Autor |
Mensagem |
Henrique S. Veterano |
# jul/09
Buenas amigos, mais um topico da "saga" embora direcionado a uma area um pouco diferente de pedais, mas que acredito ser de interesse de alguem interessado em projetos DIY.
Pois bem, ca estou, trazendo este interessante projeto.
Resumo da Opera: um amplificador de 2 canais, cerca de 68W, transistor.
Descrição do Projeto: os prés utilizados serão, o clean do site Handmades, e o sujo, Marshallizer.
A Potencia é baseada no LM3886, que tem um som interessante.
Todos os esquemas e Layouts podem ser encontrados em
www.handmades.com.br no Fórum
no datasheet do componente (LM3886) se encontra tambem dicas valiosas no que tange a alimentação, potencia, impedancia e etc...
http://picasaweb.google.com/JSatriani100/AmplificadorLM3886#
algumas (e poucas) fotos do projeto em andamento, nao tem muita coisa porque comecei ontem a noite =)
conforme o andamento, irei relatando perguntas, sugestoes etc.
valeu =D
|
Ally_Slash Veterano |
# jul/09
· votar
Henrique S. legal cara!Quando acabar,posta alguma coisa pra gente ouvi!Abraço
|
Henrique S. Veterano |
# jul/09
· votar
tem um som postado no handmades
com um amp na mesma linha (pre do site + lm3886)
|
ogner Veterano
|
# jul/09
· votar
Bacana, ein!!! Acompanharei!!
Mas bem que podia ser um valvuladinho né!??! hehehehehe
|
GuitarHome Veterano
|
# jul/09
· votar
Henrique S. Ouvi o som no youtube e achei bemmm legal cara, timbrão com corpo e definido em. Depois que ele ligou o DS-1 achei que casou muito bem. Faz um desses ae pra mim po ^^ haha! Vou acompanhar as fotos! Boa sorte!
|
Henrique S. Veterano |
# jul/09
· votar
ogner
nem me fala cara, problema é que falta tempo ($$$$$$$) hahahahha
tem um projeto de valvulado bem legal no handmades, com 1 valvula só, que custa uns 20 reais.. 3.5w, bom pra estudo
em compensaçao eu tenho um projeto que é "baseado" no Zvex nano head.. devido a indecisao (e falta de $$), vou adiar o valvulado hahhaha
|
Henrique S. Veterano |
# jul/09
· votar
GuitarHome
valeu! =D
me pareceu bom o som tambem, mas tem que ver os falantes tambem..
Faz um desses ae pra mim po ^^ haha!
é mais facil do que parece! hahahah
com bom senso, nao vejo motivos para acidentes ou grandes riscos...
|
MauricioBahia Moderador |
# jul/09
· votar
Henrique S. Show de bola!!!!!! Fotos, fotos!!! Quero montar um varvulado um dia. Vlw!
|
DotCom Veterano |
# jul/09
· votar
Henrique S. Dê nome aos bois: GAINCLONE :D
Quanto ao principal (TRAFO!!!), encomendou onde? Quanto custou?
|
Henrique S. Veterano |
# jul/09
· votar
DotCom
ahh sim os gainclone com lm3886 excelentes por sinal =D
mas o projeto da potencia achei no handmades, pode ser que seja até o mesmo
bom, o trafo eu ainda nao comprei, vou revirar a cidade amanha, mas provavelmente nao vou achar hahahaha
estou pensando em utilizar um que tenho aqui de 2A, para fins de teste ou um toroidal monstro que tenho tambem (pra teste, usar toroidal em amp é sacrilegio) hahahah
se bem que estou ainda pensando na corrente do trafo, acredito que 3A esteja de bom tamanho pro meu uso (pouco volume, nao muitos graves como num baixo) embora 5A pareça o ideal
alguma dica?
|
tomatelol Veterano |
# jul/09
· votar
falando nisso.. não consigo entrar no site do handmades. qq rolo?
|
ogner Veterano
|
# jul/09
· votar
tomatelol Nem eu!!!
|
MauricioBahia Moderador |
# jul/09
· votar
falando nisso.. não consigo entrar no site do handmades. qq rolo? Nem eu!!! tomatelol ogner
Tá fora desde hoje a tarde...
Abs
|
ogner Veterano
|
# jul/09
· votar
MauricioBahia Será um golpe das grandes e demoníacas corporações?
|
Henrique S. Veterano |
# jul/09
· votar
MauricioBahia
fala bahia!
vou tentar tirar o maximo de fotos, o problema é que eu sou "desligado" e quando ve, ja terminei o projeto e fotos, só pronto haha (visto que só tem 7 fotos)
mas vou tirar mais assim que o projeto avancar (amanha comprarei o resto dos componentes)
principalmente da parte "mecanica" da coisa como Chassi, localizacao dos jacks e cabo de forca, controles
e estou ainda pensando no chaveamento dos canais haha, bolando como fazer com um led indicador de preferencia..
abs
|
Henrique S. Veterano |
# jul/09
· votar
tomatelol ogner MauricioBahia
ta fora de novo, tempos que nao acontecia..
|
DotCom Veterano |
# jul/09
· votar
Henrique S. Sobre o trafo, você vai ter que definir primeiro qual a tensão de alimentação do ampli.
Se você for montar ele com 68w mesmo, vai usar falante de 4 ohms, com alimentação simétrica 28-0-28 (assim diz o datasheet).
68w em 4 ohms dá uma corrente de 4,12 A rms no falante, o que corresponde a um pico de até 5,8 A.
Mas esses valores são considerando um uso extremo (você vai estar na potência máxima do ampli o tempo todo). Esse uso nunca existe na prática, você vai ficar muito longe disso.
Acho que um trafo de 3 ou 4 A é suficiente.
|
Henrique S. Veterano |
# jul/09 · Editado por: Henrique S.
· votar
DotCom
a principio, tensao de 28V mesmo
68w em 4 ohms dá uma corrente de 4,12 A rms no falante, o que corresponde a um pico de até 5,8 A.
nao sabia disso (ou deixei passar no datasheet, viu la?)
ah uma coisa, corrija-me se eu estiver errado
se eu preciso de uma tensao de 28V eu posso utilizar um trafo de 18V, que apos a retificaçao fica em torno de uns 30V nao?
feito!
|
DotCom Veterano |
# jul/09 · Editado por: DotCom
· votar
nao sabia disso (ou deixei passar no datasheet, viu la?)
Não tem no datasheet não... Isso aí é aplicaçao de formula.
se eu preciso de uma tensao de 28V eu posso utilizar um trafo de 18V, que apos a retificaçao fica em torno de uns 30V nao? Na verdade, o trafo seria de 20V.
A conversão entre tensão de pico e tensão RMS é: Vrms = Vp / 1,4
É importante usar uma filtragem boa (capacitores grandes) pra que a tensão não caia muito nos picos de potência.
|
Henrique S. Veterano |
# jul/09
· votar
DotCom
ah sim! me equivoquei na estimativa
"chutei" 18 com o mesmo calculo Vp = Vrms . sqrt2 mas 18 na realidade daria 25V
a principio, capacitores de filtragem 2200uF/50V acho que estao de bom tamanho né?
valeu!
|
DotCom Veterano |
# jul/09
· votar
Henrique S. a principio, capacitores de filtragem 2200uF/50V acho que estao de bom tamanho né? Acho que sim... Depende um pouco da utilização também.
Imagino que pra guitarra esse valor seja razoável. Mas deixa espaço pra colocar mais um par de capacitores na placa, caso você sinta o grave rachar fácil.
|
diego gr Veterano |
# jul/09
· votar
PQP que tópico foda! li tudo aqui hehehehehe
espero um dia tbm montar um transistor pra mim, tem sua utilidade...
Quero ver como vai ficar hein! Boa sorte! \m/
|
DotCom Veterano |
# jul/09
· votar
espero um dia tbm montar um transistor pra mim, tem sua utilidade...
Além da diversão que é montar, a satisfação de ver algo que você montou funcionando é enorme.
|
ZAS Veterano |
# jul/09
· votar
Henrique, o www.handmades.com.br está fora do ar há dias. Você não pode disponibilizar o arquivos pra que a gente acompanhe, discuta, monte...? A coisa aqui tá andando e quem não tem os arquivos está ficando pra trás!
|
Henrique S. Veterano |
# jul/09
· votar
ZAS
beleza, vou ver se acho um servidor pra colocar tudo, algum nao precisa de conta?
o rapidshare nao precisa, mas é uma droga pq tem limite de download hehehhe
DotCom
pensei nisso tambem, qualquer coisa eu tenho uns "reserva" de 4700uF
diego gr
valeu cara, eu faço mais pela diversão em montar, e no fim a satisfação de ver algo que você montou funcionando é enorme.(2)
|
Henrique S. Veterano |
# jul/09 · Editado por: Henrique S.
· votar
coloquei mais algumas fotos, ja coloco os arquivos...
http://www.easy-share.com/1906849778/arquivos amp.rar
ta na mao
na noite eu coloco algumas observaçoes interessantes..
edit 2
juntem tudo se nao entrar direto o link
|
DotCom Veterano |
# jul/09
· votar
Henrique S. Como foi que você fez as placas?
|
ZAS Veterano |
# jul/09
· votar
DotCom, veja os links, se é sobre a confecção de placas que você quer saber:
Transferência de toner Processo fotográfico
|
ogner Veterano
|
# jul/09
· votar
ZAS
Po, valeu. Profissa esses esquemas e nem tão complicados. Pelo menso o primeiro.
Valeu!!
|
DotCom Veterano |
# jul/09
· votar
ZAS O método desse cara pra o toner ficou bem rápido, mas é bastante complexo também...
|