A caminho do Amplificador Valvulado

Autor Mensagem
Super Hero
Veterano
# set/09


e aí galera...

usei a busca mas não encontrei nada específico para o meu caso:

eu estou afim de um Amplificador valvulado.
estou tentando reunir o máximo de informações possíveis por isso eu gostaria da ajuda de vocês para não só saber sites de comprar mas também umas paradas como: Que Valvulas usar, etc...

eu procuro um som a Lá anos 70, 80 - não sou muito Fã de Hi Gain (mas também não dispenso totalmente)

enfim, espero do meu Ampli uma distorção entre Overdrive e Drive mas não tão absurdamente distorcido

Em se tratando de Valvulados, eu tenho duas opções:

- Handmade
- Marca consagrada

hoje eu vi um Peavey Valveking por R$ 3,500 achei caríssimo, visto que um Handmade Bom é uns 1000 Reais mais barato...

queria saber se é um Bom Ampli: ele é totalmente Valvulado, Loop de Efeitos, Reverb e dois Canais totalmete independentes

a Outra opção são os Handmades

eu vi o Site da Lifesound e no mínimo 3 dos 6 Amplis que eu ouvi me Deram uma Forte G.A.S.
o problema é que eles demoram UM ANO pra fazer o Amp, e pra mim não dá...

bem, é isso eu quero reunir o máximo de informações possíveis antes de fechar negócio...

aceito todo e qualquer tipo de Sugestão, e é Claro informação!


Abraços

GuitarUser
Veterano
# set/09
· votar


Super Hero
Eaí cara, quanto de grana você tem?
O negócio das marcas é que é muito difícil repassar um handmade pelo preço que ele valeu...
Eu nunca ouvi bons samples de handmade, mas muita gente fala bem.

MundoGuitarra
Veterano
# set/09
· votar


Opa, salve!

Na minha opinião, a primeira coisa a se pensar é a potência. Pra extrair bons timbres de um amp valvulado você deve primeiro cogitar poder usá-lo com um volume significativo, daí tbm vai depender o nível de saturação que vc deseja, especialmente do estágio de potência, e isso irá variar de acordo com sua proposta, ou seja, qual a sua idéia? um amp pra ensaiar com bateria e baixo? um amp de estudo com bons timbres saturados? um amp para apresentações pequenas a médias? Isso te dará uma primeira idéia pra afunilar suas opções. Eu pessoalmente desencorajo adquirir um amp sem antes testar o comportamento do volume dele, as características dos timbres limpos ou saturados mudam demais tbm de amp pra amp.

Outra coisa importante é não subestimar a potência dos amps valvulados, especialmente quando se quer saturar as válvulas.

abraço

MauricioBahia
Moderador
# set/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


MundoGuitarra: Outra coisa importante é não subestimar a potência dos amps valvulados, especialmente quando se quer saturar as válvulas.

Pois é, o meu de Blues Jr. de 15w, falante de 12'', uso na potência média, senão acaba com o ensaio de tão alto... Além do que minha Teleca tem um saída poderosa...

Abs

jigo__
Veterano
# set/09
· votar


kra o lance da potencia eu penso q não há atenuador q não resolva!!!!

pesquisa bem kra a gente pode dar dicas, mas só vc msm pra saber o q quer!!!


MauricioBahia
kra vc tinha me perguntado do NASA, me desculpa eu não vi as MP's, mas então, acredito q gastei cerca de 1500 nele, comprei como wizard 238 e como foi um dos primeiros e demorou mais do q o normal o Max me fez por esse preço msm...

Mais p/ frente msm gostando mto do amp penso em mudar ele um pouco, ver se consigo alguem q saiba fazer aquele loop q não altera o timbre e cortar ele, deixar só head e depois colocar as caixas!

abçs

Super Hero
Veterano
# set/09
· votar


GuitarUser

opa, bem a grana eu não ponho em questão porque eu to atrás daquele que eu vou permanecer por anos e anos, então vale a pena eu saber as opções e enquanto isso juntar o tanto de grana necessária

MundoGuitarra

qual a sua idéia? um amp pra ensaiar com bateria e baixo? um amp de estudo com bons timbres saturados? um amp para apresentações pequenas a médias?

é aí que entra um parêmetro muito importante, esse Ampli tem que atender a Todas essas caracteristicas, pretendo fazer dele o carro chefe do meu Som e também um uso universal, tanto pra apresentações como aqui em casa...

eu não sei exatamente o nome, mas sei que é possível adicionar uma chave que reduz a Metade da Potência do Amp, assim eu posso ter um 100W pra uso geral, e 50W aqui em casa...

eu ouvi dizer que é dificil gravar com Ampli muito potente, isso confere?
outra coisa: um Ampli de 30W distorce a menos volume doque um de 100W?
ou essa relação depende também do nível de Ganho?

MauricioBahia
15W o Amp já Fala tão Alto assim? ou é por causa dos Captadores da sua Guita?
eu não tenho certeza, mas meus Cap´s não são de Alta Saída

jigo__
concordo Cara

já de princípio eu digo que meu Amp tem que ter aquele esquema de redução de potencia, o resto eu decido com base na ajuda de vocês e em pesquisas...

nichendrix
Veterano
# set/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Super Hero
eu não sei exatamente o nome, mas sei que é possível adicionar uma chave que reduz a Metade da Potência do Amp, assim eu posso ter um 100W pra uso geral, e 50W aqui em casa...

50W valvulado é de deixar um surdo a altos volumes, 100W num 4x12 quando está com o som próximo do máximo, passa de 110db de volume tranquilo, o mesmo volume duma turbina de avião. E mesmo com 1 falante, já faz um belo estrago.

Então se você não for tocar em lugares realmente grandes, eu limitaria minhas opções de 50W pra baixo.

15W o Amp já Fala tão Alto assim? ou é por causa dos Captadores da sua Guita?
eu não tenho certeza, mas meus Cap´s não são de Alta Saída


EU tenho o mesmo amp que ele, em geral uso caps de saida vintage, e o é alto mesmo, com captadores mais nervosos dá um pouco mais de ganho.

outra coisa: um Ampli de 30W distorce a menos volume doque um de 100W?
ou essa relação depende também do nível de Ganho?


Isso depende de muitos fatores, com som limpo, um amp de 30W vai ter um volume final na casa dos 35% menor que o volume final de um de 100W. Ele vai distorcer a menor volume, porque o volume final dele é inferior ao de 100W.

Essa questão da relação do volume e da distorção é meio doida, porquê tem muitos fatores pra influênciar, que vão desde a intensidade do sinal de entrada, o tipo de valvula, o tipo de captador, força da palhetada, a relação de ganho do preamp e por aí vai.

SObre a questão amp de marca x handmade. Pra mim isso vai muito do handmade, da marca, do som que você quer, se vai vender ele depois ou não. Se quer um som já consagrado e conhecido ou se quer um som personalizado e por aí vai.

ogner
Veterano
# set/09 · Editado por: ogner
· votar


nichendrix

Cara, vc consegue dizer "O" melhor handmade do brasil ( dos que vc conhece, claro) na sua opinião??

Sei que é difícil chegar a essa conclusão...Mas...

EDIT: A pergunta não é atoa...PRECISO de um Bassmam...
Já cotei com todos os Handmaders que conheço....

Falta a grana e decidir em qual vou fazer....Falta quase nada né.

Abço.

lemingue
Veterano
# set/09
· votar


Super Hero

Minhas sugestões:

Laney LC50C e TT50C

ou

Pedrone Le marc

Abs!

MundoGuitarra
Veterano
# set/09
· votar


Olha, o atenuador é realmente uma ótima opção, na minha opinião, assim como os amps com redução nativa de potência, que não comprometem o timbre. Existe maior disponibilidade de amps com variedade de potência entre os handmades, incluindo a utilização do método de power scaling, com variação contínua da potência.

Eu em todo caso acho que 100W valvulados é muita coisa pra mais de 90% das pessoas que compram amps dessa margem (pelo menos em relação àqueles que tem como objetivo principal saturar as válvulas da potência). Esses mais de 90% são geralmente músicos, profissionais ou amadores, que nunca vão precisar dessa potência toda. Mas claro, se vc quer pq quer um amp de 100W, pq não há do mesmo modelo com menor potência ou pq só há aquele disponível ou pq seu sonho sempre foi ter um stack com amp de 100W, beleza, mas isso é absurdamente alto, é levar uma turbina de avião pra casa :) hehehe

abraços pessoal

erico.ascencao
Veterano
# set/09
· votar


Super Hero
Acho que a melhor pedida é um handmade. Além da Lifesound tem o Pedrone, o Acedo, o Tubeamps, o Electrontubes...

Quanto à potência, dizem por aí que os valvulados têm uma maior pressão sonora (ou seja, volume) do que os SS - considerando a mesma potêcia em cada um deles. 50W dá em sobra pra ensaiar e fazer shows de pequeno porte (show que não precisa microfonar o ampli). Pra tocar em casa pode ser até demais, mas você pode pedir para o handmaker instalar uma chave que divide a potência do amplificador em 2 (ou até em 4), e assim você pode tocar com o controle de master do ampli mais aberto - ou seja, vai aproveitar mais a qualidade sonora das válvulas.

nichendrix
Veterano
# set/09
· votar


ogner
Cara, vc consegue dizer "O" melhor handmade do brasil ( dos que vc conhece, claro) na sua opinião??

Sei que é difícil chegar a essa conclusão...Mas...


Cara, é didícil pra mim dizer isso, eu praticamente não conheço nenhum handmaker. Só toquei em um MG Music Double Deluxe, que tem um som maravilhoso, Fender total e agrada usuários notórios de Fender Vintage como o André Christovan, mas tendo em vista as recentes duvidas sobre a qualidade da construção interna dos pedais da marca eu pensaria bastante em comprar ou não. De qualquer forma o Double Deluxe é um puta de um amp.

O outro que eu recomendo, e esse sem nenhuma ressalva é o Pedrone, o cara é um handmaker excelente, tem excelentes produtos, tanto da linha "copiada" quanto da linha própria dele, além de ter uma qualidade comparável a muitos amps de marca (ao menos pelos que já vi por dentro e por fora).

Agora sobre o Bassman, você já tocou com esse amp? Porquê ele não é um amp tão fácil de se lidar quanto se parece, inclusive é mais difícil de lidar que outros Fender.

MundoGuitarra
Eu em todo caso acho que 100W valvulados é muita coisa pra mais de 90% das pessoas que compram amps dessa margem (pelo menos em relação àqueles que tem como objetivo principal saturar as válvulas da potência). Esses mais de 90% são geralmente músicos, profissionais ou amadores, que nunca vão precisar dessa potência toda. Mas claro, se vc quer pq quer um amp de 100W, pq não há do mesmo modelo com menor potência ou pq só há aquele disponível ou pq seu sonho sempre foi ter um stack com amp de 100W, beleza, mas isso é absurdamente alto, é levar uma turbina de avião pra casa :) hehehe

É isso aí, mas toda vez que falo isso aqui, querem me botar pra judas em sabado de aleluia.

ogner
Veterano
# set/09
· votar


nichendrix

Cara toquei muito rápido em um no Velozzo quando deixei minha guitarra pra ajuste lá. Posso até dar um pulo por lá pra ver se esta ainda...

Mas sou viciado e adoro tudo e todos os sons que saem desse amp.

Ainda por cima li que ele aceita bem pedais, mas não quero usa-lo pra outros fins que não seja ao que ele proporciona...Blues e rock..

Um pedal TS e um bosster limpo no mixamo!!

Vi com o pedrone já sobre o Bassmam dele é uma versão de25W com reverb. 2,200 só o head...Sei que os falantes são muito importantes pra sonoridade do bassmam, no momento possou uma caixa 2x12" com eminense GB128, mas se eu realmente comprar o head faço uma caixa com jensen, talvez 2 x P10.

http://pedroneamps.blogspot.com/2008/10/bassman-reverb.html

Xucrute
Veterano
# set/09
· votar


Super Hero
bLZ? Então cara é aquela historia, voce sabe +/- seu tipo de som,gosto e etc...?! então arisca um handmade, aproveita e pede a chavinha pentodo/triodo (acho que é isso) para metade da potencia, ou até um atenuador.

Aproveitando que vcs tavaum comentando do Bassman, eu nunca toquei em um, mas eu uso direto a simulação dele no meu pod (da pra ter uma noção, ñ da?), e eu acho ele bem parecido com um amp da marshall, não lembro agora se era plexi ou outro...que seja, ouvi dizer que havia um amp da marshall que foi copia de um fender ou vice-versa, qual seria? me corrijaum se esiver errado

Abraços

MauricioBahia
Moderador
# set/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Segundo Greg Koch, 40W é tudo o que vc precisa. Nada mais. É a potência perfeita.



Abs

[edit] ele demonstra como o amp se comporta somente usando o volume e alterando os canais.

ogner
Veterano
# set/09
· votar


MauricioBahia

Esse é um safado, sempre variando entre bassmams, vibros, deluxes da vida!!! Safado!!!

MauricioBahia
Moderador
# set/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ogner

hehehe. Safadão!

Não sou entendido em amps como disse mas, teoricamente, pra que mais de 40W ou 50W se vc pode microfonar?

Abs

erico.ascencao
Veterano
# set/09
· votar


MauricioBahia
50W em 2x12" então...

nichendrix
Veterano
# set/09
· votar


Xucrute
Aproveitando que vcs tavaum comentando do Bassman, eu nunca toquei em um, mas eu uso direto a simulação dele no meu pod (da pra ter uma noção, ñ da?), e eu acho ele bem parecido com um amp da marshall, não lembro agora se era plexi ou outro...que seja, ouvi dizer que havia um amp da marshall que foi copia de um fender ou vice-versa, qual seria? me corrijaum se esiver errado

Os primeiros Marshalls eram cópias descaradas da Fender, o JTM-45 inicialmente surgiu como uma variação do Bassman feita pelo Jim Marshall.

ogner
Cara toquei muito rápido em um no Velozzo quando deixei minha guitarra pra ajuste lá. Posso até dar um pulo por lá pra ver se esta ainda...

Mas sou viciado e adoro tudo e todos os sons que saem desse amp.

Ainda por cima li que ele aceita bem pedais, mas não quero usa-lo pra outros fins que não seja ao que ele proporciona...Blues e rock..

Um pedal TS e um bosster limpo no mixamo!!

Vi com o pedrone já sobre o Bassmam dele é uma versão de25W com reverb. 2,200 só o head...Sei que os falantes são muito importantes pra sonoridade do bassmam, no momento possou uma caixa 2x12" com eminense GB128, mas se eu realmente comprar o head faço uma caixa com jensen, talvez 2 x P10.

http://pedroneamps.blogspot.com/2008/10/bassman-reverb.html


É se você conhece o amp e gosta, vai fundo.

Eu preferi o Blues Deville ao Bassman, porquê o Bassman é muito foda de se tirar um drive, e tem um volume muito cavalar, não consigo tocar com ele no quarto que guardo o equipo, e mesmo tocando na varanda tu ouve as telhas trelando de tanta volume. o Deville não fica atrás, mas por ter 2 canais e reverb, é mais usável, já que dá pra usar o canal drive sem fazer tudo tremer... hehehehehe

Aliás esse foi um dos motivos de eu ter escolhido o Deville, porquê ele é um Bassman "modernizado". Dá pra conseguir muitos dos timbres do Bassman com ele (a maioria por sinal), e conseguir alguns timbres não tão associados aos Bassman.

nichendrix
Veterano
# set/09
· votar


MauricioBahia
Segundo Greg Koch, 40W é tudo o que vc precisa. Nada mais. É a potência perfeita.

Isso me lembra o pessoal da geração do B.B. King naqueles documentparios do Scorsese, eles reclamando que hoje se toca muito alto, que se usa muita potência e muito volume e que isso é desnecessário.

jigo__
Veterano
# set/09
· votar


50 W na minha opnião é a potencia perfeita, num show da pra vc abrir bastante o volume e msm assim dependendo do lugar não da pra colocar no talo...100w é coisa de nego q quer ficar surdo!!!

abç

Super Hero
Veterano
# set/09
· votar


Cara, as respostas de vocês são altamente esclarecedoras =]

nichendrix

Olooco, 100W então é só pra Shows Monstruosos pelo o que eu entendi...

Legal, Baseando-se nessas informações já dá pra definir mais ou menos a potência desse futuro Amp:

- 30W

sendo que com a Tal Chave eu posso ter uma potencia de 15W
acredito que com 15W aqui em casa eu consiga saturar as Valvulas e continuar com as paredes e telhados da minha casa =]

MauricioBahia

então se formos partir desse principio, até mesmo os 15W já dá pra fazer estrago, se for um Show Grande, é só microfonar os 15W

a questão é, ficaria tão bom quanto os 100W sem microfones?

Xucrute

então, hoje eu posso te dizer que eu tenho uma idéia até avançada doque eu quero...

só que temos os velhos problemas de GASes =]
ehaUEHaiuheuAE

Quanto a Questão de Marca X Handmade:

hoje eu tenho uma idéia até que avançada doque eu quero, acredito que com pesquisa Bruta, e esclarecimento de dúvidas eu não vou precisar vender o Ampli por motivos de insatisfação, quando eu pegar só vou vender se eu tiver passando fome, e olhe lá heAUIHEIUahe

não tenho problemas em pegar um Handmade, eu tava vendo os Lifesounds, e aquele Dynaplex deles é um Puta Ampli...
e eles tem o Power Scaling, segundo o site, é possível até tocar com Fones de Ouvido!

todos os Amplis me pareceram ser Muuuuito bons
o problema é que ele demora um Ano pra fabrica-los isso desanima bastante :S

alguém aí tem algum Amp Handmade?
vocês estão satisfeitos?
Por que?


Abração a todos

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


Super Hero
Cara, vc vai tocar em estádios?
Se não, se tua banda é iniciante ou semi-profissional e tocar em lugares fechados, 15WRMS (com falante de 12pol.) já é suficiente. Pode acreditar.
Abç

Xucrute
Veterano
# set/09
· votar


Super Hero
Olha não tenho nada contra a Lifesound (até porque,nunca testei ou escutei), mas esperar tanto tempo é sacanagem não é?

Então vamos lá:
Hoje se eu estivesse com grana eu comprava um desses:
Vídeos:http://pedroneamps.blogspot.com/2009/04/slo-3-mod-video.html
http://pedroneamps.blogspot.com/2009/05/pedrone-slo3-mod-amostras.html
http://pedroneamps.blogspot.com/2009/06/johnnie-slo-3-mod.html
http://pedroneamps.blogspot.com/2009/07/slo-3-mod.html
http://pedroneamps.blogspot.com/2009/02/slo-3-mod.html

Agora, tem os amps do Max (electrontubes) e Paulo Acedo (Acedo audio) Sites: http://www.electrontubes.page.tl/
http://www.acedoaudio.com.br/

O max, tem objetivo de produzir amps mais em conta,sem deixar de ter qualidade, pode pesquisar todo mundo do forum que tem um, idolatra o amp.
Os do Acedo parecem ser amps mais simples (em questão de canais, timbres diferentes e etc...) mas sem deixar a qualidade, e belos acabamentos de lado, e acredito que os amps dele sejão mais vintage.

Agora é com voce cara esses Handmakers possuem diversos modelos diferentes, veja o modelo que se encaixe melhor(estilo e na grana tb hehe)

Bom é isso ae
Abraços, Espero ter ajudado

Alex Vaughan
Veterano
# set/09
· votar


Eu concordo com o Bertola. Tenho Orange Tiny Terror combo, e é o suficiente para ensaios e pequeno shows.

erico.ascencao
Veterano
# set/09 · Editado por: erico.ascencao
· votar


Super Hero
a questão é, ficaria tão bom quanto os 100W sem microfones?
Num show grandinho (digamos, um show em lugar aberto, numa praça por exemplo) a microfonação é indispensável. Só a banda escutrá a pressão sonora dos aplificadores do palco. Para a galera toda ouvir num volume legal é necessário microfonar o ampli e jogar o som dos microfones nos PA's, e estes sim têm uma potência do capeta.

O que você deve tomar cuidado é com relação ao head room. Head room é a capacidade que um valvulado tem de saturar pouco ao simples aumentar de volume. Os Fender Twin Reverb, por exemplo, têm bastante head room, pois você precisa colocar o volume em 80% ou mais pra começar a saturar o som. Já os Marshall saturam mais fácil. Logo, no caso de amplificadores que saturam fácil, se você tocar com o volume bem aberto você pode acabar saturando, o que dificulta para tirar timbres mais limpos.

SK8Boy
Veterano
# set/09
· votar


Qual seria a potencia razoavel de um valvulado pra tocar em um local fechado q comporta aprox. 300 pessoas, (isso sem microfonar o amp)?

jigo__
Veterano
# set/09
· votar


kra pega 50 W, com atenuador e pronto, vc vai ter head room com volume limpo e vai ter distorção em casa oiu qdo precisar!

ab

nichendrix
Veterano
# set/09
· votar


SK8Boy
Qual seria a potencia razoavel de um valvulado pra tocar em um local fechado q comporta aprox. 300 pessoas, (isso sem microfonar o amp)?

Rapaz, com um Deluxe Reverb de 22W já rola um show desses, mas eu recomendaroa qualquer coisa na casa dos 30W tb rola, com 40-50W tu vai folgadaço. Via de regra eu vou com o Blues Deluxe de 40W pra esse numero de gente e nem chego perto de abrir o volume todo.

Super Hero
Veterano
# set/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

ainda não! hehehe =]
realmente acho que o de 30W com o esquema da chave já fica ótimo

Xucrute

é meu, é Foda... um Ano é muito tempo, mas os Amps São bacanas, e o preço é justo até, só que ele tem 2 funcionários e uma grande Demanda... isso é o que fode

Alex Vaughan

essa da potência eu não sabia, tava pensando que era a mesma coisa dos transistorizados...

erico.ascencao

valeu, bem esclarecedor sobre microfonar =]

sobre esse Head Room, então para um bom Clean a altos volumes o Marshall Seria inferior ao Fender, e quanto o Hand Made?

isso é um parâmetro que eu devo informar ao Handmaker?
por exemplo, eu devo especificar um valor, na hora que eu for fazer o pedido, ou isso é uma caracterista natural do tipo de Ampli que eu escolher?

jigo__

pelo o que eu andei pesquisando, esse lance do atenuador é reduzir a potência jogando calor nas valvulas, assim a Valvula trabalha como se estivesse num volume alto...

será que isso não reduz a vida útil das valvulas?

valeu!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A caminho do Amplificador Valvulado