Problema Bugera 333xl

Autor Mensagem
Fabio Sabonete
Veterano
# dez/08


Pessoal comprei uma amp bugera 333xl cabeçote e caixa....MAS estou com um probleminha aqui:

Aconteceu uma coisa com as vávulas do cabeçote. Duas válvulas, mais precisamente, as que ficam por de trás do botão power e standby, elas ficam "vermelhas", bem laranjadas.....e quando plugo e quando não plugo o cabo para ligar os pedais, dá tipo um "puff", com os cabos conectados ou não conectados.
Eu ligo...certinho, primeiro o power espero uns dois minutos e depoiso standby e espero mais uns 2 minutos pra poder tocar, daí então as valvulas que citei ficam bem laranjadas(parecem que vão explodir!!), e quando chega a ficar bem laranjada, ae surgi um "puff" ae elas voltam ao normal....
Não o que é....isto aconteceu ontem(sexta-feira - 19/12).

Fabio Sabonete
Veterano
# dez/08
· votar


alguem pode me ajudar !!

Fabio Sabonete
Veterano
# dez/08
· votar


Já resolvi o problema.....eu uso uma fonte para 12 pedais da landscape e o amplificador eu estava ligando na nela (fonte da landscape). Então fiz a ligação dos pedais normal e a saida dos pedais direto ao amplificador e deu certo. As não aconteceu mais o "puff".

Hendrix_ssa
Veterano
# dez/08
· votar


Ola amigo, que bom que resolveu

aproveita faz um review com mp3 e video pra nos se der, onde comprou?
abraço

Fabio Sabonete
Veterano
# dez/08
· votar


Comprei na barramusic..Os caras lá são serios pode conprar....rsrsrs....

Já estou profidenciando um video pra postar no youtube em breve

Suicide Messiah
Veterano
# dez/08
· votar


Cara, tô pensando seriamente em pegar a versão combo deste amp.

Me diga aí: o acabamento do amp é bom (knobs, carcaça e afins)???
O som dele é puxado mesmo pro XXX da Peavey?

Valeu!!

P.S.: Tô aguardando o vídeo tb!!

Alexandre Prado
Veterano
# dez/08
· votar


Cara, tô pensando seriamente em pegar a versão combo deste amp.

Eu tambem , e utilizo o POD XT Live,,,,,,fica legal????

Suicide Messiah
Veterano
# dez/08
· votar


Alexandre Prado
Tem que ver se o loop dele é bom... pois aí você vai usar somente os efeitos do POD, já que os drives valvulados do Bugera devem dar conta do recado.

Stibiun
Veterano
# dez/08
· votar


Fabio Sabonete
Comprei o meu na Barra Music também. Gostei dos caras :)
Comprei tem umas 3 semanas e meia. Até agora tudo bem.

Mas se liga, eu não aconselharia a utilizar a fonte da landscape pra ligar nada a não ser os pedais. Apesar de uma potencia teórica de 600Watts (120Volts X 5 Amperes), eu nunca consegui ligar nada naquela tomada com segurança... sempre dava muito problema.

Amps valvulados são bem sensíveis com relação a Voltagem de entrada... Ligue em algum lugar de confiança! Lembrando que o amp é de 120Volts (Ou seja, não é de 115 nem de 127 – Equipamentos eletrônicos tem uma margem de 5% de segurança neles... então pode variar um POUCO sem problemas).

Aconselho depois vc dar uma passada no http://www.ultimate-guitar.com/forum/showthread.php?t=845438 e pegar umas dicas com os gringos.

Dê uma passada dps no meu post sobre os bugeras também http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/199557/ . Tem umas informações legais lá :)

Suicide Messiah
O loop dele é muito bom, tem controle de volume e ativação via footswitch.

O Drive dele é foda!

Gravei com ele em um estudio a umas 2 semanas atrás, mas o cara ainda não liberou uma versão "aperitiva" pra mim :-/

Alexandre Prado
Não sou conhecedor dos PODs, mas posso te dizer uma coisa que me incomoda. Os amps da Bugera não têm controle externo, ou seja, apenas por footswitch do próprio amp (para mudar de canais).

Tenho uma GT8 que uso pra ensaiar ou quando não quero carregar tralha, ou quando estou com preguiça de ficar brincando de sapateado nos pedais. No Esquema do 4 Cables fica bem legal, mas infelizmente não consigo controlar o amp via GT-8 pq não tem nem saida MIDI nem plug P10 pra controle (O Footswitch do bugera é tipo um minidim, aquele conector q o seu mouse/teclado tem - Caso não sejam USB)

Mas o que deu pra fazer ficou bem legal :P Coloquei o footswitch da Bugera de cabeça pra baixo em frente a GT-8. Como os pedais tem o mesmo tamanho, ficou um grudado de frente pro outro certinho.

Coloco o lead em frente ao banco 1, ai o crunch fica em frente ao banco 2 e o clean fica em frente ao banco 3. Botos demais controles necessários no CTL e em um foot externo na GT-8. Ficou show. Quando eu aperto o 1 da boss, o foot do lead do Bugera ta imediatamente grudado nele e mudo ao mesmo tempo. Não preciso sapatear :P

Fabio Sabonete
Veterano
# dez/08
· votar


O som dele é puxado mesmo pro XXX da Peavey?

Cara não conheço os peavys...só toquei em um de 15 watss...rsrsr....nem se compara....

Mas estou curtindo muito o bugera....o som é animal mesmo....o preço por ser valvulado está bom...

Fabio Sabonete
Veterano
# dez/08
· votar


Atualmente uso guitarras "dont" feita por luthier....com captadores dimarzio(activator DP220- ponte|| pro tack - meio || e breed - braço)...corpo em mogno...
pedais: equalizer, satchurator, vox 847 wah-wah, volume da boss, delay ddr3...

lemingue
Veterano
# dez/08
· votar


Stibiun
(O Footswitch do bugera é tipo um minidim, aquele conector q o seu mouse/teclado tem - Caso não sejam USB)
Não deve ser difícil fazer um desses. No meu amp (Laney VH100R) o conector é Dim (do grande), fui numa elétrica e mandei fazer um cabo para controlar o amp com o relay do meu rack.

Dá uma ollhada nesse esquema, dá pra usar 4 canais com ele (ou seja 2 relay liga/desliga).

http://training.tcelectronic.tc/Files/Training/TCSI/images/answers/891 /Laney_GMajor.pdf

Abs!

Fabio Sabonete
Veterano
# dez/08
· votar


Stibiun


cara será que posso ligar ele em um nobreak?....fiquei sabendo que não pode....mas.....

Cara estes dias eu toquei em igreja grande...e o amp(bugera 333xl) voltou a ter os "puff" ae ele queimou....
Liguei pro pessoal da loja e como a galera está de recesso de final de ano...eles disseram que posso trocar os fusíveis e testar de novo...

Suicide Messiah
Veterano
# dez/08
· votar


Fabio Sabonete

A única sáida pra vocÊêse livrar desses problemas é comprar um condicionador de energia. Ele vai manter a corrente sempre estável e protegida de picos e sobrecargas, e ainda tem filtro de ruído de corrente contínua.

Dá uma pesquisada nas marcas Furman e Phonic, pois são as mais conhecidas e talvez mais fáceis de encontrar aqui no Brasil.

flavio
Veterano
# jan/09
· votar


Fabio Sabonete
E ae cara, no que deu o seu amp?

Fabio Sabonete
Veterano
# mai/09
· votar


Cara meu amp eles trocaram o cabeçote.

Mas tá bão agora. Está bem diferente. Acredito que o primeiro estava com defeito mesmo.

Mas que aproveitar para mostrar um video onde uso ele. Mas a distorção não é dele é do satchurator da vox.

http://www.youtube.com/watch?v=eJqTxJ-Ej70

leolmx
Veterano
# set/10
· votar


Ressuscitando o tópico:

Meu Bugera 333xl está meio estranho ultimamente. Parece que o volume dele vai morrendo aos poucos e tenho que aumentar constantemente para manter a intensidade, levei-o ao ensaio de ontem e quase no fim tive que colocar o volume perto do máximo para poder continuar, visto que um válvulado de 120 watts em uma sala pequena quase no máximo = morte certa.

Além disso ele começou a distorcer no canal clean, ficou um crunch bem "falhado".

Acredito que seja falta de informação e responsabilidade minhas (e também por morar em uma cidade pequena), porque comprei este ampli no Paraguay e não o levei para fazer ajuste de bias e tal, justamente por não saber a quem entregá-lo para fazer tal ajuste, e se souber, muito provavelmente não terá na minha cidade que é pequena.

Então a pergunta é: A quem eu levo o amplificador para ver este problema e fazer regulagens e ajustes certinhos? Obrigado.

leolmx
Veterano
# set/10
· votar


up

rafael_cpu
Veterano
# set/10
· votar


leolmx

Cara, fiquei tentado um tempo atrás a comprar um 6262 (clone do 5150 II). Entretanto, o receio de apresentar estes problemas de bias e tal, além do fato de eu só poder tocar com volume MUITO baixo, me fizeram desistir da ideia (por enquanto... vamos ver no final do ano se eu tomo coragem).

Já já aparecerá alguém aqui para ajudá-lo, como, p. ex.,o mestre carlos adolphs, que realmente entendo muito do assunto.

Vou acompanhar o tópico.
T+

leolmx
Veterano
# set/10
· votar


rafael_cpu

Kra, eu já até esperava problemas no meu válvulado.

Primeiro porque eu o comprei no Paraguay, ele não pode ser falsificado, porque pra falsificar um monstro desse tem que ter muita "tecnologia", o que eu posso deduzir é que pelo menos o amp foi usado ou as válvulas foram trocadas por algo pior. Mas mesmo assim o custo-benefício é muito melhor do que comprar no Brasil, acho que pagaria 200% a mais se fosse comprá-lo aqui.

Segundo porque logo após comprá-lo eu não fiz regulagem de bias, e nem farei tão cedo, como moro em cidade pequena não há quem faça este serviço, nem nas cidades grandes vizinhas da minha há um profissional capaz de fazer isso.

Se vc mora em cidade grande, que fornece um serviço completo de manutenção de amplis valvulados, compre sem medo kra. E com relação ao volume, nada que um atenuador não resolva.

rafael_cpu
Veterano
# set/10
· votar


leolmx

Pois é, também tenho este problema com manutenção na minha cidade.
Mas quanto ao volume, você consegue uma distorção massa mesmo em volumes baixos com seu head?

leolmx
Veterano
# set/10
· votar


rafael_cpu

Meu parâmetro de timbre bom atualmente é este:

Tente comparar meu valvulado de 120w com 2 falantes de 12" com meu transistorizado de 8" e vc irá ver a diferença. É como se fosse da água para o vinho.

Ramsay
Veterano
# set/10
· votar


leolmx

Meu Bugera 333xl está meio estranho ultimamente. Parece que o volume dele vai morrendo aos poucos e tenho que aumentar constantemente para manter a intensidade, levei-o ao ensaio de ontem e quase no fim tive que colocar o volume perto do máximo para poder continuar, visto que um válvulado de 120 watts em uma sala pequena quase no máximo = morte certa.


Já lí em fóruns gringos que os amps Bugera vem com válvulas chinesas bem vagabundas, que segundo alguns relatos duram em média uns 3 meses, dependendo de quanto se usa o amp.
Se vc trocar as válvulas, possivelmente vai resolver o seu problema.
Troca primeiro as 12AX7 por JJ, Sovtek, Svetlana, etc.
Se o problema persistir então troca as EL34.

carlos adolphs
Veterano
# set/10
· votar


leolmx
Buenas!Atendendo seu pedido...Como o Ramsayfalou, pode haver algum problema relacionado com as válvulas, porém antes de condená-las vamos tecer alguns comentários.
É comum em aparelhos valvulados, componentes sofrerem alteração em função da temperatura, no caso resistores e capacitores, e que poderiam causar esse efeito que vc vem sentindo.Para matar essa charada, ponha o ampli em funcionamento e quando começar a aparecer o efeito, taca um ventilador grandão a fazer vento na parte traseira do ampli, pra tirar o calor.Se a causa for essa alteração o ampli deve voltar ao volume normal.Esses aparelhos usam muitos componentes minúsculos soldados direto à placa de circuito e que são sensíveis a isso.Difícil vai ser achar qual está causando.
Em segundo lugar, vc está usando ele em 110 ou 220V?Se vc estiver usando em 110V, ele será forçado tanto na fonte como no resto do circuito à um sobreaquecimento devido à sobrevoltagem, pois nossa rede é na real, 127V.Um trafo de 127 para 110V resolve.
Bias não se altera assim no mais.Meus Tremendões passaram por um ajuste à 2 anos, são usados no pau todo fim de semana, e o bias continua OK, com as válvulas de power À 85% depois de todo esse tempo, de acordo com meu testador de válvulas da LABO.Posso usá-las até chegarem à 55%, quando deverão ser trocadas.Isso vai mais um ano ainda, na boa.
Seu ampli tem 3 canais independentes.Todos eles ficam baixos?Se sim, a alteração está no power/fonte.Se sómente em um deles, o problema está no canal.Verifique.
Quando o problema aparecer, observe as válvulas de power e veja se estão com a placa externa avermelhando, como ferro em brasa.Isso denota problemade bias/overvoltagem.Verifique se a chave do tipo de válvula(6L6/El34) está para a válvula correta.
Poste os resultados pra gente ver o andamento da coisa.
Abc.

Ramsay
Veterano
# set/10
· votar


Fabio Sabonete

Overvoltagem eu não acho que seja, pois os Bugera, assim como outros amps modernos tem seleção automática de voltagem, e de acordo com a página 11 do manual, cujo link segue abaixo, o modelo geral para exportação suporta de 110 a 230V.

http://www.bugera-amps.com/PDF/Downloads/333_P0406_M_PT.pdf

Concordo no tocante a possíveis alterações em resistores e capacitores, mas, só se o amp já tiver um certo tempo de uso.

Além disso, os Bugera tem um problema crônico no conector que liga o trafo de força e os demais componentes da fonte na placa principal do circuito, e esse conector, não raro, costuma derreter e se deformar, causando eventualmente mal contato com o aquecimento, o que prejudica o som do amp.

Por isso, se como o Carlos Adolphs falou o problema ocorrer nos 3 canais e as válvulas EL34 não estiverem com a placa avermelhada, eu sugiro que compre pelo menos 2 válvulas 12AX7 e vá substituindo, até saber qual está causando o problema e reitero que as válvulas chinesas que vem com os Bugera são de má qualidade e baixa duração.

carlos adolphs
Veterano
# set/10
· votar


Ramsay
Segundo o que lí no link que vc enviou, o modelo de exportação é 120/230V ou seja ou 120 ou 230, selecionável e não automático pois requer a troca do fusível de acordo com a voltagem usada, igual a todos os powers Behringer que eu uso.Por isso a dica da sobrevoltagem.Não é fonte chaveada, é normal.

Ramsay
Veterano
# set/10
· votar


carlos adolphs

É que na parte traseira do Bugera não tem nenhuma chave seletora de voltagem, daí eu pensei que ele fosse bi-volt automático, como os barbeadores elétricos da Philips que, sem ter chave comutadora, funcionam tanto em 127 quanto em 230V.

Mas, no seu caso, só a troca do fusível não resolve, e o trafo de força tem que ter o enrolamento primário para 120 ou 230V certo?

Mas, voltando ao amp do autor do tópico, que por sinal sumiu, convenhamos, que o aumento da voltagem de 120V pra 127V não seria suficiente pra causar overvoltagem, concorda?

carlos adolphs
Veterano
# set/10
· votar


Ramsay
Concordo, por isso aposto mais em deformação de componente(apesar que minha rede, no display do meu Furhmann, já deu 133V direto...), principalmente capacitores SMD que existem na placa.

carlos adolphs
Veterano
# set/10
· votar


Ramsay
Cara, falei com o pessoal da Bugera, na Expomusic e eles me falaram para ter cuidado com a procedência do ampli.Apenas o modelo de exportação geral tem 120/230.Os modelos USA e Japão são 115 e 100V respectivamente.

leolmx
Veterano
# set/10
· votar


carlos adolphs

Desculpe a demora na resposta, não é qualquer hora que posso ligar um monstro desse no meu quarto... mas eu liguei hoje e posso responder algumas das suas questões:

Para matar essa charada, ponha o ampli em funcionamento e quando começar a aparecer o efeito, taca um ventilador grandão a fazer vento na parte traseira do ampli, pra tirar o calor

Primeiramente, este efeito começou no estúdio com ar condicionado ligado, então, estava mais frio do que quente, eu até pensei na hipótese do ampli funcionar mal à baixas temperaturas mas então pensei: "porra então num dia frio eu não vou poder usá-lo?". Liguei agora a pouco à temperatura ambiente da minha casa e ao tocar o primeiro acorde no canal Clean, já notei a distorção do som, coisa que nunca acontecia logo após comprá-lo.

vc está usando ele em 110 ou 220V?Se vc estiver usando em 110V, ele será forçado tanto na fonte como no resto do circuito à um sobreaquecimento devido à sobrevoltagem, pois nossa rede é na real, 127V.Um trafo de 127 para 110V resolve.

110. Não parece que ele está sendo forçado, parece que está funcionando abaixo do seu potencial, visto obviamente pela falta de volume e pela coloração das válvulas do pré, que estão com um laranja fraco. As do power não possuem brilho nenhum também, e nem estão com a placa externa avermelhando.

Seu ampli tem 3 canais independentes.Todos eles ficam baixos?


Sim.

Sei lá cara, pelo que falaram acima, o problema é as válvulas que vem junto com o ampli, estou pensando em trocá-las e fazer (eu mesmo) uma regulagem de bias. Estou cursando Engenharia Elétrica então tenho uma moralzinha até (nem tenho e acho que vou morrer fazendo isso! ehaihiheehaha).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Problema Bugera 333xl