Qual é o Volume(litragem) que tem que ter uma caixa de 1x12 e 2x12??????????????????????????????????

    Autor Mensagem
    metropolisamp
    Veterano
    # out/05 · Editado por: metropolisamp


    se tiver as medidas está otimo tb...
    no site da Mesa fala: 15 3/4" x 18 7/8" x 12 3/4"
    mas qto eh isso eh cm???????????????????????????????????

    obrigado..

    grooveblues335
    Veterano
    # out/05
    · votar


    essa medida está em polegadas. multiplique por 2,54 que vc terá as medidas em cm.

    mas não precisa encucar muito com elas não. desde que caibam os falantes, as medidas da caixa (de guitarra) naum influenciam o som.

    principalmente se forem do tipo abertas atrás

    metropolisamp
    Veterano
    # out/05
    · votar


    grooveblues335

    aaaahhhh....legal...eh que eu quro fazer uma caixa dessqas...tenho um V128

    quero fazer fechada...
    mas ela eh toda fechada ou tem uma saida???

    grooveblues335
    Veterano
    # out/05
    · votar


    metropolisamp, existem os dois tipos. Fechadas e abertas. As fechadas, a princípio, proporcionam uma som mais grave, mas correm o risco de embolar demais, caso o projeto fique muuuuuito ruim.... No caso das abertas (atrás), basta deixar uma boa abertura (+ ou - a metade) e só.

    Como os graves da guitarra são menos densos, e as caixas " projetadas" justamente trabalham essa faixa de frequência que não será reproduzida, o que importa mesmo são os falantes. Já toquei inclusive com falantes fora da caixa, jogados no chão...

    silvio_rp
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Primeiro tenta achar uma caixa de marca que utiliza o mesmo falante ou algum bem parecido. Daí checa as medidas da caixa. Ja li que a litragem e o projeto inflenciam no som sim e existe até programa pra calcular isso.

    metropolisamp
    Veterano
    # out/05
    · votar


    A do dual recto 2x12 tem +- 48 litros...

    se eu fazer com uns 45 litros vai ter muita diferença???

    vou usar o Eminence V128...e a Mesa usa Vintage 30...

    a caixa que eh fechada atraz eh todinha fechda ou tem alguma saida???

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    metropolisamp
    Cara, caixas fechadas exigem um complexo cálculo de litragem, faça aberta atrás que é mais fácil e garantido.
    Abç

    metropolisamp
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    valeu kra...

    Fábio Goll
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Não faz mal fazer angulada a caixa 2x12, mas respeitando o calculo da litragem???

    Acho q vou mandar fazer aberta mesmo pra não se encomodar!!!

    Fábio Goll
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Fábio Goll

    Meu medo é perder graves!!!

    carlos adolphs
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    metropolisamp
    Buenas!Dá uma olhada na explicação que dei no tópico "caixa acustica", na página 2 aqui do fórum.Um abraço!

    Fábio Goll
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    carlos adolphs

    Valeu, to indo lá!!

    Ademirfer
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Aí pessoal, é minha primeira participação.
    CAixas fechadas mesmo bem calculadas podem embolar o som. Isso pq o reforço de graves dela é muito intenso (aliás esta é a função da caixa fechada) A solução seria ter um equalizador bem atuante nos graves.
    Pequem no meu site a apostila de projetos de caixas acústicas e vejam como usar os softwares para calcular uma caixa fechada. Lebrando que o resultado que os programas fornecem é para uma caixa com melhor resposta de graves, portanto se o seu falante for um woofer com baixa frequencia de ressonancia a caixa vai falar grave mesmo e vai embolar. Seria uma boa sim para baixos.

    Ademirfer
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    puts, esqueci:
    www.aerodinamica.net

    abraços

    marcelogatinho
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Ademirfer

    bom site!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual é o Volume(litragem) que tem que ter uma caixa de 1x12 e 2x12??????????????????????????????????