litragem caixa 1x12

    Autor Mensagem
    Trasher
    Veterano
    # mai/08


    to com um falante 1x12 aki e qria montar uma caixa pra ele
    prefiro ela fechada pois atende melhor ao som q toko pelos graves
    help aew pras medidas"!

    falante 12
    96dB
    200rms

    abraços!

    Trasher
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    up!

    emaniox
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    procura o software eminence designer, da eminence. Ele ajuda a estimar a resposta em frequencia da caixa. Vc vai precisar de mais parametros do seu falante. Flw.

    Trasher
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: Trasher
    · votar


    EDITADO!

    vi nun topico aki sobre o 1x12 mesa da serie rectifier e achei isso
    46,51cm A 47,47cm C 36,20cm P
    pra ficar mais pratico qro fazer
    47cm A ; 48cm C ; 36cm P

    o falante precisa d 67 l e isso da 81 l
    qria saber se esta eh a medida externa da caixa ( das placas de madeira) ou interna (sem contar o espaço q sobra da tampa dianteira)
    e se fika bom com compensado 15mm

    o q acham???

    Trasher
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    up

    luiztx
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    UP!! tenho a mesma duvida, essas medidas são internas ou externas da caixa?? tô pra fazer uma 1x12" e pra não fazer besteira qria as medidas certinhas

    MMI
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    luiztx
    medidas externas

    Matt Saints F.O.D.
    Veterano
    # out/11
    · votar


    olá ressussitando o topico vou fazer uma caixa pro meu cabeçote, ja comprei um eminence v128, a caixa pronta pra mim vai ficar 80,00 mas gostaria de saber se as medidas influencia no som?
    irei fazer com as medidas q estao aki 47 a 48 c e 36 P

    a caixa é selda..

    amp lead vox jcm 800 8ohms 100w
    speaker eminence legend v128 120w 8ohms

    edalko
    Veterano
    # out/11
    · votar


    procura as medidas da 1x12 da Dr. Z
    Fiz uma e fixou animal!!!

    MMI
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Matt Saints F.O.D.

    Influencia sim, se quiser ler a respeito, aqui lhe introduz o assunto. Em relação a isso, bastante coisa muda bastante. Uma ideia legal é deixar uma tampa traseira removível para que se possa usar a caixa aberta ou fechada.

    catamilho
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Matt Saints F.O.D.,

    eu faria selada, não tem erro na medida do duto (não tem duto rs) se for de 15mm bastante parafuso e cola, e nas quinas por dentro reforça com uma tira de madeira tapando todas as 12 quinas, é só colar a ripinha na quina por dentro, na parte de traz tenta comprar aquele quadrado que vem os conectores pronto que se der algum problema de solda, fio quebrado, é só desparafusar a peça que tem como entrar para o reparo, isso se aparafusar o falante por dentro para dar um melhor acabamento, se não for assim tira o bruto e a caixa esta toda aberta. Cole um feltro em toda caixa por dentro para atenuar a reflexão (espuma, lã de vidro) selada não tem erro. Vou fazer duas com falantes de 15 com MDF de 20 mm e 102L mais ou menos cada, para meu teclado (isso só para grave). Acho que estas suas medidas são externas, com madeira de 15mm fica com uns 73L próximo dos 67L que seu falante precisa,tira o volume das tiras de reforço e do próprio corpo do falante vai ficar bem perto dos 67L.
    Abraços a todos.


    Matt Saints F.O.D.
    Veterano
    # out/11
    · votar


    MMI

    Uma ideia legal é deixar uma tampa traseira removível para que se possa usar a caixa aberta ou fechada.

    eu tive essa ideia e isso que irei fazer, mas a tampa vai deixar o som mais grave certo?

    bem acho que me acostumei com o alto falante de 10 da selenium.. 10pw3 porem eles falavam muito baixo, entao peguei o eminence, acabei de instalar, sofri pra regular ele com um timbre q gosto, ele tem bastante graves.. mesmo com a caixa com 27 cm de 47 de abertura atraz, os graves se prevaleceram bem..

    bem eu alterei as medidas, e fiz com 30 cm de profundidade, para ficar com a mesma largura do meu amp, se eu tampar nao vai explodir o alto falante né? com a pressao, mas bem axo q nunca irei tampa pq nao preciso de graves,

    catamilho

    acabei fazendo aberta com medo da litragem, porem me surpreendi tive excesso de graves.. nao sei se vem do meu amp ou no furo q fiz sem kerer na borda do alto falante na hora de colocar skaopksa, mas de pois de mta equalização e da valvula fervendo consegui um timbre legal! vlw sobre as informações sobre litragem, porem tirei 6 cm de profundidade, nao sei se vale a pena fechar agora,

    Matt Saints F.O.D.
    Veterano
    # out/11
    · votar


    uma duvida 1/3 aberta, é mais grave q 2/3 né? e vi alguem aki no forum comentando sobre, inclinar a madeira que segura o alto falante em 5% nas caixas aberta, mas isso faz diferença se ela ta 1/3 ou 2/3 aberta? a minha ta proxima de 2/3 aberta, proxima assim modo de dizer, cobri 20 cm de 47, pra ser 2/3 eu teria que cobrir apenas 16 mais ou menos!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a litragem caixa 1x12