amplificador valvulado ou transistorizado?

Autor Mensagem
Rodolfo Guitar
Veterano
# abr/04


Q diferenças tem?

caiohleal
Veterano
# abr/04
· votar


usa a busca

CORVO
Veterano
# abr/04
· votar


O valvulado tem um som mais "quente", por assim dizer, e pode ser todo valvulado ou só ter o pré valvulado. Para saber mesmo a diferença, só experimentanto mas ela é principalmente na distorção. Desnecessário dizer que os valvulados são bem mais caros.

stratopeido
Veterano
# abr/04
· votar


dpois q vc usa valvulado tu n que mais sabe de transistor..

GuitarHouse
Veterano
# abr/04 · Editado por: Moderador
· votar


[Editado por moderador: Para com essa propaganda do teu site. Se tiver algo interessante, poste a URL completa. a próxima é ban.]

MKazan
Veterano
# abr/04
· votar


se SOUBER usar o valvulado. não tem pra ninguém.
se não souber, vai achar q a diferença no preço não compensa.

mas... o valvulado requer uns cuidados que um transistorizado não necessita.

stratopeido
Veterano
# abr/04
· votar


o valvulado requer cuidados sim.. mas n eh esse exagero todo q o povo costuma falar.. realmente valvulado vc tem q ter um tempinho pra regular.. regular.. misturar pedal.. eu mesmo sofri um pouco quando comprei ate pq nem tava acostumado.. o transistor ja nao e muito assim.. vc muda, fuça mexe e o som continua a mesma bosta.. hauhau

caiohleal
Veterano
# abr/04
· votar


stratopeido
haeuheauheaueahueaheuahhhuhuea

canilupi
Veterano
# abr/04 · Editado por: canilupi
· votar


[modo SeuMadruga on] Onde foi parar o maldido Transistor...[/modo SeuaMadruga off]

Gui
Veterano
# abr/04
· votar


eu prefiro os transistorados...

pq eu gosto d usa ampli d bas na guita pois tem mais peso...

valvulado eh mta dor d kbça...

rafagg
Veterano
# abr/04
· votar


mas quanto custa um cubo pré-valvulado bom (tipo meteoro) ??

flea fan
Veterano
# abr/04 · Editado por: flea fan
· votar


canilupi
HAHAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA

Bons tempos que nao voltam mais

rafagg
Veterano
# abr/04
· votar


informen a potencia

caiohleal
Veterano
# abr/04
· votar


rafagg
pré valvulado eles só tem o Vulcano
200w 2x12 1600 reais em média

rvalle
Veterano
# abr/04
· votar


O amplificador valvulado tem uma característica interessante : o som resultante é cheio de harmônicas pares, que são bem agradáveis aos ouvidos, enquanto ocorre ao contrário nos transistorizados.
Agora, um ampli valvulado de 50W grita tanto quanto um transistorizado de 50W, a diferença é que a saturação ocorre mais tarde na válvula, parecendo que o valvulado tem mais som.
Ambos tem vantagens e desvantagens, mas eu fico com a válvula.

Esp_erto
Veterano
# jul/12
· votar


8 anos... kkkkk

Desenterrei na tentativa de ilustrar a diferença com vídeos e para fazer umas perguntas.
Se eu tiver um transistorado + um pedal equalizador consigo tirar aquele som característico de um valvulado?



Bog
Veterano
# jul/12
· votar


Esp_erto
ilustrar a diferença com vídeo

Não dá.

É preciso entender antes de tudo que existem valvulados e valvulados, transistorados e transistorados. Cada amp tem suas características, mas o fato de ser valvulado ou transistorado é apenas um dos elementos que determina o resultado final. Qualquer vídeo que você colocar comparando amps normais, desses que a gente compra, vai estar comparando todos os componentes dos amps, e não apenas a diferença entre válvulas e transistores. Ao meu ver, na verdade, isso é o que menos vai aparecer nos vídeos, porque a principal diferença dos valvulados está na forma como eles reagem à nossa forma de tocar, e isso só tocando no amp para sentir. Nenhum vídeo - muito menos com o áudio comprimido do YouTube - vai ilustrar a diferença.

Se eu tiver um transistorado + um pedal equalizador consigo tirar aquele som característico de um valvulado?

Não. Até porque não existe "um" som característico de valvulado. Existem características associadas a valvulados, mas nem todos possuem as mesmas. Até a configuração do amp pode ocultar ou ressaltar uma característica.

Bog
Veterano
# jul/12
· votar


Esp_erto

Vendo este videozinho, a primeira coisa que me veio à mente é que *muito* do som que ele está tirando no Champ vem do falante, que é particularmente agudo (e deixa distorções pesadas bem abelhudas). É só ligar o Champzinho em outra caixa que o timbre muda radicalmente. Ele não está comparando transistor e válvula, está comparando um Fender Champ com um Crate GX15.

Rodrigo Guitar Man
Veterano
# jul/12
· votar


Esp_erto
cara, não curti nem um poco o som no valvulado, achei meio grave sla

Night_Rider
Veterano
# jul/12
· votar


Rodrigo Guitar Man
Esse video não da pra levar muito em conta,os amplificadores não estão microfonados , ta captando o som com o mic da camera.

Esp_erto
Veterano
# jul/12 · Editado por: Esp_erto
· votar


está comparando um Fender Champ com um Crate GX15
Como eu imaginava...

Bog
Quer dizer que em gravação é imperceptível a diferença?
Não tem como explicar de forma não abstrata essa diferença?

Bog
Veterano
# jul/12 · Editado por: Bog
· votar


Esp_erto
Quer dizer que em gravação é imperceptível a diferença?

Não quer dizer que é imperceptível. Quer dizer que não tem como atribuir as diferenças unicamente ao fato de o amp ser valvulado ou transistorado. Se você comparar dois amps valvulados diferentes, também vai perceber diferenças.

Não tem como explicar de forma não abstrata essa diferença?

Uma coisa a se considerar é que muito do que se diz a respeito dos transistorados até hoje só se aplica a designs antigos. Os primeiros transistorados eram baseados em projetos que buscavam o som mais hi-fi possível, e para guitarra isso não dava bons resultados. Mas em quase 40 anos, muito se estudou sobre o que tornava os valvulados tão bons, e como isso poderia ser aproximado com transistores.

Por exemplo, os valvulados têm uma saturação "suave", que inicialmente comprime o sinal de leve e vai gerando um drive cremoso. Um transistorado saturado tem uma distorção "agressiva", que resulta em estalos. Ocorre que existem transistores com saturação suave, e hoje em dia existem amps que usam esses transistores no preamp. Mais do que isso, existem circuitos que procuram simular válvulas. O resultado pode ter lá suas diferenças, mas é bem convincente se você não exagerar no volume (que faria o power do transistorado saturar, gerando a tal distorção dura).

Outra coisa que precisa ser considerada é que os fabricantes muitas vezes usam falantes sem-vergonha nos transistorados, por uma questão de posicionamento desses produtos na sua linha. Então, muito do que se ouve de ruim a respeito dos transistorados tem a ver mais com os falantes do que com transistores ou válvulas.

Pelo menos para mim (e aqui é opinião mesmo), a diferença mais significativa ainda é o jeito que o amp reage à nossa forma de tocar. Isso só aparece quando o amp já está com um certo volume, e tem a ver tanto com a forma como as válvulas saturam quanto com o fato de que o falante faz o próprio amp variar ligeiramente o seu comportamento. O amp afeta o comecinho das notas de um jeito ligeiramente diferente, dá uma espécie de "soquinho", e você consegue controlar isso só com a força da palhetada. Este é o "feeling" de valvulado, parece que o amp interage com você. Mas você não vai perceber isso em gravações, muito menos vídeos gravados com o microfone da câmera e postados no YouTube . Ao vivo, tudo o que aparece é que o amp parece "cortar" mais no meio da barulheira de outros instrumentos. Mas a diferença é muito mais evidente para quem está tocando do que para quem está ouvindo. O ideal é você ir lá e testar pessolmente, tentando AO MÁXIMO esquecer qualquer idéia pré-concebida sobre a superioridade dos valvulados.

Nota final: eu sou adepto de simuladores, mas uma coisa que eu preciso admitir que nunca tive neles é exatmente esta dinâmica. Depois de alguns meses usando mais um valvulado, voltando para os simuladores, eu cheguei a arrebentar umas cordas - notei que, na tentativa de fazer o som variar mais, eu simplesmente estava palhetando muito mais forte!

HUMUNGUS
Veterano
# jul/12
· votar


Bog

Ótima colocação, existem mtas variáveis que fazem um amp ser bom ou não, não é só o fato de ser valvulado ou SS, um grande problema dos SS é o falante, 90% dos que sõ vendidos aki tem falante xexelento.

Eu vejo vantagens e desvantagens nos dois tipos, existem valvulados de qualidade boa e ruim, da mesma forma existe SS bom e ruim, o problema é que no caso do SS os ruins são a maioria.

Esp_erto
Veterano
# jul/12
· votar


Bog
Valeu!
O problema é que está difícil para eu testar aqui. Por isso pedi essas definições.
Outro dia cheguei a testar um amp pedrone customizado (valvulado, lógico), pena que não gastei muito tempo e não fui muito analítico (acho que as válvulas nem aqueceram suficientemente), talvez justamente por conta das "ideias pré-concebidas". Da próxima vez serei mais curioso.

Creio eu que é só questão de tempo para a tecnologia digital substituir as válvulas, e também acredito que muitos saudosistas vão negar. kkkk

james.gurley
Veterano
# jul/12 · Editado por: james.gurley
· votar


Esp_erto

A diferença entre um valvulado e um solid state clássico é bem menos sutil do que você imagina.

Fique apenas atento ao tipo de som que procura, por que dependendo do seu orçamento pode ser que seja melhor comprar um solid state que um valvulado. Um Fender Champ por exemplo não é ideal para tocar metal pesado, enquanto você consegue isso com um cubozinho SS de 15w da Crate.

Tenha apenas em mente que as suas músicas preferidas de seus guitarristas favoritos muito provavelmente foram tocadas em valvulados. O resto é filosofia.

Romulompbah
Veterano
# jul/12
· votar


Olá a todos!

Essa discussão valvulado X transistorizado sempre levanta polêmica e gera dúvidas. Tenho um Frontman 212 e chegou um tempo que fiquei até com raiva dele, senti falta de algo… mais precisamente timbre e um som mais quente em volumes mais altos ( o clean e os pedais de distorção embolam depois de certo vol).

A galera me sugeriu trocar os falantes e tal, mas depois de tanta pesquisa, surgiu outra idéia: trocar de amp!

Depois de muuuuita pesquisa fui afunilando e cheguei em um amp: FENDER HOT ROD DELUXE III

Vi um tópico do famoso Pedrone no Orkut (desenterrei né?, pra vcs verem aonde fui com pesquisa) falando muito bem do timbre e da construção desse amp então vem a pergunta: ele é MUITO melhor? ou é mais interessante só colocar um bom falante no FM 212 mesmo?

Obviamente por ser valvulado creio q sim mas queria a opinião de quem conhece e pode me ajudar, ou seja vcs do FCC!

E são 100w SS contra 40w all tube… eu vou conseguir um clean em volumes altos com o HRD???

Saudações a todos!!!

p.s: minha primeira participação no fórum, sinto me honrado de estar aqui! =D

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jul/12
· votar


Romulompbah

Nunca toquei com nenhum dos dois,mas eu não recomendo você trocar alto falantes pois isso desvaloriza muito o equipamento.

Se não gostou é melhor trocar por outro ao invés de modificar.

Jinkxs
Veterano
# jul/12
· votar


Romulompbah

Olha... 40w valvulados geram uma pressão sonora suficiente pra se comparar aos 100w SS do FM.

Os amps SS ficam ruins se usados no talo, por isso, o volume "usável" normalmente fica lá pelo 7.... já no valvulado pode socar o volume no 10 que não tem problema. Só que você vai distorcer o power dele, então o clean já era. Mas o Hot Rod tem bastante headromm.

Provavelmente você não vai se arrepender da troca.

james.gurley

Tenha apenas em mente que as suas músicas preferidas de seus guitarristas favoritos muito provavelmente foram tocadas em valvulados. O resto é filosofia.

Também temos que ter em mente que esses mesmos caras, ou pelo menos os mais novos, provavelmente começaram com amps simples e baratos, provavelmente SS, antes de migragrem pros Plexis, JCMs, Rectifiers, Soldanos e demais amps que os consagraram.

Sou contra garotos de 15 anos gastarem fortunas em amps valvulados quando ainda não sabem dar um acorde de G maior, mesmo sabendo que nada proibe isso.

Numa comparação tosca... imaginem no que vai dar, uma Ducati Monster 1100 nas mãos de um garoto de 18 anos que acabou de sair da auto-escola..... hehehe.....

Acho que o processo de aprendizagem passa por evoluir também na experiencia com os equipamentos e na forma de interagir com eles, buscando desenvolver sua característica própria, sua personalidade musical.

Óbvio que cada um faz seu caminho, mas, de maneira geral, a própria segmentação de mercado já dá a dica. Equipamentos são classificados para iniciantes, intermediários e experientes, e são bastante diferenciados, tanto nas suas características como nas faixas de preço.

Bog
Veterano
# jul/12
· votar


Romulompbah

Comparar Hot Rod Deluxe com Frontman não é só uma questão de válvula x transistor. O HRD é um baita amp. O Frontman é um "workhorse", aquele amp mais simples feito para ser judiado. Até a diferença de preço entre eles é significativa.

Só para complementar o que o Jinkxs disse: uma questão sobre o headroom é que boa parte dos transistorados avisa claramente quando começa a saturar - o som começa a distorcer de um jeito desagradável, dar estalos esquisitos, etc. Já nos valvulados, o efeito é bem mais sutil. Quando o amp começa a saturar, o que se percebe não é distorção, e sim uma compressão suave no começo das notas. Isso quer dizer que o som continua sendo percebido como clean, mesmo que o amp já esteja saturando. Mesmo aumentando mais o volume, o amp entra em um estado "semi-clean", que só tem drive perceptível no começo das notas, em acordes cheios, ou com palhetadas mais fortes.

Esp_erto
Veterano
# jul/12
· votar


Hoje voltei a testar o tal pedrone e dediquei um tempinho bom nele. E realmente o som é melhor que os SS que eu já tinha testado. Percebi que a "tocabilidade" é outra mesmo. Fica mais divertido tocar guitarra!
Estava meio cético quanto a essa "diferença". No clean eu achei o timbre legal, mas já vi melhores em uns SS da fender, já na distorção (que por sinal é do amp) percebi uma diferença gritante, e depois voltei ao canal limpo e liguei a dist. da minha pedaleira e ainda soou bem melhor do que o som que estou acostumado. Não é a mesma coisa que o povo do fórum fala sobre madeiras de guitarra que, sei muito bem que a diferença é insignificante no quesito som.

Boa noite a todos! zzzzzzzzz

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a amplificador valvulado ou transistorizado?