Ajuda - Quem usa alto falantes mais potentes que o amplificador?

    Autor Mensagem
    blackened
    Membro Novato
    # jan/14


    Tenho 3 Falantes de 300 watts, 2 de 400 watts e 1 de 100 watts. Uma mesa de som não amplificada, mixer, equalizador, computador e 3 amplificadores (1 de 100watts e 2 de 200watts). Quero ligar guitarras, baixo e microfones na mesa - mixer - computador e nos amplificadores em cascata para depois ligar nas caixas (tipo um estúdio). Minha dúvida é para aqueles que usam, não para os que já ouviram falar... Posso ligar alto falantes com potência de 300, 400 watts em amplificadores com potência de 100, 200 watts? No site da Bravox diz que os alto falantes devem ter potência maior que os amplificadores, mas os "técnicos" com quem converso dizem o contrário! O que devo fazer?
    http://www.bravox.com.br/portal/materia.asp?id_CON=956

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    blackened
    Essa não é uma boa opção - ligar guitarra e baixo em mesa.
    O que vc tem que fazer é ligar os instrumentos (baixo e guitarra) em amps próprios para eles, e os microfones de voz na mesa.
    Vía-de-regra o ideal é que a potência dos falantes seja sempre MAIOR que a máxima fornecida pelo amp.
    Abç

    blackened
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    Sei que alguns irão dizer que aqui no fórum esse assunto já foi discutido e tal, mas eu li quase todos os tópicos sobre esse assunto aqui e em outros fóruns, pesquisei, conversei com guitarristas e baixistas, e não obtive resposta convincente, por isso gostaria de saber de quem realmente usa alto falantes mais potentes que os amplificadores: Isso é possível? Queima o amp ou o falante? Há perda de potência significante? Por favor me ajudem!

    blackened
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    Obrigado pela resposta Mauricio Luiz Bertola, mas quero gravar no computador, como em um estúdio, por isso ligaria na mesa...

    blackened
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    O som das caixas captadas por alto falantes? Hum... é uma opção Valew.

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    blackened
    alto falante precisa de potencia maior sim, se for menor ele queima precisa de tolerância. a impedância que precisa ser respeitada.

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    blackened

    Mesmo em studio, principalmente as guitarras, a melhor solução é ligar num ampli e microfonar a boca do ampli... Salvo exceções.

    De qualquer forma, se você quer gravar tudo em mesa/computador, usando suas palavras, "como em um estúdio", não vai necessitar destes alto falantes. Venda todos e compre um par de monitores decentes.

    "Os técnicos que conheço dizem o contrário"

    Se o cara falou para ligar um falante de potência menor (somatória total) que a potência do ampli.....definitivamente ele é tudo, menos técnico.

    Falantes sempre um pouco mais potentes (somatória total) que a potência do ampli, uma tolerância, para não haver distorções ou queima.

    Contudo, há de ter bom senso. Se ligar um ampli de 15W numa caixa de 200W, não haverá potência para estimular o falante e o ampli vai virar uma torradeira de pão.

    15 à 25% de potência total das caixas em relação a potência do ampli é aceitável.

    E por último:

    Você fala em "falantes".......falantes por si só não são caixas, nem monitores. Tenha 100 ou 300W, sem uma caixa projetada para tal, e com função definida de faixas de frequência a serem trabalhadas eles não passa de cones de papel com um som horroroso.

    blackened
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    Obrigado Lelo Mig. 15 à 20% de potência maior da somatória dos falantes em relação ao amp... me falaram em até 150%... tipo dois falantes de 100 watts e um amp de 100 watts... isso não é real então?

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    blackened

    Cara, entenda o seguinte, a coisa não é tão simples, só ir ligando

    "amp de 100 watts"

    Ampli ou potência? Mono? Stereo? 100 W Mono? 50 W por canal? 100 W por canal? Em que impedância?

    "falantes de 100 watts"
    Falantes iguais? 100 W em que impedância? Quantas Polegadas?

    Se forem 12", vai faltar graves e agudos......se forem de 20" vai faltar médio e agudos.

    Isso é muito complexo, não se trata de ligar falantes em amplis, apenas....

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Lelo Mig

    Contudo, há de ter bom senso. Se ligar um ampli de 15W numa caixa de 200W, não haverá potência para estimular o falante e o ampli vai virar uma torradeira de pão.

    não entendi essa parte, pegando este exemplo: apm 15w, caixa de 200W e mais uma caixa de 30W. impedância do amp=impedância das duas caixas =8 ohms

    a caixa de 200W pode queimar o amp? porque do ponto de vista elétrico a potencia vai ser P=U^2/R, como as duas caixas tem a mesma impedância, como uma com potencia maior pode queimar o amp?

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/14
    · votar


    Luiz_RibeiroSP


    Hehehe.........é força de expressão!

    Esqueça impedância neste exemplo que dei, a resistência nesse exemplo, não conta (parto de princípio que esta de acordo) eu falo somente em potência......O ampli não têm potência "força" para estimular os falantes, "mover os cones e deslocar o ar" que esta caixa precisa.

    Esta subdimensionado..... pode haver, por conta disso, um super aquecimento do circuíto. É igualzinho subir ladeira de mobilete.

    blackened
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    Pra fechar: Esquecendo a qualidade do som, se eu casar as impedâncias e trabalhar com no máximo 25% a mais na somatória de potência dos falantes em relação ao amplificador, as chances de estragar algum equipamento são mínimas! Certo?

    alfacorrea
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Veja: um alto falante tem uma determinada faixa de frequencia onde ele vai trabalhar bem e determinados pontos de frequencia onde ele vai "sofrer" mais para dar a resposta de som que o amplificador está lhe enviando.

    Existem muitos casos de danos em alto falantes quando é jogada uma determinada frequencia muito grave e com muito volume para um falante. Assim, se vc possui um amplificador de 100 Watts RMS e manda graves de um contrabaixo com frequencias por volta de 60 a 100 Hertz com o volume no máximo, existe uma grande possibilidade de alto falantes de 150 Watts que não sejam projetados para aguentar estas frequencias bem graves ficarem com danos.

    Os alto-falantes projetados para reproduzir as frequencias de um contrabaixo, são feitos com bordas mais acolchoadas e são normalmente maiores, com 10, 12 ou até 15 polegadas de diâmetro, para aguentar a "pancada" que o grave de um contrabaixo dá no cone do alto-falante.

    Os alto-falantes projetados para reproduzir as frequencias de uma guitarra normalmente não necessitam de bordas acolchoadas (somente com média movimentação) e possuem o centro do cone voltado para soltar mais os médios, são falantes de 10 a 12 polegadas.

    Para a voz, as caixas que possuem "cornetas", mid-rangers e tweeters respondem bem para dar qualidade ao timbre.

    Assim, casar as impedâncias é apenas o primeiro passo. Equilibrar as potências seria um segundo passo e determinar as divisões da frequencia um terceiro passo.

    As vezes, para um sistema de "som de studio" ter uma caixa bem equilibrada e bem "litrada" com um par de falantes de 10 polegadas e tweeter de 150 Watts pode te dar resultados melhores do que 2 caixas com 2 falantes de 12 polegdas e 600Watts RMS.

    Mas, resumindo, uma margem de 50% de tolerancia dos falantes não faz mal a ninguém...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/14 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
    · votar


    blackened
    Obrigado pela resposta Mauricio Luiz Bertola, mas quero gravar no computador, como em um estúdio, por isso ligaria na mesa...

    Mais um equívoco...
    Ou vc microfona os amps dos instrumnentos específicos (como bem observou o Lelo Mig) ou usa pré-amps, "speskers-simulators" e simuladores de amps se for ligar direto na mesa. Isso não é econômico para vc... É para estúdios profissionais...
    Cara, acho que vc não entendeu... Se vc quer gravar, use amps para os instrumentos microfonando-os e ligando na mesa e daí para o gravador (no caso, um PC e o programa específico para tal fim). Ponto-Final.
    SE quer fazer um "mini-P.A" para utilizar "ao vivo" ou num local qualquer (como um estúdio de ensaio), Utilize sua mesa, ligada ao amplificador (power amp) e use 4 caixas (2 por canal), com a taxa de impedância correta para cada canal (e por conseguinte a ligação das caixas), com (+ ou -)25%, no mínimo de sobra de potência em favor das caixas para a potência máxima entregue para cada canal.
    Abç

    blackened
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola, Power amp é muito caro. Tenho que me virar com o que tenho mesmo. Vou ligar meus amps nos falantes casando as impedâncias e deixando uma margem razoável para os falantes. Vou microfoná-las e ligar na mesa - equalizador - computador. O som dentro do "estúdio" vai dar para o gasto, mas minha dúvida agora é: Posso deixar uma margem de 50% a mais na somatória dos falantes em relação à potência, como disse o alfacorrêa?

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    blackened

    Amigo, acho que há um desencontro aqui e sinto uma certa teimosia ou no minímo ânsiedade, porque parece que você não esta lendo o que a galera postou........

    - Se você quer um estúdio para gravação NÃO PRECISA DESSES FALANTES, faça dinheiro com eles e compre um par de monitores. Menores, muito melhor qualidade em todas as frequências e feito para tal.

    - Se você quer um estúdio para ensaios, o ideal é trabalhar com os instrumentos plugados nos amps de instrumentos e ainda que microfone a boca dos amplis vai precisar de um P.A para os vocais e esta microfonagem. E este P.A são caixas balanceadas para todas as frequências, com os falantes certos, nas medidas certas, com divisor de frequência e tudo mais.

    Somente a capacidade em Watts de seus alto falantes NÃO significam nada. A galera toda tá falando em qualidade e qualidade se obtém no projeto e balanceamento das caixas, sejam monitores, sejam, P.As, sejam retornos.

    Mas já que você insiste nessa relação "potência ampli vs potência falantes" prá finalizar de minha parte......pode ligar, não vai estragar nada!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    blackened
    Como o Lelo Mig disse acima, parece que vc está ansioso e confuso.
    Afinal, o que vc quer?
    Já deu pra perceber que vc não sabe e que, quando te questionamos, vc não sabe o que responder e fica preso a preconceitos.
    Se vc não tem um power amp e tem uma mesa NÃO amplificada, alto-falantes (caixas, na verdade) não te servirão de nada...
    Abç

    JJJ
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    "Quem usa alto falantes mais potentes que o amplificador?"

    errrr... todo mundo, que eu saiba... é o normal, não é?

    blackened
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    Vejam bem, eu disse em outra postagem (soblinhei inclusive) que a qualidade do som não era importante. Escrevi também que muitas pessoas me disseram que o correto é usar amplificadores com potência maior que a somatória dos falantes, e que o que eu queria saber é quem fazia o contrário. Disse que pesquisei, li neste e em outros fóruns sobre isso e que não havia encontrado consenso no assunto. A discussão acabou se voltando, em certo momento, para a gravação na mesa de som, o que também me interessa, mas eu li todos os posts e coloquei um "ponto final" em minhas dúvidas, quando escreví: Pra fechar: Esquecendo a qualidade do som, se eu casar as impedâncias e trabalhar com no máximo 25% a mais na somatória de potência dos falantes em relação ao amplificador, as chances de estragar algum equipamento são mínimas!, mas como me disseram que poderia usar 50% mais me interessei e acabei continuando a perguntar, não sabia que não podia... desculpem se ofendi alguém. Agradeço a todos que responderam educadamente e me ajudaram neste post a sanar minhas dúvidas. FIM

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/14
    · votar


    blackened

    Só em relação a "potência amp vs potência falantes" para finalizar e não parecer mal educado, ainda que, repito, não é a resposta correta, mesmo que seja só isso que você deseje saber.

    Então, para esclarecer qualquer dúvida, eis o que precisa saber para ligar seus falantes:

    Ao associar falantes, (sem o uso de qualquer tipo de filtro, capacitor, resistor, e etc) em série ou paralelo, mudará a forma como o ampli "enxerga" a impedância.

    - 2 falantes com impedâncias iguais, ligados em paralelo, dividem a resistência. 2 falantes de 8 Ohms ligados em paralelo resultará em 4 Ohms.

    Se um amplificador fornecesse 100W em 2 Ohms (50W a 4 Ohms) essa potência seria dividida igualmente e cada falante receberia 50W.

    - Ligados em série a impedância equivalente é a soma das impedâncias de cada falante. Ou seja, dois falantes de 4 Ohms resultará em 8 Ohms.

    Se tivermos um amplificador que forneça 100W em 8 Ohms (200W a 4 Ohms), essa potência será dividida igualmente e teremos cada falante reproduzindo 50W, como no caso dos falantes em paralelo, a diferença é que para conseguirmos 50W em cada falante, foi necessário um amplificador que forneça 200W em 4 Ohms enquanto que no caso paralelo era preciso um amplificador de 50W em 4 Ohms.

    Sabendo combinar os falantes e à partir daí saber exatamente o quanto de potência terá em cada falante:

    1- O Ideal é que a potência do conjunto seja 15 à 25% maior que o ampli fornece, para um bom aproveitamento da força do ampli e sem risco de sobrecarga nos falantes, até porque, não trabalhará no pico de potência 100% do tempo.

    2- Se for menor, queimará ou danificará os falantes.

    3- Se for mais de 25%, não estraga nem os falantes nem o ampli, mas à partir de um ponto essa sobra muito grande de vazão nos falantes, irá gerar desempenho abaixo do desejado resultando em sub utilização dos mesmos e comprometimento do som.

    4- Se a sobra for MUITO grande, além de som ruim, por falta de força para excitar os falantes, poderá gerar super aquecimento do circuíto do ampli.

    Boa sorte!

    Ramsay
    Veterano
    # jan/14 · Editado por: Ramsay
    · votar


    blackened

    Cara, 25% a mais na somatória de potência dos falantes em relação ao amplificador tá mais do que bom e ainda sobra porque os alto-falantes de guitarra tem uma tolerância em torno de 10% a mais que o valor anunciado.

    O alfacorrea sintetizou tudo, mas, se é pra ligar no micro (minha opinião pessoal) ao invés de microfonar você deveria comprar uma interface USB tipo Focusrite, Fast Track USB (M-Audio) ou similar, e digo isso porque não adianta você microfonar o amp ligar numa mesa e daí no micro, porque a placa de som on-board ou off-board se não for alta qualidade como as fabricadas pela M-Audio e similares vai propiciar um som inferior ao que você espera, simples assim...

    Delson
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Quem usa alto falantes mais potentes que o amplificador?
    Acho que todo mundo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda - Quem usa alto falantes mais potentes que o amplificador?