Ok, mais um que montou um Amplificador

Autor Mensagem
ZAS
Veterano
# jul/09
· votar


Vc pode pular alguns passos ou substituir produtos conforme vc vai experimentando o processo. Papel pode ser o desses encartes de grandes lojas ou revistas semanais. Pra dissolver o papel antes de corroer a placa, é só deixar por mais ou menos meias hora naquele tanque com água, sabão e roupas de molho.

Henrique S.
Veterano
# jul/09
· votar


DotCom

transferencia termica, papel glossy 180g

na minha opiniao é o com melhor resultado

ja usei papel de revista (tem que ser aqueles de predio que dao no sinal, mais duro) e couche, mas o glossy é superior

Henrique S.
Veterano
# jul/09
· votar


Bom, tirando o pó do topico

Estou colocando mais fotos.

Algumas observaçoes pra galera

1 - Este é um projeto que trabalha com tensões um pouco mais altas, e lida diretamente com a alimentação do projeto , portanto, é necessario uma atencao redobrada pra quem ja possui uma certa experiencia, principalmente na parte de "polaridade" dos componentes, se algum estiver trocado pode causar um acidente..

2 - é um projeto extenso, portanto é necessario controlar a afobação e nao ficar com aquela "pilha" de vou terminar tudo hoje mesmo pois a chance de esquecer algo é grande, e leva tempo para revisar tudo e no fim, voce gasta mais tempo (e se estressa mais)

3 - Acho que isso ja é de conhecimento geral, mas vou reforçar, este não é um bom "primeiro projeto" pois as trilhas das placas sao proximas demais, e requer pratica.

4 - Algumas ferramentas que na montagem de pedais eram boas mas nao necessarias, acredito que tenham maior importancia neste projeto, tais como: multimetro, sugador de solda, bons alicates, "espaguete" termoretratil, furador de placas (ou micro retificadora tipo "Dremel")

5 - O Integrado LM3886 esquenta MUITO, ou seja, necessita de um dissipador de preferencia grande e eficaz, no caso vou utilizar um de computador e um cooler também (e estou estudando possibilidade de colocar mais 2 para refrigeracao interna do chassi, como precauçao)

http://picasaweb.google.com/JSatriani100/AmplificadorLM3886#

ai vao as fotos

MauricioBahia
Moderador
# jul/09
· votar


Henrique S.
Alucianante!!! Muito legal ver o trabalho sendo feito e as fotos do processo todo acontecendo. Sensacional.

Aliás, tem um camarada aqui no FCC montando um valvulado, não sei sei viu?

Enfim, parabéns cara!!!!

Abs

Henrique S.
Veterano
# jul/09
· votar


MauricioBahia

ahhh sim tinha visto o topico

valvulados costumam ter circuitos mais simples (só resistor e capacitor, tirando os mesa boogie) , mas requerem um cuidado mais apurado (500V não é uma bateria 9V heheh)

quando sobrar um tempo ($$$ hehe) vou montar um Zvex nano head acho..

enfim, as fotos estao uma droga pq a camera é meia boca (3.2, do celular) e o fotografo é um pouco pior, mas da pra ter uma ideia..

quando eu começar a parte de montagem (chassi etc) vou tirar uma cacetada de fotos, pois é uma area que nao domino e vou precisar parar pra pensar (e consequentemente irei tirar umas fotos, até pra examinar na tela do pc) antes de fazer as coisas

Valeu cara!
abc!!

ogaitnas
Veterano
# jul/09
· votar


Henrique S.

Tá ficando legal o esquema :)

O chassis, vi uma vez no handmades um cara que fez usando chapas de gabinete de pc, que são feitas de um metal mais macio e fica fácil de cortar.

Henrique S.
Veterano
# jul/09
· votar


ogaitnas

acho que é tipo um zinco, ao menos me lembra um pouco o zinco..

queria ver se nao tinha algumas medidas prontas, pq eu nao tenho a minima ideia de medidas pra isso, se eu tiver que planejar, vai ficar do tamanho de um cabecote de JCM800, superdimensionado hehehe

Henrique S.
Veterano
# jul/09
· votar


AH quase me esqueço

Aquele resistor com um fio vermelho enrolado não é gambiarra! (embora pareça muito)

aquele fio funciona como um indutor em paralelo com o resistor (utilizei fio esmaltado, o mesmo de captadores, bobinas em geral) e usei aquele fio para ligar o resistor na placa, pq achei que o terminal do mesmo poderia quebrar..

DotCom
Veterano
# jul/09
· votar


Henrique S.
3 - Acho que isso ja é de conhecimento geral, mas vou reforçar, este não é um bom "primeiro projeto" pois as trilhas das placas sao proximas demais, e requer pratica.

Que nada, o bom é começar com valvulado mesmo, o próximo passo é montar um ônibus espacial... Só é ir no google e pegar as instruções!! hahaha

Eu gosto é quando o circo pega fogo. O povo acha que conhecimento técnico em eletrônica não vale nada e que circuito é LEGO... Bom, deixa eles.

(me referindo ao tópico do primeiro valvulado do outro lá...)

MauricioBahia
Moderador
# jul/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Olha que foto legal que achei sem querer: (amplia bastante clicando)

http://img403.imageshack.us/img403/7011/dentrotsljo7.jpg

Avs

DotCom
Veterano
# jul/09
· votar


MauricioBahia
A Marshall aderiu ao uso da PCB porque isso dá mais uniformidade aos amplificadores, além de permitir uma fabricação em maior escala.

É bonito de ver o interior do ampli assim.

MauricioBahia
Moderador
# jul/09
· votar


DotCom

A Marshall aderiu ao uso da PCB porque isso dá mais uniformidade aos amplificadores, além de permitir uma fabricação em maior escala.

Como era feito antes?

Abs

Henrique S.
Veterano
# jul/09
· votar


MauricioBahia

que amp é esse? Mode Four?

a menos que eu esteja cego e meio maluco (o que é provavel hehe) aquelas 4 "coisas" a esquerda sao os soquetes de valvulas


Como era feito antes?


ACHO que ele esta se referindo ao metodo Ponto a ponto, onde se liga componentes pelos proprios terminais usando placa com ilhos ou os "turrets" numa montagem parecida com a do camarada do valvulado la...

Henrique S.
Veterano
# jul/09
· votar


DotCom
Que nada, o bom é começar com valvulado mesmo, o próximo passo é montar um ônibus espacial... Só é ir no google e pegar as instruções!! hahaha

Eu gosto é quando o circo pega fogo. O povo acha que conhecimento técnico em eletrônica não vale nada e que circuito é LEGO... Bom, deixa eles.


hahahha daqui a pouco primeiro projeto vai ser um Mesa/Boogie VTwin..

quero meu lego eletronico pra montar um Mesa/Boogie Lonestar (ô amp complicado) hahahaha


A Marshall aderiu ao uso da PCB porque isso dá mais uniformidade aos amplificadores, além de permitir uma fabricação em maior escala.


com certeza, principalmente para as linhas feitas na china (esse ai ta escrito made in england, mas pode muito bem ser fabricado na china e só montado na inglaterra)


É bonito de ver o interior do ampli assim.


embora eu goste da montagem Ponto a ponto (tem seu charme hahah) concordo, um layout bem feito poupa aquele "ninho de rato" de fios pra tudo que é lado...

buddy guy
Veterano
# jul/09
· votar


Henrique S.
Poxa Henrique,muito ouço falar em valvulado e sei que é o sonho de muitos.Mais sei lá, meu professor tinha um tech-21 que vou falar viu,não sei até onde um ampli desses ficaria a dever para um valvulado, heim?

DotCom
Veterano
# jul/09
· votar


MauricioBahia
Antes era montagem ponto a ponto, logicamente feito à mão.

Isso, em conjunto com a margem de erro dos componentes, permitia de vez em quando sairem uns amplis maravilhosos, como também sair um monte de porcaria.

Hoje em dia eles são bem mais parecidos.

Henrique S.
Veterano
# jul/09
· votar


buddy guy

acho que "ficar devendo" é questao de gosto mesmo velho

Henrique S.
Veterano
# jul/09 · Editado por: Henrique S.
· votar


Bom, sobre o amp, estou enfrentando 2 probleminhas heheheh

1o)Transformador, é foda de achar um de 3A na esquina, vou ter que mandar enrolar um

mas estou achando que, por hora vou usar outro, ou de 5A ou de 1.6A para testar e brincar (nao passo do volume 1 nem com o meu de 20W aqui hahha)

2) Chassi, esse acho que vou conseguir um tipo "rack" mas acho que isso só na semana que vem, até la...


um terceiro, nao tao importante, o chaveamento, antes ia usar um com LDRs (que postei o esquema) mas estou bem "inclinado" a utilizar um sistema com Relés

http://pt.wikipedia.org/wiki/Relé

outra coisa que nao tinha pensado é, vou ter que fazer outra fonte dedicada para os coolers, ia utilizar a mesma dos prés (pois sao 12V tambem) mas nao vai ter corrente suficiente para os 3 coolers + pré...

mas isso é o mais facil..


edit

tenho mais algumas fotos, vou postar em seguida

new-dawn
Veterano
# jul/09
· votar


1o)Transformador, é foda de achar um de 3A na esquina, vou ter que mandar enrolar um

é msm dificil achar !!!]
consegui um em uma eletronica na seção Sukata
de uma olhada nas sukatas das eletronicas
OBS: Tbm ñ sera facil !!!!

Henrique S.
Veterano
# jul/09
· votar


new-dawn

ja dei uma olhada em sucata, mas encontro mais é de 1A, 1.6A, 2A

mas vamos ver, tem um monte sucatao por ai hahhah

ZAS
Veterano
# jul/09
· votar


é msm dificil achar
Estou comprando os componentes... De fato, os transformadores são peças difíceis de encontrar, além de mais caras! 'Vi' (por telefone) que no centro do Rio tem o de 15-0-15/1A por R$25,00 e o 24-0-24/3 por R$64,00.
Exceto os capacitores eletrolíticos, é claro, quais devem ser de poliéster? Algum deve ser 'de melhor qualidade'?

Henrique S.
Veterano
# jul/09
· votar


ZAS

po 60 pila ta tranquilo ainda..

bom, eu usei quase tudo poliester, porque eu tenho uma grande quantidade deles aqui, mas nao vejo problemas em usar todos ceramicos...

em valores bem baixos (pF) acho que voce só encontra ou Ceramico, ou Mica prateada, sendo que o de mica vai custar uns 10 reais cada aeuhaeuhae

os eletroliticos que usei sao Siemens, mas é pq tem um tempinho que estao guardados, hj o equivalente seriam os Epcos se nao me engano...

Tycoon
Veterano
# ago/09
· votar


Mande um email para a Compo Esquema e peça um orçamento passando as especificações do trafo.
Comprei 4 trafos com eles e recebi bem rápido e veio do jeito que pedi.

ps.: Não tenho nenhuma ligação com essa empresa. Apenas comprei lá e fiquei satisfeito.

Henrique S.
Veterano
# ago/09
· votar


Tycoon

valeu pela dica, vou mandar um email sim

só por curiosidade, se nao for incomodar, quanto foi mais ou menos os trafos?

=D

valeu! abç

Henrique S.
Veterano
# ago/09 · Editado por: Henrique S.
· votar


bom, consegui o chassi do amp, vai ser um rack com medidas semelhantes ao rack RK 2U-B desse site

http://www.naokometalurgica.com.br/produtos-padronizados.php

o painel vai ser basicamente assim

http://lh5.ggpht.com/_9CvzfUoK8dU/Snd5aCgZS8I/AAAAAAAAAfQ/-Rq-CDVfnFA/ s720/AmpGeral.jpg

(nao consegui exportar do corel pra JPG por causa das medidas)

http://lh4.ggpht.com/_9CvzfUoK8dU/Snd545ClTvI/AAAAAAAAAfY/8-6nFX6uAXw/ s912/amp.jpg

assim "desmontado" para facilitar a visualizacao da fonte que usarei e etc =)

MauricioBahia
Moderador
# ago/09
· votar


Henrique S.
Esse último link tá quebrado hein... Pô cara, vai ficar show!
Abs

Henrique S.
Veterano
# ago/09
· votar


MauricioBahia


valeu =D

ai o link, direto do album

http://picasaweb.google.com/JSatriani100/AmplificadorLM3886#5365891499 326525170

MauricioBahia
Moderador
# ago/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Henrique S.
Pô, usa um LED ambar...heheh. Me amarro. Não sei se é âmbar o nome certo, mas é uma amarelo tipo o daquelas amps antigos, sabe o que tô dizendo?
Abs

ps. LED vermelho é muito comum. ;-)

Henrique S.
Veterano
# ago/09 · Editado por: Henrique S.
· votar


MauricioBahia

amarelo que eu lembro é ambar

coloquei vermelho pq a principio nao vou usar um led, vou usar um olho de boi com uma lampada, e só achei vermelho

olho de boi é esse troco verde nesse pedal da MG

http://user.img.todaoferta.uol.com.br/R/G/3A/ZFARZJ/1227121950271_bigP hoto_0.jpg

mas a ideia ainda é valida, posso trocar por um led 10mm, que tem de qualquer cor, no mesmo furo =)

MauricioBahia
Moderador
# ago/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Henrique S.
Legal esse olho de boi! Âmbar é um amarelo desbotado indo pro laranja... heheh. Mais ou menos o tom da luz na persiana:
http://farm3.static.flickr.com/2480/3679838256_8bb554d7b7.jpg
Abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ok, mais um que montou um Amplificador