Caixa para guitarra - litragem e dimensões importam?

Autor Mensagem
    edalko
    Veterano
    # jul/09

Olá...

Estou abandonando minha 4x10" para passar para 2x12".

Após consultar inumeros sites e comentários esparsos aqui no FCC decidi fazer minha própria caixa em MDF 18mm.

Segundo essas consultas, a litragem e dimensões da caixa, no caso de guitarra, não tem importância, haja vista a frequencia de atuação, que se restringiria, basicamente em sons médios, de modo que a caixa não teria muita influencia sonora.

Notei que as marcas utilizam diversas dimensões e litragens diferentes e optei por fazer uma caixa compacta então, meio na linha da Carvim.

Após sua construção 63x40x30cm e utilizar 3 marcas de falantes de considerável respeito (Celestion, Novik e Eminence), noto que em drives de alto ganho noto que meu som tem um "q" de fuzzzzz bem areiado meio cricri.

Consultando um colega do fórum de gabarito foi me dito que a caixa deve ser feita de acordo com as especificações de cada falante.

Ocorre, no entanto, que se assim fosse, porque no caso de falantes Celestion Vintage30 (p. ex.) há diferença entre as dimensões das caixas entre as diversas marcas ou mesmo de uma mesma marca???
    Se assim fosse, para se extrair o melhor rendimento do alto-falante não deveriam as caixas que usam o mesmo falante ter dimensões iguais???

No site da Celestion, acerca de construção de caixas, não há qualquer ressalva sobre litragem e dimensões, sendo que a atenção é voltada à propria estrutura que deve ser robusta, havendo informações sobre uso de caixa fechada ou semi-aberta (contrariando entendimendo acima).

Já a Eminence possui software complicado pra caramba para se calcular o tamanho certo da caixa para cada modelo de falante (corroborando o entendimento acima).

Portanto, no caso da CAIXA para GUITARRA, a litragem e dimensões influenciam significativamente no som????? Significativamente no sentido de acrescentar AGUDOS, MEDIOS, GRAVES, deixar o som mais ABERTO, ENCORPADO, ABAFADO, deixando-o mais ou menos areiado, mais claro ou definido, etc.

No meu caso, esse com fuzzy bem areiado é em decorrência da caixa????

Abraços

edalko
    Veterano
    # jul/09
    · votar

acabei de receber uma resposta da SOLDANO (meu amp é um SL60):

Eduardo,
    your cabinet is probably not the problem. Generally speaking the larger the volume the better the bass response. You cabinet has about 2/3 the volume of our 2x12 cabinet which measures 28 x 18 x 14 inches, so I would expect yours to have less deep bass, but I think the problem is the speaker choice. Both of thoses speakers are very stiff to handle the high power and don't sound musical unless they are pushed very hard. Try some lower power speakers if you can.
    Bill Sundt

E aí????

ogaitnas
    Veterano
    # jul/09
    · votar

edalko

Falando pela exp. que tive montando minha 1x12, litragem não importa a menos que a caixa seja completamente fechada, se for 2/3 ou 1/3 aberta, isso já não influencia no som (o bastante para que vc perceba), já o negócio da potência do falante adequada ao ampli, influencia bem, eu liguei um falante que era de 200w rms (só para testar), no amplizinho que uso de 10w, ele só soltava um som decente com o volume do 7 para cima, quase no limite do ampli, antes disso, ele perdia muito do som, fico meio xoxo, depois que comprei um de potência mais baixa (80w, ainda é alto), mas bem mais próximo, melhorou bem, do 2 para cima o ampli já fala direito. Estou um falante natts 1/2 genérico de 12, foi o falante mais em conta que achei heeh eu ia pegar um jensen mod de 30w, mas aí a grana apertou e tive que restringir o projeto.

Minha caixa é 2/3 fechada (medida não exata deve ter uns mm de diferença pq usei uma serra grande para cortar a madeira), o resultado ficou bom pacas, mesmo com o falante genérico, eu só tomaria cuidado para não fazer uma caixa muito grande aberta (ou parcialmente), pq ela adiciona muita ambiência no som, eu fechei a minha por isso, ela ficou do tamanho de um laney lv200, um pouco menor pq não tem a altura do painel com os controles, mas qdo era só 1/3 fechada ou logo que montei aberta, eu tinha um reverb extra que nem sempre era desejável.. hehe

edalko
    Veterano
    # jul/09
    · votar

ogaitnas

Pois é... fiz a minha com 2/3 aberta.
    Eu ainda estou tocando ela com volume ridículo do amp. Não passo do 1 ou 2...
    Esse fds vou levar para o estudio e arregaçar volume.

Pode ser mesmo a relação potencia do amp (50W) e potencia dos falantes (120W) o que esteja ocasionando esse descompaço.

ogaitnas
    Veterano
    # jul/09
    · votar

edalko

em 4x12 dependendo da impedância dos falantes isso pode estar reduzindo muito a potência do ampli, talvez por isso vc esteja achando tão fraco o som, mas experimente abrir o volume e aí parta para outros testes.

DotCom
    Veterano
    # jul/09
    · votar

Se assim fosse, para se extrair o melhor rendimento do alto-falante não deveriam as caixas que usam o mesmo falante ter dimensões iguais???

Nem sempre o que se quer é melhor rendimento, mas sim terminar de moldar o timbre. E o formato da caixa influencia nisso. Mas realmente o maior problema é em caixas de graves.

edalko
    Veterano
    # jul/09
    · votar

ogaitnas

hahahaha... não está baixando o volume não. È que aqui em casa, nem com reza brava ultrapassar desse volume no amp: é divórcio!!!

A caixa 2x12 tá falando muito alto, ainda masi que os Eminences tem sensibilidade de 100.9

Vamos testando ver no que dá...

ogaitnas
    Veterano
    # jul/09
    · votar

edalko

haua isso aí... parece eu qdo tinha o lv200, o volume além do 3 já era problemas hauahaua

jigo__
    Veterano
    # jul/09
    · votar

edalko
    ou vc ta usando com volume baixo o amp????? sem atenuador????

vai ver era msm fuzzy q eu tinha qdo treinava num jcm 800!!
    foi dar volume e o som rasgar e aquela coisa feia de som sumir!!!

se for volume baixo relaxa!! é só do 6/7 pra cima...

abç

edalko
    Veterano
    # jul/09
    · votar

jigo__

Deus te ouça!!!!!!!
    Odeio aquele fizzzzzzzzzzz que acompanha a distorção.
    Já tava ficando desanimado.
    Porém, acho que vou guardar dois (dos 4) Noviks antigos de 12" e quem sabe, a hora que tiver saco fazer outra caixa para comparar o som, já que tem potencia menor.

ogaitnas
    Veterano
    # jul/09
    · votar

edalko

Eu tb confirmo esse fizz em volume baixo, gravei microfonando esses tempos e ficou muito ruim, era de noite e talz, maneirei no volume, durante abri o volume e foi outra história.

Buddy_guitar
    Veterano
    # jul/09
    · votar

edalko

Na guitarplayer nº 139 tem uma matéria sobre caixas. Ela cita que apesar dos Bassman do final dos anos 50 e os JTM45 do começo dos anos 60 terem circuitos identicos, inclusive usam as mesmas valvulas, eles soam muito diferentes. Essa diferença se deve ao gabinete.

Eu estou certo de que a litragem da caixa influencia na sonoriade, principalmente com relação aos graves. A mudança não é tão brusca como se comparar caixas com traseiras abertas e fechadas, mas é perceptível. Normalmente as caixas maiores produzem graves mais parrudos, pelo menos é assim que eu percebo.

Falando desse som meio fuzz que vc citou, digo que o mesmo acontece comigo. Meu pequenino laney lc15r sofre desse mal... Entretanto, se vc elevar o volume até um certo patamar isso desaparece. Inclusive a definição melhora pra caramba. Sempre achei que quanto mais baixo o volume melhor seria a definição, mas com esse laney a coisa não é bem, assim. Concordo quando dizem que valvulado foi feito pra ser usado a todo vapor. Infelizmente eu moro em um condomínio e não posso passar do volume 1,5 , excepcionalmente chego no 2 :(

Abraço

roxy
    Veterano
    # jul/09
    · votar

edalko

Então nunca toquei num Soldano e queria saber que tipo de som ele tem, mais para um Fender x ou Marshal Y ou Mesa z etc... não pretendo comprar um mas só por curiosidade mesmo.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Caixa para guitarra - litragem e dimensões importam?