

Sim, com bastante headroom este problema não ocorre. Mas o problema é um amplificador de 15W ter bastante headroom.

nichendrix
Veterano
# set/09
· votar


sobrevivente
Mas eu tenho uma dúvida: eu ouvi dizer que amps valvulados de 15W para baixo tende a crunchar o som no clean, quando se está com o volume alto. Isso seria complicado para mim, pois uso bastante o clean.

Cara, todo amp cruncha em altos volumes, até amp solid state tem distorção com volumes altos, então não é exclusividade dos pequenos, apesar de ser mais fácil sentir com eles pois pra atingir altos volumes você via de regra tem que abrir bem o volume do amp.

Super Hero
Veterano
# set/09
· votar


Up =]

MMI
Veterano
# set/09
· votar


Super Hero
aqui em casa não vou precisar mais doque 8W mesmo, mas pelo o que eu to vendo teria como além dessa chave, eu ligar o atenuador por cima?

Muita confunde volume do amplificador com potência, o que em última instância está errado. É óbvio que um amplificador de 100W é mais alto do que um de 15W, mas não é absurdamente mais alto. O volume e até uma boa parte do timbre final de um amp depende dos falantes. Os falantes tem em suas especificações a sensibilidade, que normalmente é próxima de 100, ou seja, quando submetido a uma potência de 1W (apenas), responde com uma intensidade sonora de 100 dB, no caso, e isso é alto pra caramba. Em outros tópicos já falei, já fiquei com um Zvex Nano Amp, que tem 1W valvulado, e quando liguei o bichinho no Celestion ou nos Weber que tenho, ficou bem alto, suficiente para incomodar a vizinhança toda.
O atenuador não tem nada a ver com a potência. Eu tenho um THD Hot Plate, que acho bem melhor que o atenuador da Marshall. O atenuador tem que casar com a impedância do amp, sendo ligado na saída dos falantes do amp e do atenuador para as caixas. Os atenuadores funcionam transformando parte do sinal que sai do amp em calor e outra parte vai para os falantes, são passivos, ou seja, não se liga em nenhuma fonte de energia a não ser a saída do amp. O THD que tenho, assim como o Marshall e o Weber (que são os que eu conheço) acaba alterando o timbre final, mas é a maneira que há para fritar as válvulas sem derrubar paredes do seu quarto. O THD tem chaves de brilho e graves, além de controles para se reduzir o volume, que fica em aproximadamente 16 dB. Quanto mais se atenua, mais se altera o timbre. Eu usava bastante o THD com o Rivera de 60W, hoje uso mais uma potência de 20W da Mesa, o que para mim é mais que suficiente. Mas mesmo assim, o THD não é suficiente para tocar de madrugada com o volume no talo. Lembre-se que o timbre também vem dos falantes e o timbre deles dependem também do volume. Ou seja, guitarra em amplificador valvulado, como deve ser, tem volume alto. Difícil sair disso.
Fica a dica aqui para na sua compra de um amp novo, handmade, preste muita atenção nos falantes, são parte importantíssima do som. Outra coisa importantíssima são as válvulas, já que o tipo de vávulas, número de válvulas e a marca das válvulas variam muito o timbre final. Complicado, né?

Rafael Predador
Veterano
# out/09
· votar


Como o GuitarUser disse, eu nunca ouvi um bom sample de handmade, mas a galera fala muito bem. Sabe o que eu faria?
Pedia pro Pedrone fazer um JCM 800 pra ti, ele parece bem com que você quer, tem uns videos legais no youtube.

Você disse que não dispensa totalmente o high gain, se sentir falta, arruma um pedal de overdrive como booster tube pra elevar a saturação!

http://www.youtube.com/watch?v=RNEgMyS7gic

MauricioBahia
Moderador
# out/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Rafael Predador: Como o GuitarUser disse, eu nunca ouvi um bom sample de handmade, mas a galera fala muito bem.

Samples de áudio né?


Abs

sublimestyle
Veterano
# out/09
· votar


não to entendendo mto bem vcs! se eu tiver um 40w e diminuir o master e aumentar o volume o amp nao vai saturar e tocar mais baixo?

SDVR
Veterano
# jan/12 · Editado por: SDVR
· votar


Malz... Havia postado no tópico errado, por isso editei a mensagem e apaguei-a.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A caminho do Amplificador Valvulado