Cálculo de Litragem

    Autor Mensagem
    Legito
    Veterano
    # jan/12


    Olá,

    Sou novo aqui no Fórum e desde já agradeço a qualquer ajuda que vocês possam dar.

    Estou fazendo um projeto de caixa de som e o Alto-Falante que estou usando não tem as características QTS/QES/FS no site do vendedor... O que fica difícil para calcular qual a litragem correta da caixa para esse falante.

    Queria saber se existe algum outro meio de saber esses dados.

    O Alto-falante que uso é de 3" (polegadas), 20w, 4 oHms, com suspensão.

    Alexandre.M
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    3" Legito ? não seria 6"?
    vc vai usar num amp? som automotivo?
    ve ai certinho que talvez posso te ajudar, tenho alguns projetos bons

    Legito
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Legito
    · votar


    Não é som automotivo.
    São duas caixas (Som 2.0 stereo) com saída p2 para MP3 e para PC.

    É 3"
    E eu vou usar em um Amplificador, que ficará dentro de uma das caixas, com o CI TDA7375.

    Eu só preciso saber as características do Falante que eu descrevi.
    Pois o Design da caixa já está pronto... só estou devendo na Litragem.

    Obrigado,
    Legito

    carlos adolphs
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Legito
    Não entendí uma coisa:O "design" que vc tem é só a estética ou é a caixa?
    Pois se vc tem o desenho completo, com as medidas, execute, não precisa da litragem, ela está implícita no desenho.Caso não tenha as medidas, para alto-falantes de suspenção, 3", genéricos, usa-se uma caixa com 100X185X83 mm, selada, com tweeter de 1", neodímio.

    Alexandre.M
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Legito

    se vc ja tem um desing, foda-se a litragem (para falar num bom portugues), tente fazer algo que atenda o espaço que vc tem, encaixando com o desing q vc fez, pois como são auto falantes pequenos o tamanho da caixa não influencia muito no som. e o circuito vc já fez? vai fazer em ponte ou em pci? faça o tamanho dela com base no tamanho da placa,
    dúvida só preguntá

    Legito
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Legito
    · votar


    Desulpem a falta de informação. Mas vou tentar resumir tudo nesse post aqui.

    Eu já tenho a "Estética" e Até a própria caixa montada e Fabricada. eu tenho as medidas, mas elas não estão me satisfazendo sonoramente falando, pois preciso saber os dados supra-citados para que eu possa ter um aproveitamento melhor do som.

    Eu já fiz alguns testes no protótipo da placa amplificadora e não gostei muito. Até a pessoa que fez esse protótipo falou que eu preciso saber esses dados do Alto-Falante(QTS/QES/FS) para poder calcular a litragem certa e assim fazer com que a caixa atual funcione de acordo com o Falante escolhido.

    Carlos...

    A minha caixa não tem espaço para Tweeter, o Tweeter que eu vou usar vai ficar sozinho em uma caixa à parte (sei que não precisaria fazer isso, mas por falta de espaço na caixa atual, vou ser obrigado a ter uma a mais para o Tweeter).

    Resumindo:
    - Tenho o Desenho(Design) da caixa mas não sei as medidas por causa da falta de desempenho do Alto-Falante atual. Que é incompatível com a litragem atual.

    Ps: Essas medidas que você botou ai são as medidas usadas para um Alto-falante do tipo que descrevi? Pois ai é só calcular o Volume dessas medidas e repassar para o meu Design, já que a minha caixa não é um Cubo.

    ==========================================================

    Alexandre,

    Me falaram que o tamanho da caixa influencia sim na qualidade do som... Tanto que quando eu Diminui o tamanho da minha caixa atual o som ficou alterado... O problema é que preciso saber o Tamanho certo.

    O circuito já está quase pronto... O protótipo um amigo meu já fez, com o Circuito integrado que citei acima, e como ele possui 4 canais, farei o Grave em Modo "Bridge".

    O resto não entendi muito bem...

    Acho que eu escrevi tudo.
    Se faltou alguma informãção da minha parte eu peço desculpas.

    Abraços,
    Legito

    Alexandre.M
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Alexandre.M
    · votar


    sim o tamanho da caixa influencia no som, mas em tamanhos grandes se notam diferença, em pequenos tamanhos é pouca diferença, mas me diga uma coisa: vc vai usar ela na mesa do pc para ligar nele? vai ligar com trafo né?
    fiz um projeto aki , dá pra vc fazer ela cúbica: 25x25x25 fica um tamanho legal, pequeno e uma sonoridade boa
    eu fiz um amp de guitarra esses dias assim:27largura x24profundidade x30 de altura com 35rms
    quanto ao sistema se eu não me engano esse TDA7375 nao manda 2 canais de 35w cada um?
    pois se for vc deve trocar esses falantes por de maior potencia
    vc pode fazer a caixa em compensado ou mdf 12mm, eu prefiro o compensado, depois encapa de courvim que fica filé do boi

    Legito
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Legito
    · votar


    O que é Trafo? E sim, vou ligar na mesa do PC como também vou poder levar para qualquer lugar e plugar um Mp3 nele.

    Sobre as suas medidas Alexandre, podem até ser uma boa, mas eu gostaria de manter o MEU Design da caixa que é em formato Ocotogonal... E aí o que realmente importa é a litragem ideal para o Falante que estou usando, pois ai eu aumentaria ou diminuiria o comprimeto do Octógono para chegar na litragem ideal, entende?

    Eu nem lembro as características do TDA7375 Alex, mas o Técnico que está montando ele pra mim disse que vai ficar muito bom o som, que só precisaríamos ajustar a litragem da caixa. Que o problema todo é da caixa.

    E antes de efetuarmos os testes eu preciso saber um jeito de calcular essas características do Falante que estou usando... Pois se não, vou ter que comprar outro falante, como um desses da H-Buster de 4" que já têm todas as especificações e posteriormente redimensionar a caixa.

    Sacou?

    Abraços,
    Legito

    Vou ter que sair agora...
    Deixa a mensagem que mais tarde eu atualizo.

    Valeu!

    Alexandre.M
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    O que é Trafo?
    trafo=transformador , ela vai ter uma fonte dentro dela ou vc vai ligar externamente? dai vc tem que calcular a caixa pra ter espaço para a mesma e não deixe o transformador perto do imã do auto falante
    formato Ocotogonal
    cara gostei da sua ideia, design bem inovador,mas agora vc me apertou nas medidas, mas como te falei, tente fazer algo para o tamanho q vc tem, não se prenda muito á regras, faça uma coisa adaptada a vc, qlqr coisa só mandar ae

    Legito
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Pois e... Nao sei se vai rolar botar uma fonte interna.
    To pensando em comprar uma da Hayama de 2A.

    Pena que é caro...
    Gostaria até de botar uma interna, mas o Técnico que está montando a placa disse que pode dar problema, como aquecimento etc... eñtão acho que vou ter que botar uma grana a mais no projeto.

    Valeu ai pela ajuda.

    Alexandre.M
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Alexandre.M
    · votar


    opa tamo aki pra isso, qndo terminar poste as fotos dela aki
    e a propósito, vc nunca pensou em estudar eletrônica? para hobbye mesmo, fazer amps, pedais, enfim tudo relacionado a eletronica, eu faço curso , mas é curso á distancia, eles mandam apostila, provas e eu estudo e envio as provas,
    é um curso bom e barato, paguei 240,00 total no curso, falta enviar a ultima prova ainda, se tiver interesse o site da escola é esse: www.ipr.com.br
    tem também o instituto universal brasileiro, mas é mais caro.

    Legito
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Legal o site.

    Gostaria sim de estudar Eletrônica, como também várias outras coisas... Mas por falta de tempo vou deixar isso para outra ocasião. Mas gostei muito do site, vou salvar aqui no Favoritos.

    Valeu

    carlos adolphs
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Legito
    As medidas que fornecí pra vc são para alto-falante de 3", com suspenção, não precisa instalar tweeter, pois ele não entra no cálculo.Acredito que vc esteja recitando coisas que não entende como QTS, FS e etc em função do que " o cara" falou.Para o cálculo de "Litragem" vc usa o parâmetro "Vas", sendo que o Qts define se a caixa será selada ou aberta/dutada e o FS o tamanho, usados para achar o Vb.Para caixas pequenas, usa-se o mínimo possivel em tamanho e externamente a elas, um subwoofer para compensar as perdas de graves.Não há como vc obter graves bons com caixas pequenas.

    Veja como funcionam os parâmetros:


    Parâmetros Thielle-Small

    Neville Thielle foi um engenheiro australiano pioneiro no estudo de caixas acústicas Bass Reflex (refletor de graves) para calcular o volume ideal e a frequência de sintonia do duto. Logo depois, Richard H. Small que foi professor da Universidade de Sidney, Austrália, desenvolveu e ampliou o trabalho de Thielle. O Resultado foi a padronização dos parâmetros para cálculo da melhor caixa para seu alto-falante.

    B: Densidade de fluxo magnético no vão da bobina, em Tela-metros ™
    bl: fator de força. A força mecânica produzida pela bobina é em função do produto (CampoMagnético x ComprintoFioNoFluxo x CorrenteNoFio) [N/A] ou [T.m]
    C: Velocidade de propagação do ar aprox. 342 m/s
    Cas: Acusticamente equivalente ao Cms
    Cms: compliância mecânica da suspensão do alto-falante
    Compliância mecânica: é o quanto um determinado corpo se desloca quando aplica nele uma determinada força . É dada em m/N ou m/N
    D: Diâmetro efetivo do falante, em metros
    F3: Ponto de menos 3dB em relação à região de resposta plana em Hertz
    Fb: Frequência de sintonia (ressonância) da caixa acústica Vented Box (Bass Reflex). (freqüência de um vale entre dois picos)
    Fc: Frequência de Ressonância do sistema caixa Closed Box. (frequência de pico)
    Fs: Frequência de ressonância ao ar livre (frequência de pico)
    Frequência de Ressonância é a frequência de sinal na qual um corpo vibra em sua maior amplitude devido às suas próprias naturezas estruturais.
    L: comprimento do fio imerso no campo magnético, em metros
    Lces: Indutância elétrica equivalente do Cms, em henri
    Ms: Massa total móvel do cone
    Mmd: Massa do diafragma, em gramas
    Mms: massa mecânica móvel do alto-falante mais a carga de ar que ele desloca. É dada em Kg
    n0 rendimento de referência de um alto-falante. O "no" indica a relação entre potência acústica produzida pelo falante e potência elétrica aplicada. Podemos perceber que os alto-falantes são, na verdade, grandes geradores de calor, uma vez que a maioria dos falantes tem rendimento em torno de apenas 1%.
    p (rho): Densidade do ar 1.18 kg/m^3
    Pa: Potência acústica
    Pe: Potência elétrica
    Potência Nominal: Potência eficaz, medida segundo a norma NBR 10303. Aplica-se sinal de ruído rosa, com potência RMS no alto-falante, em câmara anecóica ou semi-anecóica durante 2 horas. O alto-falante não pode apresentar nenhum tipo de problema.
    Potência Musical: Potência em Watt que o alto-falante deve suportar em regime de programa musical por tempo indeterminado. Admite-se distorção máxima de 5% do amplificador.
    Q: Amortecimento relativo do falante
    Qa: Q do sistema no Fb, devido a perdas por absorção, admensional
    Qec: Q do sistema na ressonância (Fc), devido a perdas elétricas, admensional
    Qms: Fator de qualidade mecânico para fs ao ar livre, considera apenas as perdas mecânicas, quanto maior o valor de Qms, menos flexível será o conjunto móvel.
    Qes: Fator de qualidade elétrico para fs ao ar livre, considera apenas as perdas elétricas, quanto menor o valor de Qes, maior a força dinâmica do sistema eletromagnético.
    Qts: Fator de qualidade total (mecânico e elétrico), indica o tipo de subwoofer.
    Ex: Qts abaixo de 0.5 indica que o alto-falante é apropriado para caixa acústica, não devendo ser instalado em tampão. (carga acústica baixa).
    Qts acima de 0.5 indica que o alto-falante é do tipo Free Air, recomendado para utilização em tampão (carga acústica baixa) e em vários sistemas de caixas acústicas.
    R: Ondulaçao do sinal, in dB
    Ras: Acusticamente equivalente ao RMS
    Re ou Res: Resistência ohmica DC, próxima e inferior a impedância nominal do alto-falante, e que pode ser medida por um ohmímetro. Não confunda: esta é uma medição de resistência, e não de impedância.
    Revc: resisttência DC da bobina, em Ohms
    Sd: Area efetiva de irradiação sonora do falante, cone, em metros quadrados
    SPLo Sound Pressure Level, usualmente medido a 1 watt, por 1 metro na frente ao falante
    Sensibilidade: Quanto maior a sensibilidade, maior o nível de pressão sonora obtido com a mesma potência.
    Vas: Volume equivalente de ar que tem a mesma compliância do sistema de suspensão do alto-falante (volume acústico do alto-falante). Grandes valores de Vas pedem grandes volumes nas caixas acústicas. O volume Vb da caixa acústica depende também do Qts e Fs. Ao utilizar volumes de caixa menores que os especificados, modifica-se a resposta de frequência, geralmente reforçando uma certa região dos graves, aumentando o Fb e também a excursão do cone do alto-falante.
    Vb: Volume interno líquido da caixa acústica, oferecido ao alto-falante. O valor de Vb influi na resposta de graves, na frequência de corte F3, na de sintonia Fb e no deslocamento do cone.
    Vd: Máximo volume deslocado pelo falante (produto de Sd pelo Xmax), em metros cúbicos
    Xmáx: deslocamento máximo que a bobina apresenta mantendo a mesma quantidade de fio dentro do gap do falante.

    Abcs.

    Alexandre.M
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    carlos adolphs

    é isso ae cara regaço na teoria

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cálculo de Litragem