Som Clean: Transistorizado X Valvulado

Autor Mensagem
El Mariachi
Veterano
# out/09
· votar


Jinkxs

Concordo contigo, amigão. Estamos sempre na busca do timbre dos sonhos e "acomodação" não combina com isso.

A pegada vem do cara, vem de dentro... está no contexto do "ouvido interno".

Abs.

MauricioBahia
Moderador
# out/09
· votar


Isso tudo é gosto. O ideal seria ter um valvulado e um SS pra variar o som, sei lá. Eu sou contra esse coisa de SEMPRE endeusar os valvulados com se fossem a suprema beleza do som e "O" objetivo pra se alcançar.

Aliás, só vendi meu SS pq a grana tava curta. Eu acho que há um histeria desnecessária sobre valvulados. O LV100 não é um amp bom pra cacete? Então.

Valvulados e SS são tipos de amplificados, só isso.

Jinkxs
Veterano
# out/09
· votar


MauricioBahia

Cara, dá uma entrada no tópico do Janick http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/218564.... lá tem um post meu que vai bem de encontro com o que você fala aqui.

nichendrix
Veterano
# out/09
· votar


MauricioBahia
Isso tudo é gosto. O ideal seria ter um valvulado e um SS pra variar o som, sei lá. Eu sou contra esse coisa de SEMPRE endeusar os valvulados com se fossem a suprema beleza do som e "O" objetivo pra se alcançar. ... Eu acho que há um histeria desnecessária sobre valvulados. ... Valvulados e SS são tipos de amplificados, só isso.

Estou contigo e não abro. Eu tenho valvulados e não vendo, não troco e nem dou, mas não é por isso que não vejo qualidades e utilidades em um SS, especialmente os SS top de linha, tem um som muito legal. E pra tocar Jazz e Bossa, ainda tão pra inventar um amp mais lendário que o Polytone Mini-Brute, que é SS.

Konrad
Veterano
# out/09
· votar


MauricioBahia
nichendrix

Só para corroborar: Só baixo os Guitar Rig da vida apar usar os Jazz Roland. =)

Konrad
Veterano
# out/09 · Editado por: Konrad
· votar


MauricioBahia
nichendrix

Só por curiosidade (mesmo):

Em um teste cego, dá para se dizer que esses timbres são de SS?

(Achei o review bem bizarro... hehehe)




nichendrix
Veterano
# out/09
· votar


brunoliam

Par de gordo feio... hehehehehe

Cara acho engraçado é esse pessoal que tenta usar synth pra tocar sax na guitarra, nunca parece um sax.

ogaitnas
Veterano
# out/09
· votar


brunoliam

Qq vídeo do Johnny de marco é bizarro, o cara toca legal nos reviews, mas vá fazer pose assim lá não sei aonde hauahauaau

Mas o jc120 é referência de timbre fiel, tanto que em tudo qto é vídeo da boss para demonstrar pedaleiras, eles ligam a pedaleira no jc.

Konrad
Veterano
# out/09
· votar


nichendrix
Cara acho engraçado é esse pessoal que tenta usar synth pra tocar sax na guitarra, nunca parece um sax.

Rapaz, a mim me enganaria. =(

Mas tu conhece the real thing, né?

Ele liga o tal de Metal Zone ali em 2.19, 2:20?

O mais bizarro é em 4:00 e pouco. Dois cabeludos com cara de fritadores fazendo um som jazzístico.

ogaitnas
brunoliam

Qq vídeo do Johnny de marco é bizarro, o cara toca legal nos reviews, mas vá fazer pose assim lá não sei aonde hauahauaau


Ele se supera em um vídeo com o FBM da Boss. Muito performático. Parece aquele cara que canta a música da Sandra Rosa Madalena (acho que é isso), a cigana.

Nesse ai até que está comportado. hehhe

nichendrix
Veterano
# out/09
· votar


brunoliam
Rapaz, a mim me enganaria. =(

Mas tu conhece the real thing, né?


Cara, o lance é que o som sai igual, mas a forma de tocar dos 2 insturmentos é muito distinta, o sax tem coisas que pra fazer na guitarra é um malabarismo só, e nunca vi quem fizesse direito.

Ele liga o tal de Metal Zone ali em 2.19, 2:20?

Aí só a noite quando eu parar pra ver de novo.


O mais bizarro é em 4:00 e pouco. Dois cabeludos com cara de fritadores fazendo um som jazzístico.
Rapaz, faz tempo que isso é comum.

Konrad
Veterano
# out/09
· votar


nichendrix
Cara, o lance é que o som sai igual, mas a forma de tocar dos 2 insturmentos é muito distinta, o sax tem coisas que pra fazer na guitarra é um malabarismo só, e nunca vi quem fizesse direito.


Ah sim... na execução, você diz... pois o timbre (som, impressão sonora.... ahhaha) me enganaria facilmente.....

O mais bizarro é em 4:00 e pouco. Dois cabeludos com cara de fritadores fazendo um som jazzístico.
Rapaz, faz tempo que isso é comum.


Pois é. Mas nesse mundo há certas combinações que ne vont pas. Hehhehehe

MauricioBahia
Moderador
# out/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


brunoliam
nichendrix

Não é o Buddy Guy que usa um amp SS?

Jinkxs: Cara, dá uma entrada no tópico do Janick http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/218564.... lá tem um post meu que vai bem de encontro com o que você fala aqui.

Qual tópico?

Abs

nichendrix
Veterano
# out/09
· votar


MauricioBahia
Não é o Buddy Guy que usa um amp SS?

Nop, ele usa Fender valvulado, mas o B.B King usou um Lab5 SS por mais de 25 anos.

Jinkxs
Veterano
# out/09
· votar


MauricioBahia

Putz.... vê se esse link funciona.
http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/218564/

MMI
Veterano
# out/09
· votar


nichendrix
MauricioBahia
O Buddy Guy usou um Fender Cyber no álbum Blues Singer. Isso em alguma música lá... Aliás, ele já fez turnê tocando com ampli alugado no local do show, então tocou com tudo que possa imaginar.

nichendrix
Veterano
# out/09
· votar


MMI
O Buddy Guy usou um Fender Cyber no álbum Blues Singer. Isso em alguma música lá... Aliás, ele já fez turnê tocando com ampli alugado no local do show, então tocou com tudo que possa imaginar.


Enfim, pra mim todos são armas no arsenal de um guitarrista e a gente não deve dispensar nenhuma arma, desde que de qualidade... heheheheh

MauricioBahia
Moderador
# out/09
· votar


nichendrix: Enfim, pra mim todos são armas no arsenal de um guitarrista e a gente não deve dispensar nenhuma arma, desde que de qualidade... heheheheh

Eu queria muito ter um Laney LV-100...

Abs

nichendrix
Veterano
# out/09
· votar


MauricioBahia
Eu queria muito ter um Laney LV-100...

Esse eu só conheço de nome, um que eu acho legal da Laney é o VC-30, eu tive um entre 2001 e 2005, muito legal o amp, não chega a ser o Vox q ele tenta copiar, mas dá pra dar uma viajadinha beatlemaniaca.

monty
Veterano
# out/09
· votar


O amp dos meus sonhos é o Vox AC15, que vou comprar no ano que vem, se Deus quiser, mas tenho um transistorizado que não vendo por nada nesse mundo: o TM 60, da Tech21 (Sansamp).

Não soa exatamente como um valvulado, mas é por pouco. Independentemente disso, adoro os timbres que consigo com os dois canais dele; o primeiro é praticamente um Fender Twin, já enganei alguns amigos, que juraram que tinha válvulas no bichinho. O segundo canal tem drives bem legais, que vão de Marshall à Mesa na boa. A EQ é ativa e muito sensível, o que proporciona esse monte de timbres diferentes, além de um certo trabalho pra achar os "sweet spots", que são "sweets" pra caramba, rsrsrs.

As vantagens e desvantagens dos dois tipos de amplificação são complementares, eu acho, e é por isso que eles podem conviver numa boa. Só sei que quero ficar velhinho tocando muito com o TM60 e o AC15, não tem preço.

Cynic
Veterano
# out/09 · Editado por: Cynic
· votar


Sabemos que cada tipo de ampli tem sua característica, e eu particularmente prefiro os SS, aquele clean seco, com um reverb + delay/chorus fica DIVINO.

Agora a questão é...o que podemos encontrar com qualidade em SS com preços mais acessíveis ? pq o Jazz Chorus é os 2 olhos da cara e mais algum membro do corpo. aheuahea.
(aproveitando o tópico para recomendações ;) ).

Quanto aos pré-valvulados acho difícil encontrar algo bom, mas boto fé nos Laney's LV , mas nunca escutei ou vi alguém tirar um bom clean deles. =\.

MMI
Veterano
# out/09
· votar


Cynic
Cara, vai muito de gosto mesmo. Para mim, o clean legal é o que fica na gronteira do clean e crunch, que poucos valvulados dão e nunca vi um SS dar. Por mais estranho que isso possa soar, eu tenho usado muito o clean do mesa Rectifier que eu tenho, é bem fácil de achar o som gordo e com um discreto crunch que eu gosto.
Para mim, o grande diferencial do som da guitarra é trabalhar com distorção, isso gerado por um "defeito" no sistema valvulado. Outros instrumentos fogem de distorção.
O Jazz Chorus é um amp específico para aquele som brilhante e limpo dele, não fica bem com pedais de drive. Se é um SS o que você procura, talvez algum que tenha modelagem seja legal. Um valvuladinho legal que eu tenho é o Fender Vibro Champ XD, que emula o som de vários amps, inclusive o Jazz Chorus.

nichendrix
Veterano
# out/09
· votar


MMI
Cara, vai muito de gosto mesmo. Para mim, o clean legal é o que fica na gronteira do clean e crunch, que poucos valvulados dão e nunca vi um SS dar. Por mais estranho que isso possa soar, eu tenho usado muito o clean do mesa Rectifier que eu tenho, é bem fácil de achar o som gordo e com um discreto crunch que eu gosto.

É o motivo pela qual eu acho o Clean do meu Marshall JTM-60 perfeito pra tocar um jazzinho legal. Tipo os primeiros discos de jazz com guitarras que eu ouvi, na época q comecei a tocar sax foram do Charlie Christian e Barney Kessel, nos aureos tempos do Bebop, naquela época os caras tocavam com amps de 20 ou 30W (em geral os Gibson GA-20 e GA-30 ou os Supro), são amps limpos, mas como eles precisavam de volume pra companhar o resto da banda, é muito fácil ouvir um levissimo crunch no som da guitarra, um drivezinho de nada mesmo, que fica mais fácil de perceber quando eles fazem double stops nos solos ou quando tocam com mais força. Enfim, ainda hoje eu acho esse o som perfeito de guitarra no jazz, e infelizmente é muito difícil conseguir com meus Fender, já no Marshall é facilimo.

MMI
Veterano
# out/09
· votar


nichendrix
Pois é. Eu já esperava que você se manifestasse porque eu sei que esse som de limpo com crunch você também gosta. Engraçado que realmente são poucos os valvulados que tem esse som que acho legal. E eu fui curtir esse som limpo num preamp Hi Gain... Mas os Mesa são amplis bons, mas que precisam de experiência e tempo para acertar um som bem ajeitado. Mas o Recto tem muitas opções sonoras e não é tão complicado, dá para tira altos sons, além do Hi Gain.
Um pré que me deixou louco, to num surto de GAS ferrado e se bobear vou encomendar é esse handmade. Pode colocar lá no seu tópico do Clapton, nem olhei lá para ser honesto, mas acho que esse segredo dele não está lá. Há algum tempo que o timbre limpo e do violão passa num desses, escondidinho lá no fundo. O cara que me mostrou me disse que já viu o John Mayer usando também, só que o John Mayer no DVD usa um Avalon. esse já é caro demais. Interessante saber que o timbre do violão do Clapton sai da captação do violão (ás vezes o Martin dele), passa por esse preamp e depois vai para mesa. Segredos... O grande lance desses preamps é o "opto compressor" (ou o photo resistive "Human compressor", depende da fábrica). E eu sempre xinguei os compressores porque sempre tinha dificuldade para tirar um som legal deles. Mas tá aí, para quem fala que som limpo é legal com SS, sem válvulas...

nichendrix
Veterano
# out/09 · Editado por: nichendrix
· votar


MMI
Pois é. Eu já esperava que você se manifestasse porque eu sei que esse som de limpo com crunch você também gosta. Engraçado que realmente são poucos os valvulados que tem esse som que acho legal. E eu fui curtir esse som limpo num preamp Hi Gain... Mas os Mesa são amplis bons, mas que precisam de experiência e tempo para acertar um som bem ajeitado. Mas o Recto tem muitas opções sonoras e não é tão complicado, dá para tira altos sons, além do Hi Gain.

Cara, eu só consegui esse som com meu Marshall e meus Blues Jr, um Matchless Chieftain dos verdinhos dos anos 90 e um Mesa/Boogie Blue Angel, nenhum outro amp me deu esse crunchzinho discreto, que exige um ouvido atento ou uma palhetada mais forte pra ser detectado.

Um pré que me deixou louco, to num surto de GAS ferrado e se bobear vou encomendar é esse handmade. Pode colocar lá no seu tópico do Clapton, nem olhei lá para ser honesto, mas acho que esse segredo dele não está lá. Há algum tempo que o timbre limpo e do violão passa num desses, escondidinho lá no fundo. O cara que me mostrou me disse que já viu o John Mayer usando também, só que o John Mayer no DVD usa um Avalon. esse já é caro demais. Interessante saber que o timbre do violão do Clapton sai da captação do violão (ás vezes o Martin dele), passa por esse preamp e depois vai para mesa. Segredos... O grande lance desses preamps é o "opto compressor" (ou o photo resistive "Human compressor", depende da fábrica). E eu sempre xinguei os compressores porque sempre tinha dificuldade para tirar um som legal deles. Mas tá aí, para quem fala que som limpo é legal com SS, sem válvulas...

Rapaz se um dia eu for milionário me lembre de sempre deixar o cartão em casa quando for sair contigo, pq é capaz de eu gastar tudo só com os estimulos à GAS que tu me descobre todo dia... hehehehehhehe

MMI
Veterano
# out/09
· votar


nichendrix
Então jogue na Mega-Sena e se der certo, me avise logo! Diversão eu te arrumo, desde que não se importe em gastar... hehehehehe
Eu continuo jogando, mas o máximo que já consegui foram 4 números. Mas se eu acerto, me aguente! Compro um galpão para montar uma sala tipo da Abbey Road!

nichendrix
Veterano
# out/09 · Editado por: nichendrix
· votar


MMI
Então jogue na Mega-Sena e se der certo, me avise logo! Diversão eu te arrumo, desde que não se importe em gastar... hehehehehe

Bom, eu até jogo toda semana pq sempre faço os jogos dos meus avós, então eles sempre me mandam jogar um jogo tb. Mas acho mais fácil eu ficar milionário trabalhando do que ganhando na loteria... heheheheheheh

Eu continuo jogando, mas o máximo que já consegui foram 4 números. Mas se eu acerto, me aguente! Compro um galpão para montar uma sala tipo da Abbey Road!

Rapaz quadra só esse ano já ganhei 4, queria pegar mesmo era umas 2 quinas das altas pra montar minha loja proguitarshop tupiniquim e não precisar me preocupar nem em ficar milionário pra comprar gear... mas uma hora a decisão judicial da minha idenização sai, e eu monto a loja.

Agora uma sala grande daquelas do Abbey Road é sonho. Tu já viu o estudio do Radiohead? O conceito era o mesmo uma sala enorme pra tocar ao vivo, mas hj os caras tem tanto gear entulhado lá dentro que mal dá pra eles se mecherem. A sala do estudio do Clapton no inicio do DVD Sessions for Robert J. também é muito legal.

MMI
Veterano
# out/09
· votar


nichendrix
Essa sala do Radiohead eu não conheço... Vi no St Anger o estúdio do Metallica, acho que é maior que o Abbey Road. Do Clapton é legal mesmo. Outro legal é o do Joe Perry, do Aerosmith, além do Steve Vai.
Se na Mega você acha que não rola, então eu to na torcida para vc passar logo no concurso. Estuda aí rapá! Heheheehehehe Daí você vai ter muito brinquedo para me mostrar...

nichendrix
Veterano
# out/09 · Editado por: nichendrix
· votar


MMI
Essa sala do Radiohead eu não conheço... Vi no St Anger o estúdio do Metallica, acho que é maior que o Abbey Road. Do Clapton é legal mesmo. Outro legal é o do Joe Perry, do Aerosmith, além do Steve Vai.
Se na Mega você acha que não rola, então eu to na torcida para vc passar logo no concurso. Estuda aí rapá! Heheheehehehe Daí você vai ter muito brinquedo para me mostrar...


Estamos aí estudando, eu não creio que passe neste da Receita desse ano, mas vai ter da SEFAZ daqui no começo do ano que vem que ja dá pra muita coisa, e esse eu creio que se passo. Aí é só estudar pro próximo da Receita... e a vantagem é que concorro pra vaga de deficiente.

O estúdio do Joe Perry é massa, legal é o fato de que quando entram lá dentro é como se a banda não fosse mais um grupo de amigos, é tudo tão profissional, ao menos baseados no dvd de um show deles que mostra eles em estudio. Até entrar é a maior algazarra, entrou, todo mundo fica sério e vai trabalhar.

MMI
Veterano
# out/09
· votar


nichendrix
Boa sorte aí. Eu to achando que vou ter que trabalhar para sobrar uma grana para o presente de natal que vou me dar, um Carlos Tube Preamp... Hehehehehe Esse ano, Papai Noel vem da Alemanha! Agora é juntar a grana e explicar a extrema necessidade para a patroa. Não vai ser fácil...
Po, sacanagem o cara ter me mostrado isso... Eu que estava procurando um ampli ou pré bem limpo.

nichendrix
Veterano
# out/09 · Editado por: nichendrix
· votar


MMI
Boa sorte aí. Eu to achando que vou ter que trabalhar para sobrar uma grana para o presente de natal que vou me dar, um Carlos Tube Preamp... Hehehehehe Esse ano, Papai Noel vem da Alemanha! Agora é juntar a grana e explicar a extrema necessidade para a patroa. Não vai ser fácil...
Po, sacanagem o cara ter me mostrado isso... Eu que estava procurando um ampli ou pré bem limpo.


Pois é né, não sou eu que coleciono PRS e Fender GIbson Custom Shop... hehehehehehe... mas um dia eu descubro onde é tua mina de dinheiro pra fazer uma igual... heheheheh

Mas meu auto-presente de natal vai ser minha M13, a G-System de liso.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Som Clean: Transistorizado X Valvulado